VALE5 – Gráfico – 29-08-2012

29ago12

Boa noite, pessoal!

Hoje a Vale mereceu atualização após perder seu importante suporte!

Essa merece atenção especial para Investimento, pois está cada dia mais barata e com dividendos gordos…

Já para Especulação, meu trade com ela não foi iniciado pois esperei para operar ao final do pregão de segunda-feira, mas como o Candle foi negativo não entrei (Na sexta havia fechado com Candle “Doji”). A análise de candles ajuda muito na tomada de decisão no momento de operar. Tenho uma aula interessante sobre o assunto…

Abraços!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



21 Responses to “VALE5 – Gráfico – 29-08-2012”

  1. Oi Leitão!

    Vale ta querendo dar sopa mesmo!

    Não entendi esse suporte que você colocou no meio da projeção, poderia me explicar?

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  2. 2 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Sopão! :-)

    O suporte intermediário é um fibonacci usando a congestão menor…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Uma duvida, pelo que vi hoje precos do minerio de ferro cairam bastante, logo lucros da Vale cairao tambem, em sua sugestao que esta com uma bela promocao a Vale vc considera este impacto nos lucros? Obrigado, Luiz

  4. 4 Leitão

    Oi Luiz!
    A forma de analisar não é essa… Não somos nós que vamos nos preocupar com as condições comerciais, econômicas, financeiras, administrativas, operacionais, etc. São os gestores que vão se preocupar com isso!

    Se você for querer analisar as cotações de minério vai ter que analisar a demanda estrangeira e também a capacidade de produção aliada a ociosidade operacional dentro e fora do país e também o nível de fornecimento para países em desenvolvimentos e as questões econômicas chinesas, isso sem falar da balança cambial e interferências do banco central na cotação do dolar, isso só para começar… Ufa!!

    Agora imagine fazer isso também para o setor de Petróleo, o setor Elétrico, o setor de Construção, o setor de Consumo…. Ou seja, é humanamente impossível (e o pior é que boa parte dos investidores na bolsa tentam isso sem perceber… “analistas famosos” então, fazem isso direto).

    Nosso papel é de Investidor, não de Administrador. Preocupemo-nos em filtrar boas empresas, bem geridas, e com nossa Estratégia…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Marc Kirst

    Leitão,

    Não entendi o suporte intermediário por congestão menor. Desta maneira não caímos no problema da subjetividade da AT?

    Também fiquei em dúvida se não poderíamos usar a congestão maior de 34,00 a 43,00.

    Em que ponto da análise entraria o “bom senso”?

    Do seu aluno,

  6. 6 Luiz

    Oi Leitao, ok, concordo com vc, mas me fiz esta pergunta pois num primeiro momento pode parecer barato a Vale, mas quem nao seja considerando a realidade atual da conjuntura para a empresa, seja queda da demanda da China, a queda no preco, etc… Estou 100 pct de acordo com a estrategia que vc coloca que eh focar em boas empresas, apenas pondero sobre o comceito de barato ou caro exposto no grafico para investimento em valor, ok? Abs, Luiz

  7. 7 Leitão

    Oi Marc!
    É simples, veja: Temos duas congestões de preço, uma mais imediata, menor, e com projeção menor, e outra maior com projeção maior… Só não plotei duas ao mesmo tempo para não poluir o gráfico.

    Visite o Buteco da turma e veja o post sobre a VALE5 lá no Fórum, comentei com mais detalhes e coloquei até um gráfico comentado lá:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    —————————————–
    Oi Luiz!
    Ok, entendo!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Daniel Alcântara

    Fala Leitão, tudo bem!

    Cara, essa semana tem umas coisas que vem me preocupando. Comprei 2k em fundos da petrobras e de lá pra cá(2 semanas) as ações só vem caindo. Hoje dos 2k só tenho 1,8k.
    Sei que talvez tenha sido uma burrice investir em apenas uma aplicação, mas passei a acreditar na filosofia do Warren Buffett, que ficou famoso por investir em uma única empresa nas décadas passadas. E por isso achei melhor investir “na empresa ao invéis de investir em ações”. E achei a petrobras uma boa empresa para o longo prazo. Mas sei que amanha(sexta feira dia 31/08/12) será o dia “D”, e por não saber o impacto que essa sexta-feira trará, eu acho que talvez seja mais saúdavel sair agora.
    Cara espero muito a tua resposta!
    O que eu faço? Será que eu devo assumir o prejuízo e dar o fora? ou ainda há cura para a petrobras?

  9. 9 Leitão

    Oi Daniel!

    Vamos lá:

    1) Se você tem apenas duas semanas de investidor e já está assustado querendo vender é porque não entendeu o que é Investir. Pare, leia mais os conceitos aqui do Blog, e aprenda a Investir;

    2) Warren Buffet não tem nada a ver com pequeno investidor. Os conceitos dele são aplicáveis a ele, não a você. Não se dever investir em uma única empresa, nem poucas… Um mínimo de 10 a 15 empresas é necessário, para diversificar setores, diluir o risco e maximizar a rentabilidade da carteira.

    3) Petrobrás é boa empresa. Relaxe! Mas passe a aprender mais a partir de agora – não se vende boa empresa com prejuízo.

    4) Não se compra FUNDOS, se compra AÇÕES. Pare de colocar seu dinheiro em fundos e aprenda a comprar diretamente. É simples, fácil e não tem custos nem taxas administrativas como os Fundos.

    5) Reafirmo: aqui no Blog tem muito conteúdo que vale a pena ir lendo… Se ficar 06 meses lendo todos os dias o imenso conteúdo que tem aqui, vai ficar bom na bolsa! 06 meses é pouco perto de uma vida inteira de investimentos. Jovem quer tudo pra ontem, eu sei, mas relaxe e siga no ritmo da natureza, não brigue com ela.

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Tiago

    Daniel,

    Voce colocou seu dindin nos fundos da petrobras e em duas semanas voce foi de 2k para 1.8 k ??? Isso eh um prejuizo de 10%… No entanto a petrobras nao caiu 10% NEM A PAU….

    Reveja esses fundos que vc aplicou seu suado dindin.. deve ter gente la ROUBANDO dentro da lei, ou seja, aplicando TAXAS Absurdas….

    Tire seu dinheiro de la e compre acoes diretamente…. Eu tava olhando minhas acoes da petro de 2 semanas atraz para hoje e tive um prejuizo de 1% de la pra ca…. como vc pode ter tido 10% de preju se eh a mesma empresa?????…. veja isso

    Abracos

  11. 11 Daniel Alcântara

    Valeu Leitão!

    Mas com capital pequeno não será mesmo melhor fundos? já que as taxas de custodia, quando se investe em ações, são superiores á 2 ou até mesmo 4% do capital? Existe alguma forma de não pagar custodia?
    com 2k é possível diversificar? investir em 10 ou mais ações? pq veja o exemplo(por eu ser leigo e ter pouca experiência, possa ser que esteja falando bobagem) Uma pessoa com 2k, digamos que ela queira dividir essa quantia em dez boas ações, dai ele investe 0,2k em cada empresa.
    Vaja bem, se formos subtrair os rendimentos dessas ações pela custodia, veremos que só ai se foi mais que 2% do nosso capital, e isso ao mês. E por outro lado os fundo nos cobram 2%ao ano.
    E ai Leitão, tem lógica esse meu pensamento? Cara, para finalizar, vc me indicaria algum livro de finanças que possa me ensinar o básico sobre esse mundo dos investimentos?

    Leitão muito obrigado mais uma vez!
    um grande abraço!

  12. 12 Leitão

    Oi Daniel!

    Não se investe 2k e pronto, cruza-se os braços. Isso não é investimento. Investir em bolsa é comprar sempre, todo santo mês. É poupar todo santo mês…

    É perfeitamente possível investir diretamente em ações comprando uns 200 reais por mês… Dá para diversificar em 10/15 empresas em sistema de rodízio, que é assunto bem falado aqui no Blog (por isso a sugestão minha para LER o blog, e não ficar passeando… O Blog não é Facebook que só tem coisas superficiais, aqui tem coisa que demanda leitura mesmo, com atenção).

    Olha aqui um artigo recente sobre sua pergunta:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    E se comprar todo santo mês uma quantia mínima, não vai pagar custódia alguma.

    Bem, como disse, vai encontrar tudo o que precisa se LER o Blog… Vai com calma e leia, leia, leia… Leitura é o melhor investimento, sempre foi e sempre será.

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Segue a lista completa de artigos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/filosofando/

  13. 13 Daniel Alcântara

    investindo o minimo mensalmente não se paga custodia? como assim?

  14. 14 Tiago

    Daniel, retiro o que disse…

    Estava revendo os dados… e pode ter acontecido do gestor do fundo ter comprado bem quando estava por volta de 23.00 e agora por volta de 21.00.. Isso eh uma queda de 10%… entao retiro o que disse…

    Nao acho que Fundo seja uma boa opcao, mas pelo menos os dados estao batendo… abracos

  15. 15 Tiago

    Existem operadores que nao cobram custodia se vc compra pelo menos uma acao por mes…

  16. 16 Rick

    Oi amigo Daniel!!

    Faça o que o prof leitão ta t aconselhando, estude primeiro o q é investimento, ou melhor…faça o curso com o prof leitão q vc vai ficar bem mais tranquilo com relação a investimento em bolsa de valores…vc primeiro precisa entender os conceitos por traz da bolsa…depois vc vai aprender a selecionar as boas empresas e em seguida fica tudo bem mais tranquilo de se investir…com relação a custódia…vc deve abrir uma conta em alguma corretora q não cobre a taxa de custódia…a investbolsa é uma delas…tem também a rico.com.vc q tambem não cobra se vc fizer aplicações mensais e o custo de corretagem é barato pro pequeno investidor como nós.
    E tem mais corretoras boas e baratas se vc procurar na internet.

    Um conselho…ESTUDE..NÃO SEJA AFOITO…tudo na vida tem seu tempo, na vida da gente temos varias etapas…1ª etapa…faça o curso com o prof leitão…ele é um grande ser humano( Atencioso e muito prestativo)..2ª etapa…vc será um grande investidor..pense grande, não seja imediatista..faça uma estratégia vencedora…valeu!!

    Abraços!!

  17. 17 Anônimo

    Pessoal, a VALE tá de graça, pagar U$1,17 de remuneração por ação no preço que está… já dá mais do que a renda fixa atualmente. Vejam o comunicado que prevê o pagamento da segunda parcela no final de outubro:

    pag VALE (vale)Quandoquarta-feira, 31 de out de 2012

    Descrição(17/01) VALE (VALE – N1) – Vale propoe US$ 6 bilhoes de remuneracao minima ao
    acionista para 2012
    DRI: Tito Martins

    Enviou o seguinte Comunicado ao Mercado:

    “Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2012 – A Vale S.A. (Vale) informa que a
    Diretoria Executiva aprovou e submetera a deliberacao do Conselho de
    Administracao proposta para pagamento de remuneracao minima aos acionistas para
    2012 no valor de US$ 6 bilhoes, correspondente a US$ 1,177095354 por acao
    ordinaria ou preferencial em circulacao, a ser distribuido aos acionistas em
    duas parcelas nos dias 30 de abril e 31 de outubro de 2012.

    O Conselho de Administracao da Vale apreciara a proposta da Diretoria Executiva
    referente a cada parcela nas reunioes agendadas para os dias 13 de abril e 16 de
    outubro de 2012.

    Caso aprovada a proposta pelo Conselho de Administracao, o pagamento aos
    acionistas de cada parcela sera efetuado em reais e calculado com base no valor
    da taxa de cambio real/dolar norteamericano (Ptax – opcao 5), a ser divulgada
    pelo Banco Central do Brasil no dia util anterior a realizacao da reuniao do
    Conselho de Administracao que deliberar sobre a proposta de remuneracao ao
    acionista.

    A remuneracao minima de US$ 6 bilhoes representa aumento de 50% em relacao a
    remuneracao minima anunciada em 2011.

    A remuneracao ao acionista proposta e consistente com as diretrizes da politica
    financeira da Vale que preveem a conciliacao do financiamento das oportunidades
    de crescimento com a preservacao de um balanco saudavel paralelamente a
    disciplina na alocacao do capital.”

  18. 18 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? qual sua visao sobre Fundos Imobiliarios, veja reportagem da Exame de hoje abaixo, procede? Obrigado e abraço, Luiz

    Carlos Ferrari, sócio do N, F & BC e especialista em direito imobiliário, destaca que os FII têm devolvido aos investidores resultados superiores ao de outros investimentos. “Os fundos imobiliários têm permitido juros de 12% ou 14% ao ano ou até mais e hoje são bastante superiores aos prêmios pagos pelos títulos públicos”. Os fundos com melhores resultados no primeiro semestre deste ano chegaram a apresentar rentabilidade de 40% ou até 50% em apenas seis meses.

  19. 19 Leitão

    Oi Luiz!

    Recentemente comentei sobre FII aqui, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    A questão de estarem tão valorizados é por causa da grande procura atual. Como em qualquer mercado, tudo que tem mais demanda se eleva o preço… Mas é cíclico assim como a bolsa de valores, ou seja, uma hora vai dar em baixa….

    Daqui a um tempo você vai ver em todos os jornais: “Bolsa de Valores dá 40% ao ano, etc…” e aí todo mundo vai começar a se interessar mais… Só que todo mundo se interessa por determinado investimento só depois que ele já está inflacionado, quando deveria ser o contrário.

    Por exemplo: agora a bolsa está em baixa, e ninguém quer. Depois vai estar cara e todo mundo vai querer, assim como está acontecendo com os FII…

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Vou replicar seu comentário lá no Chat Semanal, é melhor para assuntos diversos. Você comentou no post da Vale.

  20. 20 Alexandre

    Opa,

    Parece que não vai cair não..

  21. 21 Leitão

    Oi Alexandre!

    Pois é, estou aguardando mais um pouco para atualizar o gráfico…

    Preço de banana dura pouco mesmo… :-)

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s