(11 ANOS!) Sobre…

“Acompanhe meu dia-a-dia de investidor e especulador da bolsa de valores.”

———————————————
Blog no ar desde 2006.

já são 11 anos no ar, 2 milhões de visitas,
mais de 25.000 comentários,
5.000 leitores por mês…
…e o mesmo jeito simples de sempre!
—————
Blog pessoal, não comercial, sem propagandas, sem vínculos com corretoras, bancos, escolas, etc.

 .

Olá! Seja bem vindo(a)!

Sou Eduardo Leitão

Este é um blog pessoal, uma conversa entre amigos antigos e novos amigos que tenho sempre o prazer de fazer por aqui.

O assunto principal aqui é Bolsa de Valores, Educação Financeira, Investimento e Especulação.

Entre e fique à vontade! Gostaria de oferecer um cafezinho e um pedaço de broa de fubá, como manda o bom costume mineiro, mas a tecnologia ainda não permite isso… Mas sugiro: pegue um café, relaxe, leia sem pressa, fique à vontade aqui!

Neste espaço posto análises, gráficos, artigos e afins, com minhas impressões diárias e minha trajetória na íntegra.

Belo Horizonte - Minas GeraisSe você tem curiosidade de acompanhar o dia-a-dia de um Investidor e também Especulador de bolsa de valores real, de carne-e-osso, então venha comigo!

Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de ações não é só um universo bi-polar, onde quando um ganha o outro tem que perder. Sou dos que acreditam e praticam que o mercado de ações é um lugar onde todos ganham – cidadãos, empresas, governos, o país.

É uma mudança cultural, e leva tempo. O dia em que nossa população tiver a cultura de poupança (e não de endividamento) e investir na bolsa de valores como se investe na poupança, estaremos com uma grande economia e uma população cada vez mais rica, financeiramente e mentalmente falando.

mineiro-e-o-mercado-de-acoes-por-leitao

Você pode se perguntar: Por que o Leitão fica postando sua rotina aqui?

Bem, primeiro, porque é uma forma sistemática de registrar minhas impressões sobre cada momento do mercado. Assim, posso voltar depois e verificar onde me equivoquei, e onde posso melhorar.

Não repetir erros passados é uma grande vantagem. Parece fácil, mas não é.

Segundo, porque isso aqui é uma ótima forma de troca de idéias com outras pessoas. Todos apendemos juntos, a cada dia, um pouco mais. Já dizia Napoleon Hill, que a melhor forma de conseguir progresso é ajudando a outras pessoas a progredirem também.

Terceiro, porque acho honesto. Como não tenho “rabo-preso” com ninguém (não tenho nenhuma ligação com corretoras, bancos, escolas, não faço anúncios, etc.), tenho liberdade para falar a verdade, doa a quem doer. Tudo que escrevo é sincero e é o que acredito ser o mais certo, e não tenho medo de errar ou mudar de opinião. Estamos eternamente aprendendo.

Não uso “Análises Embromation“, que já até postei aqui (Link).

Por fim, convido a cada visitante para deixar um comentário. Pode ser elogio, crítica, discordância sumária… Fico agradecido pelas trocas de idéias que temos.

Em tempo: Se você chegou agora aqui ao Blog, veja essas dicas (clique), vão ser úteis!

*Caso queira falar comigo diretamente, fique à vontade para me enviar um e-mail: leitao@leitaoemacao.com (gosto de falar diretamente com meus amigos leitores).

Seja bem vindo(a) então mais uma vez, um grande abraço e bons investimentos!

Leitão
Belo Horizonte – Minas Gerais
E-mail: leitao@leitaoemacao.com
_________________________

Eduardo Leitão/40 – Fiz carreira como Analista de Negócios (Fiat Automóveis/IBM) e Analista de Sistemas (IBM/Fiat do Brasil), Bacharel em Administração (PUC-Minas). Hoje sou o que chamam de “Independente Financeiro” e vivo apenas de meus investimentos, e gosto de atuar como Investidor de Bolsa de Valores individual e ajudar na educação financeira das pessoas na intenção de lidar melhor com dinheiro e investimentos.
. . . . Tenho muita satisfação em manter desde 2006 o blog Leitão em Ação onde posto diariamente minhas impressões sobre o mercado de ações através de análise gráfica e fundamentalista e artigos sobre investimentos em bolsa de valores, mostrando meu dia-a-dia real no mercado.

.Belo Horizonte - Minas Gerais

Belo Horizonte – Minas Gerais.

.

Leia também…

> Primeira visita ou chegou a pouco tempo ao blog? Dicas…

> Entrevista com o Leitão

> Livros de Eduardo Leitão

.

.

———————————————————-
DISCLAIMER (Termos de Uso do Blog)

a) Toda e qualquer informação ou análise gráfica/fundamentalista contida neste blog não se constitui em sugestão ou oferta de seu autor para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, o autor não está prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza. O autor não se responsabiliza, nem recomenda, que seja feito uso desses modelos em aplicações comerciais. As opiniões e análises aqui descritas são baseadas em estudos gráficos, estatísticos e matemáticos, não se constituindo, portanto, em expressão máxima da verdade.

b) Da mesma forma, o autor não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo dos comentários adicionados pelos visitantes aleatórios que participam das discussões educacionais do blog. As opiniões são livremente expressadas por todos os visitantes. Todo comentário é publicado imediatamente, sem restrição (salvo quando o sistema detecta automaticamente com SPAN – casos de links de internet por exemplo).

c) Todo conteúdo, incluindo os comentários de visitantes, é aberto, visível ao público em geral. Cada comentário deixado integra-se ao conteúdo e passa a fazer parte desta obra. O visitante tem total liberdade de usar nomes fictícios para manter seu anonimato.

.

IMPORTANTE: O Blog é sempre com objetivo EDUCACIONAL, e não OPERACIONAL. Meu objetivo aqui é contribuir com uma melhor educação sobre a bolsa, e não o de dar dicas de operações. Toda publicação aqui no blog é com objetivo informativo e educacional, para ajudar a ler e entender o mercado, e não para ajudar em trades especulativos.

.

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...

113 Responses to “(11 ANOS!) Sobre…”

  1. 1 sergio procopio

    Ô Leitão, gostei do seu blog e acreditei na sua sinceridade. Vc me fez lembrar Robin wood, e é disto que estou precisando, um expert que nao seja perigoso de se ouvir. Se vc tiver tempo me dê sua opiniao.
    Já passei por todas as fases de investimento, desde a Caderneta, letras de cambio, Cdb, Cdi, e finalmente fundo de acoes (Petro e Vale). Me capital é de $ 500 mil investidos na proporcao de 60 e 40%, respectivamente. Pelo meu acompanhamento, como investi em 14 de outubro ERRADAMENTE, amarguei 30% de barrigada, que agora está na bica de reverter completamente. Minha ideia é:
    Vender todas acoes do fundo. Aplicar no Banifinvest em acoes utilizando stops de protecao. Vender opcoes visando lucro minimo de 5% ao mes. Continuar aplicando desta forma SEM RISCO mas limitando meu ganho, sempre reinvestindo o lucro e investindo mais capital com vista a formar um patrimonio de 1,5 milhao em 5 anos. Esta seria minha aposentadoria aos 65 anos.
    Apesar de ser Mineiro de JF moro em Manaus e nao tenho com quem conversar sobre isto, a nao ser com amadores. Meus estudos estao em um bom caminho ou vc sugere algo melhor? Agradeceria demais seus comentarios.
    Abraco
    Sergio

  2. 2 Leitão

    Olá, Sérgio!
    Obrigado pelas visitas!

    Bem, vamos ver se consigo ajudar:

    Seu objetivo está por demais otimista e difícil de alcançar. Considerando 500K de capital inicial, você teria que conseguir rendimento anual de 20% (o que é uma média muito ambiciosa) e ainda depositos mensais de pelo menos 6k durante 5 anos para atingir 1,5 milhão. Isso considerando uma taxa de inflação de apenas 5% ao ano.

    Sugiro fortemente rever essas contas levando-se em consideração uma taxa anual de 20% e inflação de 5% ao ano, contando os depósitos mensais que você consegue fazer… qualquer coisa fora disso começa a ficar irreal.

    Bem, depois, vem sua estratégia: você comprou ótimas empresas, mas pagou caro por elas… esse é o erro que se comete ao comprar todo o capital de uma única vez, ao invés de parcelar as compras… para se comprar grande quantidade de uma única vez, é preciso ter conhecimento de “Valuetion”, que é comprar empresa boa a preços atraentes, como ocorreu no pico da crise em 2008… os preços estavam ótimos!
    Quanto a operar opções, não recomendo se você ainda não tem muita experiência… Sugiro estudar mais sobre Investimento e não achar que Especulação vai te levar à riqueza, pois não vai… riqueza vem com tempo e Investimento… Especulação só ajuda a acelerar um pouco isso…

    Bem, não conseguiria explicar tudo em um único post, mas devagar podemos ir conversando através do blog (pesquise todo o blog, pois tem muitas dicas úteis ao longo dos posts e principalmente os comentários)…

    Vamos conversando e com o tempo lhe ajudo mais!
    Grande abraço!
    Leitão

    PS.: Pode usar o post “CHAT” que sempre coloco toda semana, para conversas gerais…

  3. 3 Ronaldo

    Faaala seu mala!

    Tava conversando com minha avó esses dias e lembrei de vc…
    Ela, octogenária, me deu uma lição de paciência nos investimentos nos dias em que fui ao interior de minas no feriado de páscoa.

    Ela estava comentando comigo e meu pai sobre o novo negócio de meu tio, uma criação de galinhas, mas que estava deixando-o preocupado, pois devido à conjuntura atual do mercado de carnes, o preço do frango iria cair nos próximos meses.

    Sabe o que minha avó disse a ele?
    “Calma, meu filho. Não existe alta sem baixa e nem baixa sem alta. Não se desespere. Vai trabalhando pra manter o que vc tem, pois mais cedo ou mais tarde o trem melhora.”

    Está comprovado que não existe complicação.
    O negócio é ter paciência e observar que o trem melhora. Ao notar melhora, é só agir!
    Aí mais um exemplo da sabedoria mineira, agora compartilhada com todos! rs!

    Até mais!!

  4. 4 Leitão

    Fala Ronaldo!

    Olha, sua vó deu mesmo uma lição de investimentos! Nada como a boa e velha sabedoria, simples como deve ser.

    Aliás, duas categorias de gente são ótimas para raciocinar:

    1) Criança, pois está com a mente limpa e não tem o lixo-mental que os adultos tem;

    2) Idosos, pois já aprenderam tudo que “não funciona” e simplificam tudo, voltando a pensar como criança – isso é que é sabedoria.

    Grande abraço!
    Leitão

  5. 5 Carlos

    Acabei de vender GGBR4. Qual a tendência para recompra? Tens gráfico atualizado?

  6. 6 Leitão

    Oi Carlos!
    Tem um post semanal só para Chat… é melhor para conversarmos sobre isso.
    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/?s=chat+segue

    Bem, a GGBR4 está de difícil leitura no momento. Não tenho como analisá-la. Prefiro esperar uma configuração melhor.

    Mas se você acabou de vender com lucro, relaxe e não fique ancioso para entrar novamente no mercado – isso é causa de muitos prejuízos…. Volte somente quando o mercado estiver dando sopa pra gente novamente.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Call

    Parabens pelo blog,cara,Só falta vc ser verdão…eh,eh

  8. 8 Leitão

    Oi Call!

    Obrigado!! Seja bem vindo à nossa cozinha mineira! :-)

    Sou Atleticano-sofredor mesmo… rss

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Ventura

    Oi Leitão,

    acabei de postar um comentário no último chat. Muito bom seu trabalho aqui no Blog, ficamos agradecidos.

    Bom saber que é de BH, sou daqui também, e também sou da medonha área de TI… hehehe, mas sou cruzeirense :)

    Se quiser, me retorna com seu e-mail, vamos marcar de tomar uma cerveja e falar sobre especulações… :)

    Abração,

    Ventura.

  10. 10 Leitão

    Oi Ventura!

    Obrigado!!

    Que bom! Mais um mineiro aqui na turma! Seja bem vindo! Mas ainda acho que o pessoal do Sul e do Nordeste ainda são maioria… Os mineiro são muito cismados, pé-atrás quando o assunto é bolsa… coisa de mineiro… rsssss

    Grande abraço!
    Leitão

  11. 11 edy

    olá
    estou analizando inep4 para 2 anos
    o que voce acha desta empresa?

  12. 12 Leitão

    Oi Edy!
    Bem, dois problemas:

    1) inep4 não é atraente não… não tem bons fundamentos, lucros fracos, etc… tem coisa bem melhor no mercado…

    2) 02 anos é pouco para se pensar em Investimento. Temos que ter um horizonte de tempo maior, de preferência sem prazo para fim… ou seja, Investir é construir patrimônio, e não comrpar já pensando em vender (que é Especulação, e não investimento).

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 David Anderson

    Como diz warren buffet, “Se você não consegue passar 10 anos com um papel, melhor não passar nem 10minutos”

    Com ele deu certo :D

  14. 14 GILMAR

    oi Leitão, entrei no seu blog, interesei pela suas dicas,
    tenho vontade de investir, mas eu sinto inseguro?

  15. 15 Leitão

    Oi Gilmar!
    Obrigado! Fique à vontade aqui na nossa cozinha!

    Essa sua insegurança é super normal mesmo. Recentemente até escrevi sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Mas bolsa é uma coisa muito boa, desde que tenha boa educação sobre ela. Por isso mesmo, por uma demanda dos amigos, que criei o curso, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Juan Christian

    Olá Leitão,

    Gostei muito do seu blog, venho acompanhando há algum tempo. Já trabalhei em Corretora de Valores, hoje sou Autônomo.

    Vim dizer que gostei muito da sua técnica com o Fibonacci, que venho estudando a medida que você posta mais gráficos.

    Gostaria de saber o nome desta técnica, de onde você buscou essa informação, pois estou interessado no autor, como você sabe, educação financeira nunca é demais.

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Juan!

    Obrigado!! Fico feliz com sua mensagem, principalmente vindo de quem já tem boa experiência com o mercado!

    Bem, sobre o Fibonacci, não existe literatura específica sobre minha forma de usá-lo. É bem particular mesmo, e usa princípios de psicologia de massa.

    São NNN conceitos e princípios, e por isso mesmo tive que cirar o curso, pois muitos amigos pediam para ensinar, mas somente por aqui não consigo passar.

    É intrigante e muito útil mesmo, e parece simples, mas tem um bocado de conceitos por trás…

    Grande abraço!
    Leitão

  18. 18 maykin

    Leitão, estou bem empolgado com os estudos,sou estudante de economia, quero pegar maxima confiança pra começar a especular um amigo me indicou seu blog, achei muuuito interessante mesmo, bom saber que ainda tem gente no mundo que não pensa em sí próprio, muito grato mesmo e muuuuuito obrigado.

    sucesso! Pra nóis :D

  19. 19 Leitão

    Maykin!
    Obrigado!! Que bom que está gostando! E fique à vontade mesmo, pois aqui é minha cozinha!

    Vá lendo o blog aos poucos (tanto o conteúdo atual quanto o mais antigo) que tem muitas dicas que vou deixando….

    Um grande abraço, e seja bem vindo à turma!!
    Leitão

  20. 20 cesar

    caro leitão, boa tarde! Devo dizer que voce trabalha bem, porém há alguns conceitos que gostaria que explicasses melhor.Acho que lí há alguns meses que voce reparte a destinação orçamentária obedecendo certas proporções,ou seja, renda fixa, renda variável e especulação.Se não me falha a memória, acho que a maior parte, o maior percentual voce dizia que destinaria em renda fixa, qualquer coisa em torno de 65% a 70%. Hoje lí no seu blog que renda fixa é uma roubada, o que eu concordo. Se tivesse seguido esse caminho, o da renda fixa, hoje estaria perdendo dinheiro certamente. Fiz o contrário, procurei a renda variável. Como
    sou conservador, só compro papéis de 1a. linha olhando sempre balanço, comporta
    mento mercadológico empresarial, este ano já estou com um portefólio mais do que razoavel, o que se conclui que longo prazo e papeis sólidos bbas3,bbdr4,ggdr4,
    petr4,vale5 e empresas com bom comportamento, posi3, fher3,dasa4 são o maior segredo de quem quiser investir em bolsa. Bolsa não é cassino. Um abraço César

  21. 21 Leitão

    Oi César!
    Boa tarde!

    Isso mesmo! Bolsa não é cassino! Não canso de falar sobre isso aqui ao longo do blog. E você está certo mesmo: boas escolhas, boas empresas, baseadas em uma análise fundamentalista sóbria, e uma estratégia segura sem ilusões de jogatina, como a maioria.

    Quanto ao que você comentou sobre alocação, o que falei foi o seguinte, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/07/alocacao-do-capital/

    E Renda Fixa é não é bom mesmo não…
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/08/26/renda-fixa-e-investimento-de-alto-risco/

    Acontece que é um mal necessário também, pois uma Estratégia sólida tem que contemplar parte da alocação em Renda Fixa mesmo.

    Atualmente (set/09) estou com 40% de meu capital em Renda Fixa. Mas não é àtoa… faz parte de uma estratégia mesmo, como sempre comento aqui no blog.

    E o cardápio ai em cima, no menu lateral, é minha carteira de Investimentos também. Sou sócio dessas empresas, e algumas uso também para Especulações.

    Grande abraço!
    Leitão

  22. Fala Leitão. Ta na hora de tu criar um twitter.
    hehehe

  23. 23 Leitão

    Heheheh, já tenho:
    http://twitter.com/leitaoemacao

    Tô moderno já, Tiago! rssss
    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Jose Flor ( Jotão )

    Leitão, boa tarde.
    Recebi seu email e é claro que vou aguardar seu novo contato a respeito do inicio da turma do fim do ano. Abraços. Jotão.

  25. 25 Leitão

    Beleza, Jotão!
    Combinado! Aviso em seu e-mail…

    Grande abraço!
    Leitão

  26. 26 Nicolas

    Ola leitão
    tudo bom meu nome é Nicolas e achei muito interessante seu blog, vc disse em uma de suas materias q o maior risco em investimentos esta em renda fixa e renda fixa variavel, bom tenho dezoito anos de idade estou me iniciando agora atualmente trabalho na area de contabilidade e estou me planejando para começar a investir ano q vem leio tudo q posso a respeito do tema investimento porem fiquei meio sem chão agora com oq li a respeito. Com sua experiencia oq recomenda para os jovens q estão se iniciando, toda teoria do mundo não poderia ser suficiente perto da da experiencia de quem ja vivel na pratica a situação.
    Meu objetivo é poder ter mais de uma fonte de renda sustentavel seja no mercado de capitais, ou abrindo uma micro empresa negocios pequenos quando bem administrados poder ser uma boa opção de investimentos também.
    tenho muitas idéias mas não tenho com quem trocar ja q para quem desconhece esse mundo, não passamos de sonhadores insanos.
    Um abraço e boa tarde

  27. 27 Leitão

    Oi Nicolas!

    Olha, meus mais sinceros parabéns!! Só de ler essa mensagem sua já vi que você será um homem de sucesso no futuro, pois tem a humildade de reconhecer que precisa aprender, de perguntar, e a inteligencia de fazer as perguntas certas. Além de desde jovem já se preocupar com o futuro, com investimentos e com saúde financeira!

    Meus parabéns mesmo!

    Quisera eu ter aprendido desde novo o que tive que aprender errando muito até então.

    Olha, não tem segredo, e não é difícil: 1) Gaste menos do que ganha; 2) Guarde todo mês uma boa parte do que ganha; 3) Coloque seu dinheiro em ações; 4) 10 anos depois você está rico.

    Compre todo mês pelo menos 10 ações diferentes, uma por mês, só as melhores (vide meu cardápio).

    É claro que eu resumi demais, mas o caminho é esse. O mais difícil é ter a disciplina e a maturidade de não se render aos apelos de consumo da sociedade. A sociedade vai lhe cobrar para ter um carro-zero, vai lhe cobrar para ter um apartamento financiado, vai lhe cobrar para casar, etc… Você tem que ter personalidade para não se render ao consumismo, senão não vai conseguir fazer poupança… (Ah! E carro vai ser seu maior gasto… evite gastar com carro… principalmente quem é jovem, gasta dinheiro demais com carro – eu fui um, e hoje vi o tanto de dinheiro jogado fora com carros, motos, etc…)

    E veja também isso aqui (se conseguir aplicar isso, será um grande homem):
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/09/14/rico-vs-pobre-por-leitao/

    E nunca se esqueça disso aqui:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/01/12/frase-para-pensar-james-arthur-ray/

    Abraços e sucesso!!
    Leitão

  28. 28 Nicolas

    oi
    Leitão olha eu ai de novo, pelo q eu acompanho nos jornais etc.
    estão especulando q esta complicado de investir em ações e tal, não é uma boa hora oq me diz ? vc me recomenda uma corretora de confiança ?
    Com certeza o mais dificil de fazer fortuna não é aprender a investir mas sim aprender a guardar, tenho muitos amigos que estão com motos caros etc. E me pedem para tirar um carro financiado ou moto para sair azarando a mulherada na rua. Cara é dificil resistir principalmente quando não se sabe o quanto vai valer a pena ou se suas tomadas de decisoes estão certas principalmente diante dos pecimistas q para eles ter um tênis novo ja é sonhar alto.
    tenho uma merreca guardada na poupança e estava pensando em renda fixa, mas vou fazer oq me disse.
    abraço.

  29. 29 Saul

    Por acaso vc é o Nelson Costa do MGA?

  30. 30 Leitão

    Oi Saul!
    Sou não… sou o Eduardo Leitão aqui de Minas mesmo :-)
    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Claudemar Moura Santos

    Caro Leitão

    Espero que não torça pelo Palmeiras, pois deve está decepcionado!

    A dias eu venho olhando uns blogs para tentar entender mais este magnifico mercado, mas é o primeiro que vejo com uma linguagem tão clara.

    Parabens

  32. 32 Leitão

    Oi Claudemar!
    Obrigado! Que bom que gostou! Seja bem vindo à turma aqui na minha cozinha mineira, sempre com um cafezinho com broa no fogão à lenha! :-)

    Um abraço e volte mais vezes!
    Leitão

  33. 33 Felipe Behrens

    Bom dia Leitão,

    Estou com problemas com minha corretora (Itaú), quero sugerir uma discussão sobre as corretoras, ou de repente uma dica de alguém com mais experiência no mercado.
    Abraços do amigo Felipe

  34. 34 Sam

    Felipe

    Já viu uma propaganda que diz assim >> Não tá feliz c a atual? Então MUDA e vai ser feliz!!! rsrs

    é mais ou menos por ai rsr

    Ah…a minha é BANIF ( e tô tranquilo ) e se não me engano a do Mestre tb é. ( agora só ele vindo connfirmar rsr ).

    *Ainda arrumo um jeito da BANIF me pagar essa grana de propaganda que faço…kkkkkkkkkk

  35. 35 Leitão

    Oi Felipe!

    A dica do Sam tá certa! Muda pra Banif que é melhor mesmo, é a que eu uso. http://www.banifinvest.com.br

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 NERI SANTORO

    Bom dia Leitão,

    Começo hoje a frequentar seu BLOG, achei muito bom, parabéns.

  37. 37 Leitão

    Oi Neri!
    Obrigado! Seja bem vindo à turma! Fique à vontade, pois aqui estamos entre amigos!

    Um abraço!
    Leitão

  38. 38 cleber

    Grande leitão, como vai conteraneo, sempre com ótimas análises.. parabéns.

  39. 39 Leitão

    Opa!
    Oi Cleber!
    Tudo jóia!
    Obrigado!
    Apareça mais aqui na minha cozinha mineira!
    Abração!
    Leitão

  40. 40 Nicolas

    Ola leitão tudo bom?
    ja faz um tempinho desde a ultima vez que eu postei aqui no blog num sei se vc vai lembra de mim.Mas em fim gostaria que vc me ajudasse em algo, quero saber se existe algum curso que me ajude a fazer analises fundamentalistas de ações pois eu penso que se puder entender como funciona o mecanismo é possivel minimizar os riscos oq me diz ? Eu pensei bastante no que vc me disse a respeito de investir em ações e é um mercado bem imprevisivel mas pretendo encarar.

  41. 41 Leitão

    Oi Nicolas!
    Tudo jóia!

    Ué, tenho um ótimo curso para lhe indicar: o meu! rsss… verdade! Montei para atender os pedidos dos amigos, e todos têm gostado muito desde então. E eu também tenho ficado muito contente com os resultados, pois a turma sai preparada para o mercado de verdade, e isso é uma satisfação enorme! Gosto de ensinar!

    Veja os detalhes e também os comentários dos ex-alunos no link abaixo:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    E o bom é que é bem flexível, via internet, e dá para estudar em qualquer lugar do mundo.

    Tenho certeza que vai lhe ajudar muito, principalmente porque você está com o objetivo correto: a construção de patrimônio. E não há melhor lugar para isso do que na bolsa de valores.

    Qualquer dúvida pode falar! => leitao@leitaoemacao.com

    Abraço!
    Leitão

  42. 42 Nicolas

    legal leitão !

    eu presiço de algo assim mesmo mas esta um pouquinho vago
    o link que vc me passou lhe mandei uma mensagem na pré inscrição num leve a mal não viu
    mas são só as informações nesseçarias para me sentir seguro.
    um abraço.

  43. 43 Leitão

    Oi Nicolas!
    Sem problemas! Eu até já respondi em seu e-mail… confere lá por favor!

    Qualquer dúvida pode falar! (leitao@leitaoemacao.com)

    Abraço!
    Leitão

  44. 44 Nicolas

    leitão
    referente ao material do seu curso como que é
    que eu recebo ele via malote, sedex etc.

  45. 45 Leitão

    Oi Nicolas!
    Sempre que tiver dúvidas pode me enviar um email direto, pois fica melhor… leitao@leitaoemacao.com

    O curso é 100% pela internet, no link que te mandei explicar tudo direitinho… Leia com calma por favor e qualquer dúvida pode mandar um email.

    Um abraço!
    Leitão

  46. 46 Nicolas

    Intendi

    Mas eu terei que me programar… para a proxima turma depois dessa amigo
    é um pouco pessado.Mas pode deixar eu vou fazer.
    me da raiva não entender esses graficos :)
    vou ter que esperar… para ter pelo menos um suporte
    vc entende né?

  47. 47 NERI

    Boa noite Leitão,

    Pra mim você é o cara. Peço sua orientação: Venho desde 2007 operando na bolsa, tenho umas 25 empresas na carteira, algumas com excelente rentabilidade outras excelente prejuizo, pergunto: não tenho praticado o compra e venda, penso que devo comecar a fazer para obter um resultado maior, definindo um objetivo de perda e ganho (stop), realizando eventualmente os papeis que atingirem tais parâmetros. Pode me orientar se é o caminho??

  48. 48 Leitão

    Oi Neri!
    Obrigado!

    Aqui no blog não gosto de dar pitaco assim diretamente em operações pessoais. O blog é Educacional, e não Operacional…

    Mas veja, se você está Investindo, não existe isso de comprar e vender, usar stop, etc… Isso é Especulação.

    Se você quer aprender a Especular, deve se preparar primeiro.
    Se você quer continuar a Investir, não deve cair no erro de ficar especulando não…

    Para Investir, você deve ter uma Estratégia, e saber selecionar boas empresas para colocar em sua carteira.

    Infelizmente por aqui fico limitado, e não consigo explicar tudo… Por isso criei o curso para poder ajudar melhor.

    Abraço!
    Leitão

  49. 49 Adilson Ferreira

    Leitao,

    Blz?

    Estou viciado nesta cachaça (bolsa) e leio tudo sobre o assunto, “inclusive recebo seus gráficos”. Ainda que tenho me dedicado exclusivamente a Usim5, sou obrigado a confessar que nos momentos que nao estou comprado, acompanho as ofertas (casas bahia) anunciadas. Estou no aguardo de mais anúncios tipo o da Petr4 da semana passada! As crianças aqui em casa, agradecem. A minha filha de 10 anos, gostou do antes e depois da Petr4 !!!

    Abç

  50. 50 Leitão

    Oi Adilson!
    Heheheh… o mercado é instigante mesmo, e sedutor! rss
    Um grande abraço pra você e família! Um especial para a pequena de 10 anos!
    Leitão

  51. 51 elaine

    oi,Leitão!Estamos tão perto e quase não falamos.
    Agora vamos conversar mais,assim espero.
    Gostaria que comentasse sobre ITSA4.
    Obrigado.
    Abraços!

  52. 52 Leitão

    Oi Elaine!
    Pois é, é bom ver as meninas por aqui! Apareça mais!

    Sobre a Itsa4, é ótima empresa, e está no meu cardápio e não sai da minha carteira! rss No mais, o último gráfico postado para ela está valendo…

    Abraço!
    Leitão

  53. 53 Juguernalti

    Grande Leitão!!!

    O blog está de parabéns! Pessoas como vc, que sabem o quão é importante compartilhar conhecimento, só tendem a crescer!

    Ow… sou mineiro também, cara! De Cambuquira, suldeste de Minas!! hehe!
    Mas então, na verdade sou um leigo no assunto. Estou começando agora. Por isso recorro a vc, justamente para fugir dos “embromeixons” da internet (como vc mesmo diz), e claro, sua fama é pra lá de boa meu brother!! =]
    Gostaria que me indicasse um caminho onde possa estar aprendendo, porém, com uma base sólida sobre investimentos em ações, análises gráficas, tendência, enfim; um “trem” para iniciante. Algum material (livros, apostilas, cursos…) que possa me dar uma noção bem clara de como funcionam as coisas nesse mundo que é tão amplo, desde termos até a parte prática do negócio. Já saquei que vc ministra uns cursos, contudo, acho que ainda estou um tanto quanto sem noção para começar a fazê-lo de já. Quero ser um investidor Não quero jogar o jogo. Quero investir, ter resultados e o mais importante, saber o “porquê desses resultados!” Como ninguém nasce sabendo, tenho que aprender, né! rsrs… e tenho certeza que vc é um cara com vasto conhecimento do assunto, tá aí o sucesso do blog que não deixa mentir!!! =]
    Mas é isso aí! Fico no aguardo, valeu!
    Reiterando! Parabéns pela iniciativa!!
    Grande abraço!!!

  54. 54 Leitão

    Oi Juguernalti!

    Obrigado! Que legal mais um mineiro aqui na minha cozinha! Ainda mais dessa terra boa que é Cambuquira! Você mora bem!!

    Pois é… quando olhanos a bolsa de valores assim de primeira, parece que estamos vendo o mar pela primeira vez (mineiro sabe do que estou falando).

    Mas não se assuste não. Vou dar uma dica: Começe por aqui mesmo, no blog. Ao longo dos anos acabei montando um excelente material de estudos, graças à participação positiva dos amigos leitores… vá lendo com calma todo o conteúdo passado, comentários, etc… Vai lhe ajudar muito… Aos poucos vai descobrir o que ler, o que não ler, o que fazer, o que não fazer….

    E pode contar comigo nessa caminhada!
    Grande abraço!
    Leitão

  55. 55 Juguernalti

    Valeu garoto!!! Já achei algumas coisas no blog.
    Qualquer dúvida… deixo recado aqui! hehe!
    Muito obrigado!!! pode ter certeza que seu apoio será bem-vindo.
    Bóra começar, né!
    Abraçãoooooo e SUCESSO… SEMPRE!!!

  56. Nossa encontrei um primo em ação!

    Atuamos em campos distintos, mas que se aproximam. Eu com arte e você com a arte de ganhar dinheiro. Gostaria de saber mais sobre a segunda. Abraços, Leitão (Anderson)

  57. 57 Leitão

    Oi Anderson!
    :-)

    Que bom! Um primo artista! rsss

    Seja bem vindo! Aos poucos você vai descobrir muitas dicas aqui no blog!

    Um abraço!
    Leitão

  58. 58 Paulo Marinho Falcão

    Leitão
    Bacana e genial suas posturas e propostas.Gostei muito. Estou em São José dos Campos-SP e gostaria de fazer o seu curso, mas não vou a BH para isso. Como faria??? Que tal uma parceria por aqui.
    Mas aí vai uma pergunta que não quer calar. Por favor, sem ofensa e sem agressividade, pois achei suas posturas muito boas. Mas vai a pergunta;
    Onde ganhao mais dinheiro?? Na bolsa ou com cursos, palestra e blogs?? Se vc domina a bolsa, como acha tempo para atudo isso??
    Tenho certeza que vamos ser amigos e ainda farei o seu curso, mas me ajude a decidir.
    Obrigado e parabéns

  59. 59 Leitão

    Oi Paulo!
    Obrigado, que bom que gostou da minha cozinha aqui! Seja bem vindo!

    Vejo que chegou a pouco tempo, então essas dicas aqui vão ser úteis:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Sobre o curso, é 100% feito à distância, pela Internet, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Onde ganho mais dinheiro? Rssss…. Com meus investimentos, com certeza! Agora se perguntar onde tenho grande prazer, eu lhe digo: com a área de educação! Gosto de ensinar, sempre gostei, e hoje faço isso por puro gosto e satisfação mesmo.

    Sou o que chamam de “Independente Financeiro”, ou seja, casa de ferreiro, esperto de ferro mesmo. Faço o que falo, falo o que faço.

    Mantenho o blog porque gosto mesmo, e o curso também, porque vejo que posso ajudar e contribuir com as pessoas levando boa educação financeia.

    Mas você tem toda razão: tem picaretas demais desse meio, que só vendem ilusões! Eu também já passei por isso, e paguei caro para ser enganado. E por isso mesmo hoje tenho grande satisfação de falar todas essas verdades sobre a bolsa, sem receio.

    Um grande abraço e espero vê-lo mais vezes por aqui!
    E não se acanhe, qualquer dúvida pode falar mesmo!
    Leitão

  60. 60 nilson

    Boa tarde Leitão, tenho mandado alguns emails pra você mas retorna assim pra mim, você tem recebido meus emails ? Abraço,

    Nilson

    This is the mail system at host smtp.cluster001.whservidor.com.

    I’m sorry to have to inform you that your message could not
    be delivered to one or more recipients. It’s attached below.

    For further assistance, please send mail to postmaster.

    If you do so, please include this problem report. You can
    delete your own text from the attached returned message.

    The mail system

    : host
    mx01.cluster01.messagingcentral.net[201.76.62.48] said: 452 Too many
    recipients received this hour (in reply to RCPT TO command)

  61. 61 Leitão

    Oi Nilson!

    Uai, estranho… Meu email está funcionando normalmente: leitao@leitaoemacao.com

    Veja se não está mandando para o email errado por favor… é .com só.. não é .com.br não..

    Abraço!
    Leitão

  62. 62 Ernani

    Leitão,

    Estou estudando sobre aplicações em renda variável. Até hoje só apliquei em renda fixa. Sempre vi muito “perigo” em renda variável, mas hoje estou convencido de que perdi boas oportunidades de aumentar meu patrimônio. Estou estudando há alguns meses. Já li vários livros sobre o assunto, estou acompanhando diariamente a evolução de ativos da bolsa, leio comentários, pesquiso sites (assim achei você), etc. Tenho formação em engenharia e domino bem matemática financeira. Entendo bem a força dos juros compostos no longo prazo. Já formei um razoável patrimônio baseado neste princípio. Já li bastante sobre a disputa entre fundamentalistas e grafistas e pelo que entendi você usa o melhor das duas correntes. A análise fundamentalista faz muito sentido no meu entendimento, apesar de ser a que menos estudei até agora. Estou tentando achar lógica na análise técnica, mas tanto os cursos quanto livros parecem ter muito “embromation”. Por enquanto me sinto perdido. Não acredito em ganhos fantástico. Ficaria bem contente com uma renda média mensal (a longo prazo) de 1 a 1,5% acima da inflação. Claro que se der para ganhar mais, com risco calculado, melhor. Mas sinto que ainda não estou preparado para operar. Por enquanto acho que tenho que tentar comprar ações boas e ficar quieto. Parece que o teu modo de operar é o que estou procurando. Como você escolhe em que ações aplicar? Quanto(percentualmente)? Como calculas o risco? Que soft de análise técnica usas? Que dicas de estudo tens para me dar?

    Obrigado e Parabéns pelo site!

  63. 63 Pedro Henrique

    Todo bom Leitão,

    É a primeira vez que entro em seu blog. Gostei muito. Acabei de me formar em medicina e estou juntando capital em um bom rítmo. Ainda o estou aplicando em investimentos de renda fixa, mas tenho grande interesse em investir parte dele em ações. Já comprei alguns livros sobre o assunto. Gostaria que vc me indicasse alguns e também cursos sobre investimentos em bolsa. Quero, primeiro, correr em busca de conhecimentos na área antes de começar a investir. Alguma dica? Obrigado.

  64. 64 Leitão

    Oi Ernani!
    Obrigado!! Que bom que gostou do blog! Junte-se a turma na minha cozinha!

    Sua história é bem parecida com a de muitos de meus alunos, e vejo que você está com boa intenção, só não sabe ainda como colocá-la em prática na bolsa…

    Vamos lá:

    – Como você escolhe em que ações aplicar?
    Escolho baseado em Análise Fundamentalista, ou seja, boas empresas, bem administradas e lucrativas.

    – Quanto(percentualmente)?
    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/07/alocacao-do-capital/

    – Como calculas o risco?
    Não me preocupo com risco, pois não me submento a ele (estratégias)… Risco é para jogadores… Um Investidor ou Especulador tem sempre as rédeas na mão.

    – Que soft de análise técnica usas?
    Metastock

    – Que dicas de estudo tens para me dar?
    Essas aqui: (tenho certeza que vão lhe ajudar muito)
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Grande abraço e fique sempre à vontade em minha cozinha mineira!
    Leitão

  65. 65 Leitão

    Oi Pedro!
    Seja bem vindo também!!

    As dicas que passei logo acima para o Ernani valem pra você! Vão lhe ajudar também!

    Você me perguntou sobre cursos, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Grande abraço!
    Leitão

  66. 66 Luizão

    Olá Leitão:
    Tô aqui de novo após bom tempo.
    Espero que esteja em boa paz.
    A pergunta de hoje, é sobre a ELPL6, pq ela não está no seu cardápio?
    Grande abraço.

  67. 67 Leitão

    Oi Luizão!
    Some não!

    Dica: toda semana deixo um post no blog exclusivo para chat. Fica melhor para conversas com o pessoal, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/
    (pode postar por lá)

    Sobe a Eletropaulo, ela vem melhorando ao longo dos anos. Não tenho nada contra não, mas é que nesse setor de Elétricas eu gosto mais da Cemig e Coelce.

    Um abraço!
    Leitão

  68. 68 Edmar

    Olá Leitão,

    Tô chegando agora mas já sou seu fã. Sem embromation, sem fórmula mirabolante, direto e inteligente. Parabéns!

  69. 69 Leitão

    Oi Edmar!
    Obrigado! Chegou agora? Seja bem vindo!!

    Grande abraço!!
    Leitão

  70. 70 Luizão

    Olá Leitão:
    A pergunta de hoje, é sobre as diferenças entre corretoras, e sua preferência.
    Imenso abraço.

  71. 71 Leitão

    Oi Luizão!
    Dica: toda semana eu coloco um post novo para Chat, onde fica melhor para papeamos :-)

    Mas sobre corretoras, em geral, as ligadas a bancos são ineficientes e caras. Corretoras só corretoras são boas, bonitas e baratas. Unem eficiência com baixo custo.

    Procure ver taxas de corretagem, taxas de custódia, taxas de TED/DOC… Quanto mais baixo o custo para comprar/vender/manter, melhor!

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Eu uso muito a Banif, é boa!

  72. 72 Clovis

    Olá Leitão, prazer em conhecer virtualmente, já tinha navegado pelo seu blog mas agora gostaria de me fazer mais presente e poder aprender um pouco mais sobre essa “ciencia” . Ganhei um bocado no recente começo, mas acho que foi sorte de iniciante, pois tenho perdido dinheiro ultimamante.
    Abraços.
    Clovis

  73. 73 Leitão

    Oi Clovis!
    Bem vindo à turma! Aqui você vai encontrar muita coisa que vai ajudar mesmo.

    Realmente essa palavra “sorte” não pode constar de jeito nenhum em nosso vocabulário. Sorte é para jogadores, coisa que a bolsa de valores está cheia, e coisa que não podemos ser.

    Mas vá lendo o blog aos poucos que tem muito conteúdo sobre isso também…

    Grande abraço!
    Leitão

  74. 74 Wanderley Schembek

    Olá Galera! Olá Mônica! Olá Leitão!

    É o seguinte! A Mõnica é muito sábia no que fala, dá até ânimo pra eu especular, disse que foi estopada 2X na csna e disse que ia comprar outra vez… eu fiz isso na itsa… Comprei 11.200 ações da itsa, fui estopado e cada vez a que sou stopado a lambada é grande… Minha estratégia é a mesma do leitão, uso fibo e deixo o stop abaixo do último fundo, ou abaixo do suporte do fibo… e chego a ficar temeroso pq stop estratégico tbém é preju,,, Seria manipulação do mercado, alguém consegue ver os stops? stop seria oferecer as ações mais baratas? pq só vai até o stop e volta a subir… penso até que isso é uma perseguição!!! rsrsr… Se alguem quizer opinar, ou até mesmo a Mônica ou o Mestre Leitão!…
    Ah!!! Vi o mestre na entrevista na invest mais…. É alinhado … rsrsrs…

  75. 75 Fernando Ott

    Olá Leitão

    Sou daqui da curitiba e tenho interesse em fazer um curso pra melhorar meus conhecimentos, achei interessante a técnica que você usa pra analisar os gráficos.

    Você tem intenção, ou interesse em ministrar um curso aqui?
    Qual o numero mínimo que pra fechar uma turma. Poderia usar o blog pra encontrar interessados aqui mesmo.

    abraços

  76. 76 Leitão

    Oi Fernando!

    Obrigado pelo interesse no curso! Fiz para os amigos mesmo, e o feedback tem sido muito positivo, o que me incentiva a continuar.

    É 100% pela Internet, e tenho alunos do Brasil inteiro, e exterior também. Não há necessidade de curso físico – fiz assim pensando em nossas rotinas diárias apertadas.

    Veja com calma no link abaixo:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Qualquer dúvida pode falar, meu email direto é: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão

  77. 77 claudio wilson noschang

    Ola, Leitão
    Terminei o curso agora na turma Gavião Carcara, surgiu uma duvida, quando a bolsa dá estas caida sei que devemos aproveitar e comprar para fazer preço medio, mas a dúvida é da parte do grupo de ações que temos destinadas para investimento e criarmos patrimonio. Estas ações devem ser vendidas ou compradas nas oportunidades, ou ficar quieto!
    Quanto ao curso que terminamos semana passada ralmente é muito bom e util quero dizer tambem que quando via os comentarios dizendo que o curso era otimo….. achava um pouco de exagero, mas era a mais pura verdade Leitão meus parabens pelo belo trabalho que vem realizado.
    claudio.

  78. 78 Leitão

    Oi Claudio!
    Puxa! Obrigado! Obrigado mesmo! Fico feliz demais em saber que posso ajudar de verdade e fazer diferença na vida das pessoas!

    A turma Gavião Carcará foi muito legal, e tenho certeza que todos vão voar mais alto agora.

    Todo contato de agora em diante podemos fazer através do “Butecão Geral das Turmas”. Você continua usando a mesma senha que já vinha usando. Por lá fica melhor pois outros ex-alunos também podem ajudar, e o aprendizado não termina nunca! Qualquer dúvida, pode postar por lá! (Só me perdoe esses dias que não estou visitando o Butecão, mas em breve volto – é que estou apertado de costuras, então tirei umas férias de lá).

    Bem, sobre sua dúvida, vou puxar a orelha! :-) Nem poderia ter essa dúvida após o curso. Para Investimento, quando mais cair, melhor… nem pensar em vender! Mantenha a Estratégia orinal conforme estudamos. Poste essa mesma dúvida lá no Butecão que você vai ver a turma toda ajudando e respondendo…

    Um grande abraço e obrigado mais uma vez!
    Leitão

  79. 79 adriano fachin

    ola leitao….parabens pelo site e pelas explicacoes.
    vc fala portugues e nao o “Ibovespes”…..

    como eu sou um aprendiz de sardinha, nao sei nada…..
    so sei que tinha dinheiro guardado ha um ano…ai tive a sugestao de amigos e parentes: compre op da SANB11……

    foi ai q me f….desculpe o termo!

    vc tem palavras de conforto ou de desespero pra me falar?

    gostaria de continuar investindo…..mas nao na sanb11

    obrigado,
    adriano fachin

  80. 80 Leitão

    Oi Adriano!
    Obrigado! Gostei do “Ibovespes”! Rssss… Criativo!

    Sinta-se à vontade aqui no blog, é minha cozinha cheia de amigos! Aqui falamos abertamente, sem embromações!

    Realmente você entrou pelo caminho errado. Aqui no blog mesmo vai encontrar muita informação à respeito deste erro que cometeu, e de outros erros, para não errar mais. Tenho certeza que vai lhe ajudar muito. Vá lendo tudo que puder, com calma e atenção…

    Sobre Sanb11, realmente não foi boa compra. Infelizmente o erro já foi cometido. Mas não desanime. Muitos erram, desanimam e perdem a grande oportunidade de usufruir do melhor tipo de investimento que existe, que é a bolsa.

    Como disse, vá lendo tudo que puder aqui no blog que aos poucos você vai ficar com visão mais clara desse universo. Não é complicado não, apesar de a grande maioria fazer questão de pintar a bolsa como bicho de sete cabeças.

    Grande abraço!
    Leitão

  81. 81 Marcus Magalhaes

    Fala Leitão! Bão?

    Tira uma dúvida aí sobre tributação… caso real (meu)! rsrsrsrs…

    Em 06/2008 adquiri papéis VALE5, com a seguinte composição de preço e quantidade: 400 a R$55,90; 500 a R$52,96; 500 a R$50,24 e 500 a R$48,74. O preço médio de compra é de R$51,75. Considerando hipoteticamente que o preço deste papel é hoje (12/2010) R$50,00 gostaria de saber se devo recolher IR e caso positivo, por que e quanto.

    Abs,
    Marcus

  82. 82 Leitão

    Oi Marcus!
    Beleza!

    Bem, tributação é coisa que não dou pitaco.

    Deve-se recolher em caso de LUCRO, em cima de Vendas com mais de 20.000,00. No seu caso, seria prejuízo. Não teria que recolher… Mas não faz sentido ter prejuízo Vale5… veja com calma.

    No link abaixo tem tudo:
    http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda

    Um abraço!
    Leitão

  83. 83 Wagner

    Olá Leitão,

    Sou novato no ramo de investimentos e novo por aqui também, estava procurando um site com informações sobre investimentos e mercado de ações e cheguei até aqui. Parabéns pelo site, muito bem montado, linguagem clara, objetiva e principalmente o que mais gostei aqui: SINCERIDADE, DESPRENDIMENTO E BOA VONTADE EM AJUDAR.

    Parabéns, espero que continue sempre assim!!!

    Abraços,

    Wagner.

  84. 84 Leitão

    Oi Wagner!
    Desculpe a demora, estive fora no Natal…

    Obrigado pelas gentis palavras! Seja bem vindo aqui na minha cozinha mineira, e pode ficar à vontade pois aqui na cozinha a conversa é entre amigos mesmo!

    Grande abraço e seja bem vindo mais uma vez!
    Leitão

  85. 85 Andre

    Estou enviando este post para receber os novos posts e comentários.

  86. ola leitao gostaria de sua opniao segundo grafico donde melhor aplico 2000mil euros na vale ou ggbr4 , qual tem amaior possibilidade de lucro segundo seus graficos . bom em dezembro 2009 comprei meio que no chutometro 1000€ ggbr4 y 1000€ vale , estou com lucro na vale 170€ y preju na ggbr4 190€ e gostaria de comprar mas 2mil mas estou em duvida ggbr ou vale ?? a proposito comprei um livro investindo com inteligencia que fala sobre analise grafica mas estou meio perdido sei que o caminho e por ai pois sem saber anlizar os graficos e como dirigir carro no escuro com os faroes apagado, mas me diz uma coisa, esse curso seu para iniciantes eu consigo pegar o macete dos graficos, e que poderei disponer de 1 hora por dia no maximo para estudar e que vivo na españa e trabalho o dia entero . posso te pagar em 2 vezes por transferencia bancaria atraves do itau e que cancelei todos os meus cartoes de credito pois os cartoes sao os viloes do bolso dos pobres rsrs. e a unica opçao que tenho de pagamento e via transferencia pois utilizo itau bank line , desde ja agradeço atençao obrigado . a proposito tambem sou mineireis de uberlandia ..

  87. 87 Marcos

    Jonas!
    Antes que o Leitão te responda a tua dúvida…
    Te inscreve logo na próxima turma do curso que vc não vai se areepender e já não terás mais dúvidas em quando comprar tuas ações.
    Eu sou gaucho e moro no Parguai.
    Fiz o curso daqui mesmo, sem problemas e invisto um dinheirinho todo mes em ações.
    Tenho conta no Itau também mas quando estive em Curitiba, agora na virada do ano abri uma conta na corretora do Banif.
    Um forte abraço e sucesso.
    Marcos

  88. 88 Leitão

    Oi Marcos!
    Obrigado pelo depoimento, e é bom saber que está no caminho certo agora! Jóia!!

    ————–
    Oi Jonas!
    Sobre sua situação atual, você está com as intenções certas, mas pelos caminhos errados.

    Você pode e deve mesmo poupar sempre, e direcionar boa parte para o mercado de ações, e inclusive direcionar seus euros para a bolsa brasileira, que é melhor do momento mesmo, mas tem que entender melhor alguns conceitos sobre a bolsa antes de fazer isso, senão é como colocar dinheiro em uma roleta de cassino. Não que a bolsa seja perigosa… nós, sem entender a bolsa, é que fazemos coisas perigosas.

    Se entender os conceitos vai ver que bolsa de valores é mamão-com-açúcar! Falando no nosso mineires! :-)

    Você disse que está “aplicando” em Vale e Gerdau, mas na verdade está apenas “colocando dinheiro lá e torcendo”. Precisa aprender a: 1) Selecionar boas ações e más ações; 2) Saber sobre Qualidade e Valor delas; 3) Ter Estratégia para aplicação com intenção de construção de patrimônio.

    Aqui no blog você vai encontrar muita coisa para lhe ajudar, e se animar fazer o curso tenho certeza absoluta que vai gostar, pois vai de encontro ao que quer aprender (não somente ler gráficos, mas entender de mercado de ações como um todo).

    Você já deve ter visto, mas vou deixar aqui um link com dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E também o link com os detalhes sobre o curso:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    E aos poucos vamos nos falando e vou ajudando mais…

    Abraço!
    Leitão

  89. muchas gracias marcos valeu colega . obrigado caro leitao pela franqueza.

  90. 90 Daniel Castro

    OI Leitão,

    Infelizmente não poderei fazer o curso ahora em fevereiro .. faltou o $$ .. mas estou me planejamento para o próximo!

    Gostaria de saber da galera e de nosso exmo. cozinheiro como calculam as tais resitencias e suportes? Pois vejo sempre uma variação e não há padrão …. São valores imprtantes d eestarmos atentos?

    Desde já agradeço!

    Daniel

  91. 91 Leitão

    Oi Daniel!
    Quando puder venha mesmo para a turma, você vai gostar!

    Por aqui não consigo explicar tudo, mas vamos lá:

    Suporte: é uma região de preços onde a grande massa de negociadores considera interessante, fazendo assim que a Procura fique maior que a Oferta.

    Resistencia: é uma região de preços onde a grande massa de negociadores considera cara para o momento, fazendo assim que a Oferta fique maior que a Procura.

    Suportes e Resistências são Memórias de Preço. Regiões de preço em que a massa se tora sensível à ela.

    Por exemplo: Vamos supor que, no supermercado, durante o mês inteiro a cerveja em lata estava sendo vendida a 2,00 cada. A demanda ficou sempre estável… Aí, o dono do supermercado resolveu baixar para 1,50. A Procura aumentou… vendeu mais! Mas então o dono do supermercado gostou, e resolveu subir a cerveja para 2,50… Depois de um tempo a Procura diminuiu… Então, para o relacionameno entre O supermercado e os compradores (Oferta e Demanda), 1,50 era um Suporte e 2,50 uma Resistência…

    Abraço!
    Leitão

  92. 92 Tiago Turolla

    Ola Leitão…

    Acabei de encontrar seu Blog.. Parabéns… Conteudo muito enriquecedor…
    entrei na Bolsa em 2006 e antes de tudo fiz um curso sobre analise Técnica…
    comprei varios livros tb… porem fiquei um bom tempo parado… e estou usando
    seu blog para desenferrujar…

    Gostaria de saber qual Software vc usa para fazer os gráficos ?

    Abrax..

  93. 93 Leitão

    Oi Tiago!
    Acabou de chegar? Seja bem vindo! E obrigado pela visita, que bom que gostou! Pode ficar à vontade pois aqui estamos entre amigos!

    Eu uso MetaStock, mas qualquer programa gráfico atende, pois não uso malabarismos matemáticos que só servem para poluir a cabeça da gente… O importante não é o programa gráfico, e sim uma boa base de conceitos e boa educação para a bolsa. E espero ajudar através do blog!

    Abraço!
    Leitão

  94. 94 MMCC

    Sou a representante legal de um clube de investimentos com 66 participantes, quem gerencia a carteira é um dos fundadores, não domino o mercado de ações. Quero aprender, acabei de comprar seu livro e é o meu primeiro acesso. Um abraço.

  95. 95 Leitão

    Oi MMCC!
    Obrigado por adquirir o livro!
    Na bolsa temos muitos caminhos errados, e acredito que ele é uma vacina para não cair nesses caminhos…

    Seja bem vinda aqui no blog! Pode ficar sempre à vontade por aqui, e aos poucos vamos aprendendo juntos…

    Um grande abraço!
    Leitão

  96. 96 Alencar

    Leitao, bom dia!

    Sou novo no blog e estou gostando muito, gostaria de uma opiniao sua sobre as empresas do eike batista, sao boas para investir?

    Obrigado

  97. 97 Leitão

    Oi Alencar!
    Bom dia!

    Seja bem vindo aqui na minha cozinha! Pode ficar sempre à vontade, pois estamos entre amigos!

    Sobre as empresas marketeadas pelo Eike, são mais isso mesmo: marketeadas. Pois resultados financeiros reais, que é o que interessa, nenhuma apresenta de forma consistente.

    Temos muitas empresas sólidas e lucrativas, e não vejo necessidade de ficar “apostando” em empresas que são na verdade infladas para vender a terceiros…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/08/17/acoes-de-alta-liquidez-e-pessima-qualidade/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/16/acoes-bom-marketing-vs-bom-financeiro/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/04/06/diferenca-entre-investir-e-apostar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/30/diferenca-entre-o-papel-e-a-empresa/

    E para você que chegou a pouco tempo, veja as dicas abaixo, vão ser úteis:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Um grande abraço!
    Leitão

  98. 98 nascimento

    estou interessado em saber como funciona este mercado promissor de ações, me da um auxilio e de quanto é o investimento por ano para que eu possa começar a ter retorno lógico que nos pápeis certos é claro. rrrssrsrs

  99. 99 Leitão

    Oi Nascimento!

    Que bom que está interessado no mercado de ações, pois realmente faz diferença… Muitas pessoas têm medo de bolsa, justamente por não entender bem como funciona, e acabam perdendo tempo e dinheiro com aplicações fracas, ruins…

    Sempre falo que gastamos muito tempo e energia aprendendo a ganhar dinheiro, mas pouco tempo e pouca energia são despendidas para aprender a cuidar bem desde dinheiro depois que o conquistamos…

    O assunto é amplo, mas aqui no blog você vai conseguir encontrar muita coisa que vai lhe ajudar, tenho certeza!

    Começe com as dicas abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Procure ler tudo que for conseguindo aqui no blog, aos poucos, sem pressa, pois já vai ter mais intimidade com o assunto depois disso… Não tenha ansiedade de já começar a comprar ações desde já… Tenha calma, dedique-se a entender melhor a coisa agora, e enquanto isso vá poupando sua renda (coloque na Poupança mesmo, por enquanto)… E depois que já estiver mais por dentro, aí sim será hora…

    E aos poucos vou lhe ajudando mais…
    Abraço!
    Leitão

  100. 100 Jose Veras

    Ola Leitão, sou novo aqui e estou cheio de duvidas.
    nunca investi em nada e estou querendo começar, alias, ja investi em um ourocap, mas tudo bem…sei que isso é errado, queria ter listo isso antes mas entao, realizei o ourucap e agora em abril vence e obviamente nao fui um dos contemplados e vou sacar o dinheiro ate o dia 20, e estou querendo aplicar esse dinheiro em algo pra daqui uns 3…4…5 anos ajudar na compra de um sonhado apto.
    Entrei em contato com algumas corretoras e gostei da XP, la fui bem atendido porem ainda com varias duvidas em onde seria a melhor opcao de investimento.
    Estou em duvida entre Tesouro direto e o FII, porem nao conheço bem sobre elas riscos e lucros e graficos de cada uma.
    Queria sua opinião sobre as duas aplicaçoes e se voce sugere akguma outra.

    agradeço e parabens pelo blog…..
    Abrass

  101. 101 Leitão

    Oi Jose!
    Seja bem vindo ao blog e à turma! Fique sempre à vontade aqui pois estamos entre amigos!

    Para você que chegou agora, as dicas abaixo vão ser úteis, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui tem muito conteúdo que vai lhe ajudar, então não tenha pressa, vá lendo tudo com calma…

    Bem, realmente você começou errado, pois títulos de capitalização são a pior forma de poupar! Só dão lucro para os bancos…

    Mas a partir de agora dá para fazer a coisa certa sim… O importante é que você já tomou a decisão de buscar se educar mais e fazer melhores investimentos!

    Dica1: Não dê ouvidos às corretoras… Só querem sua comissão, sua corretagem, seus lucros e não estão nem aí para seu sucesso financeiro – dura verdade, mas aqui sempre falo a verdade aos amigos.

    Dica2: Não dê ouvidos à gerentes de bancos, nem corretoras, nem fóruns, etc… Mas aí você pode me perguntar: poxa, então onde consigo informação? Outra dura verdade: informação errada tem aos montes, informação verdadeira e sincera sobre bolsa e investimentos, aí é duro… Procure por Blogs mais sérios e filtre bem toda informação que obtiver.

    Dica3: Tesouro Direto é o melhor em matéria de Renda Fixa. FII são uma opção de diversificação de investimento, mas não é minha área de especialidade, fico limitado a dizer mais sobre eles… De qualquer forma, prefiro mesmo Ações de empresas em bolsa – setor produtivo é sempre mais rentável que imóveis e renda fixa…

    Dica4: Se seu objetivo é comprar a casa própria, então pense seriamente na alternativa de usar um financiamento da Caixa Econômica Federal – Os juros atuais não estão ruins, e a inflação atual dos imóveis é bem superior à renda fixa – conclusão: Poupando você dificilmente vai conseguir comprar a casa própria, pois investimentos moderados (renda fixa) não conseguem acompanhar a inflação dos imóveis;

    A dívida na Caixa para casa própria pode parecer um problema, mas fazendo as contas na ponta do lápis verá que, para objetivo de CASA PRÓPRIA (moradia) o financiamento da Caixa é a melhor saída… (Essa lógica só vale para Moradia, para imóveis com fins de investimento não vale não).

    Em fim, espero ter ajudado um pouco… E aos poucos vamos conversando mais por aqui.

    Sempre que tiver dúvidas, pode-se usar o Chat semanal também, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    Um abraço!
    Leitão

  102. 102 MAOTrader

    Leitão, impressão minha ou seus gráficos se baseiam em Murrey Math?

  103. 103 Leitão

    Oi MaoTrader!
    Impressão sua, nem conheço o tal de Murrey Math… Fui ver agora no Google do que se trada, e não tem nada a ver…

    Parece que o tal de Murrey usou conceitos de Gran, coisa que já estudei no passado, mas que não tem muito valor prático, é apenas uma teoria.

    O que uso é prática mesmo, uso diariamente, a anos… Não é teoria não.

    Abraço!
    Leitão

  104. 104 Lucas

    Prezado Eduardo Leitão, boa noite.
    Meu nome é Lucas, tenho lido alguns de seus textos, gostei da forma com a qual, você expõe seus comentários.
    Gostaria de lhe encaminhar algumas dúvidas que tenho, e se possível, que você me responda.
    A primeira se refere: – na sua opnião qual dos 12 setores abaixo citados, pode vir a ser o mais promissor no curto e ou longo prazo, são eles:
    -Agropecuário
    -Transporte, armazenagem e correio
    -Serviços de informação
    -Indústria extrativa mineral
    -Indústria de transformação
    -Produção e distribuição de eletricidade, gás e água
    -Construção
    -Comércio
    -Intermediação financeira, seguros e previdência complementar
    -Atividades imobiliárias e aluguel
    -Outros serviços
    -Administração, saúde e educação públicas.
    A segunda pergunta é: – qual desses setores sofre menor impacto em relação as commodities.
    A terceira e última pergunta: – qual indicador é mais fidedigno para medir o rendimento de uma carteira de investimentos: SELIC; IGP-M; IPCA; IBOVESPA; Poupança.

    Aguardo resposta.
    Boa semana e bons investimentos.
    Att,
    Lucas.

  105. 105 Leitão

    Oi Lucas!
    Obrigado pelas visitas, e que bom que está gostando do Blog! Pode ficar à vontade, estamos entre amigos!

    Sempre que quiser participar pode usar também o Chat semanal. Toda semana posto um novo Chat, para assuntos variados, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    Sobre suas perguntas:

    – Não importa o setor, o que devemos fazer é sempre selecionar as melhores empresas da bolsa. Em todos os setores vamos encontrar empresas muito bem administradas e com bom desempenho financeiro, e também empresas ruins, com fraco desempenho financeiro. O que importa é se a empresa dá lucro, gera valor, independente do setor.

    – Não devemos investir pensando assim: “Qual pode vir a ser o melhor setor nos próximos anos” – Isso é errado, é basear sua ação de agora em futurologia. Devemos sempre selecionar as empresas com melhor desempenho hoje, sem tentar ficar adivinhando o futuro. Ao selecionar boas empresas no momento presente, o futuro será apenas consequencia de uma boa escolha agora.

    – Não se preocupe com commodities! Você deve concentrar seu esforço em selecionar boas empresas, lucrativas, independente dos problemas econômicos, setoriais, das commodities, do minério, do petróleo, da Grécia, etc. Quem tem que se preocupar com o comércio são os administradores de nossas empresas, nossos funcionários, bem pagos para isso. Nosso papel é de Investidor, não de administrador, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/09/19/crise-os-gestores-de-nossas-empresas-sao-bem-pagos-para-se-preocuparem-por-nos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/04/27/nosso-papel-e-de-investidor-nao-de-administrador/

    – Para se comparar desempenho de carteira de investimento em ações você pode usar o índice de sua preferência, mas geralmente cada pessoa tem seu índice pessoal. Um jovem estudante tem seu inflação diferente de um pai de família. Então, use uma média inflacionária/RF que seja compatível com sua realidade. Nosso objetivo é sempre ficar acima da Renda Fixa, e a SELIC é boa referência assim como o CDI. Se conseguir manter uma média ao longo dos anos superior a renda fixa (digamos, o dobro) estará no caminho certo.

    Lucas, vejo que chegou agora ao blog, então as dicas abaixo vão ser úteis, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui no Blog tem muito conteúdo que, tenho certeza, vai lhe ajudar muito! Sugiro fortemente ir lendo tudo que puder, sem pressa.

    E aos poucos vamos conversando mais… Fique à vontade para participar aqui do Blog!

    Um abraço!
    Leitão

  106. 106 Yago C.

    Olá Leitão, sempre acompanho suas respostas no blog do advfn, bem e queria lhe fazer uma pergunta, poupando como todo bom mortal durante muito tempo, resolvi este ano apôs 6meses de pesquisa entrar no mercado de ações, mesmo sendo este ano tenebroso para alguns resolvi entrar pois sabia que os preços todos estavam em baixa seria melhor agora que em outro momento de alta, enfim, nesse ano de mercado volátil e atuando como especulador/investidor(carteira com mais ações especulativas que investidas) até o momento consegui um rendimento de 21% do meu capital.
    Eu lhe pergunto serei eu o próxima Warren buffet brasileiro? ou é só apenas alguns momentos de sorte que tive? Ou no caso isto é tudo fruto do tempo que passei analisando onde investir e minha estratégia tem sido perfeita? Estou muito empolgado e tenho medo que esta empolgação me derrube em algum outro momento, gostaria que você me desse uma luz.

    Abraços,

    Yago.

  107. 107 Leitão

    Oi Yago!
    Obrigado pela visita, é aqui que recebo os amigos mesmo. Lá no Blog da Advfn posto somente alguns artigos aleatoriamente, e não dá para responder por lá.

    Sobre seu caso, você está bem consciente ao fazer essa pergunta, já é um bom primeiro passo.

    Realmente o que você teve foi sorte, mas bolsa de valores não é lugar para se contar com sorte… Isso é para jogadores, não para Investidores/Especuladores.

    Está na hora certa para parar e começar a aprender realmente o que é bolsa, antes que devolva todo esse rendimento momentâneo e transforme isso em prejuízo.

    Aqui no Blog mesmo vai encontrar muita coisa, muito conteúdo, e tenho certeza que vai lhe ajudar….

    E aos poucos vou lhe ajudando mais… Fique sempre à vontade para participar!

    Vou deixar essas dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Um abraço!
    Leitão

  108. 108 José

    Leitão bom dia!
    Não estou conseguindo acessar o site do Buteco, você sabe dizer se tem algum problema.

  109. 109 Leitão

    Oi José!
    Boa noite!

    Testei agora e está tudo ok:

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Talvez tenha sido alguma instabilidade temporária no servidor ou na sua internet… Tente novamente, por favor…

    Se esquecer a senha tem uma opção para “esqueci minha senha” lá na entrada…

    Um abraço!
    Leitão

  110. Olá leitão! Fiquei sabendo de seu blog por meio de uma amigo, que falou muito bem do seu trabalho. Gostaria de saber se você também trabalha com fundos de investimento. É uma modalidade que gostaria de investir em breve. Tenho como objetivo atingir minha independência financeira. Att. João.

  111. 111 Leitão

    Oi João!
    Bom dia!

    Seja bem vindo ao Blog! Aqui você vai encontrar muito conteúdo e precisando de uma ajuda pode contar comigo e com toda a turma!

    Fundos de investimento não são uma boa opção. É muito melhor, mais seguro e mais rentável aprender a montar você mesmo sua carteira de ações e administrar seu portfólio de investimentos.

    Mas não se preocupe que ao frequentar aqui você vai ficar mais por dentro.

    Costumo deixar o link abaixo com umas dicas para quem chega recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E sobre fundos, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/10/investir-em-acoes-diretamente-ou-investir-em-fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    E aos poucos vou ajudando mais! Apareça sempre!
    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 Sobre picaretas… « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Mais de 14.000 visitas por mês! « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s