Sobre Especulação e Jogatina na Bolsa…

14ago17

“Leitão, após muito estudo e diversas perdas fiquei um tempo sem fazer trade e essa semana entrei no trade da BBDC4 e, pasmem… essa bomba do Temer ontem… dia hoje vai ser bem triste… mais uma perda monstruosa… vou parar com os trades e ficar só no Investimento Gradual… essa política do nosso Brasil só serve pra atrapalhar nossa economia… enfim… só um desabafo… que comece a confusão (de novo!). Abraço! Heitor”

———————————

Oi Heitor! (O nome de meu filho! Rss)

Bom dia!

Pois é… atuar com Especulação exige dedicação, técnica, estratégia, planejamento, tempo

Especular é uma atividade legal, desafiadora, instigante. Mas infelizmente a maioria das pessoas não tem tempo/preparo/capital/perfil para isso.

Acabam apenas virando jogadoras… Pois para JOGAR na bolsa não é preciso lá grande preparo, nem tanto tempo, nem tanta técnica, nem tanto capital… Jogar é fácil! Ainda mais com as facilidades da Internet hoje em dia… basta entrar na corretora, dar umas ordens e ficar torcendo… só isso.

Qualquer um pode jogar… Agora, Especular, com E maiúsculo, não é tão fácil assim…

Tem 11 anos que mantenho o Blog no ar com intenção de ajudar os iniciantes a entenderem o que é bom e o que não é bom na bolsa e nos investimento. Mas infelizmente tem dezenas e dezenas de “analistas/corretores/especialistas” inescrupulosos no meio da bolsa que só querem puxar sardinha para seu lado, gerar comissões, vender produtos e serviços para a manada de incautos… O prejuízo financeiro/emocional que eles causam é incalculável. Jovens são seduzidos e violentados; pais e mães de família são iludidos e perdem suas economias; desentendimentos e crises conjugais são originadas por causa disso; patrimônios e economias familiares são destruídos. Tudo isso eu vejo acontecendo perto de mim, com pessoas próximas… A jogatina na bolsa é um caso sério, digo até mesmo um caso de polícia, porque mentiras e enganos são vendidos livremente. E o jogo é tão viciante e prejudicial quanto às drogas. Jogatina é nocivo igual droga mesmo: vicia, destrói…

Esse também é um desabafo meu, Heitor, para alertar não só você, mas os amigos leitores aqui, principalmente os iniciantes… Não se iludam!! Especular é uma coisa, Jogar é outra. Não caiam no Jogo!

Heitor, dê mesmo um tempo. Se você possui tempo, gosto, inclinação, capital e preparo para Especular, prepare-se mais e depois volte. Mas só volte quando juntar as qualidades necessárias. Já para Investir de forma serena e séria não é necessário grande capital nem um cabedal técnico maior… Investir é mais simples e objetivo, só que a maioria só quer saber de Jogatina por causa da sedução do dinheiro alto e rápido… Procure informar-se mais sobre Investimento e saiba diferenciar Investimento de Especulação, e Especulação de Jogatina… Depois que aprender sobre isso aí sim vai poder caminhar em linha reta…

Veja que escrevi um monte de coisas e nem comentei nada sobre crise política. Observe que o sucesso e insucesso está em nós mesmo, não em terceiros… Acho que foi Tom Jobim que disse uma vez: “O Brasil não é para fracos”. Vamos ser fortes e resilientes… Os políticos passam, a nação fica.

Grande abraço e procure ir lendo o Blog… Aqui você vai encontrar muita coisa boa para lhe ajudar!

Leitão
————————————
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

Regras básicas para ser Trader?

Sobre “Price Action”, indicadores “técnicos” IFR, MACD, Médias Móveis, etc.

Sobre Robôs Investidores e outras tolices



15 Responses to “Sobre Especulação e Jogatina na Bolsa…”

  1. 1 CARLOS AFONSO LEITE DE OLIVEIRA

    Oi Leitao , boa tarde
    O que voce acha da Criptomoeda, tem um site alardeando que sao otimas e prometem um lancamento para dia 28/08.
    Aguardo
    Obrigado
    Carlos Leite

  2. 2 Tulio

    Parabéns pelo artigo!
    Olá pessoal. Acrescento que para Especular tem que ter sangue de barata! Como diria o mestre Leitão, é preciso ser frio, e não deixar-se levar pelo calor das emoções.
    Confesso que entrei nesse trade, e perdi feio, pois com a queda gigantesca, o preço das ações passou e muito do stop que eu calculei. Na verdade, não peedi tanto, pois como o BBDC4 é uma excelente empresa, acabei incorporando as ações que comprei no meu investimento gradual, em suma, acho q fiz um bom negócio. Assumi uma perda na planilha de especulações, e continuo firme e forte no investimento gradual, e especulando de vez em quando.
    Em resumo:
    – cisnes negros acontecem, e a gente tem que ta preparado para as perdas. Pra quem não aceita perder, melhor não especular… ou especular com um pequeno percentual do seu capital. Especular com boas empresas, sempre… no meu caso, apesar da queda vertiginosa, incorporei no meu invstimento gradual, e deu certo!!

    Abraço

  3. 3 Leitão

    Oi Carlos!
    Boa tarde!

    Não sei nada sobre isso, mas só pelo nome já lembrei da criptonita que detona o Super-homem, rsss…

    Olha, o Real e o Dolar já são bastante emocionantes, não vejo necessidade de complicar… recentemente comentei algo parecido, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2017/06/19/chat-19-a-25jun/#comment-30696

    ——————————-
    Oi Tulio!
    Obrigado pelo comentário!

    —————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. Boa Tarde!

    Mestre Leitão,

    Mais um excelente texto, PARABÉNS! Eu tenho utilizado em minhas especulações a “Especulação Preço Médio”, acho mais tranquilo, menos estressante. Como só especulo com boas empresas, não esquento a cabeça. A VALE5 por exemplo, foram praticamente 2 anos para realizar, mesmo assim o meu ganho foi cerca de 2 vezes a Renda Fixa. Esse foi um verdadeiro teste para mim. Talvez por não ter sido valores muito expressivos, lidei bem com a situação. Mas me deu mais segurança. Outra coisa importante é esperar a hora certa, isso nosso Mestre sempre falou. Leitão, tenho me aprofundado muito em Investimento em Valor, acho muito interessante e adquiri excelentes papéis por preço bem interessantes. Que tal um Curso em Valor? Abraço e fique com Deus.

  5. 5 Zano

    Leitão, lembro muito bem que você colocou que seria necessária uma memória de preço para que você possa especular. Aliado a esta memória você teria de saber em quem estava apostando.
    isto funciona, pois conforme o VPA ou outro indicador, além da análise gráfica, você sempre sabe se ação está cara ou não.
    Para mim, no pequeno percentual que separei para especular, parece funcionar, com um pé atrás sempre, claro.

  6. 6 Alexsantosbh

    Opa, esse é um ótimo relato para nós (alunos) que estamos na imersão dos estudos neste mês! ótimo tópico, ajuda a fixar ainda mais!
    abraço,
    Alexsantosbh

  7. 7 Leitão

    Oi Janio!
    Bom dia!

    Que bom ter notícias sua! Bom vê-lo por aqui no Blog, e melhor ainda saber que está caminhando (voando) bem na bolsa e nos investimentos da vida de forma geral! Já ganhei o dia hoje com essa mensagem, obrigado!

    Sobre o Investimento em Valor, rapaz, eu mesmo me cobro isso sempre… Desde que Heitorzinho nasceu deixei o projeto na gaveta mas tenho uma vontade enorme de retomá-lo… Deixa quieto que vou dar um gás nisso, tá na hora mesmo :-)

    ————————-
    Oi Zano!
    Essa consciência é que faz a diferença. Os jogadores do mercado (maioria) não andam com essa visão, esse entendimento… Com o olhar mais amplo a gente atua bem em qualquer área… :-)

    —————
    Obrigado, Alex! É isso aí! E vamos crescer muito lá no curso… vamos que vamos que a turma está ótima esse mês!

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Yuri

    Oi, Leitão. Sobre especulações, tenho notado que muitas dos negócios são realizados com apenas um lote. Hoje que estou com tempo (é feriado municipal) estou acompanhando o book online e percebo que, em cmig4 e csna3 uma imensidão de negócios são realizados com apenas 100 ações. Não consigo entender isso.

    Comprar apenas 100 ações de CSNA3 ou CMIG4 torna o impacto dos custos consideravelmente alto. Tem tanta gente assim no Brasil fazendo IG, a ponto de ter tantos negócios com apenas 100 ações ou trata-se de uma espécie da manipulação dos preços por parte dos “tubarões”?

    Abraços

    Yuri

  9. 9 Leitão

    Oi Yuri!
    Isso dá uma média de 800,00 de operação, realmente é pouco para especulações…

    Pode ser um monte de gente pessoa física com pouca grana e somente jogando mesmo, jogatina (pois especular com 800,00 é pouco demais mesmo). Ou pode ser programas automáticos, jogadas maiores, etc…

    Seja como for, tanto faz. Tudo isso existe mesmo na bolsa. Pelo menos torna as ações bem líquidas, o que é bom. Cabe a nós evitarmos cair nas jogatinas e quando for operar nos beneficiarmos da liquidez…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Aline Perdigão

    Muito interessante….. me fez lembrar da frase “Quem teme a pressão vive na superfície “. Realmente isso é coisa de pessoas fortes!!!

  11. 11 Zano

    Alguem pesquisou SLCE3? eu garimpei e percebi que tem bons indicadores, será que estou certo?

  12. 12 Marcos

    Boa tarde Leitão,

    Pela sua experiência, qual operação de compra dá melhores resultados quando se está especulando: quando rompe uma resistência ou quando atinge um suporte e monta figura de reversão?

  13. 13 Leitão

    Oi Aline! Legal a frase! Valeu!

    —————————
    Oi Zano!
    A SLCE3 não é ruim, mas também não é lá tão virtuosa… Os lucros são bastante irregulares e muitas vezes fracos, com dividendos também fracos. Analise com mais calma e veja também outras opções…

    ——————-
    Oi Marcos!
    Não tem uma resposta para isso. Todas as operações onde encontramos Probabilidade Favorável são factíveis e válidas, desde que se encaixe nos seus critérios…

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Marcos

    Oi Zano, Leitão

    ainda sobre SLCE3, realmente ela tem alguns indicadores interessantes mas o gráfico de lucros oscila muito nos últimos anos. O que me chamou a atenção nesse gráfico Leitão é que o lucro vem crescendo muito nos últimos períodos , especialmente no último.

    isso quer dizer que a empresa está melhorando muito ou ainda é cedo pra dizer?

    tem outro detalhe interessante. o gráfico de preços mensal está quase rompendo uma congestão de anos. Acho que pode dar sim uma oportunidade de especulação.

    enfim, se vc pudesse fazer uma análise um pouco mais profunda sobre esta empresa, eu agradeço.

    abs!

  15. 15 Leitão

    Oi Marcos!

    Infelizmente não posso publicar aqui análises muito detalhadas nem opiniões pessoais que possam influenciar a outros. A CVM não me permite isso e a ética também não. Procuro ajudar ao máximo, mas tenho que ter responsabilidade pois muitos inciantes leem aqui…

    A SLCE3 está conforme você comentou, mas lucros pontuais recentes não são determinantes. O histórico diz mais sobre uma empresa do que lucros pontuais, não podemos nos deixar seduzir assim tão facilmente por uma piscadinha de olhos, tem que ter um histórico bom (igual mulher mesmo rss).

    Sobre especular com a SLCE3, isso independente de lucros, fundamentos… é uma análise gráfica e fria, com técnicas e conceitos de especulação. Mas, claro, sempre comento que devemos evitar especular com ações ruins, ou pelo menos evitar as horríveis…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s