Fundos de Ações são melhores para quem tem pouco dinheiro a aplicar?

04jul12

Em maio deste ano o amigo L.O. enviou a seguinte questão (Obrigado, L.O.!):

“Leitão,

essa semana ouvi no rádio um comentarista afirmar que os home brokers não são os mais indicados para quem tem pouco capital para aplicar na bolsa mensalmente e que os Fundos de Ações são o melhor caminho para quem está nessa situação (pouco dinheiro para aplicar por mês), pois além de conseguirem taxas de corretagens muito mais baixas, conseguem montar uma carteira ampla de ações diluindo então os riscos que ameaçam quem é novato na bolsa.

O que vc acha disso???

Abração,
L.O.”

———————————————————————

Oi L.O.!

Não é verdade! O fundos de ações são bons para os bancos, não necessariamente para o incauto investidor.

Bolsa de valores é bom diretamente, sem intermediários corroendo sua rentabilidade com taxas administrativas ou má gestão.

E bolsa de valores é bom seja para o pequeno investidor ou para o grande investidor.

Aliás, é justamente o mecanismo de pulverização de ações que permite que pessoas comuns, com baixos rendimentos, possam ter acesso à possibilidade de serem sócios de boas empresas, coisa que sem a bolsa só é possível para os mega-investidores.

Imagine o João, meu jardineiro, sendo sócio da mineradora Vale ou do Bradesco, juntamente com o Antonelli (Empresário de renome do ramo de calçados (fictício)).

Na bolsa de valores o João e o Antolelli são sócios em iguais condições! Veja que fantástico! E isso só é possível através da Bolsa de Valores!

Dizer que quem tem pouco dinheiro deve comprar fundos enlatados, aceitar produtos prontos, ficar relegado, em segundo plano, é uma grande mentira!

Na bolsa só fica em segundo plano quem tem preguiça de aprender seu funcionamento, aprender a Investir. E não é nada complicado aprender a Investir. É mais fácil aprender investir em bolsa do que tirar carteira de motorista! (E olha que tanto o João quanto o Antonelli também possuem a mesma carteira de motorista!)

Aplicar em fundos comerciais é uma opção fraca e preguiçosa assim como deixar o dinheiro na pobre renda fixa!

Os comentaristas e “jornalistas” que pregam isso na verdade são maus investidores, que não sabem realmente investir. Acredito que a maioria dos “jornalistas” que comentam sobre o assunto vivem no cheque-especial, não sabem sequer poupar, quanto mais Investir de forma inteligente.

Ouvir o que os “jornalistas” falam sobre Investimento é o mesmo que pedir orientações médicas à secretária do consultório.

Um abraço!

Leitão

Leia também…

> Notícias Embromation

> Os riscos dos FII – Fundos de Investimento Imobiliário

> Entrevista com Eduardo Leitão – Revista InvestMais



32 Responses to “Fundos de Ações são melhores para quem tem pouco dinheiro a aplicar?”

  1. 1 Igor

    Leitão,

    Já vi comentários semelhantes em rádio, na CBN com o Mauro Halfeld. Ele sempre faz esse tipo de comentário (talvez seja ele que o L.O. escutou).

    Certa vez fiquei tão revoltado que mandei um e-mail para o comentarista, questionando esse tipo de comentário, que acabava afastando o pequeno investidor da bolsa, que era um desserviço, que é melhor investir diretamente nas melhores empresas do que por fundo por todos as razões que você insistentemente argumenta no seu blog (seleção, custo, flexibilidade, independência, etc).

    Ele me respondeu muito atenciosamente da seguinte maneira: que ele concordava que era melhor investir diretamente e gradualmente em ações de qualidade. Mas o público que ouve o rádio e o brasileiro de modo geral, não tem educação financeira suficiente para selecionar boas empresas e investir com consciência de maneira segura. Por preguiça, desconhecimento, cultura, enfim, por diversos fatores a maior parte do público não sabe/pode investir adequadamente (nem todo mundo fez o curso do Leitão).

    Por isso ele indica os fundos, na verdade as ETFs – BOVA11, DIVO11 e SMALL11 (que cobram taxas bem baixas), como a melhor maneira de o pequeno investidor, que não tem a educação financeira suficiente, diversificar e ainda assim investir. E que era melhor assim do que as pessoas sem conhecimento errarem ao tentarem comprar ações por conta própria, pois elas correriam um risco maior de ter prejuízos, o que as afastaria definitivamente da bolsa.

    Na minha opinião, a melhor saída ainda seria procurar a educação financeira e fazer os investimentos por conta própria, como eu e muitos leitores do blog fazem. Mas entendo perfeitamente o Mauro em ter esse cuidado com o público em geral que não tem educação financeira suficiente e nem o interesse em se aprofundar.

    Acho que a maioria se enquadra nesse perfil, pois infelizmente no nosso país a educação não é o forte. Tomo como exemplo meus amigos e conhecidos. Já tentei conversar sobre o mercado de ações com dezenas de pessoas (talvez mais de 100). E pude ver que somente um amigo meu conhece e estudou o suficiente para fazer investimentos por conta prórpia. O restante não sabe, nem tem interesse, ou no máximo tem um conhecimento bem superficial. Ou seja, para a maioria o comentário do Mauro seria o mais adequado.

    É triste, eu sei, mas é a realidade. Espero que isso mude algum dia.

  2. 2 Lucas

    Fiz a bobeira de investir em fundos de ações. Ainda mais um pouco antes daquela baixa de 2008. Ou seja, ganhei um pouco, cheguei a perder um bom bocado e só agora estou perto (mas nem tanto) de ficar com o investimento inicial. Se tivesse posto na poupança teria sido melhor.
    Se soubesse na época, tinha feito o curso.

  3. 3 Breno Medeiros

    Acho que tem que ter uma diferenciação entre Fundos de Ações dos bancos e os ETFs (negociados diretamente na Bovespa).

    Optando por investir, por exemplo, através do PIBB11, que tem como referência o IBrX-50, você diversifica os seus investimentos, vai pagar uma taxa de administração de 0,059% ao ano (esse valor é realmente baixo) e ainda vai reduzir custos, pois vai deixar de pagar a corretagem da compra e venda de diversas ações.

    Não estou defendendo, nem sugerindo esse tipo de investimento. Apenas temos que entender, respeitar e analisar se atende ao nosso perfil de investimento.

    Não é todo mundo que tem capacidade e conhecimento suficiente para montar e manter uma carteira (não só de ações, mas composta, também, por títulos públicos). Aliás, tem muita gente que acha que tem e que vai acabar quebrando a cara no futuro.

    Por outro lado, é possível seguir o mercado investindo gradualmente em ETFs. É possível rebalancear a carteira de forma até mais prática e a um custo mais baixo.

    Não estou querendo aqui comparar resultados entre um investidor ativo e outro passivo, nem estou do lado de um ou do outro. Apenas digo que é possível seguir o mercado nas altas e baixas através da compra de ETFs, assim como se pode estudar para investir individualmente em ações através da análise fundamentalista.

    O que não pode é comparar ETFs com os Fundos de Ações dos Bancos, que muitas vezes cobram taxas de administração dos seus clientes para investir em ETFs. Parece absurdo, mas basta ler a composições de muitos desses Fundos de Ações de bancos.

  4. 4 Daniel

    Eu concordo com voce Leitão, só que o investidor tem que ficar bem atento as corretagens. Por exemplo, para quem tem intenção de aportar em torno de 200 ou 300 reais por mes, talvez uma corretagem de 10 reais ja seja muito caro, é preciso sim ficar atento a corretagem. Mas mesmo assim, por uma questão de princípio, creio que quem irá aportar poucos recursos , o melhor é juntar alguns meses para fazer as compras. Abraços.

  5. 5 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? Hoje é Boca Juniors na cabeça :-) Algumas duvidas se puder me ajudar:

    Tenho como te disse grande concentracao em Petr4, se eu fizer um IG eu deveria buscar outras empresas para balancear a carteira, porem petr4 esta com um belo desconto, quem sabe até mais que outras, buscomdiversificar depois?

    Como avaliar no site fundamentus se é uma boa empresa num bom preço? Uma das dicas é PL abaixo de 8,0, qual mais vc recomemda entre todos os indicadores da Fundamentus?

    Obrigado e grande abraço, Luiz

  6. 6 Leitão

    Oi Igor! Oi Breno! Oi pessoal!
    Obrigado pelos ótimos comentários!

    Realmente, infelizmente a maioria da população é bem fraca em matéria de Educação Financeira. Isso já deveria ser ensinado desde a pré-escola…

    Mas também não é desculpa para não melhorar! Manter a população na ignorância e não instigá-la a procurar melhores investimentos acho ruim.

    Prefiro falar sempre a verdade, mesmo que a maioria não entenda. Pelo menos alguns vão ficar instigados a evoluir….

    Eu começei como balconista de mercearia de bairro, e foi a busca por melhorar que me fez evoluir… Penso que o papel da educação é instigar o crescimento pessoal, e não manter o conformismo de sempre…

    A verdade é que baixo esforço em se educar é diretamente proporcional em baixo resultado na vida, e depois não adianta buscar culpas em fatores externos, quando o problema está dentro de cada um.

    ———————————————–
    Oi Luiz!

    Você é um bom exemplo de quem está buscando evoluir! Tem cede de aprender! Isso é ótimo!

    Essas dúvidas de agora não consigo explicar tudo por aqui, não é complicado, mas é mais conteúdo… Preciso de 30 dias de seu tempo, mas vale a pena: que tal vir para a turma?

    http://leitaoemacao.com/curso

    —————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Luiz

    Leitao, obrigado, neste final de semana vou ver com calma sobre o curso, se puder comentar mesmo que de forma simples estas minhas ultimas 2 perguntas, eh muito importante para mim. Grande abraco, Luiz

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!
    Você vai gostar, tenho certeza! O melhor jeito é sempre o jeito certo…

    Não consigo explicar tudo por aqui, mas não se preocupe que vamos estudar tudo isso e muito mais, em detalhes!

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Rico na Matrix

    Eu tenho uma pequena cota pelo bradesco que comprei na época da ignorancia… o pior é que é VALE e PETR… estou esperando ‘recuperar’ pois comprei quando estava alto.. (se é que vai voltar a ficar alto…rss)

  10. 10 Leitão

    Oi Rico!

    Pois é, aqui você vai encontrar muito material para ir corrigindo essa visão errada e jeito errado de atuar na bolsa… Vou deixar o link abaixo com dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Um abraço!
    Leitão

  11. Fala Luiz,

    Seguinte, não é só o PL que deve ser olhado não, o PL não é nem o principal indicador para analisarmos uma empresa. Começamos pelo histórico de lucros, pois é o fundamental, para isso que a empresa existe. São uns 10 indicadores que analisamos, que já da para separar as boas empresas dos fumos, e no meio disso temos outras que precisam ser analisadas mais profundamente. Como diz o Leitão, na bolsa existem três tipos de empresas: as boas, as ruins e as outras. Mas as boas são suficientes para montar uma carteira sólida e diversificada.

    Recomendo fazer o curso do Leitão, sou ex-aluno e realmente é um grande aprendizado. Não é só a análise da empresa que conta, a análise é uma parte, a estratégia é outra parte, e tudo isso tem que estar bem fundamentado em conceitos sólidos. Por isso é difícil explicar tudo nesse espaço.

    Espero ter ajudado um pouco.

    Grande abraço!!!

  12. 12 Luiz

    Vinicius, obrigado, so vejo comentarios positivos do curso e estou me animando, tem que ser a distancia pois estou em Sampa.

    Se puderem me ajudar, tenho uma carteira basicamente com Petr4, e comprada cara, o certo eh termos unmas 10 acoes para diversificar, minha duvida eh:

    Saio de Petr4 para realocar?

    Novas compras, ja comeco a comprar outros papeis ou continuo comprando petr4 que esta a preco de banana?

    Obrigado pela ajuda, Luiz

  13. 13 Glauco Tonello

    Luiz
    estava com o mesmo problema seu, mas fiz uma sequência de compras com 12 empresas hoje. e por enquanto exclui a Petrobrás, por enquanto até balancear, depois segue as compras nela normalmente. Uma solução é colocar Pesos diferentes para as empresas.

  14. 14 Luiz

    ola Glauco, obrigado, mas é uma pena deixar de comprar Petr4 agora com estes preços como estão..

  15. 15 Adriano

    Hoje li um reportagem na EXAME sobre o caso da empresa Mundial na BOVESPA. É de arrepiar, claro que aquilo foi um Golpe, mas as pessoas cairam porque foram gananciosas e queriam ganhar dinheiro fácil. Isso mostra a importancia da educação financeira, entrar na bolsa de valores é para quem tem o mínimo de conhecimento, senão vai virar presa facil para os espertos de plantão.

    Vejam somente uma pequena parte da reportagem:

    Por enquanto, um grupo de cerca de 40 investidores diz ter tido um prejuí­zo somado de 15 milhões de reais com as ações da Mundial. Eles se reúnem, em geral, a cada 15 dias para trocar informações e preparar uma ação judicial.

    Num desses encontros, realizado em São Paulo em fevereiro deste ano e acompanhado por EXAME, um dos integrantes, que é casado e tem dois filhos, mostrou os extratos de negociação de sua corretora para dizer que perdeu 500 000 reais com os papéis da empresa em quatro meses (ele não quis ter seu nome revelado porque sua família ainda não sabe o que ocorreu).

    O consultor de tecnologia Ivan Nassif, de 38 anos, aplicou 200 000 reais nas ações da Mundial em abril e perdeu quase 80% em três meses. O gerente de planejamento Pedro Serpa Bonfim, de 40 anos, perdeu 70 000 reais, quantia que havia conseguido com a venda de uma pequena casa. “Até hoje, tenho trauma. Tive de me tratar com um psiquiatra”, diz.

    Estava todo mundo vendendo, e só consegui me desfazer do que tinha quando já havia acumulado uma perda de 40%”, diz o carioca Paulo Roberto do Canto Fraga, gerente comercial, que diz ter perdido 100 000 reais em três dias. No exterior, as agências reguladoras ou as próprias bolsas de valores costumam suspender a negociação de ações quando os volumes saem do padrão.

  16. 16 Luiz

    Pessoal, hoje vi os seguintes critérios para buscar na Fundamentus.com.br oportunidades, que acham? Falta algo?

    1.P/L entre 1 e 30
    2.ROE maior que 0%
    3.P/VP entre 0 e 20
    4.Liquidez corrente maior que 1
    5.Margem de Ebtida maior que 0
    6.Crescimento anual maior que 5% (para filtrar empresas que cresçam mais que o PIB Brasileiro)
    7.Liquidez das ações maior que 100.000 (para tirar as não negociadas)

  17. 18 Leitão

    Oi Luiz!

    Você está ansioso e pode acabar fazendo besteiras. Uma das qualidades mais importantes para quem investe em bolsa é a Serenidade.

    Não se precipite. A bolsa não vai fugir, e não precisa sair comprando tudo agora querendo aproveitar momento, sem ter preparo para isso… Você está com vontade de aprender, então vamos esperar até concluir o curso e com isso vai sair realmente bem preparado.

    Aprender errando é muito pior. Aprender “nas coxas” é muito pior…

    Um abraço!
    Leitão

  18. 19 Daniel

    Adriano, penso que se perderam é problema deles, nao tem nada demais. Bolsa é renda variável, varia para cima e para baixo. Se houve algum crime por parte da empresa, claro que os sócios podem buscar saídas judiciais, mas certamente que não conseguirão recuperar os valores perdidos, nao há sentido nisso. O que esse pessoal tem que entender é o que é investimento e que não se fica rico facilmente do dia para a noite. Se esse episódeo servir para ensinar isso a eles, o dinheiro terá sido até “bem perdido” digamos assim. Senão, só os fará perder ainda mais tempo com coisas superficiais. Abraços.

  19. 20 Luiz

    Ola Leitao,

    Fique tranquilo, minha ansiedade eh apenas para buscar informacao, não para agir, o conceito da serenidade para agir na bolsa ainda bem que ja aprendi. Entendo a restricao de se poder aprofundar temas aqui, por outro lado imagino que num forum possamos trocar experiencias, duvidas, reflexoes , mesmo que as vezes superficiais. Quer conhecimento estruturado e solido, bom fazer o curso, mas não vejo pq inibir algumas trocas conceituais entra. Os participantes do forum, que tem total clareza que as trocas superficias NÃO devem nortear decisoes e acoes. Senao realmente pode parecer que objetivo final seja a venda do curso, que tenho clareza que não eh, e sim um forum (o melhor que ja vi) para troca entre os participantes.

    Obrigado, Luiz

  20. 21 Leitão

    Oi Luiz!

    Pois é, como tenho muitos amigos leitores, tenho que ter grande responsabilidade para não influenciar decisões terceiras.

    Sempre procuro levar as discussões para o lado da Educação, do aprendizado, da discussão de conceitos, sem cair no operacional…

    Por mais que tento explicar tudo, alguns conceitos são mais profundos e tentar explicar tudo por aqui seria no mínimo uma irresponsabilidade…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 22 Daniel Alcântara

    Olá Leitão! Comecei à investir em renda variável, optando por fundos de ações- vale, petrobras e ibov. Apliquei R$200,00 em cada empresa. Fiz bem ou poderia ter feito melhores escolhas?
    Muito grato pelo espaço!

  22. 23 Leitão

    Oi Daniel!

    Vale, Petrobras e índice (IBOV) não está ruim, mas sempre é melhor aprender a investir diretamente, sem intermediários, pois os fundos corroem sua rentabilidade com taxas, impostos, etc…

    Não é difícil aprender a selecionar boas empresas e manter uma estratégia disciplinada de investimentos. É melhor do que comprar fundos aleatoriamente, sem muita noção do que é investir em bolsa.

    Aqui no Blog você vai encontrar muito conteúdo sobre esse tema, e vale a pena ir lendo tudo, aos poucos, sem pressa e com atenção… Vou deixar um link com dicas para quem chega recente:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vamos aprendendo mais! Qualquer dúvida estou sempre por aqui para ajudar…

    Um abraço!
    Leitão

  23. 24 Daniel Alcântara

    Olá Leitão,obrigado por responder!

    Acho que seria uma boa investir diretamente em ações, mas a taxa de custódia no meu banco(BB) é de R$9,00 a.m. por isso escolhi fundos que por outero lado cobram 2% a.a.
    Veja só como ficariam meus rendimentos caso investisse diretamente em ações:

    Capital Tarifas

    Vale do rio doce R$200,00 menos a taxa de cústodia(R$9,00)
    Petrobras R$200,00 menos a taxa de cústodia(R$9,00)
    Índice(IBOV) R$200,00 menos a taxa de cústodia(R$9,00)
    Ou seja,para ter algum lucro teria que ter um rendimento à cima de 2% a.m.
    e ainda assim esse rendimento seria abaixo da caderneta de poupança.
    O que devo fazer?

  24. 25 Leitão

    Oi Daniel!

    Não se prenda a taxas de bancos… Em geral as corretoras de bancos são caras e ruins para o pequeno investidor.

    Experimente consultar outras corretoras como a Banif, Rico, MyCap, etc… Elas possuem taxas baixas para poder comprar todo mês e quem compra todo mês não paga custódia alguma…

    E mais: Não se deve fazer investimento em uma única vez. O certo é fazer um plano de investimento mensal. Todo mês você deve separar uma parte fixa de sua renda e comprar ações em sistema de rodízio. Deve primeiro selecionar um mínimo de 10 boas empresas, fazer uma fila de compras e manter o rodízio comprando todo mês. E isso sem pensar de forma míope, tem que manter essa disciplina por anos e anos a fio, e os resultados são compensadores com o passar dos anos (se vai investir olhando só para o mês seguinte ou os 12 meses seguintes, então nem deve aplicar em ações).

    Aqui no blog tem muito conteúdo à respeito desse assunto e vai lhe ajudar… Procure ir lendo tudo que puder, sem pressa, com atenção…

    Abraço!
    Leitão

  25. 26 Daniel Alcântara

    Valeu!

  26. 27 Daniel Alcântara

    Leitão,

    Como havia dito no comentário anterior, eu estou começando à investir em renda variável, e não sei muito sobre o assunto. Mas andei dando uma pesquisado no pregão da BOVESPA e um fundo de investimento me chamou à atenção. Esse fundo é o BB MM Momentum Pvt (1).
    Leitão, o que você pensa à respeito desse fundo?

    Grato pelo espaço, aguardando resposta!

  27. 28 Daniel Alcântara

    Lembrando que só ontem(25/07/2012) esse fundo já rendeu: 7,039%
    No mês de julho, até o momento ele rendeu :8,110% e nos últimos 12 meses ele rendeu: 179,714%
    E aí professor? É perigoso investir?
    OBS: Taxa de administração é de 1,5% a.a.
    E o capital inicial é de qualquer quantia.

  28. 29 Leitão

    Oi Daniel!

    Quando comecei a estudar sobre Mercado de Ações segui mais ou menos os mesmos passos iniciais seus: fiquei vislumbrado com a rentabilidade apontada em alguns fundos… Coloquei dinheiro nos que mais rendiam e pronto, achei que ia me dar bem.

    Pensei: basta eu ver quais fundos estão com maior percentual no momento e pronto!

    Errado! Os fundos de ações (todos) oscilam do mesmo jeito que a bolsa, e comprar fundos rentáveis no momento é o mesmo que pagar caro por um celular da moda…

    Esse fundo BB MM Momentum Pvt está dando resultado agora por causa da baixa da bolsa, e ele é um perigo: é baseado em Opções, derivativos… ou seja, quando a bolsa subir vai dar um prejuízo danado… Não é coisa para iniciantes isso! Não caia nessa!

    Fundos em geral são ruins, não perca tempo com isso… Use seu tempo para aprender melhor sobre o que é Bolsa, e o investimento em conhecimento agora será seu melhor retorno depois, acredite!

    Aqui no Blog tem muito conteúdo… Leia tudo! Vai lhe ajudar… Mesmo que demore 06 meses lendo, isso vai lhe ajudar e será bom investimento em tempo de aprendizado…

    Um abraço!
    Leitão

  29. 30 Daniel Alcântara

    Leitão,
    Muito obrigado pela dica! Apartir de agora vou estudar mais sobre investimentos(em especial as ações)para poder ter uma visão mais claro do que renderá bons frutos no futuro.
    Mas me diz uma coisa: vale à pena comprar ações da petrobras no momento?
    Ou seria melhor comprar ações de outras empresas?
    você tem algum palpite de alguma ação que renderá bons frutos nos proximos meses?

    Muito obrigado pelo espaço!

  30. 31 Leitão

    Oi Daniel!
    Disponha!

    Olha, o blog é sempre Educadional, e nunca Operacional… Ajudo mais ensinando conceitos do que dando dicas de ações. A Petrobrás faz parte da minha carteira e está sempre na lista de compras, é ótima empresa.

    Não fique ansioso… Antes de sair comprando, estude mais… O retorno vem mais com estudo do que com oportunismo no mercado…

    Um abraço!
    Leitão

  31. 32 Daniel Alcântara

    Leitão,

    Achei seu blog muito legal, sei que vou aprender muito aqui.
    Muito obrigado!

    te desejo bons dividendos!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s