Especulador Dedicado VS Especulador Esportivo

03fev11

Ano novo, hora de fazer balanços do ano que se foi, ajustar as contas, ver o que conseguimos cumprir na nossa lista de objetivos e o que vamos nos propor para o ano de 2011.

Hora também de fazer um balanço dos nossos Investimentos e nossas Especulações do ano passado.

Falando especificamente sobre as Especulações, vejo muitos amigos trocando informações e discutindo sobre qual resultado conseguiram ao findar o ano.

Alguns vejo que fecharam o ano com resultados fracos ou negativos, e muitas vezes o motivo nem é a falta de técnica ou Estratégia, mas sim a falta de uma disciplina/rotina apropriada ao seu perfil/tempo livre.

A grosso modo podemos separar dois tipos de Especuladores:

1) O Especulador Dedicado que GOSTA do ramo, que tem TEMPO para isso. É um perfil menos freqüente, pois geralmente é uma pessoa que dispõe de tempo livre durante o horário comercial, e que se dedica com bastante afinco a Especular.

2) O Especulador Esportivo que GOSTA de se desafiar especulando mas possui pouco TEMPO para dedicar mais a isso. É um perfil mais freqüente, pois a grande maioria das pessoas tem que trabalhar em horário comercial, tem rotina apertada não só com os afazeres do trabalho, mas também com a família, amigos, estudos, etc…

Então, para o caso 2, umas sugestões podem ser úteis:

Sempre alertei que Especulação fazemos com pequena parte do capital, e a maior parte e do capital e maior concentração mental deve ser para Investimento. Desta forma, se tudo vai bem você tem um dinheiro extra entrando, e mesmo que tudo vá mal as perdas vão representar pouco em seu capital total.

Vamos pegar um modelo de exemplo:

Digamos que Godofredo tenha uma despesa mensal de 4000,00 em sua rotina (Alimentação, transporte, moradia, estudos, família, etc.).

Digamos que Godofredo tenha, entre esses 4000,00, uma despesa de 1000,00 com a faculdade – a maior despesa dele.

Então, um bom parâmetro é fazer especulações alocando um capital apropriado visando ganhar 1000,00 ou perder digamos 500,00 (apenas um exemplo didático, para o caso de Godofredo – e pode-se usar um valor menor, por exemplo a despesa com a cerveja de Godofredo).

Assim se tudo andar bem ele terá uma renda extra para pagar as contas, divertindo-se e sendo desafiado com Especulações, e se tudo andar mal ele não estará comprometido demais, não vai afetar seu emocional…

O que não pode acontecer são pessoas que se encaixam no caso 2 ficar especulando alto, de forma a comprometer um valor alto em sua rotina de despesas, pois senão o emocional vai pesar demais e vai prejudicar. Se, por exemplo, Godofredo fizer alocações altas visando digamos 3.000,00 em especulações ele vai se envolver demais emocionalmente e financeiramente, e como seu perfil é de Especulador Esportivo, não tem o tempo necessário para isso… (3000,00 pode representar a Faculdade + Supermercado + Água + Luz + Telefone… veja como complica!)

E mais: O que acontece com muita freqüência é que nossa ganância pessoal acaba nos levando a buscar dinheiro alto. Muitas vezes a bolsa nos faz perder parâmetros. Achamos caro pagar 100,00 em um restaurante mas não achamos bom ganhar apenas 300,00 em uma especulação.

O Especulador Dedicado leva suas atividades ao patamar de quase um trabalho, uma rotina disciplinada e dedicada.

O Especulador Esportivo leva suas atividades de forma mais descontraída, com disciplina também, mas leve e sem comprometer seus afazeres ou suas contas.

Os dois perfis podem ter bom desempenho. Só que é importante ver qual é o seu perfil para não ficar no meio termo… Tudo que é meio-termo é meio-bom, e meio-bom não é bom!

Abraços!
Leitão

Leia também…

> Na bolsa, as pessoas pacientes ganham o dinheiro das pessoas apressadas.

> Não é o mercado que dita as regras, somos nós!

> Ave de Rapina



12 Responses to “Especulador Dedicado VS Especulador Esportivo”

  1. 1 Cecilia

    Olá Leitão, bom retorno das férias, bem então acho que essa dúvida já coloquei no butecão, mas como vc esta definindo o perfil de especulador, gostaria de saber se devemos:
    1- alocar um determinado valor para a especulação de somente um ativo ou seja concentrar o seu empenho em um único trade.
    2- podemos mudar a estratégia de especulação caso apareça um valor extra para o preço médio se houver uma queda de um ativo de primeira linha.
    3- o tempo de permanência em uma estratégia vai depender do meu E+, exemplo caso o meu objetivo de ganho seja de 10%, mas em um periodo de 3 meses ele oscilou 5% e somente no 4 mes foi atingido os 10%. A minha dúvida é se poderia ter diminuido o ganho em menor tempo e utilizado esse capital em outros trade, é essa dúvida que me persegue desde que efetuei o curso, ainda não consegui obter um feeling em efetuar especulações em tempo menores, porém fico contente que tendo paciência consegui ganhos de 20% em algumas especulações que duraram 4 meses
    Leitão pode puxar a minha orelha caso tenha alguma dúvida que foi visto no curso.
    Abs
    Cecília

  2. 2 Leitão

    Oi Cecilia!

    Vamos lá!

    1 – Sim! O ideal é concentrar em um trade por vez, mas dentro de um sistema onde você vai fazer NNN trades. Fazer mais de um trade simultaneamente é cansativo e pode lhe atrapalhar emocionalmente… deixe isso para quando estiver mais treinada.

    2 – Não! Um trade com preço-médio deve ser planejado ANTES de começar, e muito bem planejado conforme estudamos. Transformar um trade inicialmente definido com STOP em um trade de Preço-Médio no meio do caminho é agir errado, como jogador. Pode-se fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas planejadas, não em cima do calor do trade.

    3 – Quanto mais fiel à estratégia planejada, melhor. Se seus planos lhe exigem ganhos de 10%, tente permanecer neles… ou o mais próximo possível. Se for o caso, planeje objetivos mais tranquilos, onde 5% seja viável… Mas a paciencia e a frieza são boas qualidades, e isso é necessário para suportar trades mais longos. (Afinal, 20% em 4 meses é ótimo, uma vez que a Renda Fixa leva 12 meses para lhe dar menos de 10%).

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Marcelo Otto

    Bom dia Leitão!
    Quanto tempo… Como vai o amigo?
    Depois de ler esse post lembrei que exatamente há um ano estávamos no curso e lembrei desse tópico em especial: O SEGREDO.
    Realmente é um ponto que faz toda a diferença no momento de fazer o fechamento e os balanços, como agora no início de um novo ano.
    Quem tem esse conhecimento conta com a E+ a seu favor, limita o risco, elimina a vulnerabilidade e no somatório de NNN trades, sai vitorioso.
    Eis uma grande diferença de um Especulador dedicado.
    Aquele abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Marcelo!
    Estava sumido! Tudo jóia, ainda mais que voltei de férias, estou novo! :-)

    Pois é, especular é uma atividade muito desafiadora, e se a gente faz dentro dos conceitos e com consciência torna-se um vício divertido, e lucrativo!

    Grande abraço!
    Leitão

  5. 5 Rita

    Oi pessoal, alguem poderia me dizer oque é E+?
    a Cecilia citou acima mas não sei oque é isso
    ( 3- o tempo de permanência em uma estratégia vai depender do meu E+ )

    abss

    Rita

  6. 6 Leitão

    Oi Rita!
    E+ é a abreviação do termo “Esperança Matemática Positiva”.

    Resumidamente é o resultado matemático de uma soma de perdas e ganhos. Quando a soma é positiva, isso é E+. Acontece em jogos (exemplo: roleta, baralho, etc.. e também na bolsa com especulações, onde ganhamos e perdemos).

    Uma pena mas por aqui não consigo explicar tudo detalhadamente.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Fabio

    Boa tarde Leitão!
    No seu gerenciamento de risco o seu ganho X perda é 3×1, 4×1…?
    Abraço

  8. 8 Leitão

    Oi Fabio!
    Essa questão é mais complexa, e depende de mais variáveis, como sua taxa de acertos/erros, seus custos, a qtde de trades de seu sistema, volume de capital disponível, estratégias de alocação em cada sistema, etc…

    Por exemplo: Se sua taxa de acertos for boa, então pode trabalhar com ganhoXperda de 2×1 por exemplo. Se for baixa, então tem que aumentar a relação ganho x perda, pois 2×1 pode não ser suficiente… e por aí vai.

    No meu caso em particular costumo usar mais de um sistema. Usando Stop, uso mais frequentemente 2×1 e 3×1. Mas tem mais variações…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Fabio

    Obrigado pela resposta Leitão!
    Abraço

  10. 10 Paulo Emilio

    Olá, leitão!

    Essa é a primeira vez que participo. Estou lendo seu livro, gostaria muito de entrar nesta turma do seu curso mas estou com minhas finanças dirigidas a uma obra em casa no momento (se der farei o próximo).
    Bom mas enquanto isso vou tirando umas dúvidas…posso?
    Estou co algumas ações compradas em alta desde 2008, mas são de empresas blueships, então achei melhor trabalhalas como investimento de longo prazo. Agora queria comprar mais ações só que estou com o capital curto e na corretora que tenho conta, tem um clube de investimento que aceita valores a partir de R$300,00. Pergunta, vale a pena investir ou é melhor acumular mais $$$ e investir direto? Qual a diferença entre clubes de investimento e fundos de ações?
    Abraços,

    Paulo Emilio

  11. 11 Leitão

    Oi Paulo!

    Que bom que resolveu participar aqui do blog! Fique sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    E que bom também que está gostando do livro. Quando puder vir para a turma será muito bem vindo, sei que vai gostar!

    Obra dá muito trabalho e consome muito dinheiro mesmo, sei bem como é! :-)

    Sobre Clubes ou Fundos, ambos são ruins! É muito melhor, mais prático, mais seguro e mais rentável aplicar você mesmo diretamente em ações. Mesmo com apenas 300,00 por mês, já dá para começar.

    Você disse que comprou muito em 2008, ficou um tempo e agora quer comprar mais. Isso é errado. Você deve comprar sempre, e parcelado. As ações passadas, pelo que você comentou, realmente pode deixar como está. Mas de agora em diante pode fazer assim: comprar mensalmente um valor fixo, de pelo menos 10 boas empresas fazendo rodízio. E o importante é manter essa disciplina mensal, evitando comprar muito de uma vez só e sem rotina certa, como fez no passado.

    No livro e aqui no blog também sempre toco nesses assuntos, e pode lhe ajudar. Vá lendo com calma….

    Uma pena mas não consigo explicar tudo detalhado por aqui. Mas quando animar, venha para a turma, pois é a melhor forma de aprofundar nesses assuntos…

    Mas de qualquer forma apareça sempre, e aos poucos vou ajudando mais e vamos aprendendo juntos!

    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 Regras básicas para ser Trader? | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s