Caverna do Dragão

05fev09

caverna-do-dragaoTem horas que vejo tanta confusão em relação à bolsa de valores que dá a impressão que é só para profissionais.

Não é de estranhar que muita gente tenha medo disso.

Na bolsa de valores tem espaço para todo mundo: o mega-investidor, o hiper-mega-especulador, os super grupos corporativos, os gigantescos bancos, os gigantescos fundos, o pessoal aqui do Brasil, os gringos lá do norte, homem, mulher e criança, até o dono da barraquinha de cachorro-quente pode!

Criança? Sim! Qual melhor lugar para depositar aquela mesadinha que você iniciou quando seu filho nasceu, visando a faculdade no futuro?!

O dono da barraquinha de cachorro-quente? Sim! Imagine, ele, pequeno-micro-mínimo empresário, tendo a chance de ser sócio da empresa de maior faturamento e maior lucro do país? E isso sem stress… ele pode continuar com o cachorro-quente, e ter a banca de dizer que tem gente muito bem paga cuidando da outra empresa dele.

Só que a gente fica vendo jornal, ouvindo “especialistas”, etc… e fica pensando que bolsa é coisa de doido mesmo.

Agora, uma coisa é verdade: na hora que a gente cria coragem e vai em busca de informações sobre a bolsa, aí sim o bixo pega! É tanta informação desconexa, meias-verdades, picaretas, lixos, etc… que dá até canseira… Fato: aqui no Brasil não temos educação para isso… É como um adolescente descobrindo a sexualidade – ninguém nos orienta direito, e acabamos aprendendo na rua de qualquer jeito.

A bolsa não é um monstro não, mas a barreira da falta de educação à respeito dela, essa sim, é um bicho de sete-cabeças mesmo.

Abraços!
Leitão

Leia também…

> A Galinha e a Rapoza

> O Ministério da Saúde deveria…



36 Responses to “Caverna do Dragão”

  1. 1 Antonio Carvalho

    Excelente post!
    Leio em silêncio seu Blog, mas dessa vez me identifiquei muito com o que disse!
    É isso aí, desmistificar o dragão!

  2. 2 Leitão

    Olá, Antônio!
    Obrigado!
    Pode participar à vontade… seja bem vindo!
    Abraço mineiro,
    Leitão

  3. 3 Laenir Ana

    Olá leitão!
    Eu acho que tem muito lixo na internet sobre a bolsa.Informações que não levam a lugar nenhum.A Vale por exemplo deu dispensa remunerada até maio para 17 mil funcionários e está subindo na bolsa.
    Dá para investir na bolsa uma parte do dinheiro que a pessoa possui.Quanto mais jovem mais liberdade para investir.
    O que me agrada na bolsa é que posso morar num paraíso,no meio de muita árvore e poder conversar com você em Minas Gerais e investir na Bovespa sem sair de casa.

  4. 4 Leitão

    Oi Laenir!
    Verdade… pra quem já foi e ainda é empreendedor igual eu, e conhece as pelejas do mundo corporativo, a bolsa é mamão-com-açúcar… ser sócio de ótimas empresas sem nenhum stress… isso não tem preço! rs

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 LACERDINO FRANCO DOS SANTOS

    Ação Quantidade Preço médio Valor atual Valor total Ganho/Perda %
    AGIN3 20 2,26 2,25 45.000,00 -200,00 -0,44
    ALLL11 15 11,47 11,40 171.000,00 -1.050,00 -0,61
    ETER3 3 7,05 6,95 20.850,00 -300,00 -1,42
    ITSA4 1 8,50 8,85 8.850,00 350,00 4,12
    MRVE3 1 25,93 26,73 26.730,00 800,00 3,09
    UGPA4 300 63,10 62,80 18.840,00 -90,00 -0,48
    UNIP6 4,7 0,81 0,86 4.042,00 235,00 6,17
    O que acha to mal?

  6. 6 Leitão

    Oi Lacerdino!

    Vixe! Que tanto de números! Não faz isso comigo não! Rss

    Parece que você chegou a pouco tempo… Seja bem vindo ao blog! Essas dicas aqui vão lhe ajudar, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Veja também:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/21/acoes-as-excelentes-as-pessimas-as-outras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/05/empresa-e-igual-vinho/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/07/alocacao-do-capital/

    Olha, estou apertado esses dias, senão até olhava para você. Mas sua carteira está meio estranha… teria que analisar com mais calma. Uma pena eu não poder fazer isso agora… fico devendo essa!

    Mas devagar posso ir ajudando!

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Felipe Furlan

    Muito bom o Post! Gostei mesmo dele. Sou estudante de administração e penso em começar a investir na bolsa daqui a um ano. Sei exatamente como é difícil achar informações relevantes e imparciais que te levem a uma tomada de decisão acurada.

  8. 8 Leitão

    Oi Felipe!

    Obrigado!

    Pois é… e o bom é que você já tem essa noção, e pode começar certo desde cedo.

    Aprender errando é muito mais caro mesmo, digo por experiência própria. O bom é conseguir boa educação para a bolsa desde cedo.

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Weberson

    Leitão,

    Acompanho o seu Blog a alguns meses e realmente seus artigos vão de encontro ao que existe é e propagado aos 4 cantos, como grandes verdades. Há tanta confusão, que quando se fala de Bolsa de Valores quem escuta imagina o purgatório.

    Em MG (também sou mineiro, moro em Sabará) vejo que esse panorama é agravado pela desconfiança, sem falar que o “circulante informacional” (essa eu inventei agora), ou seja, as informações que ditam as normas do mercado estão transitando no eixo Rio-São, que gera um pouco mais de desconfiança e até confusão.

    E por fim, aproveitando esse é o seu outro artigo sobre “embromation”, estou pensando em investir tempo para estudar o MetaStock, o tão famoso “oráculo que tudo pode e tudo prevê” (não é sacanagem não, ouvi isso de um nome muiiiiito conhecido no meio…). O que você acha, vale a pena ou é mais lenda do que fato ter domínio sobre tal programa?

    Um grande abraço e parabéns pelo excelente Blog.

  10. 10 Leitão

    Oi Weberson!

    Obrigado pelos elogios!! Obrigado mesmo! E principalmente, vindo de um Mineiro como eu. Mineiro é cismado, pé-atrás, e só confia quando já analisou bem a coisa! rssss

    Olha, parabéns! Só de já ter essa noção sobre a questão do lixo por aí você já está anos-luz da maioria das pessoas! Verdade!

    Esse lixo prejudica muito a vida de qualquer iniciante em bolsa, e comigo não foi diferente.

    Bem, sobre o MetaStock, é um ótimo programa gráfico, e só. Serve para abrir um gráfico, mais nada. Nele você vai encontrar pelo menos uma centena de indicadores e fórmulas, e na Internet, mais de mil outras fórmulas para ele. Tudo embromação! Digo isso pois já estudei e destrinchei os mais complexos algoritmos para MetaStock e outros programas como AdvancedGet, etc…

    No final, vemos que o buraco é mais em baixo. Não é nada complicado não, mas a poluição mental que chega até nós complica tudo…

    Não consigo explicar por aqui, e por isso mesmo, por uma demanda dos amigos leitores, criei o curso. Lá falo toda a verdade sobre essas e outras coisas.

    Veja:
    http://leitaoemacao.com/depoimentos_ex_alunos.asp

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Weberson

    Vale Leitão,

    Imaginei realmente ser fantasioso o “endeusamento” do MetaStock.

    Sobre o curso, é uma as prioridades para esse 2º semestre. Enquanto iss fico aqui, visitando diariamente e captando informação.

    Obrigado.

    []´s

  12. 12 Jean

    Bom dia,

    Há exatos 2 anos comecei a investir na bovespa, comprando papéis bluechips. Com a crise veio a desvalorização. De lá pra cá, não sei o que faço, quero continuar investindo, mas não sei se vendo as ações atuais e compro papéis de outras empresas ou espero a valorização novamente das bluechips(Petr, Vale, Gerdau, Itaú, CSNA).

    Me ajude por favor.

  13. 13 Leitão

    Oi Jean!

    Pois é… começar da forma errada é sempre difícil e penoso. Mas não se preocupe, pelo menos você comprou ações de ótimas empresas. Não venda não.

    Você não perdeu dinheiro diretamente. Perdeu tempo. Como tempo é dinheiro, sua única perda é ficar muito tempo com dinheiro mal comprado, até que as ações voltem novamente a serem cotadas acima do preço que você comprou….

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/10/07/sobre-chocolate-e-gilo/

    Depois, veja também: (acredito que vai lhe ajudar muito)
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Abraço!
    Leitão

  14. canseira se escreve c/ s de sapo… em 28/09/2009 está canceira… ou vc quiz dizer que dá até cancer na gente de tanta informação… aí sim, realmente a pessoa tem que estudar livros de verdade e ir devagar até achar seu método.

  15. 15 Araujo da Silva

    O maior problema das pessoas que não conhecem a Bolsa, é justamaente não se informarem sobre ela,e como funciona o mercado de ações.Recentemente eu vi este exemplo de perto, meu genro fez um curso de 3 horas e no dia seguinte me avisou que era um trader.
    Eu avisava: A Bolsa esta alta, e você precisa estar fora, para comprar na baixa.De investidor virou jogador,veio a baixa e tomou um susto enorme, não seguiu o que lhe falei e ainda vendeu suas ações de graça Ex: Positivo a R$4,20, o papel ja chegou a R$16,00.
    Você precisa ser diciplinado e sempre se informar sobre as empresas e o mercado para ter sucesso,é o que eu estou buscando

  16. 16 Leitão

    Oi Cesar!
    Vixe! Verdade! Obrigado pela correção! :-)

    Aqui no blog escrevo meio rápido, informal, e vira e mexe passo vergonha! hehehehe

    Grande abraço!
    Leitão

  17. 17 Leitão

    Oi Araujo!
    É isso mesmo! Obrigado pelo depoimento!

    Bolsa não é complicado, mas essa barreira da falta de boa educação para ela é realmente um problema sério… e esses cursinhos irresponsáveis de fim-de-semana só fazem prejudicar muita gente… já passei por isso também… :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  18. 18 damiani

    Leitão

    Parabéns pelo blog…estou iniciando o contato e gostei muito do que vi.

  19. 19 Leitão

    Oi Damiani!
    Obrigado! Que bom que gostou! Aqui estamos entre amigos, na minha cozinha mineira onde papeamos sobre a bolsa….

    Fique à vontade aqui na turma!
    Leitão

  20. 20 joarlei

    Ótimo texto! Infelizmente essa e a realidade do Brasil.

  21. 21 Leitão

    Oi Joarlei!
    Obrigado!

    Esse meu post foi escrito em fevereiro de 2009. Hoje é maio de 2017. Oito anos já se passaram desde então, e nada mudou. O mercado de ações continua o mesmo de sempre: Bom lugar para investir, mas cheio de informações desconexas, mentiras, picaretas e ilusões. Para quem consegue se desviar desses ruídos, a bolsa é ótima. A 11 anos tenho buscado ajudar a desmistificar isso aqui no Blog…

    Grande abraço!
    Leitão

  22. 22 Sergio

    Leitão, eu realmente estou imbuído no aprendizado, você tem algum modelo recente de comparação?

  23. 23 Leitão

    Oi Sergio!
    Que bom que está empenhado no aprendizado sobre bolsa e investimentos… é muito importante mesmo. Sempre digo que dedicamos muito tempo e energia ao trabalho, para ganhar dinheiro, mas muito pouco tempo e energia nos investimentos, para saber administrar bem o dinheiro ganho…

    Meu Blog inteiro continua válido e atual. Uma boa dica são meus livros, veja:
    http://leitaoemacao.com/livros

    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 Análises Embromation 2, em vídeo… « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Ações – As Excelentes, as Péssimas, as Outras… « LEITÃO EM AÇÃO
  3. 3 Renda Fixa é investimento de alto risco!! « LEITÃO EM AÇÃO
  4. 4 Previdência Privada e Feijão Tropeiro | LEITÃO EM AÇÃO
  5. 5 Ave de Rapina | LEITÃO EM AÇÃO
  6. 6 Comprar casa e Investir em ações não precisam ser objetivos conflitantes | LEITÃO EM AÇÃO
  7. 7 Como medir o desempenho de minha carteira de ações | LEITÃO EM AÇÃO
  8. 8 Investimento gera dinheiro sozinho, sem seu esforço. | LEITÃO EM AÇÃO
  9. 9 Nosso papel é de Investidor, não de Administrador. | LEITÃO EM AÇÃO
  10. 10 A vantagem de ser investidor individual | LEITÃO EM AÇÃO
  11. 11 Fundos… | LEITÃO EM AÇÃO
  12. 12 Ações – bom Marketing VS bom Financeiro | LEITÃO EM AÇÃO
  13. 13 Como se preparar para a sua Independência Financeira… | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s