Sobre picaretas…

18ago08

picaretaAgosto de 2008.

Do dicionário:

instrumento de ferro para escavar a terra, arrancar pedras, etc. ;

pessoa que utiliza qualquer expediente para obter os fins ou vantagens desejados.

O que mais tem no mercado de ações é picareta. Gente vendendo cursos, consultorias, serviços amadores, corretoras de procedência duvidosa, sites de conteúdo questionável, blogs amadores com ar de profissional, etc…

Eu mesmo já fui na conversa de muitos…

Existem os picaretas profissionais, aqueles que usam de todos os enfeites para venderem a idéia de que são os entendidos do mercado, e o que oferecem é uma beleza.

Existem também os inexperiêntes que posam de entendidos, que fazem até mais estrago do que os picaretas profissionais, pois teem um ar de “mortais”, e o que falam parece mais próximo de nós, e acabamos enchendo a cuca com o monte de besteira que falam (na maioria das vezes nem é por maldade deles – talvez seja puro lustramento de ego, precisam de gente achando legal o que eles escrevem).

Coisas do tipo Análises Embromation, textos prevendo futuro, médicos de profissão comentando sobre economia, economistas comentando sobre gráficos, grafistas comentando sobre notícias, etc… pode desconfiar.

Por exemplo: Um cara que dá curso introdutório sobre Bolsa de Valores e introduz no aluno a Análise Técnica e não comenta nada sobre Investimento de Longo Prazo, preço médio, ações de boa qualidade e ações de má qualidade, e outras verdades latentes, é um picareta.

Acredito piamente que o que faz a diferênça é: Se o cara está realmente com intenção de prestar um serviço honesto, ajudar as pessoas, e ganhar dinheiro com isso, ou se está afim só do último ítem.

Abraços,

Leitão

PS.: Há! Pra não ficar dúvida sobre o Leitão, pode ler o “Sobre…
Se me achar um picareta por favor me fale, meu email direto é: leitao@leitaoemacao.com ou pode postar um comentário aqui também.



18 Responses to “Sobre picaretas…”

  1. 1 Alexandre Mazzei

    Você pode estar generalizando, não acha?
    Tem muita gente boa e que ganha dinheiro com isso. Qual é o problema de ganhar dinheiro?

    Abçs

  2. 2 Leitão

    Olá, Alexandre.

    Mas eu não generalizei não. Existe gente boa com boas intenções no mercado, além, claro, de ganhar dinheiro.

    É pra ganhar dinheiro mesmo que a gente trabalha.

    A diferença é que boa parte só pensa em ganhar dinheiro. Enquanto a parte honesta pensa em ganhar dinheiro prestando um serviço honesto, sem iludir o cliente com a magia da bolsa. Pos é inegável que a bolsa tem um forte apelo de canto-de-sereia nas pessoas.

    Dou meus parabéns aos honestos e hoje já sei reconhecer um cara honesto de um picareta. E olha que não é fácil isso não.

    Abraço,
    Leitão

  3. Acho que dá para ganhar dinheiro sendo honesto, pois o pessoal onde atuo são honestos e acho que ganham dinheiro com isso…

  4. 4 Leitão

    Oi “Mercados e Ações”!

    Também acho!
    Também conheco gente honesta no meio, o que deveria ser o comum….

    O grande problema é que é incomum…

    Tem muita gente pouco compromissada com os outros, e isso causa muito prejuízo e perda de tempo. Digo isso pois sofri com isso, e fui enganado muito no meu início de bolsa, o que me prejudicou bastante. Por isso gosto de alertar os amigos leitores.

    Grande abraço!
    Leitão

  5. 5 T3

    Olá Leitão.

    Sobre corretoras picaretas, você poderia nos contar algum “causo”?

    Pergunto isso porque, de certo modo, a CBLC e a Bovespa “garantem” as corretoras. Como as corretoras picaretas fazem para driblar essa garantia?

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi T3!

    Sobre as corretoras, a “picaretagem” não é em relação à segurança do dinheiro não, é mais na questão do “incentivo a você ficar especulando sem noção”, para gerar corretagens para eles… isso que eu não acho certo.

    Os vendedores de corretoras ganham comissão sobre os clientes que arrecadam, e não estão nem aí se você tem noção ou não de bolsa… isso acho muita irresponsabilidade.

    Mas fazer o que né… eu aqui no blog tento ajudar alertando sobre isso e muitas outras coisas.

    Bolsa é muito bom, só precisa se esquivar do lixo que existe.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Abraços!
    Leitão

  7. 7 Alexandre Mazzei

    Lembrei de você quando vi no site que “um fulano” movimentava mais de 1 bilhão por ano na bolsa e me perguntei:
    Se movimenta 1 Bilhão para que ele vende cursos no final de semana?Trabalha final de semana????? E tem um Bilhão????
    Não obtive respostas…
    Mas…
    Outro dia movimentei 400 mil em um só dia em uma de minhas corretoras com operações com opções a seco e só lucrei 400 reais, rsrsrsr…operei mais da terça parte de um milhão em um só dia….então …refleti:

    Movimentar 1 Bilhão é mole! Quero ver é ganhar 10 milhões em 1 ano com essa movimentação….rsrsrsr e olha que se colocasse na poupança dava 8 milhões…..rsrsrs
    O que eu quero dizer é que tem muita gente realmente vendendo uma realidade que não existe, ele movimenta 1 Bilhão mas não tem realmente esse dinheiro, assim como eu também não tinha os 400 K naquela corretora em questão…operei comprando e vendendo…se é que você me entendeu…
    Por isso, eu apoio seu curso, pois você realmente opera, é real, não fica aparecendo por aí de gravata, como se fosse um gerente de banco.Você senta de frente a um micro e opera, só isso já vale ser aluno desse curso.
    Abraços amigo, parabéns pelo seu curso, tenho certeza que será um sucesso pois você tem didática, é honesto e fala a verdade, sempre.

    Alexandre Mazzei
    Autor do livro: Memórias de um operador de home broker

  8. 8 Leitão

    Oi Alexandre!!!
    Puxa vida!! Muito obrigado pelas palavras!!
    Estava sentindo sua falta aqui no blog!!

    Olha, obrigado de coração pelas palavras de incentivo! Só essa sua mensagem já valeu todo o esforço para montar o curso!

    Um grande abraço do amigo mineiro!
    Leitão

  9. 9 CGL

    Parabéns Leitão!!!

    O que eu posso dizer dos picaretas de terno e gravata que tenho visto por aí…
    Eu recebo análises de uma corretora com poucas letras no nome e está escancarado a picaretagem. “Oportunidades de Operações” que chegam a doer, encontram motivos de compra em suportes ou resistências em papés de lado, ou movimentos absurdamente contra-tendência, sem declarar que é especulação ou qualquer outra coisa, acham linhas de tendência em prolongamentos semi infinitos. Tenho uma lista delas, se quiseres eu mando com prazer!

    Estou quase entrando no mercado como Agente Autônomo, já tenho tenho 3 anos no mercado e depois de muito solavanco achei o rumo.

    Agora só posso dizer:

    “Nossa Senhora da Bicicletinha, dai-me equilíbrio para não cair nos buracos
    cavados pelas picaretas!!”

    Abraços Leitão

  10. 10 Leitão

    Oi CGL!
    Hehehehhe!!! Gostei da frase!! Muito boa!!

    Obrigado pela mensagem!! Gostei de seu relato, e é dose mesmo… as pessoas menos experiêntes no mercado são as mais prejudicadas com esse monte de picaretas que encontramos no meio… Por isso gosto de falar as verdades nuas e cruas aqui no blog!

    Seja bem vindo à turma, e não some não!
    Grande abraço!
    Leitão

  11. 11 CGL

    Não pretendo sumir não… posso não postar muito, mas to sempre de olho.
    se puderes me manda seu telefone via e-mail… quero tirar ums dúvidas sobre o curso.
    Se eu ficar futricando muito no trampo vou tomar choque rapidinho. uheuheu

    Abraços!

  12. 12 Jairo Leal

    Caro Leitão,

    Achei seu blog hoje e gostei muito das “conversas”. Vou começar a acompanhar pra aprender. Obrigado.

    Grande Abraço.

  13. 13 Leitão

    Oi Jairo!
    Obrigado! Aqui estamos entre amigos mesmo, seja bem vindo à minha cozinha! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  14. 14 nilson

    Bom dia Leitão, acabo de conhecer o seu blog e fico feliz que ainda tenha ser humano que não pensa somente em sí e que procure dar uma luz ao próximo, sem esperar algo em troca, gostaria de aprender a trabalhar com ações, como você sabe nosso dinheiro de trabalho é suado pra jogá-lo fora, portanto quero aprender antes de iniciar qualquer coisa, por favor me passa como funciona o curso, grande abraço,

    Nilson

  15. 15 Leitão

    Oi Nilson!
    Obrigado! Que bom que você gostou! E pode ficar à vontade pois aqui estamos todos entre amigos mesmo!

    Se você chegou a pouco tempo ao blog, essas dicas vão ser úteis:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Sobre o curso, veja abaixo:
    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Grande abraço!
    Leitão

  16. 16 EDMAR

    Valeu Leitão! O recado está dado e para o bom entendedor, meia palavra já é suficiente, o resto é conversa.

    Continue detonando!

  17. 17 Leitão

    Oi Edmar!
    Obrigado!! Valeu!

    Grande abraço!
    Leitão


  1. 1 Diferença entre Análise Gráfica e Análise Técnica | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

