CHAT 13 a 19/mar

13mar17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



21 Responses to “CHAT 13 a 19/mar”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana cheia de significados a todos!
    Leitão

  2. 2 RIOS

    BLZ LEITAO?
    A TAEE11, excelente empresa que tem concessoes de transmissao por 30 anos , parece que tera suas receitas diminuidas em 50% entre 2015 e 2022, das atuais linhas que elea tem.
    Como sempre distribuiu todo o lucro em dividendos,e nao fez investimentos em novas linhas para nao cair a sua receita devera ter forte queda nos lucros nos proximos anos.
    O que vc acha a respeito? abs

  3. 3 RIOS

    Desculpe mais uma vez meu teclado desconfigurado,tenho que resolver isso. abs rss

  4. 4 Leitão

    Oi Rios!
    Bom dia!

    A TAEE11 tem sido realmente muito boa, lucrativa, eficiente e consistente até agora… Mas pode sim vir a reduzir os lucros nos próximos anos. O impacto deve ser precificado mas não quer dizer que a empresa vai ficar ruim… talvez fique “menos excelente”…

    Como não temos condições de ficar esmiuçando cada detalhe de cada empresa em cada setor (pois além de ser humanamente impossível é um esforço inglório), a melhor estratégia continua sendo uma carteira diversificada, variando setores, balanceada com equilíbrio entre as empresas.

    Sempre é bom analisar mais quando possível, principalmente quando temos tempo e gosto… Mas é importante deixar as preocupações administrativas para os Gestores e continuamos no papel de Investidores Anônimos mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 RIOS

    O impacto deve ser precificado mas não quer dizer que a empresa vai ficar ruim… talvez fique “menos excelente”…
    Isso quer dizer dentro da estrategia do IG, que mesmo sabendo que isso deve ocorrer , nao devemos vender antes do ocorrido,aceitar a queda do que ela representa % na carteira com consequente queda na rentabilidade e continuar a comprar ela qdo for sua vez no rodizio se ela nao chegar a dar prejuizo por 2 anos seguidos por exemplo?valeu

  6. BBDC4 voltou da retração de Fibonacci que você postou há alguns dias… acredita que há chances dela voltar e atingir a linha superior?

  7. 7 Marcos

    Boa tarde Leitão,

    Atualmente praticamente só faço especulações. O pouco que invisto vem justamente do lucro que consigo com especulação a cada 3 meses ou mais.
    Confesso que tenho medo de investir dinheiro que sobra do meu salário em ações pois já tenho 44 anos e acho que está tarde para começar uma carteira. Investir somente o pouco que ganho com especulação me deixa tranquilo, não me faz perder o sono com o mercado mas acho que eu ficaria nervoso se colocasse dinheiro do meu salário. Está realmente tarde para começar pensando num retorno para daqui a uns 15 anos quando pretendo me aposentar? Tem algo a me dizer? Obrigado!

  8. 8 eduardo silveira

    PETR4…..abaixo dos 14….agora ….13,59, Podemos considerar que a tendencia mudou.

  9. 9 Leitão

    Oi Rios!

    Não necessariamente. Cada investidor é que vai adotar seu jeito pessoal de tratar esses e vários outros casos que surgem. Alguns investidores vão aguardar e continuar com as ações mantendo o risco controlado; outros vão preferir já mudar antes mesmo de virem os novos resultados; outros vão apenas “congelar” tais ações, etc… O importante é, independente da postura pessoal que cada um adotar, manter uma coerência de critérios… senão fica igual barata tonta mexendo na carteira, e até mesmo boatos ou “perspectivas” vão afetando…

    ——————————–
    Oi Felipe!
    Sim, voltou… Agora é esperar para ver se rompe novamente ou então cancela de vez a alta… Por enquanto mantem-se acima da linha verde de alta…

    ————————-
    Oi Eduardo!
    Ainda não… está pendurada em cima do suporte. Vamos ter que esperar mais um ou dois pregões… Estou acompanhando e já já posto uma leitura atualizada…

    —————
    Abraços!
    Leitão

  10. 10 rafael

    Leitão tudo bão?
    sei que o foco aqui não é renda fiza. Mas estou de olho em umas debentures. Estou ciente que elas não tem a segurança do fundo garantidor. Por isso queria pegar de alguma empresa sólida (com saude financeira) como a Cemig… Acha coerente o raciocínio? algum conselho sobre isso? A cemig (apesar da diminuição dos lucros dos ultimos anos) continua sendo uma empresa sólida neh?

  11. 11 Leitão

    Oi Rafael!
    Bom dia!

    Sim, se for optar por Debêntures procure por empresas sólidas mesmo. A Cemig é sim.

    Eu, particularmente, sempre preferi o Tesouro Direto…

    Um abraço!
    Leitão

  12. Leitão, tenho dúvidas quanto a investimentos de longo prazo…
    Fiz uma carteira diversificada (10 ações que pagam dividendos), estou investindo aproximadamente R$250 por mês em uma ação por vez nessa carteira, ações de segmentos variados.

    Como eu meço a performance dessa carteira, Pra saber se devo continuar investindo nas mesmas ou trocar alguma(s) dela(s)?
    $250 é um valor bom?

  13. 13 Leitão

    Oi Felipe!

    O importante é começar, mesmo que com pouco. Assim já vai pegando gosto, experiência, bons hábitos… 250,00 é um começo e é claro que com o passar do tempo vai poder ter aumento de salário/renda e vai poder poupar cada vez mais…

    10 ações é um mínimo. Com o tempo procure aumentar um pouco mais até chegar em pelo menos 20, para diversificar bem os setores…

    Você vai deixar de investir ou trocar empresas não baseado em preços de mercado e sim em Fundamentos financeiros. Não cometa o erro de ficar míope olhando apenas preços, gráfico de preços… Olhe os lucros, os resultados…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/27/dividendos-tirando-o-leite-da-vaca/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Um abraço!
    Leitão

  14. Não poupo apenas isso, tenho investimento em renda fixa também (previdência empresarial, algo em torno de 13% ao ano) e um pouco na poupança (caixa rotativo/emergencial). Lendo as suas publicações, dá até vontade de jogar tudo pro alto hahaha mas pretendo mudar o equilíbrio do meu investimento depois de pegar as manhas.

    Então, pelo que entendi, no primeiro ano não terei dividendos, juros, bonificações, certo? Posso me basear em artigos de “empresas que pagam os melhores dividendos”, desde que após uma análise pessoal, eu decida que são saudáveis?

    Muito obrigado pelas dicas Leitão!

  15. 15 Leitão

    Oi Felipe!
    Que bom que já está diversificando os investimentos, é bom mesmo. Ok!

    No começo não sentirá muito o efeito dos dividendos, mas persevere, que vale a pena…

    Mas não baseie suas escolhas nem decisões de investimento em cima de dicas de terceiros, análises de terceiros, carteiras de corretoras, dicas de X ou Y… Procure aprender a selecionar suas empresas com critérios claros e objetivos, em cima dos fundamentos…

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Luiz

    Felipe e amigos,

    Só um comentário. Estou abrindo o terceiro ano de investimento gradual e mesmo com essa crise e as empresas diminuindo os lucros (algumas até em prejuízo e queda franca da cotação), já estou sentindo os efeitos dos dividendos na carteira. Não é uma quantia absurda, mas esse mês, por exemplo, meu aporte fixo ganhou um adicional de 23% do seu valor usual por conta do que “pingou” na minha conta. No começo desanima mesmo pois só caem centavos, mas acredite e tenha paciência. A bola de neve cresce bem rápido.

  17. 17 Leitão

    Obrigado pelo comentário, Luiz!

  18. 18 FTA

    Oi Leitão . Como vai?
    Após muito tempo , que tal fazer uma atualização do gráfico histórico do ibovespa? Seria um bom momento não? valeu abraço

  19. 19 Leitão

    Oi FTA!
    Bom dia!

    Boa ideia! Vou providenciar! :-)

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Frank

    A divida da CEMIG esta baixa? Tens certeza dissooo?

  21. 21 Leitão

    Oi Frank!
    As dívidas da Cemig estão dentro do aceitável… Seria desejável que fossem menores, mas ok…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s