CHAT 09 a 15/dez

09dez13


31 Responses to “CHAT 09 a 15/dez”

  1. 1 Daniel

    Leitão!
    Bom dia!

    BOLSA DE VALORES: Minha postura!

    Acordo e vou trabalhar. Sou jovem!
    Meu sonho é ser financeiramente independente, e para isso estou formando uma pequena carteira de ações. Tenho apenas blue-chips. Acredito que as empresas sólidas podem me dar uma confortável renda em um futuro próximo.

    Faço desse objetivo uma filosofia de vida. Afinal, não quero depender de chefe por muito tempo. No máximo, até os 30 anos de idade(tenho 21).

    Todo final de mês eu vou lá e poupo um pouquinho. Não vejo a hora de chegar lá. Quando a vida vai mal, penso no grande dia em que serei um rentista, e logo a tristeza passa. Quando a vida vai bem, fico muito mais confiante e alegre. Muito coisa tem girado em torno da minha INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. Planejo minha independencia financeira da mesma maneira que CLINT EASTWOOD planejou sua fuga em ALCATRAZ.
    Cada detalhe e cada ação é minuciosamente bem calculada. Ninguém, além dos anônimos dos blogs, sabe desse meu plano. É como uma fuga de ALCATRAZ!

    Embora goste de trabalhar, a ideia de não ter que trabalhar é boa demais. invisto em ações de Bancos, Cervejarias, siderúrgicas, tabagistas, Cosméticos, elétricas, petroleiras, mineradores, e por ai vai… Estou tentando formar a minha carteira de ações.

    Não olho o preço, não me importa! Olho apenas a quantidade de ações que tenho e a renda que minha carteira me trará. Afinal, quero ser um rentista. Acredito que a vida foi feita para ser mais parecida com um carnaval do que com uma manhã(5h) de ônibus lotado.

    Sonho logo existo! E não deve ser diferente. Não sabia bem o que eu queria ser quando crescesse, mas agora que estou grande, sei bem o que quero. Quero ser livre do trabalho monótono, da rotina sem graça, dos tenho que ser assim tenho que ser assado, dos colegas chatos, e do ônibus lotado e que nunca chegam no horário.

    Esse é o meu desabafo!

    Daniel!
    Abraço!

  2. 2 Guto Soares

    Leitão, tudo bem?
    NATU3 continua sendo uma boa ação para uma carteira nova? Este mês seria a minha primeira compra deste papel, mas estou na dúvida devido a uma certa “estagnação” apresentada no crescimento da empresa.

    Abs

  3. 3 Leitão

    Oi Daniel!

    Muito bom seu depoimento! Parabéns! Com determinação e disciplina se chega lá!

    Se puder ganhar dinheiro fazendo aquilo para o qual tem inclinação, dom, talento, é ótimo. Se não, enquanto se é jovem, ganhe dinheiro fazendo bem aquilo que for possível fazer, para um dia fazer aquilo que goste sem ser por dinheiro…

    —————————–
    Oi Guto! Tudo bem!

    Natura continua com bons fundamentos sim… Por enquanto nenhum problema, mesmo que cresça menos. Se cair mais não haverá problema, pois estava mesmo salgada antes…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Vanio Vedova

    Boa noite Leitão e Amigos;
    Leitão, o que vc acha de GRND3 e EZTC3 para IG, parece que ambas estão com bons fundamentos.

  5. 5 Leitão

    Oi Vanio!
    Boa noite!

    São boas empresa sim, estão mostrando um ótimo desempenho e merecem atenção sim…

    Tem até um bom comentário sobre EZTC3 no post abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/08/14/setor-de-construcao-eter3-eztc3-ou-mrve3/

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Rodolfo

    Fala Leitão,

    Vou abusar e fazer uma pergunta 3 em 1…rs

    Queria uma opinião sua sobre os fundos imobiliários, você acha que vale a pena ter como diversificação? Conhece algum que você acredite mais? Tem informações sobre o Kinea?

    Lembrando que sou adepto da sua filosofia de investimentos na bolsa.

    Abs

  7. 7 fii+ações+TD

    caro Leitão,
    Sobre a possivel capitalização do BBAS3, qual a sua opinião ?
    Vimos que a maioria das capitalizações derrubaram as cotaçòes, vide vale e petr,abs

  8. 8 Leitão

    Oi Rodolfo!
    Bom dia!

    Eu não aplico em Fundos Imobiliários não. Pelo menos, não por enquanto. Fundos em geral estão sujeitos a todo tipo de problemas: má administração, taxas, etc… O mercado imobiliário tem suas particularidades. Eu, particularmente, prefiro investir diretamente no setor produtivo mesmo, sem intermediários… Como esses fundos não me atraem, não me aprofundo muito nesse assunto, então fico limitado para lhe dizer mais…

    Tem um comentário meu sobre o tema com o amigo Luiz, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/08/chat-08-a-14outubro/#comment-13839

    E também com o Alexandre:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/26/chat-26nov-a-02dez/#comment-14403

    E tem também esse post sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    De qualquer forma, se essa modalidade lhe interessa, demanda um bom estudo, e deve ser usada como Diversificação de investimentos, não como principal meio.

    ————————————————
    Oi “Fii”!
    Não me inteirei ainda dessa notícia, vou ficar lhe devendo por enquanto. Depois vejo …

    Mas se isso significa mais ações do BB no mercado, é ruim sim, mais gente para dividir o bolo dos lucros. Mas como o BB é um banco lucrativo e até então com boa gestão do ponto de vista dos acionistas, então não me preocupo. O bom mesmo é o contrário: quando a empresa compra ações no mercado, diminuindo assim a qtde de sócios a ratear os dividendos… Mas vamos ver…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Luiz

    Oi Leitão, tudo bem? Tendo uma carteira equilibrada, com boas empresas, fazendo IG, algumas com boa distribuição de dividendos e até alugando ações para conseguir rendimento extra, vc acredita que num prazo de 20 anos existe alguma chance da renda fixa bater a performance desta carteira? Em outras palavras, aplicar em Tesouro Direto em titulos que pagam inflação + 6% a.a tem chances de bater esta carteira? Abs e obrigado novamente pelos esclarecimentos, Luiz

  10. Luiz, alguma chance sempre existe…… Mas numa janela de 20 anos, com uma boa carteira equilibrada, fazendo IG e com boa distribuicao de dividendos, eh claro q essa chance vai ser bem baixa….

  11. 11 Leitão

    Oi Luiz!

    No curto prazo (menos de 5 anos) uma carteira ainda não amadureceu o suficiente (não recebeu aportes consideráveis, dividendos, etc. não está 100% encorpada) e portanto é super normal ficar oscilando e brigando com a pobre renda fixa.

    Depois de uns 5 anos a coisa começa a ficar perene… E uma janela boa como a do seu exemplo (20 anos) jamais a bolsa de valores pode perder para a renda fixa. Jamais! Se isso ocorrer pode pegar sua mala e voltar para a floresta, pois o sistema capitalista já era…

    Abraço!
    Leitão

  12. Oi Leitão tenho ações da CMIG4 e recebi este comunicado hoje: “A CEMIG (CMIG4) pretende bonificar seus acionistas com a emissão de 296,16 milhões de novas ações, todas preferenciais, de valor nominal de R$ 5,00, mediante a capitalização de R$ 1,48 bilhão da conta Reserva de Capital até o final deste ano. A bonificação representa um acréscimo de aproximadamente 30,7% em ações novas para os acionistas posicionados no dia 26 de dezembro deste ano. A efetiva bonificação está condicionada à homologação pela Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas, que vai ocorrer no dia 26 de dezembro”.

    O que isso significa na prática? Eu vou poder comprar ações da CMIG a R$ 5,00? Como faço para comprar?

    Grato, Sebastião.

  13. 13 Leitão

    Oi Sebastião!

    Não tive tempo ainda de olhar, mas lá no fórum dos meus ex-alunos o amigo Joaquim Xavier já se adiantou:

    “Bom, isso quer dizer basicamente que a CEMIG com o aumento do capital, dará a seus acionistas 30,76% a mais de ações. Quem for acionista até a data de 26/12/2013 terá direito a essa bonificação, e ao custo ZERO. Essas novas ações aparecerão na sua conta a partir de 03/01/2014.

    Esse valor de R$ 5,00 equivale a preço de cada ação que foi bonificada para efeitos de tributação da Receita Federal.

    Além disso, se você tiver direito a “pedaços de ações”, esse valor será convertido em reais e será depositado depois em sua conta. ”

    Um abraço!
    Leitão

    Fonte: Buteco do Leitão: http://leitaoemacao.com/buteco

  14. 14 Rnz

    Leitão,

    vi que a CMIG aumenta o número de suas ações no mercado com bonificações a seus acionistas com certa frequência.
    Isso não seria ruim para nós (mais gente para dividir o bolo)? O que você acha desta postura da administração?

    Abç

    Rnz

  15. 15 Rnz

    Ops, esqueci de perguntar, mas …

    pelo que eu li no aviso aos acionistas, essa bonificação de 30% será paga em ações preferências (CMIG4), mas farão jus todos os acionistas (ou seja, quem tem CMIG3 também entra no bolo, mas receberá CMIG4).
    É isso mesmo ou estou enganado, alguém pode comentar?

    Abç a todos

  16. 16 Leitão

    Oi RNZ!
    Veja o comentário com o amigo Sebastião, logo acima de sua mensagem…

    Sobre detalhes, o melhor lugar é direto com a fonte:
    http://cemig.infoinvest.com.br/

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Raphaelfrf

    Essa divida/pat de 2.9 e crescente, além do alto valor da ação, mantém a NATU3 como boa opção?

  18. 18 MarcosW

    Leitao!
    Com dividendos na casa dos 28%, segundo os site guiainvest, a Cemig certamente oferece uma excelente oportunidade de investimendo.
    Uma boa empresa e com dividendos excepcionais.
    Que bom que ainda existem “crises”.

  19. 19 Rnz

    Cuidado para não se basear só nos dividendos do último ano. Ano passado houve um evento não recorrente que mudou vastante o lucro líquido do exercício. De qualquer forma, se pegarmos os últimos 10 anos e calcularmos a média do DY fica em torno de 16%, que é um número excelente.
    No mais, não baseie-se só pelo DY. O que importa é que a empresa tem mantido bons fundamentos há algum tempo e, mesmo com essa “crise”, a empresa continua sólida. Não sei se o leitão concorda, mas na minha opinião a cmig continua uma excelente empresa.

    abç

  20. 20 Leitão

    Oi Raphael!
    A Natura é boa empresa e tem desempenho convincente. Mas a correção eminente nos preços será bem vinda, estava salgada mesmo…

    ——————–
    Oi Marcos, Oi RNZ!

    Bons comentários! É isso mesmo… A Cemig é excelente empresa e já tenho em carteira a muitos anos, só alegria! E tem realmente um histórico forte de dividendos (o atual está demasiadamente alto, mas a média histórica é forte sim)…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Joe

    Pessoal, deixo aqui um exemplo da minha perplexidade em entender a estratégia de investimento gradual.

    Mês passado comprei 50 ações de LEVE3. Isso custou aproximadamente R$ 1.445,00, já incluídos os custos de operação. Ao consultar meus proventos hoje, vi que serão pagos cerca de R$ 33,00 semana que vem – mais ou menos 2%.

    Pelo que eu entendi, o investimento gradual consiste na compra sistemática de determinadas ações que compõem sua carteira. Pois bem. Se eu comprar mais 50 ações de LEVE3, vou gastar mais R$ 1.445,00 e ganhar mais R$ 33,00. Depois, gasto mais R$ 1.445,00 e ganho mais R$ 33,00. Ou seja, nunca saio dos 2% sobre o capital investido.

    Não consigo ver onde está a bola de neve que o Leitão sempre menciona. Há alguns comentários ele disse que uma carteira de ações com mais de cinco anos JAMAIS perderá para a renda fixa, a menos que o sistema capitalista tenha falido. Onde está o erro do meu raciocínio? Eu realmente gostaria de entender como lucrar sem precisar comercializar os papéis.

  22. 22 Alberto

    Oi, Joe!!!

    Para ocorrer o famoso efeito de bola de neve!! que todo bom investidor procura, é necessário que o lucro cresça em progressão geométrica !!!
    Ou seja não basta que empresa seja lucrativa, ela precisa ser lucrativa e o seu lucro tem que ser crescente a uma taxa razoável, para não perder da renda fixa.

    Uma carteira de ação pode muito bem perder da renda fixa, mesmo que seja composta só de ações lucrativas, basta que encha sua carteira com ações com lucro em queda, ou com ações que ofereça lucro menor que o juros da renda fixa.

    Um abraços

    Alberto

  23. 23 Sam

    Joe, prá começar uma carteira de ações não pode ser composta por apenas uma ação, pq a diversificação é um dos pilares da diluição de risco. Segundo, a rentabilidade da carteira não vem apenas da sua distribuição de dividendos, mas também da valorização do papel, que quando a ação é boa pode ser fantástica mesmo com uma crise aqui outra ali ( vc já olhou gráficos históricos do preço de ações da vale, petro, bb, cmig, etc? de 1994 prá cá? ). E mais, isso que vc citou pode ocorrer ( a empresa distribuir eternamente o mesmo percentual de lucro – no caso citado 2% ) mas é um caso atípico. Geralmente quanto melhor a empresa, a cada ano melhor será sua receita, consequentemente seu lucro, e por conseguinte seu percentual de distribuição ( a não ser que parte dele seja usado pela mesma para investimentos, o que tb não é ruim pois significa melhora na empresa e nos indicadores citados, o que pode reverter em mais lucros no futuro ). Outra coisa, ações boas tb caem a cotação, não apenas sobem eternamente ( e dou graças a Deus por isso tb rs ), mas prá quem investe no longo prazo tanto faz, com diversificação ninguém perde o sono. Se vc tem uma carteira c 2 ações e elas despencam, vc olha para a situação de 50% de sua carteira, se vc tivesse 10 seria 10%, 20 ações, será 5% da carteira. Percebeu a importância da diversificação? Antes disso tudo, claro, é importante saber escolher as boas ações que irão compor a carteira. Devo ter esquecido alguma coisa, mas espero ter ajudado.

  24. 24 Sam

    Corrigindo: No texto acima eu quis dizer “Se vc tem uma carteira com 2 ações e UMA DELAS despenca”

  25. 25 Joe

    Obrigado, Alberto e Sam. Acho que comecei a entender o “efeito bola de neve”.

    O erro está em relacionar o valor dos proventos ao capital investido. Na verdade, a relação correta é entre proventos e lucro. Como as empresas são obrigadas pela lei das SA a distribuir anualmente pelo menos 25% dos lucros aos acionistas, então o aumento dos lucros tende a aumentar o valor absoluto dos proventos, ainda que o valor percentual seja eternamente 25%. É isso?

    Em outras palavras e lembrando o Lula: 25% de 100 é uma coisa. 25% de 1000 é outra coisa.

    Como sou meio burro e preciso de números pra entender, vou voltar ao meu exemplo com LEVE3, que mencionei acima (Sam, mencionei esta ação só como exemplo, pois como comprei o papel há pouco tempo, tenho valores aproximados do custo e dos proventos. Não quis dizer que minha carteira toda seja composta unicamente por esta ação).

    “Se eu comprar mais 50 ações de LEVE3, vou gastar mais R$ 1.445,00 e ganhar mais R$ 33,00. Depois, gasto mais R$ 1.445,00 e ganho mais R$ 33,00. Ou seja, nunca saio dos 2% sobre o capital investido”.

    Pelo que vejo agora, o erro está em desconsiderar a progressão do lucro. Se a empresa dobrar seus lucros, os dividendos possivelmente vão dobrar também. Então eu teria mais ou menos a seguinte tabela (mais ou menos porque sabemos que o preço das ações é variável e que ninguém dobra seus lucros anualmente. Mas vamos lá):

    1a compra 2013 – R$ 1.445,00 – proventos: 33,00
    2a compra 2014 – R$ 1.445,00 – proventos: 66,00
    3a compra 2015 – R$ 1.445,00 – proventos: 132,00
    4a compra 2016 – R$ 1.445,00 – proventos: 264,00
    5a compra 2017 – R$ 1.445,00 – proventos: 528,00
    (…)
    Total pago: 7.225,00 – total de proventos: 1023,00
    Percentual sobre o valor investido depois de 5 anos: 28,31%

    Sei que o cálculo acima é simplista e fantasioso, quase infantil, mas a minha intenção é unicamente saber se o raciocínio está correto. Dá pra refinar meu raciocínio?

  26. 26 Alberto

    Oi Joe !!! É isso mesmo!! vc entendeu !!!

    Quanto a colocar em termos de números em caso de dúvida, e a melhor coisa que se pode fazer !!! Não tem nada de burrice nisso !!! muito pelo contrário !!!

    Caso encontre uma ação que dobre o lucro a cada ano !! Me avise !!! também quero !!!!! rsrs !!! O maior investidor do mundo , Warren Buffett, na carteira dele o lucro sobe a taxa média de 22% ao ano, o que já e fantástico !!!

    Um abraços!!!

    Alberto.

  27. 27 MarcosW

    Uma outra forma de entender como se forma a bola de neve…
    Hoje as acoes do Banco do Brasil estao pagando 9,8% de dividendos.
    Preco da acao a R$ 24,50 e recebemos R$ 2,40 de proventos.
    Se vc comprou acoes do Banco do Brasil a um tempo atras a R$ 12,00 e recebe hoje 2,40 de proventos, equivale a um DY de 20%.
    Se vc pode comprar as mesmas acoes a R$ 6,00, DY de 40%.
    Ou seja, investimento gradual feito por um longo periodo de tempo, aumenta nosso DY.
    Apenas uma outra forma de se explicar o segrado do Investimento Gradual.
    Abraco.

  28. 28 Sam

    MarcosW

    Explicação Perfeita!!

  29. 29 Santos

    Joe,

    Como você mesmo disse, o preço é variável.

    Outro fato importante é que se os lucros continuam a crescer consistentemente, espere comprar cada vez menos ações com 1445 reais (infelizmente xD), pois os preços tendem a acompanhar os lucros.

    Nessas horas que o preço ser variável é uma benção, pois vc pode aproveitar alguma oportunidade do mercado (seja crise ou qualquer baixa inexplicável).

    Sds

  30. 30 Omar

    Olá . Tenho 26 anos , gostaria de começar a investir em ações , no entanto não tenho o menor conhecimento do assunto . Poderia me indicar um curso e conselhos p mim aplicar meu dinheiro . Grato

  31. 31 MarcosW

    O melhor curso eh o do Leitao mesmo. Vai aprender tudo o que precisa saber para investir em acoes com seguranca.


Participe! Deixe um comentário...

