Mercado de Ações, por quê?

19nov08

tio-patinhasNo mercado de ações podemos ser sócios de grandes empresas(1), líderes em seus segmentos, administradas pelos melhores e mais bem pagos gestores do brasil e do mundo, com mercado consolidado e futuro promissor pela frente, nos retornando bons lucros anuais e crescimento a uma taxa superior à inflação e superior à renda-fixa(2).

– Altíssima liquidez – você pode entrar e sair quando quiser, sempre haverá negócios no mercado para comprar ou vender seus títulos, e você faz isso sem nenhuma burocracia, nem mesmo precisa ir ao cartório reconhecer firma :-)

– Rentabilidade acima da inflação e acima da renda-fixa(2).

– Você administra seu dinheiro como quer – você só depende de você. Você mesmo analisa e tomas suas decisões, sem precisar dar satisfação à ninguém (Isso é ótimo, pode acreditar!).

– Facilidade de investimento – em casa, pela internet, você ja torna-se sócio de uma grande empresa. Não existe burocracia, contratos, papelada, taxas altas, etc. (Você já experimentou comprar um imóvel ou fazer sociedade com seu cunhado em um negócio?)

– Você pode investir comprando aos poucos, partes, como você quiser. Não precisa colocar muito capital de uma só vez. Você determina o quanto quer alocar. E não tem compromisso, você pode parar de colocar dinheiro quando quiser (Já experimentou comprar imóvel na planta, por exemplo? O que acontece quando você atrasa uma prestação?).

– Baixa necessidade de dedicação ao investimento – você não precisa ficar em cima do negócio para saber seu andamento. Aqui não é “o olho do dono que engorda o porco”. Bastam alguns acompanhamentos eventuais durante o ano para saber como estão as perspectivas e o desempenho de sua companhia (Lembra da frase: “Quem trabalha muito não ganha dinheiro”? Então…).

– Risco: você tem à sua disposição toneladas de informações a um clique de distância, e diversas formas de controlar e minimizar os riscos(3). Além de diversos órgãos reguladores e fiscais vigiando seus negócios para você. Arriscado é dirigir sem cinto de segurança, abrir negócio próprio, etc…

– Você não tem que prestar contas ao governo. Apenas pagar o imposto de renda normalmente. Você não tem que se preocupar com todas as operações contábeis e legais de sua empresa – já existe um batalhão de profissionais e gestores fazendo isso. Você pode se tornar dono de uma grande empresa na parte da manhã e ir para a praia na parte da tarde.

– Por fim… É lícito! (sem comentários)

Abraços!

Leitão

—————–
Notas:

(1) Este texto refere-se ao investimento e formação de patrimônio através de participação em empresas líderes, sempre com horizonte de cinco, dez ou mais anos. Mesmo assim, não adianta comprar boas empresas a preços altos, como antes da crise, pois o longo-prazo neste caso pode tornar-se longo demais. E ainda: Grandes empresas também fazem besteiras e podem até mesmo quebrar. Por isso é necessário uma estratégia de alocação de recursos e diversificação, controlando o risco.

(2) A rentabilidade referes-se à média de rendimento no longo-prazo, de acordo com o observado na nota-1. No curto e médio prazo, como agora em uma crise, a oscilação pode deixar você louco caso não esteja consciente disso. Também não adianta pagar caro, na euforia, preços altos, pois isso vai comprometer sua rentabilidade. A melhor rentabilidade vem quando você compra boas empresas com um belo desconto, como agora em meio a uma crise.

(3) O controle de riscos vem de algumas estratégias como diversificação, alocação gradual de recursos, rebalanceamento de carteiras de acordo com níveis de mercado, maturidade para não ser influenciado por notícias, maturidade para tomar decisões racionais em meio à multidão irracional. Conheça o que é mercado de ações antes de colocar dinheiro nele.



20 Responses to “Mercado de Ações, por quê?”

  1. 1 Anônimo

    Excelente!
    Informações preciosas.
    Este post deveria ser lido por todos os que se interessam por investimentos.
    Um abraço.
    Rogério

  2. 2 Vanio Vedova

    Novamente PARABÉNS por mais uma obra-prima Mestre Leitão, te confesso que fazem mais de 03 meses que vasculho a Internet tentando entender como funciona o Mercado de Ações e só agora em seu Blog estou aprendendo sobre isto.
    Leitão, sou um poupador de poupança e graças ao seu site vou iniciar um investimento a longo prazo no Mercado de Ações.
    Tenho uma dúvida que não quer calar: Tomando como exemplo as ótimas Empresas de seu cardápio, caso elas venham a ter lucro no exercício anual, quando os detentores das ações recebem os dividendos referentes aos lucros? no mês que é divulgado o resultado do exercício? Estes dividendos são recebidos em dinheiro ou ações?

    Obrigado e abraço,

    Vanio Vedova

  3. 3 Sam

    Vanio

    Dividendos são pagos em dinheiro .. que cai em sua conta na corretora.
    Não tem data fixa p isso. Quando a empresa vai distribuir dividendos…ela avisa qual será a data..com uma certa antecedêcia.

    Algumas empresas também distribuem ações extras aos seus acionistas.
    Mas essa parte não sei muito bem quando/como funciona. Vou deixar o Mestre concliur/complementar meu comentário rs

    abç

  4. 4 Sam

    concliur = CONCLUIR

  5. 5 Leitão

    Oi Vanio!
    Obrigado! E obrigado pelas visitas aqui na minha cozinha! Pode ficar à vontade!

    O Sam falou tudo! (Obrigado, Sam!)

    Investimento é bom mesmo, e o ano todo cai dinheiro na sua conta e você nem sabe de onde veio! rsss…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  6. Ola amigos,um ótimo post!.É igualmente um dever de todo aquele que pretende iniciar no mercado(a sua leitura).Achei bacana os conceitos nele contidos,sem embromações,direto ao assunto e de entendimento fácil.Estou encantado e se Deus quiser entrarei nesse clube no mês que vém e é para a longo prazo.

  7. 7 Anônimo

    Leitão sou sua FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre ações, é rico em informações valiosas,
    tem me ajudado muitíssimo!
    OBRIGADA!

  8. 8 Leitão

    Oi! (você esqueceu de dizer seu nome)…

    Obrigado! Fico sempre feliz em saber que o blog está ajudando!

    Aos poucos vamos aprendendo um pouco mais a cada dia!

    Volte sempre!

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Daniel

    Oi Leitão!

    Bacana reler alguns posts. Mas agora fiquei curioso: Esse sam é o sam? Assíduo acompanhante da BBAS3?
    Cara, deve ser seu leitor mais antigo né? hehehe

    Abraço!

  10. 10 Leitão

    :-)
    Sim, é o Sam sim…
    É um amigo leitor de longa data!

  11. 11 Daniel

    Esse negócio de investir em um único papel não leva a lugar nenhum né leitão? Pelo visto terei que me reeducar e aceitar a diversificação.

    Valeu!

  12. 12 Sam

    Daniel, sou eu sim kkkkk

    Acompanho o blog desde o comecinho, ou seja, antes da crise de 2008, mas só fiz o curso ano passado.

    Abraço

  13. 13 JC

    Lerdo!

    kkkkkk, desculpe não aguentei.
    Desculpe-me em intrometer na conversa também.

    Mas foi o que eu disse pra mim mesmo depois de ficar enrolando e só depois de um ano ter feito o curso! kkkkkk.

  14. 14 Leitão

    :-)

  15. 15 Sam

    JC

    No meu caso foi falta de tempo mesmo, envolvido com trabalho, outra demandas, etc, pois queria aguardar um tempo exclusivo para fazer o curso sem nenhuma outra prioridade nem atividades paralelas, e desta forma aproveitar melhor o conteúdo.

    Mas neste período todo acompanhei o blog quase que diariamente, e isto foi decisivo, pois os artigos/orientações de Leitão foram moldando em mim um perfil investidor de forma natural. Também lí bons livros ( O investidor inteligente, Pai rico pai pobre, o homem mais rico da babilônia, alguns do Gustavo Cerbasi, etc ), até que enfim pude fazer o curso para carimbar a boa trajetória rs.

    Arrisco dizer que sou o leitor mais antigo e mais assíduo do blog, ou seja, de lerdo não tenho nada kkkkkkkkkkkkkkk

    Abç


  1. 1 Renda Fixa dá juros. Bolsa de Valores dá capital. « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Previdência Privada e Feijão Tropeiro | LEITÃO EM AÇÃO
  3. 3 As melhores Estratégias para a Bolsa de Valores | LEITÃO EM AÇÃO
  4. 4 Sobre gráficos e outras coisas mais… | LEITÃO EM AÇÃO
  5. 5 Alavancagem Financeira | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s