CHAT 01 a 31/outubro

07out19


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



13 Responses to “CHAT 01 a 31/outubro”

  1. 1 Anônimo

    Bom dia Leitão, fiquei alguns anos sem trabalhar com a bolsa (7 anos) e acabei voltando ao mercado de trabalho (abri uma empresa), porém agora quero retornar ao mercado de ações.
    Vc acha uma boa? Estamos ainda no momento de ganhar dinheiro com ela, ou está muito valorizada e terá muitas realizações?
    Tenho um capital de até 100K pra voltar, o que vc me sugere?

    Desde já agradeço.

  2. 2 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)
    Bom dia!

    Tocar uma empresa própria não é moleza; parabéns por essa força de vontade! Investir em empresas na bolsa é bem mais fácil e qualquer momento é bom sim, desde que faça do jeito certo.

    100k é um bom começo sim, ótimo! Não invista tudo de uma vez, parcele isso em digamos pelo menos 24 vezes e vá montando a carteira ao poucos, mês a mês. Escolha muito bem suas empresas agora, vá com calma… escolha umas duas a cada mês, monte por exemplo 20 empresas em sistema de rodízio (como sempre comento aqui no Blog). É uma forma segura, prudente e vencedora.

    Você disse: “Estamos ainda no momento de ganhar dinheiro com ela?”. Troque a expressão “ganhar dinheiro” por “construir patrimônio”… A sua frase está muito ligada à Especulação e não ao Investimento. Você pode sim tirar uma parte (por exemplo: 10% ou 20%) para especular, mas deve destinar a maior parte para Investir. Essa diferença entre Especular e Investir é tema recorrente aqui no Blog, e vital. Tem que entender bem isso.

    Repito: antes de voltar ao mercado, entenda bem a importante diferença que há entre Investimento e Especulação. Aqui mesmo no meu blog falo muito sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/02/03/o-investidor-o-especulador-e-o-jogador/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/07/investidor-vs-especulador-alien-vs-predador/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/12/investir-e-bossa-nova-especular-e-carnaval/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/03/especulador-dedicado-vs-especulador-esportivo/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2017/08/14/sobre-especulacao-e-jogatina-na-bolsa/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2019/07/29/e-possivel-viver-na-bolsa-so-as-custas-de-especulacao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2016/10/14/regras-basicas-para-ser-trader/

    **Uma boa dica para ajudar nesse garimpo por boas empresas é meu ranking, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/ranking/

    Apareça sempre! Vamos caminhando juntos aqui!

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Quando animar aprofundar, veja:
    http://leitaoemacao.com/curso

  3. 3 neander

    Penso em operar tabm day trade….acha uma boa?
    mesmo montando uma carteira a medio/longo prazo.

    A proposito meu nome é Neander

  4. 4 Leitão

    Oi Neander! Agora sim, com nome fica mais pessoal, rsss

    Daytrade vai exigir muita dedicação em horário integral. Terá que ficar o dia todo na frente de um computador, sem poder ir ao banheiro fazer xixi :-)

    Se sua atividade atual permitir isso, ok, poderá se dedicar à especulação em horário comercial, mas caso contrário nem tente, senão não fará nem uma coisa nem outra direito. Tentar conciliar seu trabalho com fazer daytrade vai lhe levar para o buraco….

    Especular é bom e não é pecado, desde que seja uma coisa saudável e não atropele sua rotina…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 neander

    Pois é Leitão como estava lhe falando, hj estou com meu horário disponível.
    Antes estava com uma empresa, porém a vendi, para me dedicar a trabalhar no mercado financeiro.
    Por isso penso, em parte do dinheiro usar para DT, e outra aplicar em uma carteira de M/L prazo.

  6. 6 Leitão

    Oi Neander!
    Ah, sim, agora entendi… você vendeu sua empresa (achei que estava com ela ainda).

    Bem, nesse caso, poderá sim se dedicar à especulação em horário integral. Mas será um TRABALHO como outro qualquer, terá que se dedicar e vai ficar por conta, é um trabalho mesmo. Não pense que é só ficar em casa com computador ligado de um lado e vendo Netflix do outro…

    Eu desaconselho fazer da Especulação uma fonte de renda para pagar contas. Especular é bom se você não tem pressão no final do mês com o dinheiro… Além do mais, não é lá uma atividade muito, digamos, construtiva. Procure identificar seus talentos/dons/inclinações… desenvolva isso! Quando você faz coisas para as quais tem inclinação natural, fica tudo mais gostoso… Além de contribuir…

    Bem, fica aqui meu alerta…

    De qualquer forma, vamos caminhando juntos! Eu já estou nessa estrada a um bom tempo, gosto de ajudar….
    Abraço!
    Leitão

  7. 7 neander

    Leitão acho q pode me ajudar, qual seria a corretora melhor de iniciar no mercado financeiro, pergunto qual tem o custo mais baixo para se trabalhar com DT e compras pensando a Medio e longo prazo.
    Estou meio perdido em relação a isso, pode me ajudar??

  8. 8 Leitão

    Oi Neander!
    Não gosto de comentar ou indicar corretoras por aqui… Dê uma olhada no site da Easyinvest, Rico, Clear… e outras também…

    O mais importante não é isso. O mais importante é saber bem do que se vai fazer com técnicas e conceitos sólidos…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    neander, você vai tomar ferro, desculpe a sinceridade. Leia novamente o Leitão escreveu, reflita, reflita mil vezes e foque no que você é bom. Trabalhar, poupa, investir só isso. Abraço.

  10. 10 Henrique

    Olá leitão. Meu nome é Henrique e fiz o curso com você em 2012. Meus investimentos vão bem e tenho consigo um aumento razoável de patrimônio.
    Estou entrando em contato pq na verdade estou preocupado com meu sogro. Ele está próximo de se aposentar e um colega dele disse pra ele q está ganhando mais com robôs de investimento do que com o salário.
    Então meu sogro começou a estudar isso e tá com a ideia na cabeça q ele vai ficar milionário com os robôs e que isso é uma profissão. Já tentei falar com ele, mas não tive muito sucesso. Eu gostaria de saber sua opinião sobre essas estratégias automatizadas de especulação.
    Abraços

  11. 11 Leitão

    Oi Henrique!
    Bom dia!

    Vixe! Que coisa! Essa história é antiga… conheço essa ambição desde os anos 50 quando começaram a surgir os primeiros computadores na bolsa de valores americana…

    É o mesmo de sempre. Automatizar operações especulativas, que na verdade é só jogatina mesmo. Funciona um tempo suficiente para te iludir e depois não mais, pois todo sistema informatizado feito sobre base variável só funciona por um tempo, depois a eficiência cai, pois justamente a base é variável… (sei bem disso, já passei por tudo isso, inclusive fui programador e analista de sistemas por muitos anos em empresas grandes, conheço bem os intestinos da informática).

    Vou dar para você uma razão bem simples e fácil de compreender que pode tirar seu sogro dessa furada: “Se o sistema ao qual estão querendo vender para ele fosse realmente bom, então ficariam com ele bem quietinho, só para eles… se alguém conseguiu fazer uma máquina capaz de gerar dinheiro fácil, não vai passar isso pra ninguém. Se estão lhe aliciando nisso, é porque vão ganhar com a venda do suposto robô e não com o resultado que ele supostamente gera”…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/02/01/sobre-robos-investidores-e-outras-tolices/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2017/08/14/sobre-especulacao-e-jogatina-na-bolsa/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    Depois dê notícia sobre o caso… E se preciso for pode pedir para ele me mandar um email direto: leitao@leitaoemacao.com que eu ajudo ele pessoalmente…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Henrique

    Boa noite Leitão.
    Obrigado pela resposta.
    Eu já tentei usar esse argumento que você mencionou e não deu certo. Acho essa situação muito triste pois afeta toda família. Me causa uma certa sensação de impotência ver uma pessoa trilhar esse caminho da jogatina e ganância e não conseguir mostrar q não existe conto de fadas de ganhar R$ 20.000,00 por mês na bolsa como se fosse um salário, mas não desistir.
    Vou tentar mostrar seus posts ( eu já havia lido eles ) para meu sogro.
    Te mantenho informado
    Abraços

  13. 13 Leitão

    Oi Henrique!
    Puxa, que coisa! Sei bem como é… Esse tipo de coisa afeta toda a família mesmo! Tenho tido depoimentos assim ao longo desses 14 anos… e muitos eu consegui abrir os olhos…

    Pode passar meu email para ele: leitao@leitaoemacao.com – posso ajudar… Diga que ele pode ficar à vontade para mandar as dúvidas ou “convicções” que ele está tendo, que vou argumentar melhor com ele…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s