Renda Fixa dá juros. Bolsa de Valores dá capital.

21fev11

Em abril de 2010, o amigo leitor, Zileu, enviou a seguinte pergunta:

“Olá sou novo aki.

Tinha uma grana investida em um fundo renda variável mas retirei tudo esse mês. Em um ano de investimento sai quase no zero a zero da bolsa.

Leitão, nesse ano de eleição oq eu devo fazer, reinvisto em r.variavel ou mantenho a grana em poupança e espero a reação do mercado ao fim das eleições?

Grande abraço,
Zileu”

————————————————-

Oi Zileu!
Bem vindo também!

Vixe, seu caso é comum na bolsa, infelizmente. Eu também já passei por isso. Colocava dinheiro em fundos de ações achando que era igual renda fixa, que ia ter rendimentos e depois tirar com lucro…

Renda Fixa dá juros. Bolsa de Valores dá capital.

Na renda fixa você deixa seu dinheiro com terceiros, esses terceiros pegam seu dinheiro e fazem coisa melhor com ele, e depois esses mesmos terceiros lhe dão um tira-gosto de juros por você ter deixado seu dinheiro com eles.

Na Bolsa de Valores você vai direto na fonte: você pega seu dinheiro e compra pedaços de uma empresa, e cresce com ela.

Por isso que, ao colocar dinheiro em ações, não podemos ter a mesma mentalidade de renda fixa. Ao colocar dinheiro em ações, temos que ter em mente que vamos fazer parte de uma empresa, e crescer com ela. Temos primeiro que ver se a (as) empresa é boa, e depois deixar que o tempo faça seu trabalho. Se a empresa foi mal esse ano, tenho que dar tempo para elar ir bem ano que vem. Por isso é diferente da renda fixa.

Respondendo eu lhe digo: é sempre bom fazer parte de boas empresas. Deixar seu dinheiro na renda fixa é fria, mas… Uma parte vai para a renda variável, e uma parte fica em renda fixa, estrategicamente… Tem que entender essa questão, senão bolsa fica como pilotar uma colheitadeira achando que é igual carro de passeio.

Ao longo de todo o blog venho deixando muitas dicas para ajudar mais nessa questão. Vá lendo com calma que tenho certeza vai lhe ajudar!

Um abraço!
Leitão

(OBS.: É fácil falar isso depois de anos de bolsa em alta e todo mundo feliz. O importante é falar isso agora, depois de “crises”, de um 2010 de bolsa andando de lado… Para colher, tem que plantar!)

Leia também…

> Previdência Privada e Feijão Tropeiro

> Mercado de Ações, por quê?

> Livro do Leitão – Investir é Bossa Nova, Especular é Carnaval



5 Responses to “Renda Fixa dá juros. Bolsa de Valores dá capital.”

  1. 1 Diogo

    Leitão, acho que você está um pouco radical nos seus pensamentos até porque renda fixa não é só por meio de bancos que conseguimos ter acesso (aliás é o pior da renda fixa que temos acesso). Se você comprar títulos pelo Tesouro Direto não terá ninguém intermediando (vc só terá que ter cadastro em uma corretora para conseguir comprar, assim como ocorre para comprar ações), ou seja, vc não deixará recursos com terceiros para tirar proveito e ainda terá melhores rentabilidades. Pelo contrário, vc estará investindo em títulos da dívida do tesouro brasieliro, aliás muito dinheiro estrangeiro vem para cá por conta das altas taxas da nossa renda fixa. Acho que o equlíbrio é a melhor receita, ou seja, formar uma carteira balanceando renda fixa com variável. Em momentos de euforia poderia colocar 30% em renda variável e o resto em renda fixa, já que como o mercado já estaria muito “caro”. E em momentos de crise seria melhor tirar da renda fixa e colocar 70% em renda variável e 30% na renda fixa.

    Só para conhecimento, quem comprou títulos do governo prefixados no auge da crise de 2008 e tivesse vendido no meio do ano passado teria tido um lucro acima de 70% ou poderia optar em manter uma rentabilidade de 18% ao ano (nada mal, nâo é?) e carregar o título até o vencimento. Dê uma olhada na página 30 deste documento e verá o que eu estou explicando: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/download/avisos/2010/Apresentacao_Expomoney_RiodeJaneiro.pdf

  2. 2 Leitão

    Oi Diogo!
    Obrigado pelo comentário!

    É isso mesmo! O Tesouro Direto é a melhor modalidade em matéria de Renda Fixa. Sempre digo isso aqui para os amigos.

    E correto também: sempre devemos ter uma estratégia balanceada em que se prevê um parte em renda fixa e outra em renda variável. Outra coisa que sempre comento por aqui no blog. Por exemplo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/07/alocacao-do-capital/

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 FabioL

    Olá Leitão!,

    Acho que o que o Diogo escreveu for por causa desta frase do seu post “Deixar seu dinheiro na renda fixa é fria, mas… “. Soou meio estranho mesmo, apesar de você ter mencionado também que a renda fixa faz parte sim da estratégia de alocação de capital.

    Mas é isso aí.

    Abraço,

  4. 4 Leitão

    Oi Fabio!

    É mesmo! Acho que faltou a palavra “só” na frase. Boa idéia! Vou adicionar então: “…só na renda fixa…”

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 T3

    Mas não se enganem hehe

    Comprar títulos no tesouro direto é emprestar dinheiro pro governo (que vai fazer alguma coisa com ele.. nem que seja amortizar a sua própria dívida pagando um juros menor).


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s