A vantagem de ser investidor individual

25set09

Os grandes administradores de fundos, grandes clubes de investimento e fundos de ações de bancos têm grande vantagem em relação ao pequeno investidor individual, correto?

Errado!!

O pequeno investidor individual, apesar de não ter grande capital e uma série de “especialistas” para lhe auxiliar, tem uma vantagem enorme sobre os outros citados: Ele toma suas decisões de forma independente!

Essa vantagem, pois si só, suplanta todas as outras.

A grande maioria dos gestores de fundos não consegue sequer manter o desempenho médio do Ibovespa. Por quê? Porque eles são cobrados para agradar à massa! Precisam fazer sua administração ser popular para a grande massa. E já sabemos que isso não é muito eficiente. Basta voltar um pouco no pico da crise de 2008 e verá isso…

O investidor individual pode tomar suas decisões e conseguir agir contra à multidão, e não tem que dar satisfação à ninguém. Ele pode fazer coisas que para todo mundo pode parecer incoerentes, como comprar ações em uma “crise” quando todo mundo está vendendo, mas sabe que é nesse momento que ele realmente faz seu dinheiro valer a pena.

Então, se você é investidor individual, alegre-se! Pois você pode fazer melhor do que a maioria dos “especialistas”(1).

Abraços!
Leitão

———–
Nota
(1) Apesar da grande vantagem de ser um investidor individual, há sim uma considerável barreira que dificulta sua vida que é a falta de educação à respeito de bolsa de valores. Veja neste outro artigo meu onde falo mais sobre isso.: “Caverna do Dragão“.

Leia também…

> Renda Fixa é investimento de alto risco!

> Ações de alta liquidez e péssima qualidade

> Buy-and-hold é ausência de estratégia



28 Responses to “A vantagem de ser investidor individual”

  1. 1 Augusto

    Leitão,
    para uma pessoa que não tem tempo para acompanhar o mercado, não seria mais interessante compra cotas de um clube ou fundo, pelo fato de perder as oportunidades, por não estar de olho nas cotações durante o dia?
    Abraço!

  2. 2 Augusto

    Eu falo isso por ter aconselhado um amigo a comprar uma cota de um clube de investimento…pelo seu tópico acima ja vi que indiquei errado!..hehehe

  3. 3 Leitão

    Oi Augusto!
    Hhehehhehe…. bem, você deu uma dica para seu amigo, mas não foi a melhor dica… :-)

    Veja, não é preciso ficar grudado no monitor do computador o dia inteiro, nem é preciso acompanhar notícias, ficar ligado no mercado; também não é preciso ser expert em gráficos, nem em economia…

    Não carece nada disso para se ter sucesso na bolsa!

    Verdade!

    O problema é que tudo mundo coloca bosa de valores como algo complicado, e não acessível a qualquer mortal. Não é verdade!

    Depois que inventaram a tal da Internet, bolsa de valores deixou de ser algo elitista… é acessível a qualquer pessoa, até mesmo o vendedor de cachorro quente na frente da faculdade.

    E não há melhor lugar para fazer seu dinheiro ter valor de verdade do que na bolsa!

    Só que, pela grande poluição mental que reina no meio, muita gente desanima de tentar aprender sobre bolsa, e, por comodidade, vai para os Fundos dos bancos, etc…

    Eu também tive essa dificuldade quando comecei: Fui pedir help para a minha gerente de banco, e ela, coitada, sabia menos que eu de bolsa…

    Minha primeira aplicação em bolsa foi através de fundos… Quanta inocência.

    Eu penso que vale a pena aprender sobre bolsa, que não é nada complicado, e fazer investimentos de forma individual…. Aplicar em fundos é se contentar com pouco…

    Meus alunos hoje falam isso, e é muito bom poder levar essas verdades para as pessoas, veja:
    http://leitaoemacao.com/depoimentos_ex_alunos.asp

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Douglas

    Leitão, infelizmente eu discordo de vc, como em qualquer ramo de atuação profissional, sempre vão existir os bons e os ruins. Veja o exemplo no fundo Tempo Capital, o cara é muito bom, ele administra mais de 1 bilhão de reais e o pior retorno do fundo, desde 1996, foi o ano passado com uma perda de apenas -6,52% no ano… Temos tbm o POLO Fia que conseguiu um retorno sobre um patrimonio de 500 milhões de 11,70% o ano passado e esse ano esta em quase 75%, esse fundo tbm é ruim ??? Existem também outros fundos de distribuidores independentes que administram altas quantias de dinheiro, como a Fama, a Quest, entre outros, que tem performance consistente e selecionam ações com base em valor e não apenas uma carteira indexada ao IBOV. O que não dá pra comparar são esses fundos qualificados com os fundos que os bancos de varejo negociam para os pequenos clientes, aí realmente não existe um que valha a pena.

    Abraços

    Douglas

  5. 5 Emerson Oliveira

    Concordo com o Douglas. Há profissionais e profissionais No caso particular dos clubes de investimentos, pode-se tirar muita vantagem nos custos cobrados se comparado aos investidores individuais.

    No entanto, é muito mais simples aplicação individual onde não é preciso dar explicação para ninguém e isso pode trazer a indisciplina e “caixão”.

    Um abraço.

  6. 6 Márcio Jardim

    Olá Leitão !

    Esse seu comentário vale também pra planos de previdência, certo ? Não deixam de ser fundos administrados por terceiros, durante um longo prazo. Você acha que uma estratégia de investimento gradual em bolsa (como ensinado em seu curso) é uma boa opção para aposentadoria ?

    Grande abraço,

    Márcio Jardim

  7. 7 Leitão

    Oi Douglas, oi Emerson!

    Concordo 100% também! Há raríssimas e louváveis exessões sim!

    E o que o Douglas falou é certo mesmo… O pior vem dos bancos de varejo, que, de forma geral, não fazem nenhum esforço de gestão de verdade, acabando por fim apenas iludindo seus cotistas.

    Mas é muito bom e bonito quando vemos um fundo bem gerido, com regras rígidas e sérias, com atuação ativa e competente. E geralmente esses fundos, por serem realmente bons, são pouco acessíveis ou pouco conhecidos da maioria das pessoas, que acabam indo para os fundos comerciais mesmo.

    Douglas, obrigado pelo comentário e pelas dicas!!

    Grande abraço!
    Leitão

  8. 8 Leitão

    Oi Márcio!

    Sim! Planos de Previdência são na verdade um “seguro” que você está comprando, e paga o preço por isso.

    Inclusive vou até escrever um artigo sobre esse assunto, que é muito interessante mesmo.

    Uma estratégia de gestão pessoal (como a de Investimento Gradual que vimos no curso), é sem dúvida muito melhor! Eu inclusive faço isso, e administro eu mesmo minha aposentadoria! :-)

    Nada de deixar meu futuro nas mãos de terceiros não! Heheheh

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Renan

    Leitão,gosto muito de seus textos.
    O que o diferencia realmente de todos é a compreensão de todo mercado.

    renan,16.Obrigado por ter criado um blog tão interessante quanto o mercado fianaceiro^^

  10. 10 Leitão

    Oi Renan!
    Puxa, obrigado!! Que bom mesmo que está gostando! Eu gosto muido de ajudar, e dá ainda mais ânimo para continuar ao receber uma mensagem assim!

    Grande abraço mineiro!
    Leitão

  11. 11 Renan

    Leitão,você tem msn?grupo ?ou algo parecido..
    Onde posso saber mais da aula?
    Gosto muito do mercado,gosto de críticas(só assim aprendemos)…
    flw.s
    abraço JF/MG^^

  12. 12 Leitão

    Oi Renan!
    Aqui mesmo no blog é o ponto de encontro dos amigos… Aqui é como se fosse minha cozinha mineira mesmo (você que é mineiro sabe como é, à beira do fogão à lenha rss)…

    Toda semana posto o “Chat” para conversas…

    E, para os alunos já formados no curso, tem o Butecão da Turma… Onde todos participam de uma forma super bacana…

    Abraços!
    Leitão

  13. 13 marcelo

    Caro Leitão.

    Sou também mineiro, só que de JF, mas moro em Natal há doze anos. Como voce já disse, nosso Nordeste realmente é maravilhoso ( pelo menos o litoral); é sol e mar o ano inteiro.
    Sobre sua não recomendação a respeito da previdencia privada, fiquei encucado.
    Como sou servidor público, o leão já me cobra sua mordida na fonte, não tem como escapar, e eu pensei que se eu fizesse um plano de previdencia na modalidade PGBL seria uma boa estratégia para eu diminuir a base de cálculo do IR e ainda ganhar uns trocados na valorização da carteira do Fundo, já que daqui a seis anos vou pagar somente 10% de IR, vantajosos frente os 27,5 que eu pagaria agora.
    Estou errando na estratégia?
    PS: não estou esquecendo de diversificar os investimentos, a previdencia privada não consumirá todas as minhas economias, valeu? Só quero saber se, para a minha situação particualr, também é mau negõcio.
    Um abraço e
    Saudações “pão de queijo”.

  14. 14 Leitão

    Oi Marcelo!
    Que bom receber mais um mineiro aqui na minha cozinha! Bom que você já sabe como é nosso sistema aqui né… rs

    Nem me fale do sol do nordeste, já estou com saudades. Aqui em Minas está abafado demais, sem aquela brisa boa do mar. :-)

    Bem, sobre sua estratégia, como está diversificando e ainda reduzindo custos, não vejo nada de mal. Acontece que o mercado de ações é tão melhor, que eu particularmente prefiro pegar todo meu dinheiro destinado a Investimento e aplicar eu mesmo em boas ações – compensa. Mas não vejo nada de mal em quem faz algumas diversificações, desde que não perca de vista o quanto o mercado de ações direto é melhor e mais rentável. É aquela coisa: se tenho o ótimo, para que contentar com o bom né…

    Abraço mineiro!
    Leitão

  15. 15 Fabiana

    Olá, Leitão. Venho acompanhando seu site há algumas semanas e, estou muito impressionada e entusiasmada com o seu ‘jeito’ de falar de bolsa de valores. Cansei-me de entrar em sites de discussões e, até mesmo em fóruns de corretoras sérias… cheios de análises ‘embromation’…
    Sou investidora individual e, conheci (entrei) a Bovespa quando da oferta pública da Vale em 2002… Desde então, procuro investir em ações, mas [confesso] sem conhecimento, sem análise, sem base nenhuma… hehe…
    Por anos, atuei como ‘Buy and Hold’.
    Agora, desde 2009, estou me dedicando mais ao assunto e, quero melhorar meus investimentos. Identifiquei-me com o seu site, que é realmente muito bom! Parabéns! Estou repassando-o para vários dos meus contatos…

    Hoje, minha carteira [Banif] é composta por: Vale, PIBB, Embraer, Itau-Unibanco, Banrisul, Santander (amargando o arrependimento de entrar nessa IPO), Marisa, B2W, Duratex, JBS, Kepler Weber, Gol, Camargo Correa, Inpar, Ecodiesel, Agrenco (já sei que vc vai falar ‘fumo-caps’)

    Se puder, caro Mestre, faça seus comentários :-) a vontade!!

  16. 16 Leitão

    Oi Fabiana!
    Obrigado! Que bom que as meninas estão aparecendo mais por aqui! O ar fica até melhor! rsss Aqui você vai conhecer a Mônica, a Márcia, a Lúcia, a Laenir, e por aí vai…

    Seja bem vinda à turma!

    Bem, sua carteira tá uma confusão heim! Minha nossa… tá atirando pra todo lado… rsss

    Olha, vou dizer as ruins: Embraer, Banrisul, Santander, Marisa, BW2, JBS, Kepler, Gol, Camargo C., Inpar, Edodiesel, Agrenco…. Ou seja, quase todas! rss..

    Uma dica: Veja no meu cardápio aí em cima, que só tem empresa boa para Investimento. E vá lendo o blog aos poucos, principalmente o conteúdo já passado e os comentários… tem muitas dica mesmo.

    Um abraço e aos poucos ajudo mais!
    Leitão

  17. 17 Henrique

    Oi Leitão, os fundamentos do Banrisul não são ruins, pode não ser um banco grande e existir melhores mas não está de todo mal.

  18. 18 Sam

    Henrique

    Mesmo que não seja de todo ruim … existem outros bem melhores no mesmo setor.

    Se vc vai no supermercado .. comprar ( sei lá rsr ) Yogurt.
    Chegando lá vc vê que tem a marca top na promoção … e a marca de 3ª sem estar na promoção .. ambas c o mesmo preço ou próximo disso.

    Pergunto: QUAL VC LEVA P CASA P DAR P SUA CRIANÇAS? rsr

  19. 19 Mônica

    Sam, hehehehehe

    Adorei seu exemplo hehehehehehhehe

  20. 20 Mônica

    Fabiana, Vixe maria. Sua carteira está ruim mesmo, mas não desespere porque tudo tem solução :-)

    Vá lendo o blog (principalmente os comentários, pois tem muitas dúvidas comuns e isso ajuda a clarear as nossas)

    Abraço

  21. 21 Leitão

    Hehehehehehehheheh!!
    Essa do Yogurt foi ótima! É isso mesmo!
    :-)
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Henrique

    Como disse no meu post acima “existem melhores”. Apenas deixei um comentário de que ele não aparenta ser um péssimo banco.

    Respondendo sua pergunta, eu levaria algumas opções para as minhas crianças, pode ser que elas não gostem da marca top e ele fique estragando na geladeira.

  23. 23 julio

    Grande Leitão eu invisto nos fundos de ações do BB~, nas seguintes carteiras Vale Petro, BB, Embraer, Constr Civil, Siderurgia, mas gostaria de montar minha carteira em ações, estou estudando o mercardo de ações, gostaria de uma ajuda como se montar uma carteira para medio e longo prazo e uma corretora para um investidor individual.

  24. 24 Leitão

    Oi Julio!
    Se você chegou a pouco tempo, essas dicas aqui vão ajudar, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Sobre fundos, eu não gosto mesmo! Não são a melhor opção, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    Você pode e deve mesmo aprender a investir diretamente em ações, é muito melhor, mais seguro e mais rentável.

    Aqui no blog estou sempre ajudando com dicas e buscando dar boa orientação educacional para bolsa, não operacional. O blog é sempre com fim Educacional.

    Mas como muitos amigos me pediam, então resolvi ajudar melhor não fazendo, mas ensinando a fazer, veja:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Leitão

    Oi Adelinha!

    A primeira coisa é buscar boa orientação, e nisso eu posso lhe ajudar. Aqui no blog mesmo tem muita informação que tenho certeza que vai lhe ajudar muito, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Depois que buscar melhores informações, vai ver o seguinte: Bolsa não é cassino, coisa de “apostar”, etc… Bolsa é lugar de construção de patrimônio de forma disciplinada, e não de forma oportunista.

    O errado é: Pegar seus 5000,00 e sair apostando por aí sem noção, de forma gananciosa.

    O certo é: Seus 5000,00 iniciais aliados a uma disciplina de poupança mensal sistemática, tornando-se sócia de boas empresas para crescer ao longo dos com elas!

    Fique tranquila que aqui no blog você vai conseguir boa orientação. E essa semana ainda vou lançar meu livro, e vai te ajudar muito também!

    Aos poucos vou lhe ajudando mais….
    Abraço!
    Leitão


  1. 1 O golpe em Madagascar | LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Em simulados, tem que sentir calor na cadeira… | LEITÃO EM AÇÃO
  3. 3 Sobre o sentimento de “estou perdendo a festa”… | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s