CHAT 02 a 08/dez

02dez13


32 Responses to “CHAT 02 a 08/dez”

  1. 1 Murilo Cardoso

    Leitão meu caro!

    Acompanho seu blog há algum tempo e confesso que tornei-me investidor da bolsa considerando seus estímulos, sempre coerentes.

    Por isso mesmo, lhe pergunto: em sua opinião, o que está acontecendo com a PETR4? Por que esta baixa tão expressiva?

    Abraços e obrigado!

    MURILO

  2. 2 Leitão

    Oi Murilo!
    Bom dia!

    Obrigado pelas visitas e que bom que o Blog tem ajudado no amadurecimento sobre a bolsa, é para isso mesmo…

    Sobre a Petrobras, é uma empresa muito forte e continuo com ela em minha carteira normalmente. Mas infelizmente ela vem sofrendo desnecessariamente com ingerências vindas do atual governo federal…. E pelo visto isso vai permanecer até o final desse governo…

    A empresa está bem, mal está é a gestão do governo nela… Mas governos passam, a empresa fica.

    Por isso qualquer nova notícia sobre essas ingerências causa pânico e movimento de manada, e é o que vem ocorrendo com frequencia.

    Eu não me afeto com isso. Gosto da empresa barata mesmo, então tudo bem. Mas como sempre digo: tenha uma carteira com boas empresas e diversificada (umas 20 empresas é bom ter) para que, mesmo que uma ou outra venha a nos decepcionar, não nos afete.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Murilo Cardoso

    Obrigado pela pronta resposta!

    Também estou com PETR4 em carteira, mas me assombro como, em 2013, ela oscilou… :-P

    E, para ficar ainda mais apreensivo, acredito que o atual governo será também o “futuro” governo… ai ai…

    Vamos ter fé e esperança que os comportamentos infelizes na gestão da Petrobrás não se repitam por mais 4 anos…

    Abraços!

    MURILO

  4. 4 Igor Drago

    Concordo com o Murilo e infelizmente o atual governo deve continuar sendo o próximo. Mais 4 anos utilizando a petrobrás para maquiar as contas do governo que mesmo assim estão deteriorando. Não vejo melhoras nos próximos 5 anos. Mesmo assim isso não seria motivo para dar pelo menos um cartão amarelo para a Petrobrás?

  5. 5 Leitão

    Oi Igor!
    Sim, seria.

    Quem decidir por não investir nela não vai estar errado.

    Eu, particularmente, continuo com a estratégia inalterada.

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Novais

    Boa tarde Leitão! O que você acha da POMO4 com esse atual preço?

    Abraço!

  7. 7 Beto

    Boa noite..

    Qual sua expectativa para o US$ até o final do ano?

  8. 8 Vanio Vedova

    Boa tarde Leitão;
    Quanto a ELPL4, você acha que esta em um bom preco para dar uma especulada? Aparentemente esta aos poucos recuperando seu valor…

  9. 9 Dalai na Lama

    futurologia… dai-nos paciência…

  10. 10 Leitão

    Oi Novais!
    A Marcopolo está indo muito bem, mantendo um desempenho bom nos lucros. Seu preço atual já melhorou, e se cair mais fica melhor ainda…

    ——————————-
    Oi Beto!
    Boa noite!

    Não acompanho o Dolar e não faz a menor diferença na prática. Devemos acompanhar as empresas, isso sim…

    Talvez tenha chegado a pouco tempo aqui no Blog… Seja bem vindo desde já! Costumo deixar essas dicas abaixo para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Apareça sempre! Aqui no Blog tem muito conteúdo e vai lhe ajudar a amadurecer no assunto Bolsa…

    ————————————-
    Oi Vanio!

    Não gosto da ELPL4, por isso nem olho para especulações… Tem empresa que nem para simples especulada vale a pena…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  11. 11 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? Aproveitando o topico da Petrobras, uma duvida, na sua visao o que vem primeiro, buscar equalizar o equilibrio da sua carteira (caso esteja muito exposto em Petrobras perante as outras) ou aproveitar este momento de pânico para comprar um pouco a mais para daqui uns 20 anos rir a toa? Abs, Luiz

  12. 12 Frederico

    Olá
    Alguem poderia dizer o que houve com AMBV?
    Nós ganhamos bonificações em ações com a mudança?

  13. Caro Leitão, sei que é chato responder muitas perguntas sobre o mesmo tema, mas essa semana o tema é mesmo a PETR4, então tenho algumas considerações: até que ponto a ingerência de um mau governo pode comprometer a saúde de uma empresa, ou seja, até que ponto essa má administração pode ser revertida? Outra coisa: o ROE e ROIC dela não estão muito bom: 7%, as margens de lucro próximas de zero enquanto as dívidas crescem assustadoramente, o lucro cai constantemente e j’a estao falando em rebaixamento da nota da empresa. Quando devemos considerar esses parâmetros negativos o suficiente para parar de comprar e quando considerá-los (esses mesmos parâmetros nesses mesmos níveis) positivos o suficiente para comprar mais? O que quero dizer é que se fosse outra empresa, muito mais gente já teria pulado fora, como é a Petrobras muita gente considera comprar mais mesmo sabendo que ela é mal administrada.

  14. Sebastiao. Eu já deixei de comprar a muito tempo. Agora to tentando me desfazer. 1 ano atras eu tinha 30% da minha carteira na PETR4. Hoje to a 12% em PETR4 e daqui pra frente a meta é zerar. E vou falar mais: não é porque é PT como acionista majoritario não. Se fosse outro partido o comportamento seria o mesmo. Realmente, vou começar a me desfazer de qualquer compania onde o governo seja cliente majoritario. O motivo é simples: O governo ganha muito mais quando sua empresa segura as pontas de outros pepinos, do que quando gera bons dividendos. Se eu fosse governo e cliente majoritario da petrobras, é obvio que eu usaria a petrobras pra barra a inflação. Ganho muito mais fazendo isso do que se tivesse focando em bons dividendos. Isso é pra qualquer governo… O problema é um governo ser acionista majoritario… e não um governo especifico ser acionista majoritario.

  15. 15 Li

    Frederico, AMBV virou ABEV e para cada 1 ação passamos a ter 5 – claro que o valor unitário também foi dividido por 5, no mais não vi grandes mudanças, mas esperarei início de 2014 para me debruçar sobre balanços.

  16. 16 Leitão

    Oi Luiz!

    A boa equalização da carteira vem sempre em primeiro lugar – manter um bom equilíbrio entre todas elas. Isso mantém o risco sempre sob controle e aceitável.

    Por exemplo: digamos que se tenha uma carteira diversificada com 20 boas empresas de vários seguimentos. Então, cada empresa representa apenas 5%. Mesmo que uma boa empresa venha a causar decepção, chegue até ao extremo de quebrar, isso não vai afetar o time… Esse princípio básico é super saudável e torna tudo mais fácil de lidar…

    Muitas pessoas são levadas pela ganância ou mesmo pela simples falta de disciplina ou bons conceitos, e depois ficam super preocupadas. Investir bem é dormir bem. Hoje mesmo estava chovendo e resolvi sair da cama só as 9:00hs. :-)

    —————————————-
    Oi Frederico!

    A Li já comentou bem (Obrigado, Li!). ]

    —————————-
    Oi Sebastião!

    Suas observações estão corretas e realmente os indicadores estão em declínio. Mas como seu preço também ficou barato, equilibrou. Ou seja, o mercado já descontou demais os problemas…

    Mas o caso dela é diferente das demais empresas: é uma gigante monopolista, e isso pesa um pouco, acabamos relevando as ingerências do momento.

    Quem decide por não investir nela por causa das bolas foras do governo não vai estar errado. E quem decide por investir por ser uma empresa forte, também não vai estar errado.

    O segredo para não se preocupar é o que comentei logo acima com o Luiz. Se você, depois de uma análise pessoal, não se sentir confiante na empresa. Deixe sua participação baixa ou zero. Se você, depois de uma análise pessoal, acreditar que os problemas pontuais são menores do que o conjunto da empresa, então deixe sua participação equilibrada e sob controle. No exemplo que comentei com o Luiz, logo acima, PETR4 deveria representar algo em torno de 5% da carteira total… Ou seja, nada a se preocupar no final…

    ————————-
    Oi Tiago!

    É preciso muito cuidado para não tornar a sua análise em cima das empresas uma “Análise Emocional”. Primeiro é preciso fazer uma análise fria e objetiva em cima dos indicadores financeiros, dos fundamentos. Depois, de desejar, uma análise da postura administrativa, relatórios aos acionistas, etc… Evite tomar decisões em cima de parâmetros subjetivos, expectativas futuras, futurologias, etc…

    E mais: a pior hora para se desfazer de uma ação é na baixa. É justamente o contrário do que se deve fazer. A lógica simples diz: compre na baixa e venda na alta. Mas se colocar as emoções na frete ou não tiver parâmetros objetivos de análise e estratégia, faz-se justamente o contrário: compra na alta e vende na baixa na insegurança…

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  17. Caro Leitão, foi muito esclarecedor agora. 1 o fato de ela ser monopólio 2 o fato de já está bem descontada. Obrigado pela resposta direta como sempre. Foi de grande ajuda.

  18. 18 Investidor

    Pessoal, se puder dar meu pitaco a respeito da Petro…
    Eu diria que o importante é ter coerencia. Petro é empresa com controle do Governo, assim como é Banco do Brasil e sempre foram assim. Aliás, foi o Governo quem as fundou e as continua controlando. Então é preciso escolher. Se não quer ter o governo como sócio majoritário tem que sair da empresa, se quer ter, e o problema é este governo, o ideal é manter a estratégia de balanceamento de carteira, ja que a ação está baixa e uma hora ou outra o Governo muda. E também, claro, o único critério para escolher governos não deve ser a gerencia de empresas públicas, rsrsr, Abraços !

  19. Fala Leitão. Bom, tecnicamente eu ainda não vendi um centavo. A verdade é que to fazendo aportes em outras empresas. Antes tinha 30% mas só tinha 4 ações diferentes. Hoje to com 12%, mas agora esta distribuido em 12 ações diferentes. Ainda não vendi, mas tambem não comprei mais.

    Eu concordo com você que ta barato e que o mercado já esta precificando os problemas…. mas, no fim o objetivo final é sempre os dividendos, mesmo que esse fim esteja longe. E eu não consigo ver a petrobras gerando bons dividendos. A petrobras ta sendo usada pra beneficio do país/povo e não dos acionistas. E no fundo, no fundo, prefiro assim do que sendo uma ExxonMobil, por isso já montei uma estrategia de saida para o próximo grande suspiro que ela der. (Ou então deixo minhas ações da PETR4 paradas e faço aporte só nas outras….)

    Vou deixar pra ter lucro com commodites com a Vale e outros….

  20. 20 Joe

    Caro Leitão,

    Tenho duas dúvidas bastante pontuais. Mas antes deixe eu me apresentar: invisto em ações há cerca de seis anos. Resisti à crise do subprime sem perder um centavo, mas só consegui ganhar dinheiro de verdade quando comecei a especular com base em análise técnica. Hoje, o dinheiro que eu uso pra aumentar meu patrimônio é destinado em um terço à especulação e outros dois terços à renda fixa (tesouro direto). Seu conceito de investimento gradual é, portanto, absolutamente novo pra mim.

    Dito isso, seguem minhas dúvidas:

    1. Como você faz para viver unicamente de renda se o pagamento de dividendos (ou JCP) ocorre apenas duas vezes por ano e ainda assim com montante imprevisível? Isso não inviabiliza seu planejamento financeiro? Afinal, você nunca sabe exatamente quanto vai ganhar. Além dessa incerteza, como você lida com a falta de liquidez?

    2. Pelo que tenho entendido, sua estratégia em investimento gradual desconsidera o preço atual da empresa e foca na disciplina do investidor. Você não considera a flutuação do preço do papel, mas o ganho que pode ser obtido com dividendos e JCP, certo? Mas veja só: com o tesouro direto pagando quase 7% a mais que o IPCA, não consigo ver como é melhor investir em ações. Vc pode esclarecer pra mim? Já li algumas respostas dizendo que “com empresas boas, os lucros sobem, o preço da ação sobe e, por consequência, os dividendos sobem”. Mas ainda assim estou intrigado. Uma ação de 20 reais, quando muito, paga 35 centavos de dividendos. Se eu compro mais uma ação, a desproporção aumenta. Gasto 40 reais pra obter de volta 70 centavos.

    Tem como postar uma tabela comparativa? Ou um gráfico? Eu realmente não entendo essa estratégia. Os dividendos são sempre tão parcos, mirrados, eventuais. Valem centavos por ação. Não vejo como ganhar dinheiro assim. Onde está o meu erro?

  21. 21 Filipe

    joe, vou adiantar um pouco p/ vc.

    O leitão vai dizer q não dá p explicar tudo aqui no blog, só no curso que ele ministra. Vender o curso tb faz parte do negócio dele.
    Na verdade até hj vc nunca investiu em ações, no máximo especulou com alguns papéis mas só isso nao vai te levar a lugar algum.
    Investir em ações significa um estudo criterioso de uma EMPRESA
    que proporcionará no futuro segurança do principal investido e um retorno satisfatório.
    Se quiser aprender de verdade a investir em ações estude muito, aprenda o básico de contabilidade para analisar os balanços das empresas, leia os seguintes livros: Security analysis, benjamin graham (só em inglês), o investidor inteligente, B. Graham, O jeito de peter Lynch de investir, o jeito warren buffet de investir. Isso só para começar, assim vc terá uma ideia melhor e começará a caminhar por sí só.

    um bom site com um bom conteúdo:
    http://buyandhold.com.br/

    No mais, vejo mta gente q vem aqui e fala: “leitão, a minha carteira tem xxx, yyy, zzz, vc acha bom?”, ou entao, “leitão, o q vc acha da empresa tal?” Aprenda vc e faça suas próprias análises.
    Uma frase que ouvi de um dos maiores investidores brasileiros foi a seguinte: “dica vira zica”. Leve isso para sua ida.

    falou

  22. 22 Leitão

    Oi Joe! Oi Filipe!
    Boa noite!

    Vou responder aos dois de uma vez….

    O Filipe se adiantou bem e fez um bom comentário, e indicou boas leituras também (Obrigado, Filipe!).

    Realmente, nesses 06 anos de bolsa que comentou, você nunca Investiu realmente. Mas isso é bem comum… Vejo com muita frequência pessoas que já estão em contato com a bolsa a 2, 3, 5 anos e ainda não entenderam o que é bolsa de valores de verdade, e alguns casos frequentes também de pessoas com 10 anos de bolsa ou mais que também continuam andando em círculos, perdendo tempo e dinheiro….

    Infelizmente isso é comum pois quando as pessoas começam a buscar informações sobre a bolsa, são levados para os NNN descaminhos que existem. Bolsa é muito bom, mas o problema são as informações erradas que são muitas vezes patrocinadas por gente irresponsável como “professores” ligados à corretoras, “analistas” de araque, etc… Eu também já fui por esses caminhos errados e também já passei por tudo isso… Mas em fim, superei…

    Suas perguntas são fundamentais e vão na raiz da coisa. A resposta para elas não é breve não… Tem 07 anos que lido diariamente com esse assunto aqui, explicando e re-explicando… Meus leitores de mais tempo já ficaram por dentro de tudo, mas que chega recente pode ficar meio boiando mesmo… Aqui no Blog você vai encontrar muuuuuito material que vai lhe ajudar a refletir, repensar velhos conceitos, repensar posturas erradas que até então não havia se tocado… São 07 anos registrados dia-a-dia, real, aqui com os amigos… Vale a pena essa leitura. Fica a dica abaixo para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    O assunto é longo mesmo, mas vou dar uma pincelada:

    – Viver de renda é coisa que se faz na prática mesmo. O que mais vejo são pessoas que teorizam sobre o assunto, leram mil livros, mas vivem apenas sonhando com isso… Aqui no Blog eu abro minha rotina aos amigos, rotina real, porque gosto… Gosto dessa troca de idéias e isso oxigena ambos os lados. Mar que não recebe água é mar-morto, então aprendo muito ao tentar ajudar os amigos aqui…

    – Tenho renda vinda de minhas ações, renda vinda de imóveis, renda vinda de investimentos em renda fixa, renda vinda de pequenos eventos que toco por gosto… Em fim, renda suficiente para manter e sobrar, mas isso não quer dizer que eu seja super rico… Viver de renda não tem nada a ver com ser rico… Tem a ver com você levar um padrão de vida tranquilo sem luxos ou ganância… Sou uma pessoa normal que leva esse estilo de vida… Viver de renda não é uma meta final, é um estilo de vida a ser construído (aliás, esse é assunto que vou desenvolver em detalhes em meu novo livro que estou escrevendo… penso que vai ser útil aos amigos expor algumas experiências que tive e tenho com esse tema na prática).

    – Rendas variáveis são perfeitamente administráveis, desde que se tenha disciplina… Quem acostuma receber um salário X certinho no final do mês pode ter dificuldades de lidar com rendas avulsas em datas e valores não fixos… Mas nada que matemática simples e disciplina não resolvam… O segredo é: Gastar menos do que se ganha. Simples assim…

    – Bem, sobre a Estratégia de Investimento Gradual, são vários conceitos e exponho todos eles aqui ao longo do Blog. Não é preciso fazer curso comigo para isso não. Exponho sempre tudo que faço aqui no Blog gratuitamente… Quem decide por estudar comigo vai em busca de experiência prática que passo, e não em busca de regras ou receitas de bolo… Não tenho como um negócio dar aulas… Dou aulas porque gosto mesmo, apenas 04 vezes por ano… Uma coisa que faço enquanto puder levar algo de bom aos amigos…
    Todos os conceitos estão ao longo do Blog.

    Veja alguns artigos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/09/18/se-posso-conseguir-10-de-lucro-em-poucos-dias-por-que-investir-no-longo-prazo/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/06/05/como-se-preparar-para-a-sua-independencia-financeira/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/14/investimento-e-como-dente-da-frente/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/01/25/renda-fixa-capital-imobilizado-capital-produtivo-capital-imaginario-e-geracao-de-valor/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/03/22/sobre-independencia-financeira/

    E uma entrevista comigo caso seja interessante:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    E aqui a lista completa em ordem decrescente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    Em fim, são muitos anos de grande satisfação em receber os amigos e muito crescimento junto com todos…

    Sei que não consegui responder diretamente duas dúvidas. Como disse, as respostas para elas não são breves, mas estão diluídas ao longo do Blog…

    E aos poucos vamos aprendendo mais… Pintou dúvida, pode falar!

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 fii+ações+td

    Caro Leitão,
    Uma curiosidade sempre me vem a mente quando vc fala dos investimentos e que vc só tem um pouco de RF.
    Como foi a performance dos seus investimentos nestes anos ruins da bolsa 2008 ate 2013 , coloque de 19 maio de 2008(topo do ibovespa) até hj por exemplo.
    Só pra efeito comparativo, pra ver se estou indo bem.
    Nesse periodo consegui multiplicar meu patrimônio por 2,6 com os aportes de salário tbm que em 2008 representavam 0,6% do patrimônio e hj representam 0,25% do mesmo . abs e sempre leio seus posts.

  24. 24 Li

    Joe, além de vc não estar investindo na bolsa, como bem lembrou os amigos Filipe e Leitão, nesse sentido de saber direitinho o que está fazendo e conhecer as empresas que vc investe e não os papéis que as representam, vc deve estar se esquecendo de anotar algumas coisas. Veja: eu invisto desde o final de fevereiro deste ano e até agora não passei 1 mês sem receber um valor na minha conta. Claro, o valor recebido é pequeno, o montante investido também, mas ainda há uns dois chats atrás comentei com o Leitão que havia apurado um retorno de cerca de 1% (foi isso, mesmo?) e se o caminho era por aí. Leitão me tranquilizou dizendo que está tudo dentro dos conformes.
    Veja, selecione boas empresas, aquelas que são sólidas, apresentam lucros constantes e crescentes e que satisfazem alguns outros critérios pessoais, compre-as aos poucos e aguarde, olhando de vez em quando como vão e se continuam satisfazendo seus critérios. não esqueça de anotar tudinho o que acontece e tenho certeza que em breve você poderá visualizar alguma coisa.

  25. 25 Leitão

    Oi “Fii”!

    Você está indo bem! Parabéns!

    De 2008 para cá foi muito bom, principalmente quando houve aquela desvalorização excessiva de várias boas empresas… Tinha empresa de qualidade que oscilava 10% para baixo em poucas horas… Então foi como soltar criança em loja de brinquedo – fiz a feira!

    Mas eu não sou referência não, pois sou muito pró-ativo nos investimentos. Mas uma pessoa normal, com disciplina, pode manter um desempenho satisfatório que vai superar a renda fixa e a inflação. Se você, ao longo dos anos, conseguir digamos o dobro da Renda Fixa do período, já é um vencedor. E se, em plena fase de baixa como estamos vivenciando os últimos anos, estiver mais ou menos acima dela, já é vencedor também.

    Veja um bom artigo meu sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 fii+ações+TD

    OI Leitão , aqui é oi FII de novo, rsrs
    Diante da sua resposta me surgiu uma nova dúvida.
    O que vc chama de ser pró-ativo.Vc não estava comprado no topo de 2008 e esperou uma grande queda pra voltar a comprar por exemplo??
    Como Vc preconiza que a RF deve ser apenas uma reserva para oportunidades, imagino que a maior parte de seus investimentos estavam em ações no topo de 2008 e sofreram uma perda grande ,(algumas do cardápio perderam a’te mais de 50% e ainda não voltaram ao valor da época, outras superaram seu topo)
    Só quero entender se vc gira mto a carteira, ou se vc compra sistematicamente no metodo IG.
    Somente pra endender a dinamica de investimentos de alguem que considero melhor do que eu. abs

  27. 27 Leitão

    Oi Fii!

    A questão da renda fixa é a seguinte, observe esse Conceito:

    – Quando o mercado está caro, é válido diminuir a proporção em ações e aumentar as reservas em renda fixa… Então, digamos que o mercado esteja caro (como estava em 2008) (Como sei que está caro? Resposta: pelos fundamentos das empresas, e não somente por preço… É o fundamento Preço VS Valor)…. Então quando o mercado está caro, a reserva em renda fixa fica maior… Digamos 40% ações e 60% RF… (exemplo didático).

    – Quando o mercado está barato (mesmo fundamento Preço VS Valor) fazemos o contrário: Aumenta-se o aporte em ações e diminuir em RF… Exemplo diático: 75% ações 25% RF….

    Dessa forma você tem sempre bala na agulha para aproveitar oportunidades de mercados em baixa, mantém o risco sob controle, dorme tranquilo, etc… Isso não tem nada a ver com ficar comprando e vendendo não, tem a ver com Estratégia de Alocação de Recursos.

    Quando o mercado cai, suas ações caem juntas, mas isso não é problema algum. Se uma ação minha cair 50% do preço de mercado, não é problema, desde que seus fundamentos estejam bons e que toda a carteira esteja equilibrada…

    O que acontece é que a maioria das pessoas, cegamente, olham para a bolsa de valores apenas pelo IBOV ou pelo gráfico de preços das ações, é um erro enorme, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 Luiz

    Oi Leitao, tenho seguido esta ideia de estar liquido para os periodos de liquidacao total, que por sinal tem jeito que vem por ai com fim dos estimulos no Estados Unidos, o que está um pouco dificil de enxergar é o atual momento, se estamos caros ou estamos baratos?

    Uma outra duvida para o grupo se possivel: Foi mencionado Tesouro Direto com inflação + 6%, este valor se eu comprar um titulo agora é garantido todo mês? Tenho liquidez ou tenho que deixar o dinheiro parado por 20 anos neste caso?

    Obrigado pela ajuda pessoal, Luiz

  29. 29 Li

    Luiz, TD só paga no vencimento. Há alguns títulos que pagam cupons semestrais de juros e os que só mesmo no vencimento, então se ele está para maio de 2035, somente em maio de 2035 vc receberá o acordado no momento da compra.
    Vc pode vendê-lo antecipadamente, somente às quartas-feiras, mas pode receber diferente do que acordou quando realizou a compra, tanto para menos quanto para mais.

  30. 30 Leitão

    Oi Luiz!
    A Li já comentou bem (Obrigado, Li. Sempre muito gentil!).

    Sobre estar caro ou barato, tem que ver isso nos fundamentos das empresas que gosta de acompanhar. Se os fundamentos estiverem bons e o preço de mercado estiver baixo, então o mercado está baixo. O “mercado” é o que você define, as suas empresas…

    Abraços!
    Leitão

  31. 31 Luiz

    Ola Li e Leitao, obrigado pela ajuda, grande abraço para vcs, Luiz

  32. 32 Li

    :)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s