Qual é o rendimento da bolsa de valores?

05mar12

Em janeiro o amigo leitor, Frederico, enviou uma questão básica mas importante de se entender:

“Oi Leitão e pessoal!

Se investimos na bolsa é pq acreditamos que ela pode render mais que a renda fixa certo? Gostaria de saber quanto se espera de rendimento por mês de um investimento na bolsa ao final de 5, 10 ou 15 anos (através de Investimento Gradual com boas empresas, etc). 1%? 2%?

Abs,
Frederico.”

————————————————-

Oi Frederico!

Sim, a bolsa tem a obrigação de ter crescimento patrimonial acima das outras aplicações, pois ela é composta por empresas, e não por capital somente.

Veja que eu usei o termo “crescimento patrimonial” ao invés de “rendimento”, pois rendimento quem dá é a renda fixa… Na bolsa temos que ter a visão correta. Não medimos desempenho em bolsa mensalmente, como na renda fixa. Medimos crescimento patrimonial ao longo dos anos.

Por ser composta por empresas, ela tem que nos dar algo mais que a renda fixa e que a inflação. Afinal, as empresas é que geram a inflação, e repassam isso aos clientes. Então, na bolsa, estamos do outro lado do time: do lado do time dos patrões.

É difícil definir uma taxa, é mais fácil ter uma referência móvel. Podemos adotar, como medida de desempenho, algo em torno de o dobro da renda fixa. Se uma pessoa que investe em bolsa conseguir o dobro da renda fixa ao longo dos anos, já estará tendo bom desempenho.

Parece pouco, mas não se engane, veja:

Fazendo uma conta grosseira, vamos supor que você tenha hoje 50.000,00 (o valor de um carro zero) e consiga poupar 1.000,00 por mês. Com taxa de renda fixa (suponhamos 10%aa) após 15 anos você terá algo em torno de 600.000,00. Já com “taxa” de investimento em bolsa de valores (suponhamos 20%aa) você terá virtuosos 2.000.000,00 (dois milhões)!

Uma observação: Podemos conseguir mais? Claro que sim! Mas veja: O desempenho é medido de acordo com sua carteira pessoal, e não com o IBOV. Cada pessoa faz compras e escolhas pessoais, em momentos diferentes, recebe dividendos e crescimento com isso… Duas pessoas podem ter desempenho totalmente diferentes dependendo das escolhas e das estratégias que usam… Por isso a importância de se educar para a bolsa, de ver a bolsa com os olhos certos. Pois de nada adianta sair comprando ações aleatoriamente…

Um abraço!
Leitão

Leia também..

> Ser sócio em bons negócios…

> As notícias poluem sua cabeça…

> Previdência Privada e Feijão Tropeiro

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



18 Responses to “Qual é o rendimento da bolsa de valores?”

  1. 1 Claudio Jardimm

    Prezado Leitao,

    apenas como um adendo a demanda do Frederico, o retorno médio mensal do IBOV desde 2003 está no patamar de 1,96% ao mês. A amostra começa em 2003 em função de ser o período que comecei a acompanhar o mercado.

    Forte Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Claudio!

    Obrigado pelo comentário!

    Muito bem! Vem de encontro ao que comentei…

    E lembrando que o rendimento do IBOV é apenas uma referência simples pois, como comentei acima, o que vale é o desempenho da nossa carteira pessoal, que pode sim ser muito melhor do que o desempenho do índice.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Bruno

    Caro Leitao,

    Minhas contas deram outros valores conforme abaixo:

    10% a.a.:
    -50.000 PV
    -1.000 PMT
    10 i
    15 n
    —————–
    FV = 240.635

    20% a.a.:
    -50.000 PV
    -1.000 PMT
    20 i
    15 n
    —————–
    FV = 842.386

    Abraço

  4. 4 Saulo

    Leitao, vc não acha interessante rentabilizar sua carteira de ações com venda coberta de opções?

  5. 5 Paulo H

    Minhas Contas deram assim:

    10% a.a.:(0,7974% a.m)
    -50.000 PV
    -1.000 PMT
    0,7974 i
    180 n (15 anos)
    —————–
    FV = 607.295 ( OK)

    20% a.a.:(1,5309% a.m)
    -50.000 PV
    -1.000 PMT
    1,5309 i
    180 n(15 anos)
    —————–
    FV = 1.711.284

  6. 6 Bruno

    Caro Paulo H,

    OK, é isso mesmo!

    Apenas mais um detalhe, se descontarmos impostos, taxas e a inflação teremos uma rentabilidade líquida real de 13% a.a. com a bolsa de valores, sendo assim:

    13% a.a.:(1,0237% a.m)
    -50.000 PV
    -1.000 PMT
    1,0237 i
    180 n(15 anos)
    —————–
    FV = 826.002

    Abraço

  7. 7 Leitão

    Oi Bruno! Oi Paulo!

    Eu usei taxa mensal de 1,66 am (bem conservadora), Valor Futuro aproximado de 2m ou Valor Presente aproximado de 870k (descontado inflação e 6,00 aa médio).

    Como disse, é uma conta grosseira que usei como exemplo. Claro que existem outros fatores que podem influenciar positivamente como o reinvestimento de dividendos, otimização de carteiras, estratégias de Investimento em Valor, Estratégias Especulativas (Opções e afins), etc, etc… E fatores que podem influenciar negativamente, como alto giro de carteira e incidência de custos de operações e impostos, falta de estratégias eficientes, especulações mal feitas, etc…

    O importante é ter em mente: quanto menos educação financeira, pior o resultado, pois as pessoas tendem a ter preguiça de aprender sobre bolsa, e descomprommisso pessoal em poupar seus rendimentos mensalmente…

    ——————————————-
    Oi Saulo!
    Venda Coberta de Opções é uma estratégia válida sim, para quem já tem uma carteira fixa e quer especular para potencializar rendimentos. Só que é para quem tem mais experiência e tranquilidade para fazer isso… Exige acompanhamento de perto pois é uma atividade especulativa. Como aqui tenho muitos leitores iniciantes, não gosto de comentar sobre modalidades mais agressivas como Opções, e não aconselho isso a iniciantes…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Leo Pacheco Ramos

    Gostaria de sua opinião. em 17/04/2012, investi R$ 5.000,00- no Fundo de Investimentos – Clube de Investimentos BRS PRIME III , o que equivaleu a 7.518 cotas (cada cota 0,665) . Hoje a cota vale 0,1989 = R$ 1.495,00-
    Não é exagerado ou má administração perder +/- 70% em 4 meses ? Agraderia seus comentários.

  9. 9 Leitão

    Oi Leo!

    Infelizmente você já começou errado, primeiro porque aportou muito capital em uma única opção, e segundo porque escolheu uma opção péssima, que são Fundos… Fundos são sujeitos a todo tipo de problema, má administração, alavancagem, custos, etc, etc…

    É sempre melhor, mais fácil, mais seguro, mais rentável e mais empolgante investir diretamente em ações, sem depender de terceiros. É isso que meu Blog inteiro vem ensinando ao longo dos anos…

    Repense sua forma de ver a bolsa, pois está no caminho errado.

    Mas aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar. Sugiro fortemente ir lendo tudo que puder, aos poucos… Veja essas dicas, e vou colocar mais links sobre a questão de fundos:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    E aos poucos vamos conversando por aqui e vou lhe ajudando mais. Fique sempre à vontade para participar…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 joao milton aiello

    bom dia tenho 5.000 disponiveis pra começar um investimento na bolsa e gostaria de saber qual a melhor opcao

  11. 11 Leitão

    Oi João!

    Já vai começar bem, ok! Mas o mais importante não é quanto tem para começar, e sim quanto vai poder poupar todo mês para continuar comprando ações.

    O grande sucesso em ações vem justamente da compra sistemática, todo santo mês, montando uma carteira com boas empresas, diversificadas.

    Tem que definir um mínimo de 10 boas empresas, fazer uma fila de compras e manter essa fila de compras ao longo dos anos…

    A melhor dica, nesse momento, é buscar se educar melhor sobre o tema. Não é difícil não. Aqui no Blog tem muuuuuuuuuuito conteúdo que vai lhe ajudar… Sugiro ir lendo tudo que puder, aos poucos, e será o melhor investimento agora: boa informação.

    Vou deixar o link abaixo, para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vamos aprendendo mais, juntos, fique sempre à vontade para participar!

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 joao milton aiello

    so pra registrar posso colocar 1000 reais por mes

  13. 13 Leitão

    Oi João!
    Então está ótimo sim! 1k por mês já vai começar bem e manter bem!

    Faça isso então: procure ler aos poucos o conteúdo aqui do Blog, e já vai lhe ajudar bastante…

    Aí depois vai começar a aprender a selecionar boas empresas, e então poderá começar bem… Não tenha pressa em investir agora, tenha pressa em Aprender primeiro…

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 claudinei de moraes

    Verdade ou Mito que o melhor ‘investimento’ é nas Ações de ‘Minas / Energia,’ que ñ abaixa, só sobe?

  15. 15 Leitão

    Oi Claudinei!

    Não é por aí… em todos os setores vamos encontrar empresa boas e empresas ruins. Mesmo um setor que está bom hoje pode ser ruim amanha.

    Então, o melhor jeito é sempre analisar a qualidade das finanças das empresas, selecionar as melhores e mais bem administradas, seja em qual setor for…

    Falando assim parece que é coisa complicada, só para especialistas. Mas não é não. Qualquer simples mortal pode sim aprender a filtrar boas empresas e investir com inteligência.

    Acho que você chegou a pouco tempo aqui ao Blog. Seja bem vindo! Costumo deixar esse link para os amigos recém chegados, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui você vai encontrar muito conteúdo que vai lhe ajudar a amadurecer no tema. Vale a pena ir lendo tudo aos poucos…

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

  16. 16 José Eugênio do Espírito Santo Sarmento Zambrotti

    Muito esclarecedor.

  17. 17 TURKO

    Boa noite Leitão!

    Conheci seu blog agora e estou gostando muito de seu comentários – bastante diretos.

    Estou trabalhando para efetuar a venda de uns imóveis que não estão me rendendo dinheiro algum, visto a crise estão desalugados e dando até despesas (IPTU, água, luz, condomínio e manutenção).

    Já faço alguns pequenos investimentos na bolsa seguindo a orientação de um analisata independente – comecei a pouco tempo e minha estratégia é o Value Investing.

    Estou pretendendo investir todo valor apurado na venda dos imóveis + um aporte mensal na bolsa.

    Sei que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta, por isto vale ressaltar que tenho outras rendas e investimentos, além de uma reserva de emergência.

    Estou querendo dar uma boa alavancada nos meus investimentos em bolsa para no prazo de 7 anos ter minha independência financeira.

    Isto posto gostaria de sua opinião sobre minha intenção.

    Forte abraço.

  18. 18 Leitão

    Oi Turko!
    Bom dia!

    (Vou colar aqui o que lhe respondi via e-mail).

    Sim, estou mesmo de férias curtindo meu filhote de 3 anos… essa fase é ótima! Mas encontrei seu email aqui e é um prazer ajudar…

    Primeiramente, parabéns! Pelo visto é trabalhador e muito inteligente nos investimentos… essa boa condição atual é fruto disso, com certeza!

    Que bom que está gostando do Blog, obrigado pelo feedback positivo. Lá você vai encontrar muito conteúdo que vai lhe ajudar nessa caminhada… Procure ir lendo os artigos antigos, chats, comentários, etc…

    Pelo que você comentou não vejo problema em destinar o dinheiro de alguns imóveis mais problemáticos para ações, é até bom mesmo diversificar. Você comentou que já tem reservas e rendas de várias fontes, então ter uma parte em ações é bom sim. Imagino que continuará com outros alugueis também, mesmo vendendo esses que comentou…

    7 anos é um bom prazo sim, já dá para amadurecer uma carteira de ações, pois leva tempo mesmo e tem que ser gradual para diluir riscos e manter equilibrado o portfólio… mas 7 anos não é o fim, seria o início dos resultados de renda passiva com dividendos, sendo que quanto mais amadurecida a carteira, melhor…

    20%aa de dividendos não é fácil… pois o crescimento patrimonial das ações também conta… o investimento em ações é basicamente CrescimentoPatrimonial + Dividendos, então, 20%aa considerando esses dois fatores seria mais realista. Considere uma estimativa de dividendos equivalente à renda fixa, é mais realista. Digamos 10% aa de dividendos. Parece pouco, mas não esqueça que o CrescimentoPatrimonial das ações também é relevante e exponencial, pois cresce junto com as empresas… (lembrando que em momentos de crise econômica/política como agora as oscilações são grandes, mas não é problema, apenas o valor das ações oscila… o que importa é manter a qtde de ações, a participação nas empresas).

    Imagino que se você juntar todas as fontes de renda passivas (ações, imóveis, renda-fixa, participações societárias passivas, etc….) terá renda suficiente para se manter…

    Não que deva parar de trabalhar, mas destinar seus talentos a atividades produtivas e por que não, rentáveis também… Muitas vezes a liberdade financeira nos leva a caminhos muito legais, que nem imaginávamos antes… Penso que temos dons/talentos que desenvolvemos e usá-los para contribuir com a sociedade é um privilégio, ainda mais depois que nos desprendemos das correntes do dinheiro…

    Esse último parágrafo acima é muito importante, até mais do que o investimento em ações… reflita sobre ele também.

    E sobre o investimento em ações, como disse, meu Blog vai lhe ajudar muito… e aos poucos vou ajudando mais… não comece errando… aprenda primeiro: economizamos tempo e dinheiro com aprendizado…

    Abraço e sucesso! Precisando, estou por aqui!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s