Dividendos – Tirando o leite da vaca
Usufruindo e/ou Reinvestindo os Dividendos
“Mestre Leitão, boa noite!
Uma vez que a carteira chega a um nível que te permite viver de dividendos, qual a melhor maneira de gastar o dinheiro? Acumular todos os dividendos e juros recebidos ao longo do ano, dividir por 12, e ter essa base para o “salario” mensal?
Outra pergunta… Se o dividendo parar de ser reinvestido isso pode gerar a desvalorização da carteira ao longo dos anos? Ou seja, ideal seria não gastar tudo e reinvestir um percentual?
Estou longe de chegar nesse nível ainda, mas gostaria de saber sua opinião sobre a melhor maneira de usufruir dos dividendos sem comprometer a carteira, já que espero um dia poder viver dos frutos colhidos ao longo de anos de investimento em boas empresas… Abs, Edu.”
———————————-
Oi Edu!
Boa noite!
Sim, a melhor maneira é provisionar um orçamento anual e particioná-lo em 12 meses, assim terá uma quota mensal a ser gasta. Os dividendos virão aleatoriamente durante o ano, então é tarefa sua considerar a soma anual e o gasto possível mensal.
Enquanto a carteira está em formação e enquanto não precisar dos dividendos deve sim reinvestir tudo que for possível. Depois que a carteira já estiver madura e autossuficiente, mesmo que não reinvista os dividendos, o capital principal estará atrelado ao crescimento das empresas e protegido da inflação. Poderá usufruir de todos os dividendos sem problemas. Mas é claro que o bom hábito de gastar menos do que se ganha, adquirido ao longo da carreira de investidor, é saudável ser mantido por toda a vida…
Meu avô foi fazendeiro no interior de Minas e sempre mantinha suas vaquinhas leiteiras: uma parte era para o bezerro e outra para a família: era uma fartura de queijo, manteiga, bolos, caçarolas, doces…. Hoje lá isso não existe mais pois a geração seguinte esqueceu a sabedoria da geração passada, mas ainda sinto o cheiro do leite gordo e do café recém torrado e moído… Não dá para voltar ao passado e nem devemos, o futuro é nosso lar, mas dá para sermos sabidos como eles foram e evitar as tolices da geração atual…
Abraços!
Leitão
—————————-
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…
Leia também…
> Como seria sua vida caso tivesse R$ 3,6 milhões?
> Você sabe exatamente como anda o desempenho de sua carteira de ações?
Filed under: filosofando, Gestão de investimentos, Independência financeira, Melhores artigos | 9 Comments
Tags:filosofando
Leitão, fiz umas questões à vc sobre corretora e não obtive resposta….Será que não recebeu? Abç Cleusa
Enviado por Samsung Mobile
Oi Cleusa!
Bom dia!
Respondi sim, é que você postou em um tópico da Weg, veja:
https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/19/wege3-grafico-18-06-2014/#comment-23752
Para assuntos aleatórios procure usar o Chat da semana, por favor. Basta procurar na página inicial o Chat mais recente ou clicar no menu lateral “Chat’s”:
https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/
Um abraço!
Leião
kkk uma parte para o bezerro e outra para família, reinvestir é a maneira mais conservadora de continuar lucrando!!
sdds
Vaca leiteira = CMIG :D
qual é o valor mínimo que eu possa estar investindo.
qual a margem de porcentagem que estarei lucrando.
Oi Messias!
Para investir em ações você pode começar com valores baixos, 300,00, 500,00, 1.000,00, o que puder poupar todos os meses com disciplina e regularidade.
O dinheiro em ações não rende juros fixos como na renda fixa. Você tem que compreender que vai se tornar sócio de boas empresas e crescer com elas. Ao longo dos anos vai receber dividendos e valorização dos papéis…
Vá lendo meu Blog aos poucos, veja os artigos, chats, comentários… aos poucos você vai ficar por dentro da bolsa ao se dedicar a leituras aqui… vou deixar esse link com dicas, veja:
https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/
E aos poucos vou ajudando mais… apareça sempre!
Abraço!
Leitão
Se ação cair, caso bbs3 dividendo,Conti bio com a ação para receber os dividendos?
Oi Antonio!
Boa noite!
Se você está Investindo na ação, não importa se vai cair ou subir, você continua sócio a partir da qualidade de seus fundamentos, suas finanças. Vai recebendo dividendos enquanto for sócio, e é sócio somente enquanto as finanças forem ok… Independe de cotação.
Já se está Especulando, não importa dividendo. Especulador não foca em dividendo em sim e oscilação de preço de curto prazo.
Saiba separar muito bem cada uma das coisas. O blog inteiro é sobre isso… sugiro ir lendo aos poucos. Tem muito conteúdo aqui para lhe ajudar…
Um abraço!
Leitão
Antônio, quando a cotação de uma empresa boa cai é ótimo…para comprar mais, assim serão mais ações e mais dividendos.
É como comprar um apartamento com um super desconto.