Regras básicas para ser Trader?

14out16

Estava navegando pelo Facebook e me deparei com a imagem acima. Discordei de tudo que li. Fiquei ainda mais sensibilizado ao ver a enorme quantidade de jovens dando o seu “curtir”, comentando e validando a lista de “regras”.

Senti-me na obrigação de comentar isso aqui no Blog. Com mais de 10 anos nessa estrada, acho que posso ajudar essa moçada nova que está começando no mercado de ações…

Vamos lá… (Compare item a item com a imagem acima):

1. Mantenha sua vida social, amigos e família. Isso é saúde. Relacionamento e família em primeiro lugar, não coloque a ambição e o dinheiro na frente do que é mais importante;

2. Mantenha sua saúde mental a partir de uma distância segura da jogatina. Especular é bem diferente de Jogar;

3. Euforia e Desespero, pêndulos emocionais, não podem fazer parte de sua rotina. Especular exige autocontrole e consciência;

4. Disciplina e resiliência é importante em tudo na vida;

5. Perder dinheiro é para jogadores. Especulador lida com Esperança Matemática Positiva, que engloba perdas e ganhos, onde os ganhos superam as perdas;

6. O que é sucesso? Sofrer para ganhar dinheiro? Sucesso é ter paz fazendo algo de bom e produtivo, providenciando o pão de cada dia para você, sua família e seu próximo;

7. Se o que você faz entra em conflito com sua família, reavalie e priorize a família;

8. Autocontrole e confiança devem ser qualidades a serem desenvolvidas. Insegurança não combina com mercado de ações;

9. Se o mercado de ações está lhe adoecendo, pare! Ou é uma coisa legal e positiva ou é algo doentio;

10. Se você está fazendo algo que prejudica a outros então está no caminho errado;

11. Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Eleve sua alma, sua mentalidade. Seu maior investimento é em crescimento pessoal e não crescimento financeiro. Crescimento financeiro é consequência…

12. Se você quer ser bem sucedido e rico para ser admirado por outros, esqueça. Você deve lutar para ser melhor que você mesmo a cada dia, não melhor que os outros.

Abraços!
Eduardo Leitão
————————————
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

> Não há fantasmas na bolsa de valores!

> Análises Embromation 2, em vídeo…

> Especulador Dedicado VS Especulador Esportivo



18 Responses to “Regras básicas para ser Trader?”

  1. 1 Marcelo Lopes

    Muito bom Leitão!!!

  2. 2 rru842

    Muito bom. Tem como curtir por aqui? rsrsrs
    É cada asneira que se vê nessas redes sociais…
    Voltou inspirado das férias, hein, meu amigo?
    Abraço.

  3. 3 Leitão

    :-)
    Valeu, Marcelo! Valeu, rru842!

  4. 4 Costa

    Ufa Leitão! Quando vi a imagem (sem o texto), achei que a ganância tinha tomado conta de você e desse Blog… rs

    Mas ainda bem que seu texto desfez tudo de ruim que está impregnado nessa imagem. Obrigado!

    Levando um pouco pra o lado político… acho que o país está vivendo uma onda desse pensamento mesquinho e individualista refletido nas esferas mais altas do nosso governo. Espero que o quadro se reverta logo e voltemos a ter um país democrático. Sei que você fez duras críticas aos governos anteriores aqui no Blog (principalmente com relação à Dilma), mas gostaria que refletisse sobre o modo como se deu essa “alternância” de poder… e se vale a pena ter esse tipo de política para o Brasil.

    Acho que não podemos pensar no nosso crescimento, sem pensar nas pessoas que estão à nossa volta.

    Desculpe o desabafo! rs. Não quero que ninguém concorde nem discorde de mim… é só uma reflexão!

    Abraço,
    Costa

  5. 5 Fernando Soares

    Olá Leitão,

    Concordo em partes com o que você escreveu. Eu já fiz seu curso, sei que é muito bom e entendo suas palavras, mas a forma como vc escreve parece que nunca perdeu dinheiro e perder dinheiro é completamente errado.
    Se tornar uma pessoa que vive de investimento muitas vezes não é algo tão fácil e por muitas vezes eu tenho certeza que você também já deve ter pensado em desistir duvidando da sua capacidade, já perdeu dinheiro, algumas pessoas muito próximas já te desanimaram por medo por elas não conhecem tanto sobre o assunto. E no final das contas, tudo valerá a pena.
    Resumindo, só acho que as suas palavras foram um pouco simplistas e concordo devido ao seu nível de maturidade sobre o assunto. Mas pra quem iniciando agora seus investimentos, algumas coisas se farão necessárias antes de se tornar um investidor de sucesso como você.

    Abraços.

  6. 6 Anônimo

    fantástica suas colocações.

  7. 7 Leitão

    Oi Costa!
    Obrigado pela mensagem!
    Sim, seu desabafo é legítimo…
    A gestão pública tem sido bem fraca mesmo ultimamente… Saudades do Itamar (rssss).

    ———————
    Oi Fernando!
    Obrigado pela complementação, sua mensagem foi muito boa!
    Sim, muitos tropeços, descaminhos e imaturidade vão fazer parte do processo de aprendizagem. Só que penso ser válido mostrar uma visão já mais madura do assunto, para servir de norte… mesmo que muitos desses enganos sejam necessários até o iniciante em bolsa compreender e amadurecer…

    Errar para aprender faz parte. Mas o que penso ser mais importante é não caminhar em ilusões. Imaturidade pode, ilusões é que são ruins…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Tony

    Boa volta, Leitão! Bom, aproveitando a baixa, consegui multiplicar um valor interessante, que estava na RF, e agora, vou voltá-lo pra lá… Estou estudando os titulos do tesouro, mais especificamente, o NTNB-2035 Principal, com a intenção de deixar lá, para ajuntar com os cultivados nas acoes, visando a aposentadoria lá na frente, afinal, acho que ninguem deve ser louco a ponto de aportar 100% em renda variável né… Voce deve ter alguma coisa do tipo, certo? O que me diz desta opção, ou sugere algo melhor? Esta está com juro real de quase 6%… (mais o IPCA)
    Obrigado e parabens, aprendemos muito por aqui!!

  9. 9 monicabpina

    Prof. você é 10! Penso assim como você.
    O mais difícil é controlar nossas emoções primitivas (em todos os aspectos da vida) esse sim, é exercício diário e constante!

    Um forte abraço pra você e não pare de escrever e alimentar o “nosso” blog!

  10. 10 Leitão

    Oi pessoal! Bom dia!
    Desculpe-me a demora, estive fora nesse final de semana…

    ————————
    Oi Tony!
    Obrigado!

    Que bom que está administrando bem e prosperando, parabéns!
    Sim, o Tesouro Direto é o melhor em matéria de renda fixa. Qual papel adquirir vai do gosto de cada um mesmo. Mas o importante é que você está com pensamento estratégico, calmo e proativo… é isso aí! Tudo ok!

    ——————–
    Obrigado, Mônica!
    É isso aí! A gente vai aprendendo junto né! Essa troca de energia aqui no Blog é muito legal!

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  11. 11 Sérgio Ricardo

    Leitão, vou mais uma vez pedir tua “opinião”, em um assunto que não é o foco do teu site. Me perdoe, mas quando o assunto é investimento, percebo que vc tem uma visão bem lúcida (independente se é investimento em Ações, Renda Fixa ou Imóveis).

    Minha pergunta é sobre tesouro direto. Ultimamente estou vendo vários sites especializados em investimentos, falando para se investir em Tesouro Direto (principalmente no tesouro Pré-fixado, agora que a Selic está para cair). Entretanto, fico na dúvida se é realmente um bom momento para este tipo de investimento pelo seguinte:

    Alguns meses atrás, o Tesouro Pré estava pagando próximo de 16% a.a. e a Selic estava em 14,25% a.a.. (Ou seja, era um investimento que pagava acima da Selic).

    Hoje a Selic está em 14,25% e o tesouro pré está pagando próximo de 11,5% (bem abaixo da selic atual – pois já precificou a expectativa futura de corte nos juros)

    Mesmo que final de 2017 a Selic esteja em 11,5%, o investidor que comprar agora este título, perdeu vários meses de rentabilidade acima deste valor, pois prefixou uma expectativa futura. Sem falar que dependendo do Governo que será sucessor do atual, pode haver em 2018 alguma turbulência no mercado que eleve as taxas pagas pelo tesouro pré em relação as taxas atuais.

    Bom, acabei entrando em outro assunto, mas o que eu gostaria realmente de saber, é se tem algum investimento em RF que vc tem preferência, ou, assim como na Renda Variável, vc acha que o mais importante é diversificar?

    Obrigado desde já, Leitão :)

  12. 12 Leitão

    Oi Sérgio!
    heheh! Ok! No que eu puder ajudar, tô aqui… :-)

    Diversificar é bom em tudo, até mesmo na renda fixa. Você pode, por exemplo, adquirir títulos variados do Tesouro… Assim relaxa e não fica neurado com esse monte de detalhes e variações. Renda fixa é muito básico e não compensa ficar se desgastando com isso… Faça o que for melhor no momento, diversifique e pronto.

    No mais use sua energia e capacidade para o Trabalho e para investimentos mais proativos, como ações por exemplo…

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Sérgio Ricardo

    Obrigado mais uma vez, Leitão! Vc é um cara extremamente atencioso e responde a todos com extrema educação, infelizmente é cada vez mais difícil encontrar pessoas com o seu perfil nos dias de hj. Parabéns, meu amigo! :)

  14. 14 Leitão

    Oi Sérgio!
    Imagina! Disponha! É bom poder ajudar!
    Precisando estamos aí…

    Abração!
    Leitão

  15. 15 Dummy

    Leitão, muito pastor por aí não sabe dar conselhos tão bons e tão diretos quanto esses. Válidos para qualquer pessoa em qualquer situação. Abraços

  16. 16 Leitão

    Obrigado pelo comentário, Dummy! Valeu!

    Grande abraço!
    Leitão

  17. 17 paulopatriio

    Show, uma reflexão rápida, pratica e rasteira

  18. 18 Leitão

    Oi Paulo!
    Valeu!! Apareça mais vezes!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s