Sobre Robôs Investidores e outras tolices

01fev13


364800.jffHoje recebi um e-mail de um amigo leitor preocupado com o tema “Robôs Investidores” e achei pertinente comentar sobre isso aqui com todos os amigos:

“Leitão, desse jeito o mercado vai se resumir a uma queda de braço de gigantes lógicos; a psicologia do restante dos investidores será solapada pela ação desses concentradores automáticos de compra e venda. Uma falha desses algoritmos poderá significar a quebra de uma empresa e com ela, todo um segmento de mercado. É coisa muito séria!”

———————————————-

Oi D.! (como foi conversa fechada por e-mail, omiti o nome.)

Hehehe!

Isso não é novo não… É apenas mais do mesmo, e a nova geração de “investidores” (na verdade, jogadores) achando que estão descobrindo a nova estrada de tijolos amarelos…

Desde os anos 70 já existe a febre da sistematização na bolsa de valores, e não foram poucos os “crash’s” deles desde então…

Isso sempre existiu e sempre vai existir, como uma erva daninha: Nasce no meio do marasmo, cresce no meio da euforia dos novatos, e morre novamente no próximo crash

Principalmente em períodos de bolsa em baixa, aí as corretoras apelam para tudo quanto é tipo de recursos escusos – elas precisam de novas gerações de jogadores gerando corretagens com compras e vendas rápidas. E o que não falta é gente sem escrúpulos vendendo esses “robôs” por aí. Se um sistema-informatizado (robô) fosse bom mesmo eles nem vendiam, ficariam só para eles. E olha que trabalhei muitos anos como analista de sistemas em grandes empresas, sei bem do que estou falando quando o assunto é informática.

Não que o computador não possa ajudar. Pode sim, e informações de qualidade sempre serão úteis. Mas o computador ainda é somente um auxiliar do homem, apenas um cãozinho companheiro. Muita informação não quer dizer muita sabedoria, e por isso a informatização de tolos só torna os tolos mais rápidos em suas tolices.

Ao invés de investirem em “robôs”, poderiam investir em livros, educação, conhecimento de verdade… Hoje em dia vejo os celulares cada vez mais inteligentes, e os seres humanos cada vez menos…

E o pior é que essas ondas de “robotização” vêm e vão sempre levando um monte de gente tola com eles… A história não muda mesmo, e quem não aprende com o passado acaba aprendendo com as porradas no presente…

Devemos nos manter firmes nos papéis de Investidores/Especuladores (sérios) e jamais cair na onda dos Jogadores/Torcedores/Tolos. Esses 05 perfis sempre existirão na bolsa…

Um abraço, D., e obrigado pela mensagem, isso pode ajudar a mais gente!
Eduardo Leitão
——————————————
*Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem, vamos conversar…

Leia também…

> O Camelô de Ações

> Não baseie seu olhar apenas no índice IBOV!

> Notícias Embromation

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


17 Responses to “Sobre Robôs Investidores e outras tolices”

  1. 1 Neilor

    Resumiu tudo em poucas palavras. Ótimo post. Continuo acompanho o Blog sempre. Apesar de não comentar muito todos os dias dou uma passada nesse excelente espaço. Afinal, seus comentário são muitos válidos para as tentações erradas não prevalecerem sobre os verdadeiros princípios que um investidor consciente necessita.

    Abraços e bons investimentos.

    Neilor

  2. 2 Leitão

    Obrigado, Neilor! Apareça sempre!

    Um abraço e ótimos investimentos!
    Leitão

  3. 3 Breno Medeiros

    Boa!

    “[…] quem não aprende com o passado acaba aprendendo com as porradas no presente… […]”

  4. 4 Alexandre Siebert

    “informatização de tolos só torna os tolos mais rápidos em suas tolices” ..

    Caraca, tirou de algum livro?

  5. Excelente, Leitão.
    Se alguém só ler a parte abaixo que você escreveu já saca toda a postagem:
    “Se um sistema-informatizado (robô) fosse bom mesmo eles nem vendiam, ficariam só para eles.”

    Abraços e sucesso.

  6. 6 Leitão

    Oi, pessoal!

    :-) Obrigado!

    As frases são minhas mesmo, saíram no teclado sem eu perceber :-)

    Abraços!!
    Leitão

  7. hahahahahaha, a imagem do Daileon contra o Satangoss ficou muito hilária! Agora pensando como um vendedor do produto que pensa em vender para todos, se todos usassem essa ferramenta como seria o mercado de ações? Totalmente previsível?

  8. 8 Leitão

    Oi Holivan!
    Hehehe! O Jaspion é da minha época :-)

    Mas esses folclores do mercado de ações são eternos mesmo, assim como o seriado do Chaves :-)

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 JayQuest

    Vixeeeee….o cara assistia Jaspion…na TV Manchete ainda…

    Dá hora!

    Saudações.

  10. 10 Leitão

    :-)

  11. Caro Leitão, sugiro assistir os filmes “Grande demais para quebrar” e “O capital”. Esta tecnologia veio para ficar e o mercado financeiro é para tubarão mesmo.
    Abraços

  12. 12 Leitão

    Oi Mario!
    Obrigado pelo comentário e sugestões!

    Mas reafirmo que “Robôs” ou “Sistemas automatizados” para o mercado financeiro é um tema bem velho e já batido, que vez ou outra retorna revestido de “novidade”…

    Não há como vencer o mercado de forma contínua e consistente, gerando riqueza de verdade, através de sistemas automatizados (apesar de ser um sonho de muitos fazerem isso).

    Alguns sistemas vão conseguir vencer o mercado durante alguns meses, mas depois ficam ineficientes e perdedores.

    Bolsa de valores é fundamentalmente orgânico, variável, humano. Não dá para fazer sistemas fixos em cima de ambientes orgânicos como a bolsa.

    Palavra de quem trabalhou durante 15 anos no desenvolvimento de sistemas da Fiat/IBM como programador e analista de sistemas de grande porte…

    Justamente por ter sido da área de informática também já caí na tentação de buscar formas automatizadas/sistêmicas de vencer o mercado… Perdi tempo e dinheiro, mas ganhei em aprendizado…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 argous

    Concordo com quase tudo que você falou. Mas como a informática é uma coisa nova, os robôs de investimento não pode ser algo velho.

  14. 14 Leitão

    Oi Argous!
    Os smartphones é que são novos e promoveram a inclusão digital para a população em geral, mas o processamento de dados eletronicamente já é uma realidade desde os anos 50!

    Muitas grandes empresas das décadas de 60/70/80 já procuravam desenvolver algoritmos para vencer o mercado de ações… isso não é coisa nova não… E até hoje, felizmente, o mercado continua como sempre foi… indomável por máquinas…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Sam

    Informática coisa nova?

    Acho que vc quis dizer novas tecnologias que utilizam a informática (ou a internet) como plataforma …… ou ate mesmo … informática sendo algo novo da forma como a conhecemos nos dias atuais …

  16. 16 Alessandro Paulino

    Engano seu. É lógico que existe vários robôs porcaria vendidos como o Santo Graal e como vc mesmo disse, muitos não prestam pois se fossem bons mesmo não eram vendidos. Entretanto, dependendo da estratégia um robô faz realmente a diferença e pode levar vantagens sim sobre os investidores humanos, principalmente em estratégias em que HFT e arbitragem em que oportunidades são identificadas e as operações devem ser executadas em milésimos de segundo para serem aproveitadas, coisa que um investidor operando manualmente jamais conseguiria.

  17. 17 Leitão

    Oi Alessandro!
    Boa noite!

    Obrigado pelo seu comentário!

    Eu entendo seu ponto de vista. Realmente é possível sim, em alguns aspectos e em algum período de tempo, um sistema automatizado ter bons resultados.

    O problema é justamente esse: ele vai ter bons resultados somente por um tempo, e somente com Especulação, ou seja, apenas com dinheiro rotativo especulativo.

    Não é viável usar sistemas automatizados para dinheiro grande, capital de verdade, e no longo prazo isso é catastrófico. Ninguém teria coragem e confiança em deixar grande parte de seu patrimônio nas mãos de sistemas automatizados, e ninguém teria confiança de que eles retornariam valor perenemente….

    Sistemas automatizados (ou Robôs, como são popularmente chamados) acabam por ser apenas um folclore. Dá certo um tempo, mas só… não é perene…. Qualquer sistema especulativo, por melhor que seja, só pode ser feito com pequena parte de nosso capital… Depois de certos dígitos ninguém mais aguenta a pressão psicológica… e mesmo que deixe isso para um “robô”, o ser humano atrás dele, dono do dinheiro, não vai aguentar…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s