CHAT Julho/2020

06jul20


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



15 Responses to “CHAT Julho/2020”

  1. 1 Leitão

  2. 2 Rafael

    Agora que estou finalmente conseguindo juntar uma graninha eu deveria aproveitar a oportunidade dos preços para começar a investir em duas ou três boas empresas?
    Meu problema é que já tenho uma quantia em renda física (tesouro direto IPCA+) que perdeu bastante valor nos últimos meses então pretendo deixar até o prazo de vencimento do título (2035) e o restante que está na Nu Conta eu gostaria de começar a investir em ações. Não tenho tanto dinheiro para poder comprar 10~15 empresas e montar uma carteira diversificada.
    O que devo fazer nesse caso?
    Meu salário é baixo, consigo salvar uma graninha todo mês que pretendo continuar incrementando minha carteira mensalmente.
    Tenho expectativa de ascensão de carreira e no futuro ganhar significativamente mais para poder melhorar meus investimentos (mas é difícil saber quando exatamente eu vou estar “ganhando bem”, principalmente considerando a crise). De toda forma o quanto antes eu começar a investir, melhor. Não queria ficar esperando mais enquanto meu dinheiro rende a taxa CDI que nos últimos tempos parece ser quase zero (na verdade é quase zero). Hahahahha

  3. 3 Leitão

    Oi Rafael!

    Poupar desde cedo é importante, e não importa se no começo é pouco. O importante é começar e já ir criando o bom hábito… Não se preocupe com valores ou metas ambiciosas agora, apenas comece e vá aprendendo e pegando o gosto pela coisa…

    Antes de investir em Ações, primeiro leia mais, aprenda mais… com boas leituras e dedicação em poucos meses já vai estar bem por dentro do tema. Começar sem entender direito acaba causando perda de tempo e dinheiro. Começar do jeito certo é melhor…

    É sempre bom ter uma Reserva Estratégica em Renda Fixa, líquida. E equilibrar essa alocação com ações: Por exemplo: 50% RF e 50% Ações. Aportar mais em ações vai depender de sua dedicação…

    Deve-se montar uma carteira com 20 empresas, por exemplo. Pode-se comprar 2 empresas por mês, fazendo o rodízio. Assim vai manter o time todo equilibrado e ir montando sua carteira gradualmente.

    O Blog inteiro é sobre esse tema. Talvez já tenha visto meus livros, mas se não viu, estão disponíveis em PDF… veja:
    http://leitaoemacao.com/livros

    E aos poucos vou ajudando mais… Precisando de um help, pode falar!

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Fernanda

    Oi Leitão, tudo certo?

    Cara…ter feito o teu curso (há vários anos) foi um baita investimento.
    Como é bom conseguir ler o mercado sem acompanhar todas aquelas notícias fantasiosas que aparecem nos meios de comunicação.
    Sem falar em poder ficar contente independente se o mercado está subindo ou caindo.

    Sempre acompanho o blog e o buteco…só não tenho interagido! hehe

    Oq eu tenho me perguntado e gostaria de pedir a tua opinião é sobre os fundos imobiliários. Sei que via de regra os fundos são mal negócio, uma vez que a taxa de adm é alta e quem mais ganha são os gestores do fundo em si.

    Mas pelo que vi, os fundos imobiliários seriam como uma empresa normal da bolsa que possui e gerenciam imóveis. E os papéis são negociados como os papéis da bolsa…sem taxa de adm.

    Enfim, estou confusa! hehe
    Se puder dar uma opinião sobre os FII’s eu agradeço!

    Abraço
    Fernanda

  5. 5 Leitão

    Oi Fernanda!
    Boa noite! Que bom ter notícias suas! Fico contente em ver que está caminhando bem, gostei do seu feeback!

    Poder investir com tranquilidade e segurança é muito bom mesmo. Fico imaginando a massa de jogadores incautos nessa fase turbulenta…

    Sobre os FII, eu realmente nunca me interessei por eles, por isso fico limitado a opinar… Precisam de um estudo, um entendimento específico, e como você mesma já observou, nos fundos quem ganham são os gestores, já os investidores nem sempre…

    Tem um post antigo meu sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    E no Buteco tem material também… Vá no índice e coloque no campo de pesquisa “FII” ou “Imobiliários” ou “Fundo” etc…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Uma pena eu não poder ajudar mais…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Puzoni

    Olá, Leitão!

    Hoje, tenho 18 empresas em minha carteira de investimento gradual. Quero trocar quatro (que vacilei na escolha, os fundamentos não estavam lá essas coisas e descobri graças ao seu Ranking) e adicionar mais duas pra fechar as 20. Não quero fazer nada com pressa, tanto que estou pensando nisso há um tempo e ainda não me decidi. Aliás, a carteira ainda está engatinhando, tem 2 anos, apenas.
    São 4 empresas com notas ruins (uma com 1 estrela, três com 2 estrelas). Duas delas, hoje, me dão lucro, e duas me dão prejuízo.
    Imagino que, a longo prazo, essa troca que farei não deva se importar com esses lucros e prejuízos de hoje, mas, ainda assim, gostaria de saber sua opinião, se compensa me desfazer das quatro de uma vez, uma por vez… seguindo minhas ordens de compra.

    Obrigado, mestre!

  7. 7 Leitão

    Oi Puzoni!
    Bom vê-lo por aqui, meu amigo!

    Sua carteira ainda está jovem e não tem problema se precisar da manutenção caso tenha identificado algumas más escolhas iniciais… Pode trocar sim – procure fazer isso no azul, evite vender com prejuízo, a não ser que seja realmente empresas péssimas… As “mais-ou-menos”, se puder esperar uma alta para vender no azul, melhor…

    As que forem ficando no azul, vai vendendo… E já coloque outras na lista para ir recompondo a carteira, até chegar no número que lhe agrade (20 por exemplo)…

    *Dica: na inclusão inicial, tente evitar as com PL muito alto e DY muito baixo. Já no rodízio sequencial, aí não faz diferença essa questão mais…

    Grande abraço!
    Leitão

  8. 8 CARLOS ANDREI

    Caro Leitão. Acompanho os seus gráficos sempre que recebo os e-mails. Porém eu gostaria de poder visualizar os gráficos tanto das empresas individualmente quanto do IBOV ou outros índices ajustados pela inflação ou pelo dolar. Tentei fazer pelo trading view mas não estou tendo muito sucesso. Você pode me indicar um site onde eu possa plotar essas curvas ajustadas?
    Abraço, Carlos Andrei

  9. 9 Leitão

    Oi Carlos!
    Antigamente tinha essa questão do ajuste pelo dólar devido a inflação muito alta. Hoje em dia eu não sinto essa necessidade. Não sei lhe dizer onde pode encontrar esse tipo de ajuste… vou ficar devendo…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Puzoni

    Opa, tô sempre por aqui!

    Olhando com mais calma, percebi que as empresas que estão com 2 estrelas podem ser substituídas por empresas com 3 estrelas… será que essa troca, ainda assim, seria benéfica?

  11. 11 Leitão

    Oi Puzoni!
    A decisão não é simplista assim e o meu ranking é um apoio nos estudos, não é determinante. Você precisa analisar individualmente cada empresa, ponderar, analisar os indicadores e reavaliar sua estratégia com cada uma…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Puzoni

    Fala Leitão!

    Sim, com certeza… esqueci de mencionar que as empresas que estão com pontuação menor foram as que eu não gostei nas minhas reavaliações! Como aprendi no curso, periodicamente reavalio as empresas da minha carteira e faço anotações. Seu ranking bateu com minhas conclusões. Mas já decidi minha estratégia de como trocá-las :)

    Sempre bom aparecer por aqui, ajuda muito nas minhas decisões!
    Abraço!

  13. 13 Leitão

    Valeu, Puzoni! :-)

  14. 14 VICTOR MORAES

    Boa tarde, Leitão!
    “Oia”eu aqui novamente com dúvidas sobre investimentos.
    Li seu post recente sobre a WEGE3. Sim, de fato, está realmente fora da curva. Parece um forte movimento especulativo. Mas, a minha dúvida é a seguinte: tenho a WEG na minha lista de compras mensais (IG). Seus comentários sobre os indicadores fora da realidade, tipo P/L de mais de 70 e baixo DY seriam um alerta para parar de comprar? mesmo no padrão IG? Antecipadamente grato pelos seus cometários, Abçs.

  15. 15 Leitão

    Oi Victor!
    Boa tarde!

    Depende… Se sua carteira ainda é nova, em formação (menos de 5 anos), então deve manter a disciplina… Se já for uma carteira madura, bem consolidada, aí cabe manutenções como deixar de comprar uma que está muito gordinha ou até mesmo desfazer de um pouco (rebalanceamento). No post mesmo eu fiz vários comentários sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2020/07/22/wege3-no-mundo-da-fantasia-estudo-de-caso-22-07-2020/#comments

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s