Você sabe exatamente como anda o desempenho de sua carteira de ações?

09out13

Vejo muitas pessoas com dúvida na hora de manter seus controles em suas carteiras de investimentos. Justamente porque muitos nem sabem investir direito, ficam controlando compra e venda e não sabem realmente controlar ações a longo prazo.

– No curto prazo é bem fácil. Basta anotar a compra, dias depois a venda, apurar o resultado e pronto.

– Mas a longo prazo é preciso mais atenção e é aí que muitos erram.

Alguns softwares e websites também costumam tentar oferecer esse serviço. Recentemente o Google Finance começou a oferecer dados da Bovespa e alguns controles de carteiras. Mas é falho, não registra corretamente todos os eventos (dividendos, bonificações, desdobramentos, etc). O pecado dos softwares é o mesmo de todos: quem os faz também não sabe investir, muitas vezes nem têm carteiras de ações de verdade.

Pois bem, vamos lá:

1) Planilha em Excel

Não tem jeito. Ainda é uma coisa manual. Nada melhor do que uma simples mas eficiente planilha no Excel. Você tem que anotar sequencialmente suas compras, valor, quantidade, data, custo com ordens e taxas. Aí você terá todo o histórico detalhado e depois basta ter um resumo disso por ação, e principalmente um somatório geral da carteira. O que vale é sempre o desempenho GLOBAL de sua carteira. Pode-se olhar o desempenho individual de cada ação, mas o que vai contar é sempre o desempenho do CONJUNTO, do time.

2) Preço médio

Pode-se apurar por sistemas de quotas ou por simples preço-médio. Eu acho mais simples pelo preço-médio das ações. Então, basta ver o preço médio por ação (soma das compras dividido pela qtde total) e bater isso com a cotação atual. Pronto. Faça isso para todas e apure o desempenho Global.

3) Registre os eventos (!!!)

*Aqui é que muitos erram!

Suas ações, ao longo dos anos, vão lhe pagar dividendos, juros, dar bonificações em ações. Além disso, podem ocorrer desdobramentos ou agrupamentos.

A Cemig (CMIG4), por exemplo, ao longo dos últimos anos deu uma infinidade de dividendos, bonificações, etc…

E não tem jeito, é um controle manual mesmo.

Basta você, uma vez por mês, puxar um relatório na sua conta da corretora e ver os eventos que ocorreram. Todo crédito extra que pintar em sua conta identifique de onde vem e faça essa anotação em sua planilha de forma que os créditos que for recebendo sejam agrupados em cada ação para que seu desempenho financeiro fique real. Muitos esquecem de lançar o valor dos dividendos recebidos no somatório do desempenho de sua carteira.

Quanto a bonificações em ações, basta adicionar à sua planilha a custo ZERO. Ou seja, vai receber bônus (ações extras) então some a custo zero e terá incorporado na carteira esse benefício.

Ajustes de desdobramentos ou agrupamentos. Fique atento! Tem que ir manualmente em sua planilha e fazer isso para manter os dados coerentes.

*Uma boa dica para não perder esses eventos é visitar o site de cada empresa que você possui em carteira, ir na seção de RI (relação com investidores) e assinar a Newsletter (informativo por e-mail) para ser avisado sempre que surgir algum fato relevante ou aviso aos acionistas.

Outra forma de verificar o histórico dos eventos é visitar o site da Bovespa nesse link, informar o nome ou código de sua ação e ir na aba “eventos corporativos”. Lá vai encontrar todo o histórico de eventos.

Então, revisando:

Tenha uma simples, mas boa, planilha pessoal para ter todos os registros bem feitos (sempre passo uma para meus alunos). Fique ligado nos dividendos, nas bonificações, nos desdobramentos. Fique atento a todo lançamento que aparecer em sua conta corrente na corretora e registre isso na sua planilha, assine os avisos aos acionistas disponíveis nos sites das empresas…

Dá um certo trabalho, mas se fizer isso uma vez por mês será suficiente para manter tudo bem e ter uma noção correta do desempenho de suas ações. Não vai gastar mais do que 30 minutos por mês.

Ufa! Ficou cansado? Que nada! Você vai adorar a trabalheira de ficar anotando benefícios e dinheiro caindo em sua conta ao longo dos anos! Tem horas que você nem vai saber direito de onde está vindo o dinheiro… Rssss…. :-)

Abraços e bons investimentos!
Eduardo Leitão
——————————————

Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Carteira de Ações é como um time de futebol

Quantas empresas devo manter em minha carteira de Ações?

Investir e comer Sushi…

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...



16 Responses to “Você sabe exatamente como anda o desempenho de sua carteira de ações?”

  1. 1 IGOR

    Leitão estava precisando ler isso, muita correria no trabalho não estou conseguindo nem seguir o que tenho de investimento com ações, fundos, etc…vou fazer isso vlw pela ajuda, abraço. Igor.

  2. 2 Leitão

    Oi Igor!

    Pois é, dá um trabalhinho todo mês mas vale a pena. A gente acaba deixando coisas importantes em segundo plano, como cuidar da saúde e dos investimentos…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Eduardo Eustaquio Sampaio Campos

    Fala meu xará. Faz tempo que não apareço por aqui, mas acompanho fielmente todos os dias os excelentes comentários que são postados.
    Tem uma dúvida que me acompanha faz tempo: os dividendos e bonificações que me são creditados, são totalmente reaplicados. Assim, eu não vejo lógica em mantê-los no somatório geral, pois eu os vejo em duplicidade.

    “Muitos esquecem de lançar o valor dos dividendos recebidos no somatório do desempenho de sua carteira”.

    Poderia esclarecer-me melhor se estou certo ou errado?

  4. 4 Alison

    Grande Leitão!

    Engraçado que antes de ontem mesmo resolvi me cadastrar nos alertas de emails de todas as empresas que estou de olho e acabo de ver que está dando esta dica… hehe
    Gostaria de pedir a permissão para compartilhar um blog de um outro amigo que tem ajudado muito os novos investidores e disponibilizou de forma gratuita uma série de planilhas as quais estou utilizando para fazer o acompanhamento.

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/07/planilha-de-registro-de-investimentos.html

    As planilhas são excelentes! Você consegue acompanhar individualmente cada ação, dividendos, saber o balanceamento da carteira e calcular o rendimento utilizando o sistema por cotas.

    Fica a dica!

    Parabéns mais uma vez Leitão pelo excelente trabalho!
    []s

  5. 5 Leitão

    Oi Xará!
    Que bom que está sempre ligado!

    Você pode e deve mesmo reaplicar os dividendos, mas não esqueça de contabilizá-los como crédito que, portanto, faz parte do desempenho da carteira.

    Faz de conta que você sacou o dinheiro da conta corrente, colocou no bolso e no dia seguinte pegou o dinheiro do bolso e resolveu comprar ações com ele, como se fosse um dinheiro normal.

    O dividendo recebido é um Crédito que faz parte do desempenho de sua carteira. A compra de novas ações com esse dinheiro é uma compra normal como qualquer outra.

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Leitão

    Oi Alison!
    Obrigado!

    E obrigado também pelas dicas aí para os amigos leitores! Valeu!

    Grande abraço!
    Leitão

  7. 7 Marcelo

    Oi Leitão,
    sou seu aluno e estou sempre acompanhando os chats que recebo por email, o seu trabalho continua excelente e a turma não para de crescer, parabéns! Tenho uma dúvida na planilha de investimento gradual que recebi no curso: como faço em relação à remuneração da renda fixa? Quando comecei o IG EM 2011 a RF “pagava” muito mais do que hoje. Devo simplesmente ir lá e alterar o valor da remuneração esperada para baixo? Ou tem como travar a planilha até uma determinada data e dali para frente trabalhar com uma remuneração menor? Desde já agradeço…

  8. 8 Leitão

    Oi Marcelo!
    Obrigado! E apareça sempre lá na turma do Buteco: http://leitaoemacao.com/buteco (é bom frequentar para se manter sempre atualizado. Uma boa dica é a leitura do Folhetim.)

    A planilha é uma base, mas você pode personalizá-la conforme sentir necessidade.

    Na forma como está na planilha-modelo a renda fixa é um parâmetro para comparação e para apurar o Custo do Capital (custo de oportunidade). Neste caso o parâmetro é fixo para tudo. Mas você pode sim alterar as fórmulas e incluir parâmetros mais flexíveis para se adaptar a cada período. Por exemplo, fazendo uma renda fixa média para um período de juros altos passados e outra renda fixa média para o período mais recente, de juros mais baixos. Fica a seu gosto. Um pouco de habilidade com Excel já será suficiente (só tome o cuidado para que as interferências não prejudique as fórmulas já prontas e desconfigure somatórios, por exemplo.)

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 André Tafner

    Mestre,ótimo post !!!
    Abraço.

  10. 10 LUIZ CARLOS AMADO SETTE

    Leitão, sei que espaço e idioma podem ser problemas, então, gostei, traduzi e reduzi da Investopedia uma coisa bem interessante: Os 5 maiores mitos do mercado de ações
    1- Bolsa é cassino. Ser dono de uma parte de uma empresa não é um jogo e os resultados dependem da qualidade da empresa. Aposta, por sua vez, é um jogo de soma zero que simplesmente tira dinheiro de um perdedor e entrega para o ganhador.
    2- Bolsa é para ricos e especialistas. Na verdade, a grande maioria dos ditos especialistas são imprecisos em seus prognósticos. Atuar individualmente tem vantagens sobre ser um gestor profissional submetido a enormes pressões da manada. Sozinho, você estuda mais e com mais calma e acaba tendo uma visão melhor no longo prazo.
    3- Anjos caídos subirão de novo. Por incrível que pareça, dados dois ativos, um A, que despencou de 50 para 10 em um ano e outro, B, de uma firma menor que foi de 5 para 10 , a grande maioria tenderá a comprar o A na crença de que vai voltar a subir. Preço é apenas uma parte da equação de investimento. A meta é comprar de boas companhias a preço justo. Quem tenta pegar faca caindo só consegue se machucar…
    4- Ações que sobem devem cair. As leis da Física não se aplicam ao mercado de ações. Entre 1997 e 2000 quem abandonou posições compradas na escalada da Wall Mart perdeu 500%.
    5- Um pequeno conhecimento é melhor do que nada. Você se deixaria operar por um cirurgião parcialmente formado ? Investidores de sucesso são os que realmente fazem a lição de casa. Se voce não conhece o mercado e quer investir, melhor gastar parte do dinheiro com um assessor do que amargar grandes perdas.

  11. 11 Leitão

    Oi Luiz Carlos!

    Muito bom o comentário! Obrigado!

    É isso mesmo!

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Luiz Alvim

    Olá Mestre,

    Excelente este seu post. Simples, objetivo e chamando a atenção para um assunto que apesar de ser muito importante não é muito comum ser visto nos inúmeros sites e blogs sobre investimentos que existem por aí a fora.

    Como seu ex-aluno, tive a oportunidade de fazer os dois cursos, Análise Gráfica e Análise Fundamentalista, e para controlar os meus investimentos de longo prazo (IG) utilizo a planilha que você disponibilizou no final do curso de AF para podermos controlar a carteira de investimento gradual. É uma ferramenta muito boa e de fácil utilização. Adquiri o hábito de fazer as atualizações semanalmente, pois além de ficar mais tranquilo já que a quantidade de movimentações é menor, sempre tenho uma visão bem atualizada da carteira. Minha carteira ainda é nova, está fazendo dois anos, e conta com 21 boas empresas.

    Além das vantagens que você citou, a atualização correta da carteira é importante também sob o ponto de vista fiscal, pois se em alguém momento no futuro quisermos fazer a venda de alguma ação é bom que os dados tenham sido atualizados corretamente para facilitar o calculo do iR devido.

    Grande abraço,
    Luiz Alvim

  13. 13 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado!

    O controle manual é mais trabalhoso mas é até hoje o mais simples e objetivo. E o bom do Excel é que cada um pode otimizar, mudar, incrementar suas planilhas conforme sua necessidade. E é como disse no final: é um prazer esse trabalho de ficar anotando benefícios caindo o tempo todo na conta.. rsss

    Grande abraço, valeu pelo depoimento!
    Leitão

  14. 14 Jovem há mais tempo

    Após terminar de ouvir e ouvir novamente e ouvir novamente os vídeos da aula nº 9, estou vendo os links indicados abaixo dos vídeos da referida aula. Você terminou bem este link com o seguinte “comentário”, Leitão: “UFA ! “, rs. Pareceu-me que está escrito em aramaico, mas continuo lendo assim mesmo. Quem sabe ainda encontrarei a “Pedra Roseta” dessa planilha, rsrs. Jovem há mais tempo.

  15. 15 Jack

    Quem conhece algum app para iPhone que permita controlar carteira de ações, lançando automático dividendos e splits?

  16. 16 Leitão

    Olá, Jack!
    Bom dia!

    Estou retornando hoje das férias…

    Não sei lhe indicar nenhum App para controle de ações. Acredito que já existam boas opções, mas até hoje prefiro fazer isso manualmente em Planilha Excel… Talvez eu esteja até desatualizado quanto a isso. Caso algum amigo aqui do Blog tenha dicas, serão bem vindas…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s