Investimentos bons pra cachorro…

05mar13


As plantas cresceram! Algumas com troncos grossos, galhos altos e diversas folhagens, flores, inclusive algumas que nem plantei – nasceram por conta própria. Dá gosto de ver! E não sou só eu que reparei não, meu cachorro (o Lombinho) também gostou e usa algumas como banheiro…

É o jardim aqui de casa – vou lá e rego, adubo, corto o mato, podo os galhos podres, limpo o que o Lombinho fez… Faço isso naturalmente, sem pressa. Curto o momento com elas e, quando menos espero, estão lá verdes e bonitas.

Assim também faço com meus investimentos.

Vejo muita gente ansiosa com seus investimentos. Impacientes, querendo empurrar a coisa morro acima… Colocando muito de seu esforço mental no dia de amanhã e pouco no dia de hoje.

Agir assim nos investimentos é como plantar uma trepadeira hoje e exigir que ela cubra o muro já no dia seguinte! Não querem ter o trabalho de regar, podar, adubar. Não dão tempo ao tempo. Imagine que loucura seria fazer jardinagem só pensando no dia de amanhã das plantas, sem curtir o crescimento e cada momento delas!

Quando fiz o jardim meu simpático e sábio jardineiro, o João (lá do Maranhão) me orientou a diversificar as plantas, pois algumas gostam mais do verão, outras mais do inverno, e dessa forma eu teria um jardim bonito o ano todo, independente das variações no clima e também das pragas (o João me disse tem praga que ataca só no verão, outras só no inverno).

Não vivo de jardinagem, vivo de meus investimentos – mas sem querer acabo fazendo como o João me orientou: Diversifico em vários setores, buscando empresas de qualidade, com estratégias diferentes, alocações diferentes, e diversifico também as formas de investimento: mantenho ações, imóveis, renda fixa, etc. Dessa forma enfrento a sazonalidade de alguns mercados e também as pragas que vez ou outra atacam algumas empresas.

Assim, o ano todo tem flor no meu jardim! Eu fico satisfeito e o Lombinho também :-)

Abraços e bons investimentos!
Eduardo Leitão
——————————————
*Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem, vamos conversar…

Leia também…

Quantas empresas devo manter em minha carteira de Ações?

Sobre Estratégias de Investimento, Risco, Investidor e Empreendedor…

Sobre chocolate e jiló

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


23 Responses to “Investimentos bons pra cachorro…”

  1. 1 Alison

    Sábias palavras Leitão!

    Estou no início do meu jardim. Estou na fase de plantio e confesso que não é fácil.
    Muitas pessoas não entendem quando viso melhor custo x benefício em tudo, quando exijo meus direitos e brigo com as empresas devido a cobranças indevidas (ainda que por valores ínfimos), quando ao invés de comprar um carro zero km opto por um semi-novo. Tudo isso para defender meu jardim; para não ter minhas sementes corroídas. Sinto que muitas pensam: “Putz, que cara miserável, mão de vaca, só pensa em dinheiro, etc…”. Mas sei que num futuro não muito distante, muitas delas vão me ver de outra forma, vão ver o jardim cheio de plantas e árvores e vão entender o que eu estava fazendo naquela época.
    Estou em busca do ponto de equilíbrio, para que eu possa viver bem com pouco, e continuar semeando para meu futuro.
    Estou certo de que o sacrifício vai valer a pena.

    Abraço.

  2. 2 Gil

    Sabias palavras mestre Leitão, Simplicidade o segredo e base da vida, que vale a pena ser vivida.

  3. 3 Leitão

    Oi Alison!
    Obrigado!

    Parabéns! Você está no caminho certo!

    Também já passei por isso que você comentou: Viviam me gozando porque eu era mais “simplão” – andava de carro velho, usava camisetas promocionais de supermercado/políticos, repetia a mesma sunga em todos os churrascos da turma, etc… Rssss…

    Hoje só ando de sunga… :-)

    A questão não é ser mão-de-vaca, mas sim não se render ao consumismo e aprender a viver bem com menos demandas…

    Continue firme que vale a pena! Digo por experiência própria! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  4. 4 Leitão

    Valeu, Gil!

  5. 5 Turco

    Como sempre, Mestre. Simples assim…. O sucesso só chega para quem pratica o que prega.
    Agradeço pelos outros a fábula. Será que fábula mesmo?

  6. 6 Leitão

    Oi Turco!
    Obrigado! :-)

    Não é fábula não… O Lombinho vive fazendo caca no quintal e comendo as plantas do João… E o pior é que ele além de fazer caca fica marcando território com xixi o tempo todo… É dose! ;-)

    Grande abraço!
    Leitão

  7. 7 Anônimo

    Olá Leitão, muito bom esse tópico, ainda bem que você e o Alison também pensam e agem assim, pois eu também fui considerada mão de vaca, só porque andava com um celular do tempo da caverna, também compro somente quando as coisas estão na promoção, digo que sou das baratas, só compro quando os produtos estão na liquidação. Procuro economizar e comprar ações procurando seguir as instruções que aprendi no curso do Leitão, sei que não é fácil, as vezes peco na disciplina.

    Leitão estou com uma dúvida, posso vender, por exemplo quando estou com uma ação que a valorização dela está por volta de 50%, vender estes 50% e realocar na próxima ação do meu IG?
    Abs
    Cecilia

  8. 8 Cecilia

    Olá, eu novamente, esqueci de perguntar o que você acha da empresa PSSA3?
    Abs
    Cecilia

  9. 9 Leitão

    Oi Cecilia!

    Rsss…. Meu celular deve ter uns 07 anos de idade, antigo, simples, pequeno e fala… Já caiu até na piscina e continua funcionando. Não troco ele por nada! Rsss…. (Moderno mesmo somente meu Kindle, que uso para ler livros, isso sim é tecnologia útil, viu! Rs)

    Sobre vender, é o seguinte – só vendemos se:

    1) A empresa está sistematicamente perdendo qualidade em seus fundamentos, ou você realmente perdeu a confiança nela, etc…

    2) Re-balanceamento de carteira: Você deve procurar manter a carteira mais ou menos equilibrada com os anos, e quando uma ou outra ação estiver muito gorda em relação às demais, pode-se vender uma parte da gordura, parcelar os lipídios e adicionar na refeição das demais da carteira mensalmente… (talvez seja esse seu caso) – isso fazemos muito eventualmente, uma vez por ano, ou uma vez a cada 3 anos, etc… (Lembrando: se esse for seu caso, venda a gordura dessa, parcele e adicione às próximas da fila)…..

    Sobre PSSA3, está sempre com desempenho constante e bom. Se quiser investigá-la com mais calma vale a pena o esforço sim.

    Um abraço!
    Leitão

  10. Eai leitao! voce nao esta garimpando novas empresas para comecar a postar aqui seus ponto de entrada? de uma olhada em bematech a empresa esta se destacando ta na hora de aumentar este portfolio….

  11. 11 Ed Edison

    Leitão.
    Desta vez vc se superou. Excelente o comentário, e excelente também o exemplo. Parabéns!

  12. 12 Leitão

    Oi Saimon!
    Eu tenho outras empresas em carteira, além dessas que publico aqui no Blog. Mas é que dá muito trabalho publicar tudo, manter tudo atualizado aqui para os amigos, por isso foco nas principais mesmo…

    A Bematech eu conheço bem e não me atrai nem um pouco… Está patinando a um bom tempo e precisa melhorar bastante… O desempenho dela não me convence convence mesmo.

    ——————————-
    Oi Edison!
    Obrigado! Valeu!

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 CAK

    Mestre Leitão

    Excelente post!

    Sempre nos lembrando a respeito dos conceitos.

    Dalhe sunga ;)

    abraço

  14. 14 Leitão

    :-)

  15. 15 graziela

    AMEI!!!
    BJS
    GRA

  16. 16 Luis Ribas

    Olá Leitão, Gostei da analogia sobre cuidar de um jardim e investimentos. pois tanto um quanto o outro dependem de cuidados para dar bons resultados. Vou fazer, neste mês, a terceira compra em IG.

  17. Valeu Leitao pelo excelente artigo. Estou investindo em acoes diretamente desde 2009 quando fiz seu curso. Tem horas que da um desanimo de esperar as arvores crescerem. Mas eu tenho fe que vai chegar o momento aonde vou ver o jardim dando muitos frutos.
    Abraco.

  18. 18 Leitão

    Oi Luis, oi Marcos!
    Obrigado!

    Pois é, sempre digo: o tempo é amigo de quem é amigo dele. Se estamos plantando, vamos colher, é lei da natureza… :-)

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Alan

    Como andam as especulações nas empresas X ? Essa fusão com a btg pactual muda muita coisa no cenário das empresas X ?

  20. 20 Leitão

    Oi Alan!
    Rssss…. Não caia nessa não!

    TODAS as empresas do grupo EBX são extremamente fracas em seus fundamentos, não dão lucro, só estão na boca-do-povo por puro Marketing e não devemos nem passar perto delas, nem mesmo para Especular somente!

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/05/especular-com-acao-ruim-de-pessimos-fundamentos-e-o-mesmo-que-segurar-um-escorpiao-na-palma-da-mao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/16/acoes-bom-marketing-vs-bom-financeiro/

    Mas aos poucos, ao ler o Blog, vai ficar mais por dentro desses e outros erros, para não cometê-los… Vai ver que aqui no Blog a turma é beeem distante da massa de leigos-jogadores que há no mercado…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Daniel

    vê o jardim crescer deve dar uma satisfação tremenda. Pena que leve tanta tempo! Mas deve ser demais! Poder ver toda aquela floresta particular ao nosso alcance, faz bem.

    Essa comparação entre jardim e investimentos é muito interessante. Até porque o cuidado tem que ser semelhante.

    Daniel

  22. 22 Luiz Fernando J. Alvim

    Olá Leitão,

    Como sempre, suas analogias são mesmo perfeitas. Simples, fáceis de entender, mas revelando a essência dos conceitos que devem ser aplicados nos investimentos em renda variável. Parabéns !!!

    Como um de seus ex-alunos e já com algum tempo de convivência com amigos e colegas que gostam de investir na bolsa, dá para perceber claramente que boa parte não tem paciência para esperar o tempo necessário para que o jardim possa crescer e se desenvolver no seu ritmo normal e mostrar os resultados exuberantes que se espera dele. A ansiedade é realmente uma grande inimiga do investimento em longo prazo. Talvez por isto, alguns decidam abandonar a estratégia do IG e partir firme para a especulação, que como sabemos não é pecado, mas geralmente é um caminho muito mais difícil e penoso para se formar um bom patrimônio, se é que possível chegar lá através dele (dúvida pessoal minha).

    Grande abraço,
    Luiz Alvim

    P.S.: Gostei da foto do Lombinho, muito simpático o bichinho. Se você arranjar um novo cachorro, sugiro batizá-lo de “Cachaça”. Lombinho e Cachaça formam um dupla perfeita, pelo menos para nós aqui das Gerais He he he he he…

  23. 23 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado! E que bom comentário, é isso mesmo!

    Heheheh! Gostei da sugestão! “Cachaça” seria uma boa dupla com o Lombinho mesmo!

    Tinha pensado em “Bisteca”, para ser a companheira dele (ele tá precisando). Mas não é que a sua ideia é boa mesmo! rsss

    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

