CHAT 30/jun a 06/jul

30jun14

Leia também…

Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro
      RSS dos comentáriosBaixe o aplicativo do Blog



25 Responses to “CHAT 30/jun a 06/jul”

  1. 1 Pequeno investidor

    Leitão Bom dia. Sobre Cmig4
    30/06/ 0,89 por ação.
    Até 08/07 0,87 por ação
    Até 30/09 0,48 por ação
    Resumo 2014 cmig4 2,24 por ação + bonificação de 15% em ação em janeiro. leitão sem palavras ….. To tão feliz, que pareço uma criança
    Com estes dividendos do dia 08/07, e se a bolsa fizer uma correção quem sabe não compramos CMIG4 em promoção.
    Leitão como não pegar amor na Cemig, difícil he he be.
    Abraços Leitão e enche o carrinho de Cemig.

  2. 2 Tiago

    Nao sei se eh pq eu montei uma carteira voltada pra dividendos (Claro que eh!!!), mas somente esse ano, ta chovendo dividendo como nunca. Soh agora em Junho ja atingi exatamente o montante de dividendos que atingi o ano passado, (% do portfolio)….. Sem perda do valor das empresas…

    Essa padaria ta produzindo muito pao, sem depreciar as maquinas…!!!! que mais q eu quero?

    uh-huh

  3. 3 Pequeno investidor

    Ta osso em Tiago, ta vendo fica acompanhando o leitão, é nisso que dá, ta vendo o Leitão o que vocę ta fazendo com seus leitores.kkkkkkk

  4. 4 Wendel

    Realmente, Leitão. O trabalho que você faz aqui é magnífico. Comprei o seu livro e nesse ano estou indo muito bem. Obrigado.

  5. 5 Tiago

    Sendo mais exato nas palavras: Soh agora em Junho (De Janeiro a Junho 2014) ja atingi exatamente o montante de dividendos que atingi o ano passado (inteiro, de janeiro a dezembro 2013), Sem perda de valor das empresas….

    Esse leitao eh foda!!! Faz lavagem cerebral na gente.. ae da nisso, ficamos investindo em empresas de qualidade e com foco em construcao de patrimonio!!! Cade aquele futebol moleque? Altos riscos e dribles a la Denilson??? Especulacao as cegas e emocao a flor da pele??? Cade?

    Hehehe

  6. 6 Clari

    Caro Leitão e águias, abraços. Estou lendo o livro “Faça Fortuna Com Ações” de Décio Bazin e o enfoque que o mesmo dá aos dividendos tem-me reforçado a estratégia de formar a carteira de complementação de renda. Estou no início, mas o que já me acrescentou já valeu o investimento ( em tempo, acima de tudo). Ele chega a ser radical, quando diz que, se uma empresa não distribui dividendos, é como se não existisse para investimento, pois esperar que a mesma reinvista o lucro no crescimento é algo que não temos controle algum. Lucro é melhor na nossa mão. Outra dele: uma carteira de dividendos é uma boa herança a ser deixada aos filhos. Claro que eles têm que levar de herança também a cultura rsrsr. Vou continuar a leitura e quero compartilhar com todos.

    Abraços
    Clari

  7. 7 Leitão

    Oi Pequeno Investidor, Tiago, Wendel, Clari!

    Valeu pessoal!

    Eu tava vendo o jogo da Alemanha vs Argélia e foi um jogo corrido e muito legal! :-)

    Pois é, que bom estou acrescentando boas coisas aos amigos! Valeu! Fico feliz!

    E vamos que vamos! Quem planta colhe! :-)

    Forte abraço!
    Leitão

  8. 8 Sml

    Leitão, Perdoe a mensagem gigante.. Tenho imóvel comercial MUITO bem localizado praticamente esquina de grandes avenidas e área bem grande. Este tipo de imóvel tem baixa vacância, porém aluguel é na faixa entre 0,3 e 0,4% e valorização superior a atual vai demorar. Pelos preços de mercado (obviamente inflacionados) estaria na faixa de R$800.000 até R$ 1.100.000, o que dá uns 1,8K o metro quadrado de um TERRENO com uns 30 m2 construídos. Acredito na chamada bolha imobiliária, tenho tendência a vender para realizar lucro… pagar os 15% dolorosos do IR, MAS neste momento perigoso da economia onde colocar o dinheiro ??? O comprador talvez pense em comprar para se proteger de incertezas do mercado. A idéia de alocação: LCA 84%CDI (40%), Tesouro Direto (LFT de 2 anos, uns 30%) e FII com fundamentos bons (20%), Dólar(5%) e Euro (5%) e no fundo da bolsa comprar ações de empresas boas de fundamentos e dividendos regulares…OU um apartamento de alguém desesperado por vender. Tenho medo de uma piora severa da situação do país (do mundo também, enormes dívidas de vários países) e das medidas “antimercado” que começam a aparecer cada vez mais na atual gestão. Ao mesmo tempo que deixar no Tesouro Direto pode representar uma perda de oportunidades (menor liquidez para uma barganha) ou perda certa se resgatar antes do vencimento. Penso em um cenário de aumento do dólar (mas temo o endividamento dos EUA e perda credibilidade da moeda) e perder feio para inflação e o principal: a valorização do imóvel + aluguéis ser superior ao retorno do investimento que eu fizer (considerar que tem o IR do ganho de capital que não poderei adiar)… Vender (se conseguir) é apostar forte na bolha imobiliária e no aumento dos juros (apesar que o governo poderá baixar a SELIC para atuar na estagnação da economia), porém alugar e corroer pela inflação é ruim… e o inquilino na crise pode sair e dar calote… Estou intensificando os estudos m FII’s, TD e análise de balanços para dividendos. Tenho uma boa renda de empregado, porém não tenho previdência complementar (resgatando o erro dos PGBL’s e fundos), apenas meus investimentos e sinto que o tradicional juro alto poderá acabar (vejo a economia já quase parada nas ruas, crédito tem mas quem pegará ele?) e para quem quiser boa renda passiva nosso mercado exigirá muito estudo. Sei que é muita informação e detalhes…O que acha ?

  9. 9 OValter

    Boa tarde! Após a ajuda papal para a nação vizinha, venho pedir mais uma dica, quais os riscos envolvidos em alugar ações? Vi pela Rico que o risco é pequeno para quem doa e ainda ganha os proventos, mas, não achei muita coisa.

    Aproveitando, completo neste mês um ano de bolsa, 300 reais por mês, aumento para 400 reais agora.

    E CMIG4 dando alegrias.

  10. 10 Leitão

    Oi Sml!
    Boa tarde!

    Bem, é difícil dar pitaco assim através de poucos dados seus e também do imóvel usando apenas uma mensagem, mas vamos ver se ajudo um pouco…

    Alguns fatores pesam como sua idade, sua família, seus modelos de vida, objetivos a longo prazo, etc, etc…

    Mas vamos lá:

    – Vender seu imóvel atual para comprar outro é atuar simplesmente com Especulador imobiliário, e não como Investidor. Especulador é aquele cara que comercializa algo para obter lucros. Investidor é o cara que coloca dinheiro em empreendimentos para crescimento. Você, pelo visto, quer ser Investidor e não um Especulador. Para ser Investidor basta ter disciplina e sabedoria, mas para ser Especulador (seja imobiliário ou qualquer outra área) é preciso muuuuuuuuuito estudo e especialização… Atente-se para isso!

    – Se decidir se desfazer de seu imóvel tem que saber muito bem o que vai fazer com o capital depois disso. Investir bem feito… Vender só para “realizar lucro” ambiciosamente não é um objetivo legal… o objetivo de todo investidor não é “realizar lucro”, é crescer sempre… ou pelo menos, não decrescer.

    – Se decidir vender seu imóvel, aprenda a investir em Bolsa – é o melhor investimento que existe… meu Blog tem muito conteúdo sobre isso e vai lhe ajudar muito…

    – Dolar e Euro são opções ruins. Investimento tem que ser em setor produtivo, empresas, por isso Bolsa de Valores é o melhor.

    – Destinar uma parte estrategicamente para a Renda Fixa é correto. Alguns destinam 50% para Renda Fixa (Tesouro e outros) e outros 50% para ações (mas para investir em ações tem que aprender como é… investir em ações não é complicado, mas aprenda primeiro).

    – Essa complexidade toda que você comentou no seu texto é totalmente dispensável. O bom investidor não é aquele que sabe tudo de economia e finanças, mas aquele que sabe colocar seu dinheiro para crescer de forma contínua e segura… para isso repito: não é preciso toda essa complexidade… senão somente quem forma em Economia em Harvard poderia ser investidor….

    – Você tem um bom patrimônio e o bom é que não precisa dele ainda, então poderá multiplicá-lo ainda mais, mas para isso precisa ser mais corajoso, empreendedor, proativo… isso tudo não tem a ver com ser mais arriscado… tem um mito no mercado que diz que mais risco=mais retorno… nada a ver… mais risco=mais risco mesmo…. mais Dedicação=mais retorno…

    Bem, espero ter ajudado um pouco e se precisar estou sempre por aqui… como disse, meu blog tem muito conteúdo e vale a pena ir lendo tudo que puder nele….

    Aos poucos vou ajudando mais…

    Um abraço!
    Leitão

    ———————————
    Oi OValter!

    Outro dia comentei sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/04/28/chat-28abr-a-04mai/#comment-23024

    Talvez já tenha visto, mas no link abaixo tem mais informações:

    http://www.rico.com.vc/educacional/aluguel-de-acoes

    ———————
    Abraços!
    Leitão

  11. 11 OValter

    Obrigado Leitão! Vou aproveitar e fazer um pedido para a nossa amiga Li, Já que disse que aluga umas ações. será que vc poderia dar um passo a passo para o aluguel, quero ganhar os 0,01 para comprar o livro do leitão…rsrsr brincadeirinha. Vou comprar com os dividendos da Cemig. Estou na rico.

  12. 12 onlyice

    Grande Leitão, tudo bem?
    Amigo, já tem algum tempo que acompanho seu blog e através das suas dicas e daquelas lindas linhas paralelas (fibo, do curso que fiz aqui) já fiz gerei algum dinheiro, lembre-se que sou micro sardinhas, então nado muito para conseguir algo.
    Por sorte minha fiz um bom investimento em CEMIG (como micro Sardinha) e em ABEV3. Tanto que as minhas compras foram em fevereiro época que teve liquidação na bolsa, (é…aquela que você avisou :D ).
    Agora quero continuar a ganhar uns caraminguás com os dividendos, tenho acompanhado a NATU3 de perto e ela estourou o bolsão para baixo… o que eu encontrei sobre seus dividendos: girou em torno de 5% (imaginando a ação em 37,00) em 2013 e até agora em 3% em 2014, Isso anual…
    Tenho pensado em montar e talvez pudesse me ajudar é uma base histórica de dividendos, pelo que percebi a Bovespa não tem uma base destas ou tem?
    Se tiver algo neste sentido estou interessado, porque queria deixar meu dinheiro em mais ações do tipo da CEMIG… sabe.
    Aproveitando, tem alguma atualização dando sopa por ai? Já que desisti da Natu… to precisando compras um lotezinho, já sabe… dinheiro parado na conta da corretora é desrespeito com nosso dinheiro. :(

    Grande abraço e continue com o seu canal de comunicação.

  13. 13 Li

    Oi OValter eu tb utilizo a Rico, então acho que fica mais fácil para explicar como eu faço. Ao abrir o Home Broker veja se já tem o box de Aluguel aberto, caso não, vá em Menu, no item mercado e abra este box. Eu costumo alugar pelas taxas praticadas no mercado, então busco em ativos disponíveis a ação que tenho para alugar, vejo qto está e desconto a taxa cobrada pela Rico. Vou até a aba Nova oferta doadora e preencho os dados solicitados. Sempre coloco que pode ser renovado e que a liquidação pelo tomador. O prazo para aluguel costumo deixar por 3 meses. assino eletronicamente e aguardo alguém pegar minhas ações. Qdo devolvem, no dia seguinte o valor do aluguel, se houver, estará na conta.
    As taxas praticadas pela Rico são:
    Para Taxas – comissão
    0,01 a 0,50% – igual a taxa
    0,51 a 1,00% – 0,50%
    1,01 a 4,99% – 1,00%
    Acima de 5% – 30% não ultrapassando 5%

    Então, na prática temos:

    Se a ação AABB3 tem taxas a mercado de 1,5% eu coloco que quero alugar a 1,00% e aguardo meus centavinhos.

    Boa sorte!

  14. 14 Li

    Ah! Esqueci de dizer que qdo sua sações estão alugadas elas “somem” do quadro principal de ações, não se preocupe.

  15. 15 Cristian

    Oi Li,

    Tambem uso a Rico, sé nao entendi a comissao para taxa acima de 5%.
    ” Acima de 5% – 30% não ultrapassando 5% ”

    Se por exemplo a taxa for 7%, coloco quanto de comissao?

  16. 16 Leitão

    Oi Li!
    Obrigado pelas dicas pra turma aí…

    —————————
    Oi Onlyice!
    Bom dia! Tudo jóia!

    No site da Bovespa você tem acesso aos dados de balanço de todas as empresas, mas é uma confusão mesmo. Tem também sites diversos sobre análise fundamentalista, mas para o que você comentou o jeito é fazer controle pessoal em planilhas…

    http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?Idioma=pt-br

    Uma observação: você fez o Módulo-01 e não fez o Módulo-02 – isso talvez possa resultar em deficiência sua no tema Investimento. Pelo visto você está caminhando bem no que se refere à Especulação e agora está querendo dedicar mais ao Investimento. Então não esqueça de separar bem cada coisa…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Li

    Pois é Cristian, esta tabela eu tirei de algum informativo da Rico e tb não sei ao certo como funciona, pois para ter uma taxa tão alta tem de ser de ação muito instável (As empresas X chegaram a ter aluguel de 20%, no meio daquela bagunça toda). Suponho que estes 30% são cobrados sobre a taxa que vc escolher, por exemplo, se estipular uma taxa de 10% eles lançarão a 13%, pois 3% (30% de 10) é comissão deles, mas para ter certeza da cobrança só perguntando para eles mesmo.

  18. 18 Zeca

    Caro Leitao / colegas

    Nao estaria no momento de comprar GGBR4 / GOAU3 ??? Quando chegou ao preço atual de $ 12,50 em agosto de 2011 e junho de 2013, ela subiu mais de 50 % !!!! Alguma outra visao da oportunidade ?? Abs Zeca

  19. 19 Oseas

    Bom dia pessoal,
    Estou acompanhando as ações do BB (BBAS3)
    Vcs acham que degringolou?
    Ou ainda pode recuperar e atingir o fibonaci?

  20. 20 Leitão

    Oi Zeca!
    A Gerdau continua com fundamentos fracos, querendo se recuperar mas ainda fracos… O suporte histórico de 12,00 pode ser até interessante sim, tem que acompanhar…

    ———————–
    Oi Oseas!
    A última leitura continua válida por enquanto… Estou acompanhando e se mudar posto aqui no Blog…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Falcão

    Leitão, o que acha de Grendene ??

  22. 22 Leitão

    Oi Falcão!

    A Grendene está muito bem, cresceu muito nos últimos anos, melhorou muito sua gestão e resultados nos últimos anos… em fim, boa empresa!

    Está com bons fundamentos e a queda de preços dos últimos meses melhorou muito a relação preço/valor/dividendos…

    Pode-se olhar pra ela com mais atenção…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 OValter

    Boa tarde a todos! Pois é Li, já coloquei para aluguel e tomei aquele susto quando sumiu da custódia…vim aqui rapidinho e ainda bem que vc avisou que sai quando aluga…rsrsr, onde eu vejo o que recebi, abraços.

  24. 24 Li

    Oi OValter, no dia útil seguinte ao da devolução o $ está na conta, sem trabalho nenhum. As vezes qdo fico na dúvida se deveria ter recebido algum valor e a Rico não repassou eu consulto no CEI.

  25. 25 Vanio Vedova

    Boa noite Ovalter;
    Vc recebeu o aluguel das suas ações? Vc acha que vale a pena alugar?
    Tem algum risco de perda ou a corretora eh responsável por isso?
    Vanio


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s