Crise? Os gestores de nossas empresas são bem pagos para se preocuparem por nós!

19set11

Na semana passada o amigo leitor, Edu, enviou a seguinte mensagem:

“Não entendo gente pedindo conselho de ação específica. A Grécia e a Itália vão FALIR. Essa não é hora de investir em nada. A não ser ouro.”

 ———————————————

Oi Edu!

Esse é um bom exemplo de como acompanhar a mídia pode ser prejudicial, e como é fácil confundir nosso verdadeiro papel, que é o de sermos Investidores, com o papel dos gestores de nossas empresas, que é de o de serem Administradores.

A mídia fala: “Vai ter crise em Madagascar com reflexos no Vietnã”, e aí todo mundo sai em pânico.

Devemos olhar para nossas empresas: seus lucros, suas finanças, sua administração. E para nossa Estratégia de Investimento, que deve ser boa apesar de qualquer problema.

A pergunta errada é: “A crise em Madagascar vai nos afetar?”

A pergunta certa é: “Minhas empresas continuam bem administradas e prontas para o que der e vier?” – e mais: “Minha Estratégia de Investimento é sólida e pronta para o que der e vier?”.

Afinal, uma empresa, seja ela uma padaria de esquina ou uma multinacional deve existir APESAR dos vários fatores que ela tem que enfrentar durante sua existência. E também nossa Estratégia de Investimento deve ser perene APESAR dos vários fatores que vamos enfrentar ao longo dos anos (e eles sempre vão existir).

Quem tem que se preocupar com a Crise-A, Crise-B, Problema-C, Furo-D, Pepino-E, Pepino-F são os gestores de nossas empresas, e não a gente. Eles são bem pagos para isso! Nós, Investidores, devemos nos preocupar com nossa Estratégia de Investimento. Essa é a principal diferença entre o Administrador e o Investidor.

Um abraço!

Leitão

Leia também…

> Sobre Estratégias de Investimento, Risco, Investidor e Empreendedor…

> O capital estrangeiro e a bolsa no Brasil

> Diferença entre Investir e Apostar…



37 Responses to “Crise? Os gestores de nossas empresas são bem pagos para se preocuparem por nós!”

  1. 1 Ploko

    Leitão,

    Vi vários posts seus defendendo o investimento na Petro, pois independente da ingerência política, cabide de empregos, não repasse do aumento da gasolina, etc, etc.., ela vem apresentando lucros, e na verdade é isso que importa a nós investidores. Até aí ok, concordo contigo, “façam” o que fizer com a empresa, ao menos continuem apresentando a cada trimestre lucros “crescentes”.

    A questão é que, principalmente no último balanço da Petro, não sei se vc chegou a analisá-lo com calma para identificar de onde veio o lucro, temos se não me falha a memória, em torno de 25% do lucro vindo de aplicações financeiras, ou seja, toda aquela grana que ela captou no mercado ano passado está investida e gerando boa parte do seu lucro, o qual na verdade deveria vir é da exploração e distribuição de petróleo, afinal, ela é uma petroleira, e não um banco, certo? Se olhar suas margens, estas estão caindo, junto com outros indicadores, mostrando a sua baixa eficiência na atividade fim.

    O próprio presidente Gabrielli disse hoje na mídia que a empresa não vai dar retorno tão cedo ao acionistas. Não vou colocar o link aki, mas se procurarem na net vão achar.

    E pra finalizar, sabe qual a empresa com maior endividamento em moeda estrangeira do país? Isso mesmo, Petrobrás! E quanto fechou o dólar hoje? E nos últimos dias? Não sei, mas se o dólar continuar nessa toada, o próximo balanço da Petro promete, bem como os demais…

    Enfim, vc tem anos de bolsa e sabe, antigamente a Telebrás era a menina dos olhos na bolsa, a mais negociada, a mais querida, e no que ela virou hoje? Será que a Petrobrás não será a próxima? Veículos elétricos já não são mais promessas, a questão ambiental está cada vez mais presente, e por aí vai… Sei que são setores completamente diferentes, sei que temos o pré-sal, mas o que quero colocar é a ideia..

    Trago este pensamento para debatermos, pois já faz algum tempo que isto me intriga, e ficar de mãos atadas vislumbrado por balanços medíocres não me deixa tranquilo.

    Abraço,

    Ploko

  2. 2 Glauco Tonello

    Ploko
    O investimento da Petro é de vários anos e o plano de vários bilhões a cada ano e não tudo de uma vez…então porque não gerar um extra com o dinheiro que está excedendo agora. pois ficar com com alguns Bi parado não dá.
    tente ver tbm que começar a explorar o gás do pre-sal(notícia que diz respeito a maior lucro futuro).
    abraço
    Glauco

  3. 3 Leitão

    Oi Ploko!

    Excelentes colocações! Obrigado pela mensagem, que só faz enriquecer o debate!

    Não discordo de nada do que disse! Nadinha!

    A questão principal não é a Petrobrás. A questão principal somo nós, no papel de Investidores.

    Somos sócios da Petrobras, que tem os problemas A, B, C, D.

    Somos sócios também da Vale, que também tem problemas E, F, G.

    Somo sócios da AMBEV, que tem problemas X, Y, Z.

    E assim por diante.

    O Investidor de verdade não confia em empresa nenhuma! Nenhuma mesmo! Eu não confio na Petrobras, não confio na Vale, não confio na Dilma… Só confio na verdade é na minha mãe. Essa sim, acima de qualquer suspeita.

    Em um universo de mais de 500 empresas na bolsa, digo a grosso modo que menos de 10% delas desperta atenção, e talvez menos que isso ainda mereça entrar em nossa carteira.

    Nosso papel, como Investidores, é buscar colocar em carteira ações diversas que possam dar frutos, e mesmo que algumas venham a falir nesse meio do caminho, as demais vão compensar isso. Isso é um conceitos básico em Investimento, seja ele qual for.

    Eu não acredito que todas as minhas empresas vão continuar existindo daqui a 10 anos. Mas pelo menos sei que a maioria vai. Ou então o capitalismo chegou ao fim e aí nem vou mais precisar de meu dinheiro mesmo…

    Voltando a falar especificamente sobre a Petrobras. Ela pode não ser o modelo ideal de boa empresa, mas pensando bem, mesmo com todos os problemas, por que não tê-la em carteira? É como o Mano Meneses na Seleção – o Ronaldinho Gaúcho pode não ser o craque do passado, mas agrega ao time.

    Seria até bom mesmo que o petróleo fosse minimizado para a próxima década. Melhor para o planeta, meus filhos e meus netos. Aliás, a Idade da Pedra chegou ao fim, e não foi por falta de pedra.

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Veja também:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/28/carteira-de-acoes-e-como-um-time-de-futebol/

  4. 4 JayQuest

    …Excelente reflexão, como sempre.

    E muito importante sobre o ‘desapego’ que se precisa ter pelo mercado de ações.

    Só um comentário que gostaria fazer…
    EZTC3 e ETER3, estão analisadas e entraram em minha carteira, em menor proporção, mas estão, e o mais engraçado ou sei lá…meio sem noção… ou com uma noção que não consegui perceber…
    …procuram cativar seus acionistas com o envio de relatórios RI pra suas residências. São bem elaborados, etc e tal…
    Mas considero desnecessários…, pois se caso nos interessássemos pelas suas informações institucionais de certa empresa, há muito de se ter neste mundo de internet…o próprio site da empresa, informações divulgadas através da Bovespa, etc, etc, etc.
    Pra cativar acionistas, nada melhor que histórico de lucros constantes, ROE e ROIC atrativos e consistentes, em excelentes DY%, são algumas ações que cativam investidores cada vez mais.

    Sdções,

  5. 5 Ploko

    Ok Leitão, concordo com o que colocou. Não existe empresa perfeita, por isso montamos um time, diversificamos.

    Mas o que me refiro, é se vale a pena insistir com determinada empresa (um jogador do nosso time) esperando um futuro melhor sabe lá Deus quando vai chegar, sendo que estamos com diversas barganhas dando sopa pra comprarmos (como uma bela opção de substituição no banco de reserva), e nossa dinheirinho lá parado… Tá certo que devido a toda essa queda dela, até com dividendos agora ela tá pagando um pouquinho melhor, mas mesmo assim não remunera meu capital a contento. Tenho lançado opções encima dela, mas até nisso o mercado tá pagando mto pouco, pois não enxergam expectativa de alta. Mesmo se considerar uma série pra frente da série atual, tão pagando centavos pelas suas opções… Até pouco tempo atrás, ela era disparada a ação mais negociada da bolsa… já não é mais, já perdeu pra Vale, e logo fica em terceiro…

    Sei que problemas vamos encontrar em todas as empresas, mas o problema é encontrar problemas demais com uma só, e querer insistir sendo que resultados mais consistentes vamos acabar vendo só lá na frente…bem na frente…

    Será que não teremos tempo de embarcar denovo na empresa quando ela resolver voltar a mostrar melhores margens e resultados mais consistentes?

    Eu acredito que sim, e quando isso acontecer, se acontecer, podemos perder uma parte da alta, mas nada comparado ao tempo que isso pode levar…

  6. 6 Leitão

    Oi Ploko!

    Não pode haver envolvimento emocional com o mercado de ações, seja em qual modalidade for. Senão você fica ansioso, com “raiva” da coisa não sair conforme deseja…

    E mais. Quando se fala de Opções, ok, a coisa é rápida. Mas quando se fala em Investimento, não podemos ficar ansiosos. Talvez esteja olhando para seu Investimento com olhos de Especulador. E é fácil deixar que isso aconteça, por isso bato tanto nesta tecla.

    E mais ainda. Não existe essa de “esperar tudo ficar ideal e subir” para Investir. Quando isso acontecer, pode já ser tarde demais, já ter subido demais. É justamente quando o mercado está triste é que compramos, e quando está tudo uma maravilha que vendemos.

    O fator mais poderoso em matéria de Investimentos é o TEMPO. O tempo é precioso, é um bem valiosíssimo. Tempo é dinheiro, literalmente, ainda mais no mercado de ações. Devemos agir certos já, no momento presente, pois se ficarmos esperando que tudo esteja ideal já se passou tempo demais…

    Aja certo de acordo com seus princípios. Se não gosta da Petrobrás, escolha outra empresa que considere com bons fundamentos, e mande bala. Você tem motivos para não acreditar nela, não está errado. Mas o que chamo a atenção não é para estar certo ou errado com uma ou outra empresa, mas sim errar na forma de pensar o Investimento em si.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Daniel

    Entendo suas preocupações Ploko.

    Mas vejo de outra forma a fala do Presidente Gabrielli. Se a Petrobras vai demorar um pouco a dar um retorno melhor é até bom porque até lá provavelmente o preço não vai subir tanto e dará para ir comprando mais.

    Como você bem disse, ela continua pagando bons dividendos e é isso que importa, patrimônio seguro que gere renda. Em empresas desse porte não vejo problemas em apresentar lucros financeiros altos. Se não me engano ela tem dívida em dólar, mas exporta em dólar também. Provavelmente as margens caíram, devido à grande capitalização do ano passado, mas os lucros continuam crescentes e isso é bom sinal.

    Mas é como o Leitão disse, se realmente não gosta da empresa ai o melhor é sair mesmo. O que não pode é não gostar dela agora que ela está em R$ 20,00, porque supostamente não vai subir ou vai cair e gosta quando ela estiver a R$ 40,00 porque supostamente vai subir muito, isso é que não pode. Abraços!

  8. 8 Leitão

    Oi Daniel!

    Achei essa sua frase tão boa que resolvi resgatá-la:

    “O que não pode é não gostar dela agora que ela está em R$ 20,00, porque supostamente não vai subir ou vai cair e gostar quando ela estiver a R$ 40,00 porque supostamente vai subir muito, isso é que não pode.”

    Excelente!

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Daniel

    Obrigado Leitão, mas justiça seja feita, essa frase é do Bastter, só adaptei um pouquinho. Aliás, mostrei seu blog a ele através do facebook, e ele só elogiou, achou muito bom. Abraços.

  10. 10 Anônimo

    Amigos, embarcar num papel no momento em que ele estiver melhorando é o melhor dos mundos. A pergunta que vale milhões é – Quando será esse momento? Em 2008 o mundo estava desabando e eu comprando. Honestamente não fazia a menor ideia de quando haveria uma recuperação. Por certeza sabia somente que o preço estava extremamente descontado em relação ao valor da empresa. Que mais poderia fazer?

    Abraços Leitão, vamo em frente firme!

  11. 11 Edmar

    Segue o meu nome. Desculpas!

  12. 12 Leitão

    Oi Edmar!

    É por aí mesmo!
    :-)

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Pablo

    Bom dia turma, concordo com o Ploko qd ele diz que da pra fazer uma carteira com dez, catorze empresas melhores que a petrobras…

    Eu estou reduzindo a participação dela em carteira (reduzindo aporte) pois acredito mais no potencial de valorizaçao de outras empresas com melhores fundamentos e que estao igualmente atrativas…

  14. 14 Seu Saraiva

    Ta aí…por isso…sorbra mais pra quem pensa o oposto.

    É assim que o mercado funciona, poxa!

    Quem ver só…como que todos pensam quando vão encarteirar AMBV ou NATU?

    Eu simplesmente não penso muito. Seleciono a presa muito bem selecionada, traço a estratégia e dô o bote!

    A psicologia da massa, os eventos, são cíclicos, e sempre somos sucetíveis a estas interferências.

    .

  15. apenas para refletir, a petrobras vende energia e não gasolina para nós pacatos cidadãos, e também não demora 15 anos para atender seus cliente (caso citado das teles) mas quem não se sente a vontade, tem seus motivos para ficar de fora…. esse é o canal !

  16. 16 Daniel

    É isso ai Seu Saraiva,
    Investimento é consistência, método, planejamento e execução. Não tem muito a ver com acertar o ponto.

  17. 17 Glauco Tonello

    Leitão.
    quando ocorrer a utilização de energia elétrica no lugar do petróleo, vai ter a crise dos países que basicamente utilizam o petroléo na economia.
    Glauco

  18. 18 Gimenez

    Eu compro petro, e não vou parar, pelo histórico passado e presente. Mas só de imaginar que daqui 10 anos ela triplicará sua produção de oleo, isto é tão certo quanto saber que o sol vai brilhar pelos próximos 4 bilhões de anos.

  19. 19 Mendes

    não teria tanta certeza…

  20. 20 Ploko

    Daniel, a questão é justamente essa! O lucro continua subindo, ok, mas devido a quê? Se não tivesse levantado toda aquela grana na capitalização e consequentemente aplicado a grana, boa parte do lucro do último trimestre relativo à essas aplicações não existiria, e assim, iria apresentar um lucro menor, pois sua eficiência como petroleira vem caindo, ROE de apenas 14%, margens definhando…

    Edmar, vamos saber a hora de embarcar novamente quando seus fundamentos voltarem a ficar bons, apresentar bons múltiplos, margens crescentes, pré-sal com perspectivas reais de extração, etc… Comparar com 2008 é covardia, tínhamos excelentes empresas sendo vendidas por preço de fruta podre na feira, era óbvio que praticamente qquer coisa que se comprasse, em pouco tempo o mercado míope iria corrigir a distorção e valorizar as ações eficientes…

    Vejam esse excelente estudo do Paulo Portinho do Instituto Nacional dos Investidores, onde ele mostra que apesar de toda a queda no valor da cotação, a Petrobras vale hoje aproximadamente o mesmo que em 2009.

    http://blogdoportinho.wordpress.com/2011/01/03/a-petrobras-nao-perdeu-valor-de-mercado-em-2010/

    Mas respeito a opinião de todos, não estou querendo que mudem suas estratégias, apenas quero colocar a minha opinião que tbém é a mesma de mtos investidores que conheço, onde não consigo ver bons motivos pra acreditar e manter investimento na empresa no momento atual, enquanto temos tantas outras com melhores perspectivas no curto prazo.

    Abraço, Ploko

  21. 21 Daniel

    Sem dúvida Ploko, todas as análises sao válidas.
    Mas sinceramente nao é meu objetivo ficar dissecando balancos e nem tenho conhecimentos nem tempo para isso, por isso faco uma análise superficial.
    Para mim so o fato de ser a maior empresa do Brasil, ser lucrativa, lucros crescentes (independente do motivo), pagamento de dividendos constantes, já vale para te-la na carteira, claro que como diversificacao.
    Até pela questao do baixo risco. Provavelmente é a empresa que apresenta o menor risco de quebrar de toda a bolsa, isso também tem que ser levado em consideracao.
    Abracos.

  22. 22 Daniel

    Certo, agora que vi o estudo, Realmente nao perdeu valor de mercado. Mas muita coisa mudou. Os lucros cresceram. O caixa aumentou, devido a capitalizacao e foram acrescidas as reservas do pre-sal da capitalizacao, que se tudo der certo se tornará caixa futuro. Entao as condicoes nao sao as mesmas de 2009, sao melhores.
    Outro fato é a questao da administracao ser estatal. Ou seja ela tem ainda muito espaco de melhorar administrativamente ao contrário de outras como Vale e Ambev que ja estao totalmente “enxutas”. As vezes o que parece ser ruim pode ser uma oportunidade. Fora o fato de ter liquidez para venda coberta de opcoes. Abracos.

  23. 23 Daniel

    Só complementando meu caro Ploko.
    Reamente muita gente nao tem Petro na carteira, mas só lembrando. Só nao pode nao gostar dela agora que esta nos R$ 20,00 e gostar depois quando estiver a R$ 40,00 porque ai vai vender no fundo e comprar na alta, justamente o que o sistema deseja para continuar sobrevivendo. É bom também tomar cuidado porque se for esperar os numeros melhorarem para investir nela ai será tarde, porque o mercado antecipa isso ela ja estará alta, se caso ocorrer uma melhora nos números. Voce também fala em curto prazo e minhas perspectivas sao de longo prazo ( 15, 20 anos pelo menos). Mas é isso ai, um abraco.

  24. 24 Daniel

    Fala Leitao, tudo bom ?
    Como faz para cadastrar alguem para receber emaisl com as atualizacoes do blog ? Obrigado, um abraco.

  25. 25 Leitão

    Oi pessoal!
    Puxa, parabéns a todos! Altíssimo nível o papo aqui! Obrigado a todos!

    ———————————–
    Oi Daniel!

    Basta ir no link abaixo e informar o email:

    http://leitaoemacao.com/email.asp

    Tem também a opção de RSS…

    Para os Posts:
    http://feeds2.feedburner.com/leitaoemacao

    Para todos os comentários:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/comments/feed/

    E assim usar um leitor de RSS, como o Google Reader, por exemplo.

    Ou simplesmente clicar em “Notificar-me as discussões mais recentes por e-mail” sempre em cada post de interesse…

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 EDMAR

    Olá Ploko,

    Sua opinião, apesar de divergente, é válida e bem fundamentada. Entendo como uma contribuição à discussão mais do que propriamente uma tentativa de convencimento. Continue postando links interessantes como o do Portinho.

    Sobre 2008, desculpe, mas não foi golpe baixo, foi a pura realidade.

    A propósito, agora, IBOV -5,59%, a história vai se repetir? Hora de comprar?

    Abs
    Edmar

  27. 27 Alberto

    Ola , Daniel!!!
    A afirmação de que a queda da margem é decorrência da capitalização é equivocada, pois a margem é calculada da proporção do lucro com a receita.

    margem bruta = lucro operacional / Receita bruta

    Ela mede a eficiência com que a empresa transforma sua venda em lucro.

    Se voce observar no gráfico do site fundamentus, veremos que a receita tem crescido continuamente, no entanto á margem tem caido consistentemente, e também curioso observar que essa queda vem ocorrendo desde final do ano de 2007, curiosamente no ano da confirmação da existência do pre-sal !!!!
    A mesma coisa ocorre com o indicador como ROE e ROIC.
    A pergunta a ser respondida é qual é a causa disso?? o que esses indicadores estão apontando ???
    A minha opinião é que a exploração do pre-sal demanda mais capital!!!!
    E ai ?? qual e a tua opinião ???

    Abracos!!!

    Alberto.

  28. 28 Daniel

    Fala Alberto,
    Obrigado pelas informacoes. Entáo, sinceramente nao faco ideia, teria que ser alguem realmente do ramo para saber isso. Mas de qualquer forma, pelas razoes acima, continuo confiando na empresa, claro que sempre como diversificacao, se uma der errado teremos as outras. Vamos continuar monitorando ela, seus resultados, independente de cotacoes e/ou boatos de imprensa. Por enquanto o importante é que os lucros estáo crescendo cada vez mais. Nao sei se faz muito sentido questionar a administracao já que teoricamente em relacao aos lucros a Vale está ainda mais barata que a Petrobrás e ninguem questiona a administracao dela. Vamos monitorando. Abracos!

  29. 29 JayQuest

    “Nao sei se faz muito sentido questionar a administracao já que teoricamente em relacao aos lucros a Vale está ainda mais barata que a Petrobrás e ninguem questiona a administracao dela.”

    Daniel…é que Brasileiro (a maioria) adora ‘sentar o páu’ no governo…(que ele mesmo querendo ou não ajudou a eleger)…Opa, mas não vamos entrar em discussões sobre política ou politização do cidadão…

    O papo aqui é investimento de nível alto. Talvez o reflexo para a Petrobrás seria sobre o tal ‘pré-sal’ mesmo, se precisa de muita grana ou não, ou se até mesmo ele existe…

    Detalhe, tenho PETR4 em carteira (diversificada) também. Só espero também saber quando é que não seria mais vantajoso mantê-la em carteira…(ok…cada estratégia é uma estratégia…cada investidor é um investidor…) mas tenho a priori, o acompanhamento do ‘histórico de lucro’ mesmo, e o ROE e ROIC que dá pra levar…Bobeou nestes…está fora do time (aí é hora de aposentar e fazer reposição hormonal)!

    Sdçs,

  30. 30 Leitão

    Oi Daniel!

    Gostei desta sua frase vou até repeti-la:

    “Nao sei se faz muito sentido questionar a administracao já que teoricamente em relacao aos lucros a Vale está ainda mais barata que a Petrobrás e ninguem questiona a administracao dela. ”

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Alberto

    Oi, Daniel, Leitão e Jay Quest!!!
    O fato de ninguem questionar a administração da Vale, e porque ela é realmente bem administrada, Todo bom investidor sabe disso !!!
    Agora o fato de ela estar com preço baixo, eu vejo como oportunidade, não como consequência de algum erro da administração !!!
    Basta comparar os indicadores da Vale com Petr!!!!!

    Abraços!!

    Alberto

  32. 32 JayQuest

    Sim concordo contigo Alberto.

    No que tange aos meus comentários, quis reforçar que, não importa se é Vale, Petr, ‘X’, ‘Y’, ou ‘Z’…, se são (ou estão) bem administradas ou não, isso tende a refletir em seus resultados, e é pelos resultados que é tomada a decisão se entra ou se mantêm na carteira ou não.
    Petr e Vale estão sim no time. Se são bem administradas ou não…nisso há um grau de subjetividade, como eliminar isso, pelos resultados.
    Banana se compara com banana, laranja com laranja, maçã com maçã…
    Como eu trabalho com uma ‘salada de frutas’ , analogicamente, pondero numa certa maneira se tal banana, tal laranja e tal maçã vai entrar nesta ‘salada de frutas’, se tal laranja por exemplo está meio passada cai fora, se não tem laranja boa no mercado (pode até estar muito barata!) não ponho laranja, substituo.
    Porém no caso de empresas, pelos resultados, dá tempo de sobra e tranquilidade pra acompanhar qual o rumo que está tomando. E notícias e opiniões vem e vão, vem e vão, vem e vão.

  33. 33 Anônimo

    É verdade Alberto,
    Creio que a Vale esteja mais barata devido ao temor do mercado pela crise na europa. Lembrando que na crise de 2008 os lucros da Vale cairam bem mais que os lucros da Petrobrás.
    A questão da administração também é relativa. Por um lado podemos dizer que é bem melhor ser sócio de uma empresa bem administrada. Mas por outro, podemos também dizer que uma empresa já bem administrada não te muito mais o que “enxugar” já uma não assim tão “enxuta” ainda tem muito pela frente. Conheço de perto algumas estatais e sei que a grande maioria delas está cada vez mais bem administrada, então o que parece ser pior, pode na verdade, ser oportunidade. As discussões são sempre válidas, mas não podemos jamais esquecer os métodos(IG), que acabem sendo os mais importantes. E também não esquecer os princípios: Bolsa e qualquer outro tipo de investimento é um intrumento de poupança onde o objetivo é acumular patrimonio que gere renda. O resto é resto, eheh. Abraçõs !

  34. 34 Daniel

    Era eu no comentário anterior pessoal, esqueci de botar o nome! rsr

  35. 35 Leonardo

    A discussão que vi neste tópico foi a mais interessante e construtiva que achei neste site.

    Para mim a questão de comprar ou vender Petr4 agora vai muito de acordo com a estratégia, com o tempo que está disposto a esperar…
    por exemplo.. A minha estratégia é de investimento em valor, querer comprar boas empresas com preços baixos, muitas vezes iremos ver boas empresas com preços baixos por questão do problema que o senhor mercado sofre, outras vezes porque a empresa não vai muito bem, então para mim que viso o longo prazo se a empresa está com preço baixo pelos problemas do senhor mercado é oportunidade, caso os preços estão baixos pelos problemas que o Ploko falou então para mim deve ser feito uma análise mais detalhada, para vermos se no longo prazo a Petro irá melhorar ou não, se conseguirmos ver a competência dela para superar isso então é oportunidade (mas claro que isso varia de acordo com a estratégia, com o tempo que estamos disposto a esperar…).

    Não sei se posso mas vou colocar dois parágrafos de um livro aqui embaixo.

    “Em 1976, as ações da Geico haviam despencado de U$$ 61 para U$$ 2. A empresa estava no mínimo, numa situação financeira delicada. Buffett estava convencido de que a Geico se recuperaria porque tinha uma ótima fortaleza, uma vantagem competitiva respeitável no setor de seguros e uma administração forte.
    Em virtude disso, Buffett começou a acumular ações da Geico, investindo no total U$$ 46 milhões. A empresa havia sido “mal avaliada” na visão dele; tudo o que precisava fazer era investir e esperar que uma avaliação mais apurada fosse realizada. Como já foi dito antes, isso aconteceu. A sua participação de U$$ 46 milhões se transformou em uma participação de U$$ 1 bilhão.”

  36. 36 Alberto

    Oi, Leonardo.

    Concordo com você, e o tópico mais interessante do blog. Com uma ressalva, a questão em discussão e comprar ou não comprar a Petr4 para investimento em valor, pois eu acho que esta claro a todos frequentam blog que vender a Petr4 neste momento seria um erro colossal!!!!

    abraços

    Alberto

  37. 37 JayQuest

    Caracas…fiquei só imaginando uma empresa como VALE, PETR, AMBV, NATU (entre várias outras…) valendo apenas R$2,00! Loucura loucura loucura!…
    E também nem precisa pra tanto ser uma empresa tão excelente assim…pois em R$2,00, qualquer R$0,50 acima já é 25% de valoração!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s