Chat 27/ago a 02/setembro

31ago12


47 Responses to “Chat 27/ago a 02/setembro”

  1. 1 ANDERSON

    .. acompanhando

  2. 2 Luiz

    Pessoal, vcs que ja participaram dos cursos do Professor, entendemos que a bolsa no momento está cara, barata ou está num preço justo? Tem ofertas no mercado ou melhor aguardar para IV nas do cardapio? Abs, Luiz

  3. 3 Jefferson

    Olá Leitão e amigos,
    Sei que não faz parte da sua carteira Leitão e que no setor você tem preferência por outras empresas, mas no momento a ELPL4 não está com valor muito baixo? não seria uma boa oportunidade?

  4. 4 Leitão

    Oi Luiz!
    Está assim:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/08/08/ibov-grafico-07-08-2012/

    ——————————————
    Oi Jefferson!
    Primeiro tem que saber qual Estratégia se pretende fazer ao usar uma determinada ação.

    Por exemplo: Se for fazer Investimento Gradual, o momento de uma ação não importa muito, importa sua constância, sua qualidade. Já se for fazer Investimento em Valor, seu preço momentâneo é importante para se definir, após vários cálculos e ponderações, sua relevância.

    ELPL4 não é ruim, mas eu, particularmente, não gosto por causa de usa inconstância.

    O que mais chamo a atenção nesse seu comentário é o seguinte: Devemos parar de buscar “oportunidades de momento” e concentrar nossa energia em manter uma Estratégia disciplinada constante. Repito: menos energia no momento, e mais energia na disciplina constante. Levantar a cabeça e olhar o jogo, e não somente a bola.

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Luiz

    Oi Leitao, obrigado, vendo entao grafico historico do ibov para IV é um grande momento, correto? Nestes casos para IG nao seria recomemdavel alocar nas compras mensais maior percentual para renda variavel ao inves de renda fixa, algo como 90 pct do que vc poupa no mes para RV? Claro que sempre respeitamdo a regra de deixar uns 6 meses em renda fixa para eventualidades? Que acha? Abs

  6. 6 Leitão

    Oi Luiz!

    Suas perguntas são fundamentais, muito importantes, mas a resposta é longa. Esses e outros conceitos eu venho debatendo ao longo do blog, e ensino tudo em detalhes no meu curso. Infelizmente não consigo explicar tudo por aqui, e durante os estudos é a melhor forma de eu lhe ajudar mais profundamente.

    Se eu tentar lhe ajudar por aqui a definir suas estratégias estarei sendo irresponsável, e se eu tentar explicar coisas mais profundas de forma superficial com apenas algumas mensagens, também seria irresponsabilidade. Prefiro fazer a coisa certa, ensinando tudo bem detalhado no curso. Aguarde a turma de Outubro, que vai valer a pena (Obs.: Será a última turma de 2012. Depois só vou montar nova turma lá para fev/2013 ou depois…)

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Alexandre Siebert

    Leitão,

    No livro do Benjamin Graham existe uma passagem onde ele compara o grau de risco e retorno de vário investimentos; fundos de pensão, titulos publicos, ações preferenciais, ações ordinárias, etc;

    Ele escreve o seguinte sobre ações preferenciais:

    “Preferred shares are a worst-of-both-worlds investment. They are less secure than bonds, since they have only a secondary claim on a company’s assets if it goes bankrupt. And they offer less profit potential than common stocks do, since companies typically “call” (or forcibly buy back) their preferred shares when interest rates drop or their credit rating improves. Unlike the interest payments on most of its bonds, an issuing company cannot deduct preferred dividend payments from its corporate tax bill. Ask yourself: If this company is healthy enough to deserve my investment, why is it paying a fat dividend on its preferred stock instead of issuing bonds and getting a tax break? The likely answer is that the company is not healthy, the market for its bonds is glutted, and you should approach its preferred shares as you would approach an unrefrigerated dead fish.”

    Se eu entendi bem, ele diz que ações preferenciais são o pior de dois mundos: – São menos seguras que titulos já que tem prioridade secundária na distribuição dos ativos em caso da empresa vir a falência.
    – Tem um potencial de valorização menor que está relacionada a recompra das ações pela empresa (buy-back). Realizadas essencialmente com ações ordinárias, onde existe uma valorização do patrimônio do acionista através da diminuição do número de ações no mercado.
    Em terceiro lugar, parece existir um fator tributário onde a empresa não pode deduzir impostos sobre dividendos de ações preferênciais e que seria mais interessante a emissão titulos do que pagar gordo dividendos.

    Bem, o livro é considerado a Bíblia do investimento em valor, mas esses fatores realmente se aplicam a legislação brasileira?

    Sempre acreditei que ações preferênciais tem prioridade na distribuição de dividendos e em caso de liquidação da empresa.

    Abraço.

  8. 8 Leitão

    Oi Alexandre!

    O livro é ótimo sim, mas algumas coisas são aplicáveis somente à realidade dos EUA, e tem que levar e consideração também que o livro não é tão novo assim, então muita coisa pode ter mudado por lá também (apesar das atualizações de edição).

    Tem que pegar os Conceitos, os Princípios que o livro contém e relevar as coisas específicas como tributação, legislação, etc…

    De forma geral aqui no Brasil as ações de empresas maiores são equiparadas, tanto ON quanto PN. E de forma geral também nas companhias menores é melhor ficar com as ON mesmo por questões de Tag-Along, Fechamento de Capital, Dividendos, etc… Mas para saber se a companhia trata cada uma de forma diferenciada basta dar uma visitada no site de cada empresa de seu interesse e consultar a política de cada empresa em relação às suas ações, e também verificar o histórico de pagamento de dividendos para cada uma e ver como é feito na prática. Toda empresa (boa) tem um site com a página de RI (Relação com Investidores) e tudo mais… Vale a pena também sempre assinar a NewsLetter da empresa…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Clodoaldo Abegg

    Olá Leitão!

    Fiz o seu curso a cerca de 2 anos atras e posso dizer que foi ótimo.
    Gostaria de saber a sua opinião relativo a ELPL4
    Seria interessante para investimento?

    Grato

  10. 10 Leitão

    Oi Clodoaldo!
    Que bom saber que está caminhando bem após os estudos!

    A ELPL4 não é ruim, mas no setor elétrico eu gosto mais de outras como a Cemig, a Coelce, a GETI4….

    Ela apresentou bom desempenho nos últimos anos, mas seu histórico como um todo ainda não me convenceu…. Mas é uma coisa pessoal mesmo, sinto-me mais tranquilo com as outras que comentei.

    Apareça sempre lá na turma! O pessoal está sempre trocando idéias e aprimorando:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Joice

    Oi Leitão

    Estou com mil ações da VALE5 que está em -8.478,00.
    Fiquei sabendo que a mesma é pra cair mais ainda, será melhor vender com prejuízo ou aguardar até ela crescer?

  12. 12 Leitão

    Oi Joice!

    A VALE5 é uma excelente empresa!! Não se preocupe! Ainda bem que comprou Vale, que é ótima empresa e tem tudo para lhe dar bons dividendos e crescer muito. Não justifica vendê-la, mesmo que tenha agido errado antes… Seu erro não precisar custar tão caro assim.

    Mas seu erro foi fazer coisa que não sabe. Você provavelmente comprou sem saber se estava Investindo ou Especulando, e provavelmente também não sabe a diferença entre uma coisa e outra (o que é vital) e também não sabe identificar uma empresa de qualidade ou não. Ou seja, está agindo como jogadora e torcedora, não como investidora.

    Antes de continuar na bolsa sugiro fortemente rever sua forma de atuar nela… Pare um pouco, estude um pouco mais… Aqui mesmo no Blog tem muito conteúdo e falo sobre esses e outros conceitos sempre…

    Bolsa é uma coisa muito boa e simples, mas antes tem que entender como funciona, senão vai achar bolsa de valores uma coisa horrível, um bicho de sete cabeças comedor de dinheiro…

    Se chegou a pouco tempo aqui no blog as dicas abaixo vão ajudar muito, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vamos aprendendo mais… Fique à vontade para participar aqui do Blog!

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Luiz B.

    Fala Mestre Leitão!

    Esses dias li um artigo de um blogueiro que relatou o início dele na bolsa, os erros que cometeu, e como havia evoluído. Aí lembrei de você, que foi uma das pessoas que mais me influenciaram nos investimentos através do seu blog e do seu curso. Quando você entrou na bolsa provavelmente também deve ter feito muita besteira, mas evoluiu. Conte um pouco sobre essa sua longa jornada como investidor e especulador. Há quanto tempo você investe? Por onde você se guiou para chegar onde chegou? Algum autor específico? Se puder falar um pouco dessa sua jornada na bolsa agradeço, ois será de grande aprendizado para mim e para os leitores do blog!

    Um grande abraço!

    Luiz B.

  14. 14 Leitão

    Oi Luiz!
    Bom dia!

    Já comentei sobre isso aqui no Blog, mas foi bom você comentar pois posso revisitar alguns posts para os mais recém chegados aqui na turma. Obrigado!

    Veja abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/11/29/entrevista-com-eduardo-leitao-financas-forever/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/03/22/sobre-independencia-financeira/

    Um grande abraço!
    Leitão

  15. 15 Caio

    Leitao,

    Uma duvida sobre titulos publicos :

    Quando carregamos ate a data de vencimento e a rentabilidade foi bem maior que o combinado( fixo + IPCA aa ), o governo paga o
    que realmente rendeu( acima do fixo + IPCA do periodo ) ou o que foi combinado ?

    Pergunto isso pois os titulos estao rendendo bem acima do combinado(fixo + IPCA) e quero entender se é melhor vender um pouco antes
    do vencimento ou posso segurar ate o vencimento sem perder nada.

    Obrigado.
    Caio

  16. 16 Leitão

    Oi Caio!
    Se ficar com ele até o final vai receber exatamente o que foi contratado. O preço no mercado aberto é artificialmente elevado pela lei da Oferta e Procura.

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Jefferson

    Ola Leitao e amigos, to com uma dúvida bobinha, o que é “M diário” e “MME200”. Li isso num comentário sobre a ITSA4

  18. 18 andersoncustos

    Leitão… me explica essa irracionalidade do mercado, atualizei minha carteira de IG e o papel que teve uma maior queda na qualidade do conjunto de seus índices foi a CSMG3, pois bem, neste mesmo período sabe qual o papel que mais valorizou ? não foi a CSMG mas ela ficou em segundo, uma valorização de mais de 29% em 1 ano e no mesmo período uma queda de 33 pontos em meu ranking de IG.
    Ao mesmo tempo temos a ELPL4 que manteve estável seus números porém com a maior desvalorização da carteira, menos 27% no período.
    Essa irracionalidade é simplesmente fascinante!!!

  19. 19 Caio

    Oi Leitao,

    E se vender antes pega exatamente o saldo atual ne ? bem acima do combinado…. se for isso talvez seja melhor vender um pouco antes.. é isso mesmo ?

  20. 20 Leitão

    Oi Jefferson!

    MME200, MM50, etc. são jargões horríveis de mercado para se dizer “Média Móvel Exponencial de 200 dias” ou “Média Móvel de 50 dias”….

    E inclusive a técnica de Média Móvel não funciona… Aliás, todas as técnicas da chamada Análise Técnica não funcionam (MACD, IFR, Estocástico, OBV, TriX, Elliott Wave, Momentum, Etc, etc… – são apenas os novatos ou os “professores de AT” que gostam disso). Todos esses indicadores são baseados nos preços, então é melhor ler os preços diretamente, sem essa parafernália inútil.

    ——————————————-
    Oi Anderson!

    Pois é! É assim mesmo que funciona, e é uma beleza essa ineficiência de mercado. É simples e ninguém entende isso… :-)

    —————————————–
    Oi Caio!
    Sim, isso mesmo!

    ———
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  21. 21 andersoncustos

    Leitão …. depois de quanto tempo é saudável fazer um rebalanceamento da carteira de IG? 5 anos? ou quando alguma estrapolar um percentual x de participação ?
    obrigado

  22. 22 Leitão

    Oi Anderson!
    Em carteiras jovens (menos de 5 anos de idade) é bom mexer um mínimo possível. Mas isso pode ser feito sempre que uma ação estiver desequilibrando o conjunto.

    Vamos supor que você tenha 10 ações em carteira. Então o ideal é que cada uma tenha peso de 10% do total. Quando uma fica muito gorda, vai lá para os 15, 20%, é hora de tosar a lã e distribuir nas demais….

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 andersoncustos

    schow! obrigado!

  24. 24 Marmota

    Leitão boa noite.
    Com esta medida provisória do governo em não renovar as concessões das empresas de energia. É preocupante? O que acontece se a empresa não renovar?
    Abraço.
    Marmota

  25. 25 Leitão

    Oi Marmota!
    Boa noite!

    Não me preocupo em nada com isso… Tem gente muito bem paga se preocupando por nós, acionistas – são nossos empregados de luxo, os gerentes de nossas empresas.

    Energia elétrica sempre vai ter, então eles vão ajustar os debates até chegarem nos novos contratos – tudo normal como em qualquer negociação de contratos.

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? qual sua visao sobre Fundos Imobiliarios, veja reportagem da Exame de hoje abaixo, procede? Obrigado e abraço, Luiz

    Carlos Ferrari, sócio do N, F & BC e especialista em direito imobiliário, destaca que os FII têm devolvido aos investidores resultados superiores ao de outros investimentos. “Os fundos imobiliários têm permitido juros de 12% ou 14% ao ano ou até mais e hoje são bastante superiores aos prêmios pagos pelos títulos públicos”. Os fundos com melhores resultados no primeiro semestre deste ano chegaram a apresentar rentabilidade de 40% ou até 50% em apenas seis meses.

  27. 27 Leitão

    Oi Luiz!

    Recentemente comentei sobre FII aqui, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    A questão de estarem tão valorizados é por causa da grande procura atual. Como em qualquer mercado, tudo que tem mais demanda se eleva o preço… Mas é cíclico assim como a bolsa de valores, ou seja, uma hora vai dar em baixa….

    Daqui a um tempo você vai ver em todos os jornais: “Bolsa de Valores dá 40% ao ano, etc…” e aí todo mundo vai começar a se interessar mais… Só que todo mundo se interessa por determinado investimento só depois que ele já está inflacionado, quando deveria ser o contrário.

    Por exemplo: agora a bolsa está em baixa, e ninguém quer. Depois vai estar cara e todo mundo vai querer, assim como está acontecendo com os FII…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Marmota

    Obrigado Leitão.
    Abraço
    Marmota

  29. 29 Leitão

    Pessoal!

    Hoje a tarde eu estava sem muito o que fazer aí já viu né:

    Resolvi fazer um banner mais “bonitinho” para nosso Chat Semanal! :-)

    Aproveitei para atualizar a imagem já nesse Chat. Assim fica mais visível e fácil de encontrar na listagem ao longo do Blog…

    Ociosidade dá nisso… Rsssss

    Abraços!
    Leitão

  30. Hahahahaha, dinheiro no bolso e rendendo aos tubos dá nisso professor! =D

  31. 31 Leitão

    :-)

  32. 32 Glauco Tonello

    LEITÃO
    Dados da Itaúsa
    em 10 anos, entre 2002 e 2012 (rendimento por ano médio anual )
    CDI 14,28%
    Itaúsa 26,65% (com reinvestimento de dividendos)
    Itaúsa 21,01% ( sem reinvestimento de dividendos)

    aí a proposta de 2x da renda fixa.

    abraços

    Glauco

  33. 33 Leitão

    Oi Glauco!
    Sim, isso mesmo!

    E a coisa fica ainda melhor quando contabilizamos o desempenho de toda a carteira, do conjunto.

    Bolsa é bom e não é complicado, mas a maioria das pessoas complica.

    Investir bem requer mais Disciplina do que Q.I.

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 ALSouza

    Leitão,

    estou com uma grana parada, sem qualquer intenção de uso nos próximos 2 anos. Qual a melhor aplicação: Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Direto (NTN-B Principal)?

    Tenho 41 anos, e o dinheiro que do meu apartamento está 70% Tesouro Direto e 30% ação, assim distribuídos:

    PIBB11 40%
    BVMF3 22%
    VALE5 13%
    PETR3 13%
    RENT3 7%
    SMTO3 5%

    Abraço,
    ALSouza

  35. 35 Leitão

    Oi ALSouza!

    Se seu objetivo é usar o dinheiro dentro de menos de 5 anos para compra de imóvel próprio então não deve alocar esse capital em ações, deve mantê-lo na renda fixa mesmo.

    O dinheiro a ser investido em ações deve ser sem compromisso pré-agendado, pois ele pode render muito sim, mas pode também se ver obrigado a sacá-lo antes de um momento bom… Sacar em períodos de baixa jamais. Somente sacamos em períodos de alta, e isso não dá para agendar.

    Mas mesmo que tenha objetivos próximos isso não impede de investir em ações, desde que em menor quantidade e sem necessidade imprescindível de saques futuros. Ou seja, pode ir poupando menos em ações. Depois que adquirir seu imóvel ou atingir seus objetivos, volta a investir mais forte em ações.

    Bem, dito isso….

    Sua alocação atual está ok (70RF/30RV) visto que pretente usar o dinheiro com horizonte inferior a 5 anos. Do contrário, poderia usar alocação mais forte, tipo 50/50.

    Você possui apenas 06 ações em carteira, é pouco! Deve manter um mínimo de 10 a 15 empresas… E mais: Estão desbalanceadas – deve manter todas as ações em carteira com mesmo percentual, balanceadas.

    As ações que citou não são ruins, mas dá para melhorar e muito isso. Índices são uma opção fraca, reveja.

    Bem, são muitos conceitos e infelizmente não consigo explicar tudo por aqui. Mas espero ter ajudado um pouco, e aos poucos vou ajudando mais!

    Fique à vontade aqui no Blog! Tem muito conteúdo!

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 Anônimo

    “Sua alocação atual está ok (70RV/30RF) visto que pretente usar o dinheiro com horizonte inferior a 5 anos. Do contrário, poderia usar alocação mais forte, tipo 50/50.”

    Caro Leitao,

    OPS!

    Acima, o correto não seria: 70RF/30RV ?

    Abraço Forte do Sul, tchê!

    Paulo RS (ex-aluno e sempre alerta!)

  37. 37 Glauco Tonello

    Paulo
    O Leitão digitou errado, pois a pessoa tem alocado
    70%RF / 30%RV correto para uso de menos que 5 anos
    acima de 5 anos, seria
    50% cada..

    abraços

  38. Fiz o curso há alguns anos já, nem lembro q ano foi, teria q olhar, mas continuo aprendendo cada vez mais nos posts, aparecem muitos estudos de caso para nos espelharmos, e com os comentários do Leitão então….!!! E o melhor eh q essa parte eh de graça…rsrsr!!! Boas informações sobre a bolsa são difíceis de encontrar na rede!!!

    Abs galera!!!

  39. 39 Leitão

    Ops!
    Ato falho! :-) Obrigado pela correção….

    Eu quis dizer 70%RF e 30%RV… :-) (Vou corrigir o comentário lá)

    Valeu, pessoal!
    Leitão

  40. 40 Leitão

    Ah! Lembrei! Amigos, podem divulgar o Chat/Blog para seus contatos, seus amigos seja nos e-mails ou redes sociais…

    Agora com esse banner bonitinho dá até para receber mais visitas aqui na cozinha… Rsss…

    Abraços!
    Leitão

  41. 41 Anônimo

    Pergunta: Não deveria ser Chat Semanal em vez de Chat Diario?,

  42. 42 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    O post eu atualizo semanalmente, mas o Chat é diário mesmo…

    Estou todos os dias por aqui (inclusive hoje é domingo e estou aqui).

    Essas facilidades com a internet hoje em dia são uma beleza… E pensar que a menos 15 anos eu tinha que usar o “Orelhão” público na esquina de casa quando queria falar com os amigos… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  43. 43 Daniel Alcântara

    Leitão,

    Estive estudando mais sobre ações(um dica dada por vc) e venho entendendo melhor esse mundo, acredito que em breve(daqui à um ano ou mais) estarei preparado para o mercado de ações.

    Mas o propósito da minha visita é outro. Não sei se tem muito a ver com o objetivo do blog mas penso que essa dúvida não seja apenas minha, e talvez, outras pessoas tenham a mesma dúvida e queiram uma opinião á respeito.

    A dúvida é a seguinte: Quanto custa morar de frente para o mar? Calma ai! Não digo ter uma casa em copacapana por exemplo. Mas um objetivo mais simples e pé-no-chão. Tenho uma vontade de ter uma casa na ilha, aqui mesmo na Bahia, e de preferencia em MORRO DE SÃO PAULO(um paraiso baiano, recomendo à todos uma visita). Mas não sei o quanto esse desejo pode me custar.
    Leitão, dá pra viver em um lugar como esse? O quanto isso me custaria?
    penso em unir dois sonhos em um só: MORAR DE FRENTE PARA O MAR, ONDE EU POSSA TER UM TERRENINHO PARA PLANTAR ALGUNS ALIMENTOS(a natureza faz muito bem) E ASSIM TER UMA VIDA MAIS SAÚDAVEL. E FAZER TUDO ISSO SENDO INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE. Amigo, nunca tive sonhos exagerado tipo: levar uma vida A LA NEYMAR,mas também tenho minhas ambições. E essa é a principal. Leitão espero muito uma resposta sua!

    Parabens pelo seu blog! Ele é muito úti para muito gente.

  44. 44 Robson J. Silva

    Olá Leitão,

    Fiz o curso ano passado, entretanto, ainda não comecei a atuar na bolsa, mas se Deus quiser esse ano começo meu IG. Tenho algumas perguntas e necessito da ajuda do Leitão e amigos. Poderiam me recomendar algumas corretoras boas e baratas para o perfil de investidor? Alguém conhece a “Mirae Asset Securities”? parece ter ótimas taxas. Se ocorrer a falência de uma corretora o que ocorre com o dinheiro que fica na conta? Como vcs atuam com relação ao dinheiro utilizado para as compras das ações, deixam na RF e a medida que vão necessitando vão passando para conta da corretora?

    Abraços Leitão e amigos.

    Robson J. Silva

  45. 45 Rafael França

    Olá Leitão, boa tarde.
    Estou com dois probleminhas…rs…
    1. Minha corretora não tem tarifa diferenciada para o mercado fracionário, portanto para volumes pequenos, estou pagando um valor alto. Quais corretoras você me indicaria que possuem valores diferenciados de tarifas tanto para fracionario e lote integral?
    2. Estou com um fumo na mão, fumo da Mundial…tenho um valor bem considerável da MNDL3 com o preço médio de 0,83 e hoje a ação está em 0,17. O que me sugere:
    – manter as ações sem comprar mais e aguardar que melhore o valor
    – comprar mais para tentar dimunir o preço médio
    – vender de imediato e tomar um prejuizo de quase 30 k
    – ou alguma outra opção
    Desde já agradeço pela atenção.
    Como dizem aqui em SP: que faseeeeee!
    Abraços e otima semana.

  46. 46 Leitão

    Oi Daniel!
    Se você quer morar bem, de frente para o mar, em um lugar paradisíaco como Morro de São Paulo, você pode!

    Já disse antes: sua única limitação na vida é sua mente.

    Não sei quanto custa morar bem de frente para o mar, mesmo que seja em locais mais tranquilos fora dos grandes centros. Mas seja quanto for, sonhe! Deseje! Seus sonhos vão lhe impulsionar e virão forças de todos os lados para lhe ajudar, desde que faça por onde.

    ——————————————————-
    Oi Robson!

    Eu não gosto de fazer propaganda, mas já que você comentou, dê uma olhada na Banif, na Rico, na MyCap, etc… Costumam ser boas e baratas, e não paga taxa de custódia se comprar uma vez por mês.

    Caso uma corretora venha a falir, as ações não são perdidas, pois ficam na Bovespa. Mas o dinheiro líquido nela ou em fundos nela eu não confio não… O governo diz que garante até 70K mais ou menos, mas eu gosto de deixar o dinheiro de renda fixa em bancos grandes consolidados mesmo. Já as ações não se preocupe que a Bovespa garante, e se ela falir é porque o capitalismo acabou.

    Dica: Coloque suas dúvidas no Buteco da turma, e lá tem uma turma muito prestativa que vai lhe ajudar sempre que tiver essas dúvidas básicas. Inclusive lá tem muito material sobre isso que perguntou:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    ———————————————————-
    Oi Rafael!
    Boa noite!

    Acabei de comentar sobre isso para o Robson logo acima….

    Sobre a Mundial, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/07/25/o-caso-da-empresa-mundial/

    Eu sempre alerto para nunca colocarmos a mão em empresas FUMO como essas.

    Infelizmente o erro foi cometido, e não há o que fazer. Se fosse empresa boa teríamos algumas alternativas de estratégia, mas neste caso JAMAIS deve-se comprar mais, JAMAIS fazer preço-médio, JAMAIS!

    Nunca se deve sequer comprar uma vez uma empresa ruim, e jamais se deve continuar comprando na ilusão de fazer preço médio… É afundar ainda mais na lama…

    Infelizmente o erro foi cometido, e deve refletir muito sobre isso. A partir de agora invista em Aprender sobre bolsa, para só depois voltar a comprar ações… Aqui mesmo no Blog tem muito conteúdo e tenho certeza, vai lhe ajudar.

    E aos poucos vou ajudando mais…

    ———————————–
    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  47. 47 andersoncustos

    Bom dia Robson e Rafael, lá no Buteco eu dei uma dica de corretagem: http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=367
    se lhes interessar, boa leitura
    abraço


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s