Se posso conseguir 10% de lucro em poucos dias, por que investir a longo prazo?

18set13

Veja outros posts sobre esse tema...

Havia acabado de chegar de uma pescaria…

… entrei aqui no blog e perguntaram pra mim:

“Leitão, com uma quantia inicial de R$100.000,00 dá para fazer especulações em períodos mais curtos e obter melhor resultado do que se for esperar o tal ‘longo prazo’?

Se sim, por que, então, eu devo colocar parte do meu capital em investimento a longo prazo se no curto prazo o retorno pode ser maior?”

————————-

Pois é, especulando conseguimos sim bons lucros: 5% em dois dias, 10% em 7 dias, 30% em 50 dias, etc…

Mas veja o que acontece com o passar dos anos:

==> Vamos supor que você seja um bom Especulador e use agora 100K, ok, é viável (eu uso também!). Agora imagine que você vai ganhando mais dinheiro e de repente tem 200K,  depois 500K, depois 1 milhão!! Agora imagine: Você vai conseguir manter seu psicológico normal especulando com 1 milhão? Não! Não vai!! Especular tem limite, limite psicológico mesmo… Você vai perder sua saúde e sua sanidade mental se for especular com muita grana! (Aproveitando: vez ou outra vem aquele papo de “robô operador” e etc, e é o mesmo caso: você vai delegar 1 milhão para um robô operar? Claro que não!)

==> Já no Investimento é diferente: Você pode ter 100k, depois 500K, depois 1 milhão, depois 5 milhões, etc… Isso sem estresse e sem trabalho. Você torna-se sócio e administra sentadinho, sem stress… E quanto mais dinheiro tem, mas vai ter, e mais tranqüilidade vai ter… Percebe a diferença agora?

A raiz do problema está aqui: Não entender a diferença que há entre Investir/Especular. Esse é um dos maiores erros (senão, o maior) que todo mundo cai na bolsa.  Por isso não canso de repetir esse importante conceito. E que me desculpem os leitores mais antigos, mas o novatos precisam disso, então vai aí novamente:

Especular é comercializar papéis, é comprar e vender rapidamente com lucro. É como se você fosse um vendedor de uma agência de carros usados. Você pega um carro e o revende, com lucro.

Investir é tornar-se sócio de boas empresas, para crescer com elas. É como se você fosse montar sociedade com outros amigos e comprar uma fábrica de automóveis…

==> Percebe a diferença? Veja: Vendedor de carros usados / Sócio da Suzuki.

Podemos tirar o melhor de cada mundo (Especulação/Investimento), desde que bem separados, e cada um com seus conceitos…

Eu faço as duas coisas: Especulo e tenho bons lucros rápidos, e Invisto e tenho boa manutenção de patrimônio… Uma coisa não atrapalha a outra.

Com minhas especulações eu posso comprar um barco, motor, traias de pesca, etc… Já com meus investimentos eu posso ir pescar a hora que eu quiser! :-)

Um abraço, boas especulações e bons investimentos!
Eduardo Leitão
——————————————

Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Não baseie seu olhar apenas no índice IBOV!

Não há fantasmas na bolsa de valores!

Investimentos bons pra cachorro…

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


48 Responses to “Se posso conseguir 10% de lucro em poucos dias, por que investir a longo prazo?”

  1. 1 Valdir Ferraz

    Leitao,
    Oportuno e sabio entendimento sobre a diferenca de especular e investir. Abs

  2. 2 André

    Mestre, sem palavras …. ótimo POST !!

    Abraços !
    André Tafner

  3. Falou direitinho!! Sem mas.

    abcs

  4. 4 Leitão

    :-)
    Obrigado, pessoal!

  5. 5 Max Jorge

    Leitão, suponha, tenho uma carteira diversificada, espetacular, só empresas lucrativas. Carteira de sucesso. Nenhum mico. Tudo maquininha de fazer dinheiro em um projeto de LP. Aí pinta um momento favorável para especulação com 100% ou parte de uma delas. Dá para especular legal nesses momentos, sem perder o foco do LP? Um abraço Max Jorge.

  6. 6 Leitão

    Oi Max!
    Não não… Para oportunidades rápidas você não vai usar o dinheiro de ações, vai usar o dinheiro que está Estrategicamente reservado em Renda Fixa.

    Veja esse comentário que acabei de fazer para o amigo Guto:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/16/chat-16-a-22set/#comment-21069

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Li

    Leitão quem tinha alguma dúvida do que é fazer cada coisa e como fazer, vc acabou de mata-las. hehehe

  8. 8 Leitão

    :-)

  9. 9 Max Jorge

    Olá Leitão, grato por sua pronta resposta e non grato ao Li, caso sua ironia seja a mim endereçada. Acho que me expressei mal ou você não me entendeu. Eu não tinha em mente vender ações para consumo imediato. Para isso reservo minha RF. Nisso estamos em pleno acordo. Eu falava em só ter ótimas ações na minha carteira de LP e, eventualmente, atuar como trader com uma delas caso pinte uma boa oportunidade. Seria uma mistura consciente de LP e trader. No caso eu o faria pensando em retornar o capital e os ganhos para a própria carteira e não para o consumo. Meu pensamento tem alguma lógica? Em caso positivo fico com crédito de um pedido de desculpas do Li. Caso negativo, como aprendiz mereço o pedido de desculpas do Li pois não é bom um mestre ironizar um aprendiz. Grato. Max.

  10. 10 Roberto do Rego Cardia

    Olá Leitão,
    Acompanho a algum tempo a sua incansável persistência em disciplinar jovens e não tão jovens investidores no mercado acionário. A princípio não me preocupava com investimentos a longo prazo (tenho 72 anos), mas por incrível que pareça a sua linha de atuação ainda é a mais lúcida mesmo para pessoas da terceira idade como eu. Como espero virar semente, hehehe, sigo o mais próximo possível as suas orientações e os resultados têm sido bastante satisfatórios. PARABÉNS.
    Cardia

  11. 11 Li

    Max Jorge, nossa mil desculpas se minha frase soou como ironia para e com você. Não falei nada com a intenção de prejudicar ninguém, não. Apenas parabenizei o Leitão pela forma direta, didática, simples e respeitosa que ele faz aqui. E é comum a gente quando está começando a querer a investir e pesquisar como fazê-lo se deparar com um monte de coisas erradas como sair comprando e vendendo a todo momento, basta ver os relatórios de corretoras e especialistas por aí. Com base nesse monte de mentira a gente confunde especulação com acumulação, mistura as duas coisas e não faz nada direito e o Leitão, como um bom mestre, a quem admiro muito e me ensina até qdo não diz nada, resumiu e separou direitinho as coisas nesse post.
    Sabe, há pouco dias tentei participar de um outro fórum e fui duramente atacada, assim como você se sentiu com a minha fala e gostaria de poder lhe dizer qualquer coisa para que esse mal estar gerado fosse completamente apagado.
    Prezo muito por este espaço tão familiar que o Leitão mantém.

    P.S. Meu nome é Liliane, sou uma mulher :)

  12. 12 Max Jorge

    Cara Li, resolvido está. Mágoa nenhuma. Pensava que Li fosse um chinês. Um abraço. Max.

  13. 13 Leitão

    Oi Max! Oi Li!
    Acabei acordar de um cochilo (acho que exagerei no suco de maracujá no almoço rss), tomei um café e fui ver aqui…. Que bom que foi apenas um mal entendido, tudo bem então! A Li é um tesouro de pessoa e sempre muito bem vinda aqui na minha cozinha… :-)

    Max, sobre sua pergunta, pode-se sim ter ações em carteira para investimento e mesmo assim vez ou outra usar as mesmas para especulação. Eu faço isso, mas tem que tratar bem separado….

    Por exemplo: Vamos supor que tenha BBDC4 em carteira já alguns anos em carteira. De repente surge uma boa oportunidade de fazer uma especulação com ela durante a semana atual. Então, apenas COMPRO essa qtde extra pontual e vendo a mesma qtde extra pontual, anotando esse trade em uma planilha separada. A planilha de investimento ficou lá quietinha, o que eu fiz foi comprar e vender uma qtde extra e anotar isso na planilha de especulação.

    ——————————-
    Oi Cardia!
    Muito obrigado! Obrigado mesmo! Uma mensagem assim não tem preço!

    Gosto de ajudar e essa cosia de ensinar tá no sangue da família. É bom exercer o dom da gente…

    —————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Guardião do Mobral

    Leitão, pertinente este texto. Mas a pergunta é : há um meio termo mais interessante? Peço sua opinião em meu post no blog http://guardiaodomobral.blogspot.com.br/

  15. 15 Alessandro P.

    Leitão,

    Parabéns pelo otimo texto!

    Já salvei em todos os lugares por aqui, para consulta e motivação!

    Abraço,

    Alessandro P.

  16. 16 Leitão

    Oi Mobral!
    Não existe meio termo não. É possível fazer Especulações e também fazer Investimento. Fazer algo no meio da coisa é uma ilusão que muitos caem. São conceitos antagônicos, como água e azeite. Não dá para misturar mesmo.

    Quais são esses conceitos e essas diferenças? Meu Blog inteiro é sobre isso… Vá lendo aos poucos, tem muito conteúdo que pode lhe ajudar a definir melhor essas questões…

    ————————–
    Oi Alessandro!
    Valeu!

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Guardião do Mobral

    Leitão, por que não existe meio termo? Quem é o dono da bola que inventou essa regra?

    Não vejo incoerencia alguma em se vender a ação que subiu num patamar bem elevado (e que já lhe satisfaça) e realizar o lucro.

    E nas quedas, não é momento de venda e sim de acumular mais ativos, comprando-os descontados.

    Assim, creio que o segredo está no embasamento da compra. E para tal prefiro a análise fundamentalista, como se fosse adquirir uma empresa para o longo prazo. Pois bem, a compra antes de mais nada deve ter bons fundamentos.

    Dito isso, suponha que se eu comprei 2 ativos no tempo zero, o ABCD3 e o XPYZ4, e tive uma alta absurda no ABCD3 posso pensar sim em realizar o lucro do mesmo, e garanto : sairei feliz, pois contando o lucro + dividendos recebidos, e descontando as corretagens de compra e venda, e por fim dividindo o valor pelos meses que fiquei com a referida ação, calculo qual foi o valor daquela aplicação. A venda é baseada nisso, e estipulo previamente. Se a ação subir naquele patamar, ótimo, realizo o lucro. Se não subir mantenho-a em carteira, pois lembrem-se, a ação foi comprada com bons embasamentos, e até o mais radical holder teria orgulho de ver aquela escolha para o longo prazo. Assim, essa ou um dia vai desencantar e disparar (e aí eu vendo) ou vai ser aquela ação para longo prazo que um outro colega adepto da B&H também teria em carteira.

    Já a ação XPYZ4 vem caindo? Mesmo raciocinio : na hora que comprei a achei boa, certo? Reanaliso e vejo que tem bons fundamentos. Mantenho. Putz não, vejo que não tem bons fundamentos ou que piorou. Vendo sem esperar empatar, pois a tendencia é cair mais.

    Sinceramente, acho que não preciso ser um B&H radical, apenas ter consciencia que devo comprar apenas boas empresas (nunca aquelas ações de especulação) e estipulo uma meta de ganho naquela aplicação que ultrapasse 0,9% ao mês (por exemplo) quando divido o lucro realizado pelos meses que o dinheiro lá ficou parado.

  18. 18 Leitão

    Oi Mobral!
    Boa tarde!

    Sua argumentação é muito boa e tem todo sentido, mas infelizmente é erro que muitos caem…

    Eu lhe entendo, já passei por isso, e vejo meus alunos passarem também, até entenderem… Sei que vai demorar um bom tempo para você entender isso. Realmente a lógica parece nos convencer, mas na prática não é assim não.

    Na prática a teoria é outra.

    Entrar e sair de ações é Especulação. Não combina em nada com Investimento. Ao ficar entrando e saindo, por mais lógico e embasado que seja, vai perder dividendos, vai entrar mal e sair mal muitas vezes, e ao longo do tempo não vai estar nem fazendo Especulação e nem fazendo Investimento direito.

    Investir e Especular são água e azeite, não se misturam. Mas sei que não vai engolir isso assim de primeira. Mas vai com calma, entendendo os conceitos que passo aqui no Blog, que aos poucos vai entender melhor… São 07 anos falando sobre esse tema aqui, e não vou conseguir lhe convencer em apenas umas poucas mensagens de texto… Mas aos poucos vamos juntos…

    Um abraço!
    Leitão

  19. Mobral,

    Acompanho este Blog desde 2008 e ja vi gente aqui extremamente experiente, dizendo que estava com prejuizo em certa acao, fazendo especulacao e investimento ao mesmo tempo. quando fui ver no grafico, aquela acao estava com lucro no mesmo periodo dito pelo camarada.

    Agora me responda: Como que uma acao que esta no positivo pode ter dado prejuizo para alguem? Resposta eh simples: O camarada vende na hora errada, e compra na hora errada e ainda perde dividendos, fora as corretagens. Nao ha outra explicacao para este raciocinio.

    Nao ha como fugir desta maxima: “Especular certo eh saber o que fazer antes de entrar no jogo, E NAO durante o fim do jogo…”

    Como Leitao disse… com o tempo vc vai perceber…

  20. 20 Sam

    Mobral

    Entenda que ninguém aqui está querendo ser o dono da verdade nem lhe convencer de nada.
    Mas eu vou apenas dizer da minha experiência pessoal. Já tentei fazer algo muito parecido com o que vc narrou, durante alguns anos, e não deu certo. Além de ser muito complicado vc acertar os melhores pontos de entrada e saída, é quase impossível ter o necessário controle emocional para não permitir que suas emoções tomem a dianteira da coisa.
    Não sei se vc já pratica isso, ou apenas teve a idéia de fazê-lo, mas se for a segunda opção, quando iniciar entenderá melhor o que estou falando.
    Não adianta tentar vencer o mercado irmão. Demorei prá aprender isso, e doeu no bolso. Mas, antes tarde que nunca.

  21. 21 Guardião do Mobral

    Agradeço Leitão, Tiago e Sam pela presteza e pela preocupação. Vou considerar o que aqui foi postado, sem sombra de dúvidas, mas creio que terei que ver na prática esse desfecho não favorável para crer que algo que me parece lógico não o seja. Assim, com vossos conselhos, serei mais cuidadoso no que tange a valores! Um bom final de semana a todos, e meus profundos agradecimentos!

  22. 22 Eu pesco sim...tem gente que não pesca e está morrendo...Eu pesco sim.

    Vooootiiiiiiiiii, agora eu entendi tudo!!!
    Vou sair pra pescar agora mesmo! kkkkkkkkk

  23. 23 Vanio

    Boa tarde Leitão;
    Após a recente regulamentação do setor elétrico pelo governo e considerando que sempre teremos este tipo de intervenção, você ainda acha uma boa idéia realizar investimentos em empresas deste setor, como a CEMIG, COELCE e GETI4?
    Vanio

  24. 24 Leitão

    Oi Vanio!
    Bom dia!

    O governo está sempre metendo a colher nas empresas, seja direta ou indiretamente. Não tem empresa ou setor que é imune. Até o joaquim da padaria sofre com as decisões dos governos federal, estadual, municipal, etc…

    O governo atual é bem trapalhão e está dando muita bola fora, isso é um fato. Mas governo vem, governo vai, e as boas empresas continuam.

    O setor elétrico ainda é bom e lucrativo, imprescindível. Não vejo porque mudar a estratégia com ele.

    Mas como sempre digo: tenha uma boa e diversificada carteira, pois quando uma ou outra empresa nos decepcionar (isso acontece) o resto do time leva o campeonato adiante…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 marco antonio

    Amigo Leitão gostaria de sua opinião e conselho, em 2014 irei iniciar meu aprendizado especulativo com um capital de 30k operando como positon usando 10k por operação ( 3 operações no máximo), e a cada 6 meses irei acrescentar a esse capital mais 10k, assim aumentando o capital e o numero de operações de forma gradual por um período de 5 anos. Uso o tempo de 5 anos , pois acredito que esse é tempo adequado para uma pessoa dedicada se tornar um operador consistente. meu objetivo é nesses 5 anos me aprimorar e conseguir um capital de 150k a 200k, quando chegar a esse montante irei usa-lo como vc e comprar a tralha de pesca, o barco e motor com os lucros advindos das especulações que ele me prover. desde já agradeço a sua gentil respota

  26. 26 Leitão

    Oi Marco!

    Seu plano está coerente e está com um prazo bom para a evolução no tema. Disse que durante 05 anos vai se dedicar e se especializar em especulações. Ok.

    Talvez possa começar um pouco mais devagar, usando menos capital e, depois que aprender, começar a usar capital mais pesado. Se usar capital muito pesado no começo seus erros podem abalar seu emocional e prejudicar a evolução. E outra coisa: a cobrança pessoal por desempenho forte e resultados igualmente fortes pode também lhe prejudicar emocionalmente e, consequentemente, sua evolução.

    Agora, durante esses 05 anos você deve, impreterivelmente, destinar recursos também para uma carteira diversificada de investimentos de longo prazo. Não pode de forma alguma destinar todo seu capita e sua energia para atividades Especulativas e deixar de destinar para Investimento. Aliás, sempre digo que o melhor é sempre destinar 80% dos recursos para uma carteira de investimento que se vai engordando com o tempo, e usar apenas 20% para especulações.

    São orientações de valor que estou lhe dando. Pode aprender acertando ou errando. Errando é mais caro, dolorido e demorado. Evite cometer os erros que citei…

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 marco antonio

    Valeu Leitão! sim meu maior objetivo é a carteira de investimento a longo prazo e esta já esta bem acertada, e a alocação de recursos é bem como vc elencou 20% especulação e 80% investimento em patrimônio. Talvez eu faça como vc disse e aloque menos recursos em cada trade, com o tempo vou vendo o que melhor se encaixa. um abraço

  28. 28 Beto Aguiar

    Muito bom o comentário Leitão! Definiu de forma clara a diferença entre especular e investir. E depende também da quantidade de dinheiro que cada um tem disponível para isso.
    Acho muito interessante quando sai de um valor viável para especular e se torna um monstro que não te deixa dormir, etc. Sem contar a ganancia, onde a saúde vai embora e o resultado não é nem tão satisfatória e assume um risco altíssimo. Quem especula com 1 milhão provavelmente tem muito mais dinheiro investido.
    Eu gosto muito de especular, pois me obriga a pensar e estar sempre ligado no mercado e estudando, acho saudável estudar bastante, seja lá o que for. Mas tem que ser feito de forma leve, senão não vale a pena.

    Abraços

  29. 29 Leitão

    Oi Beto!
    Obrigado!

    É isso mesmo, bom comentário!
    Especular é instigante, desafiador, nos deixa sempre alertas e atualizados no mercado, o que é bom. Mas devemos manter isso sempre de forma saudável.

    Um abraço!
    Leitão

  30. 30 Anderson

    Excelente !!!
    Filosofou sem fazer forças !!!

    Abç Leitão

  31. 31 Leitão

    Valeu, Anderson!

  32. 32 Maicon Cassol Pereira

    OLA LEITÃO .
    GOSTARIA DE INICIAR ALGUMA COISA QUE ME FAÇA OBTER ALGUNS LUCROS E PARAR DE GARIMPAR MEIOS PARA GANHAR DINHEIRO POIS ATÉ ME GERA LUCROS ,POREM O EXTRESS MENTAL VAI ACABAR ME DEIXANDO DOENTE .APESAR DE NAO ENTENDER NADA DE INVESTIMENTO ACHEI UM COMENTARIO BEM RELEVANTE E AUTENTICO E DE BOM GRADO A TODOS QUE LERAM.POREM NAO TENHO CAPITAL ALTISSIMO PARA INVESTIR NA VERDADE CAPITAL É BAIXO PARA COMEÇAR MAIS QUERO UMA DIREÇAO UMA AJUDA PARA VER SE POSSO INGRESSAR NESTE MEIO.AGUARDAREI RESPOSTA E DESDE JA GRATO…ABRAÇO

  33. 33 Leitão

    Oi Maicon!
    Parece que você chegou a pouco tempo aqui no Blog, então seja bem vindo! Aqui estamos entre amigos.

    Para quem chega recente costumo deixar as dicas abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    É perfeitamente possível começar a investir de forma tranquila e inteligente com pouco capital. Não é preciso muito dinheiro para investir em ações – é preciso apenas se informar um pouco agora nesse início, evitar os descaminhos (que podem ser muitos) e ter disciplina para poupar e investir. É tem tranquilo…

    O Blog inteiro é sobre isso e ao ir lendo ele aos poucos você vai ficar mais por dentro do assunto. Vale a pena esse esforço de aprendizado. Afinal, tudo que é bom exige um pouco de nosso esforço.

    As dicas que passei no link acima já vão lhe ajudar a buscar informações aqui no Blog.

    E aos poucos vou ajudando mais…

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Para dúvidas gerais pode usar o Chat semanal, conforme as dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

  34. 35 Leitão

    Oi Pasquale!
    Rsss… Obrigado pela dica!

    Mas se for procurar erro de português aqui no Blog vai achar no mínimo uma centena… Rsss….

    Já faz algum tempo que desisti de brigar com a gramática e resolvi focar mesmo é na boa prosa… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  35. 36 Jovem há mais tempo

    O último parágrafo, Leitão, é digno de um Confúcio!
    No curso do Leitão, já disse e repito, se você conseguir não aprender a investir, não se preocupe: receberá pílulas homeopáticos de experiência de vida!
    Parabéns, Leitão!
    Jovem há mais tempo (e não: Jovem a mais tempo, rsrs, como também nos ensina a professora letrada, que também é sempre bem-vinda também com as vivências em sua área)

  36. 37 Leitão

    Rssss!!!
    Esse Jovem a mais tempo é uma peça mesmo!
    Obrigado, meu querido aluno e amigo César! :-)
    É uma satisfação tê-lo na turma!

    Abraço!
    Leitão

  37. 38 Vitor Pio

    Boa tarde Leitão

    Acabo de descobrir seu blog e achei muito interessante para o momento que estou vivendo em minha vida, estou querendo casar e como o ditado diz quem casa quer casa rsrs, o fato é que estou fazendo um pézinho de meia para juntar com fgts e dar entrada em uma casa, no momento tenho apenas 15 mil guardado, gostaria de saber se especulando eu consiguiria transformar isso 15 em 30 mil em um curto espaço de tempo, caso isso seja possível qual seria a melhor forma? obrigado.

  38. 39 Vitor Pio

    Boa tarde Leitão

    Eu quis dizer o momento que passando em minha vida.

  39. 40 Leitão

    Oi Vitor!
    Boa tarde! Seja bem vindo ao Blog, aqui vai encontrar muitos conceitos úteis para evoluir no tema…

    Comprar o imóvel para moradia é vital mesmo, ainda mais quando se planeja casar.

    Se pretende usar o dinheiro que tem agora para ajudar na entrada do imóvel, talvez não deva fazer investimento em bolsa, nem sequer especulações. Investimento em bolsa tem que ser com horizonte de 5 anos ou mais… E especulações, mesmo que rápidas, devem ser feitas com dinheiro livre, sem compromissos já planejados.

    Veja qual será o horizonte de tempo que pretende usar seus 15k. Pelo visto a melhor alternativa é a poupança mesmo, ir guardando mais até o casório, dar de entrada e se for o caso financiar o restante.

    Atingido o importante objetivo do imóvel próprio e do casório, aí sim vai poder direcionar recursos para investimento em ações.

    Enquanto isso o Blog está aqui para ajudar, você vai estudando e se preparando mais para investir bem quando chegar a hora…

    Um abraço!
    Leitão

  40. 41 Gilberto

    Sou muito novo aqui, mas impressionado com a qualidade das informações.
    Simplicidade pra mim é tudo. E você presa muito por ela. Parabéns Leitão. E obrigado por dividir tanto conosco sem cobrar nada.

  41. 42 Leitão

    Oi Gilberto!
    Obrigado! Que bom que está gostando! Pode ficar à vontade aqui no Blog, é minha cozinha mineira onde recebo os amigos…

    Apareça sempre para um café :-)

    Um abraço!
    Leitão

  42. muito bom o blog

  43. 44 Leitão

    Oi JCD!
    Obrigado! Que bom que está gostando, fique à vontade!

    Costumo deixar as dicas abaixo para quem chega recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Abraço!
    Leitão

  44. 45 Jubson

    Bom dia, vejo inúmeros comentários e deixo uma dúvida ‘besta’ mas que muitos têm, me desculpem se já postaram isso antes:

    Existe uma margem percentual que consigamos estipular para especular a curto prazo? Mais ou menos algum retorno possível/garantido ?

  45. 46 Leitão

    Oi Jubson!
    Bom dia!

    Em especulação podemos conseguir 5%, 10%, 20% e até mais, em poucos dias… A partir de um método de análise e um método de estratégia podemos sim desenvolver rotinas onde o ganho/perda seja compensatório no final.

    Mas lembrando: só vamos usar uma menor parte de nosso capital para Especulações. A maior parte deve ser destinada para Investimento, longo prazo. É o investimento que vai construir patrimônio ao longo dos anos.

    Abraço!
    Leitão

  46. 47 RICARDO

    Olá Leitão, primeiramente parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas que querem investir mas não entendem bem como fazer. Eu tenho investido em fundo de ações, ou seja, há gestor especialista por traz. Penso que deixar o dinheiro rendendo neste fundo por cerca de 5 anos posso chegar a um milhão. O que acha?

  47. 48 Leitão

    Oi Ricardo!
    Bom dia!

    Obrigado! Seja bem vindo aqui no Blog, é minha cozinha onde recebo os amigos!

    Olha, investir em fundos de ações parece mais fácil e confortável, e nessa fase de alta vai dar a impressão de que os “gestores” mandam super bem, que são feras… Mas não se iluda. Os “gestores” de fundos (a maioria deles, pois há uma minoria mínima que trabalha bem) não fazem mais do que seguir uma cartilha programada para atuar, um script, receita de bolo, e são reféns disso, reféns da massa que injeta no bolo… se a massa se move o bolo estraga junto…

    Realmente considero melhor investir em ações diretamente, a partir de critérios pessoais e uma estratégia pessoal. É melhor, mais seguro, mais rentável… Mas é claro: tudo que é bom exige um pouco de esforço. Investir em fundos é fácil e confortável, mas pode não ser tão bom. Investir em ações diretamente é melhor, mas exige um pouco de trabalho pessoal no aprendizado.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/10/investir-em-acoes-diretamente-ou-investir-em-fundos/

    Abraço e apareça sempre!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s