WEGE3 no mundo da fantasia! Estudo de caso – 22-07-2020

22jul20

Amigos, boa noite!

Hoje me chamou atenção a WEG, não por sua já conhecida qualidade de sempre, mas sim pela massa de inocentes que não sabem o que fazem na bolsa. Vejam o gráfico de preços…

Conheço a Weg a muitos anos e ela é realmente uma empresa singular, virtuosa. Mas tudo tem limite! Os preços atuais estão totalmente fora da realidade! Isso vai de encontro ao artigo “Investidores Sem-noção” que publiquei recentemente. Ou seja, uma massa de novos entrantes na bolsa, movidos apenas pelo senso comum e motivados principalmente pela baixa da renda fixa atual.

Uma dica bem simples: Uma empresa cujo P/L esteja muito acima de 20 e que seu D/Y esteja muito abaixo da Renda fixa, cuidado. A Weg está com P/L na casa dos 72 e D/Y abaixo e 1,00%, ou seja, é gritante a desconexão com a realidade.

Para ajudar, vejam meu gráfico histórico de PL e DY para Weg. Observem como é fácil ver o engano…

**Por favor, enviem esse simples e objetivo post aqui para os seus amigos próximos “sem-noção” que estão achando que focinho de porco é tomada, ou como falamos aqui em Minas, que bost’a de galinha é pipoca, rsss… Isso pode ajudar muitos amigos a evitarem grandes prejuízos mais adiante… aff!

Grande abraço!
Leitão
PS.: Quem quiser o Relatório Fundamentalista completo em PDF da WEG e outras, pode solicitar clicando sobre o código de cada empresa no Ranking de 200 ações. Tanto o Ranking quanto o PDF ajudam bastante a evitar erros grosseiros como esse acima…



32 Responses to “WEGE3 no mundo da fantasia! Estudo de caso – 22-07-2020”

  1. 1 Joe

    Boa noite amigo! Perfeito. Acompanhei as últimas altas e a de hoje. Realmente fora da realidade. Abs

  2. 2 Leitão

    Valeu, Joe! Temos que avisar os amigos próximos, pelo menos… pois esse tipo de engano grosseiro leva muitos a terem grandes prejuízos na bolsa…

  3. 3 Yuri

    Mestre Leitao, tudo bem? Estou há muito tempo sem comentar, mas não sem ler suas postagens. Tenho a Weg em carteira desde que iniciei meu Investimento Gradual, pouco depois de fazer o seu curso (turma de novembro de 2015). Na minha primeira rodada compra ela já estava presente. Às vezes chego até a lamentar não ter colocado mais $$ nela, distribuindo entre mais empresas na carteira. Contudo seu post de hoje me levantou um pensamento, o qual acho que está equivocado, mas não deixo de pensar: seria vantajoso vender as ações de Weg nesse momento aguardando a correção para níveis realisticos a fim de reentrar e, com o mesmo capital, aumentar a participação na empresa? Ou seria assumir um risco desnecessário de ela não cair e eu ter que comprar mais caro?

    O que você acha? Eu estaria misturando investimento com especulação ou seria um movimento racional adequado para um investidor?

    Destacando que a ideia nao seria vender as ações de Weg para se desfazer da posição. A ideia não é tirar a empresa da carteira de longo prazo.

    O que poderia dizer sobre isso?

  4. 4 Leitão

    Oi Yuri!
    Acabei de responder a mesma questão via e-mail para os amigos Adriano e Eduardo… Vou colar aqui:

    “Pois é, ela está esticada demais… valeria a pena vender tudo e realocar, gradualmente, o capital em outras empresas menos inflacionadas… mas gradualmente seguindo a estratégia de IG… só que ao vender tudo você vai incidir em IR… e poderá demorar para encontrar nova oportunidade de recomprar Weg…

    Ou pode também vender uns 50%, e fazer o que falei antes….

    Ou pode simplesmente manter ela em carteira por anos e anos a fio enquanto os fundamentos estiverem bons, mas sabendo que ela está inflacionada demais e que uma queda retornando mais para a realidade seria normal… assim estará admitindo que não tem todo a valorização atual e sim uma média racional ao longo dos anos…

    *Obs.: Quando se trata de uma carteira muito nova (menos de 5 anos), ainda em formação, talvez o melhor a ser feito seja manter a disciplina… eu não gosto de mexer demais em carteiras muito novas, com menos de 5 anos pelo menos… Mas quanto mais madura a carteira, mais fácil fazer mexidas com assertividade como agora…

    Fica a seu gosto… 3 opções…”

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Costa

    Boa noite Leitão,

    Eu também já vinha me desfazendo de uma parte das ações da Weg desde o final do ano passado, justamente por essas subidas fortes… agora então, tá demais! rs

    Mas mesmo vendendo aos poucos, o peso dela na carteira continua subindo! (hoje está em 11,5%… era pra ser só 5%…)

    Nesse patamar atual, acho que vou ter que ser mais agressivo nas vendas. Pensei em vender até o limite de IR no mês… seria uma boa ideia?

    PS.: Minha carteira de IG já é bem madura, comecei em 2010.

    Abraço,
    Costa

  6. 6 Leitão

    Oi Costa!
    Sim, é uma boa estratégia evitar o IR mantendo-se dentro do limite e ir fazendo vendas graduais – o processo inverso do IG nas compras…

    E parabéns! Dá gosto de ver meus ex-alunos mandando bem!
    Abração!
    Leitão

  7. 7 Amarildo Fidelis

    Olá Leitão

    Também fiquei espantado com a esticada da WEG, aliás, a bolsa ter voltado ao patamar atual me faz lembrar da crise de 2008, afinal elas vem e vão né kkkk… olhando para o gráfico tem muita semelhança, no entanto, no passado a bolsa após subir navegou em uma queda até 2016.

    Na sua opinião, o que esperar dessa crise para os dias vindouros?

    Abraço.
    Amarildo Fidelis

  8. 8 Leitão

    Oi Amarildo!
    Bem semelhante mesmo…

    Não gosto de futurologias, rsss… Realmente não consigo prever nada, por isso faço o certo no Presente, rsss

    Abração!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Olá!

    A Weg e a Renner são as ações com melhor fundamentos e tradicionalmente caras. A diferença é que consegui comprar um pouco da Renner na crise, já a Weg, mesmo no fundo meses atrás, não estava barata… Aguardei para comprá-la pois queria muito ela em carteira, mas preferi outras oportunidades…

    Espero que ela volte para a LTA em breve, mas até lá vou ter que deixar ela de fora

    Abss!
    Hugo Hissashi

  10. 10 Luiz Garcia

    Perfeito Leitão!Esses dias falei exatamente isso com meu amigo. E já tá com P/L na casa dos 80.
    Abraços!

  11. 11 Anônimo

    Excelente postagem,Leitão

  12. 12 Fernando

    Bom dia leitão.
    Também me surpreendeu a alta da weg nos últimos 2 dias e o salto no valor do seu P/L.
    Porém fico me perguntando… desde 2016, período que iniciei o IG, a weg é considerada cara por causa do seu P/L, e na bolsa americana temos vários exemplos de empresas com o P/L alto e que estão assim há quase uma década….. como Facebook, Microsoft e google. Talvez não esteja acontecendo o mesmo com a weg aqui?

  13. 13 Leitão

    Obrigado, amigos! :-)

    ————–
    Oi Fernando!
    Bom dia!

    Algumas empresas possuem mesmo esse comportamento no mercado, estão sempre caras, sempre inflacionadas. Mas não quer dizer que isso seja o correto.

    Esse fenômeno acontece porque as pessoas investem apenas na “expectativa”. Quem compra caro hoje nutre a expectativa de que, amanhã, alguém vai pagar caro por ela também. E isso pode perdurar anos e anos…

    Só que o problema desse círculo vicioso é que no momento em que esse sentimento de expectativa é quebrado seja por qualquer motivo real ou emocional, a realidade vem e só ficam os fundamentos.

    Não devemos investir assim como os leigos/jogadores, com base nas “expectativas”. Sentimento de expectativa é bom para cassino, não para investimento sério em Bolsa. O que temos de sólido e real são os resultados financeiros das empresas, seus lucros. É em cima disso que devemos analisar e decidir.

    Trocando em miúdos é o seguinte: Comparar WEG (ou qualquer outra) inflacionada pode dar certo? Pode, e por anos… Mas isso não é investimento, é apenas sorte.

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Anônimo

    Leitão, eu também acho WEG cara (desde que tava R$ 25), mas é fato que ela não para de subir. O problema é que quanto mais cara eu acho, mais ela sobre… rsrsrs. Será que ela não pode ter um comportamento semelhante à MAGALU, que ficou subindo anos sem parar???

  15. 15 Leitão

    Oi “Anônimo” (você esqueceu de deixar seu nome ou nickname)

    Vai de encontro ao que comentei acima com o Fernando, ou seja, comprar ações muito inflacionadas, mais cedo ou mais tarde, vai dar problema… É construir sobre a areia…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Alison

    Pensava que decisão difícil estava mais na compra que na venda. Meus planos são de carteira com bons ativos para o longo prazo. Seu método então é sempre vender empresas quando seus múltiplos estiverem altos? LREN, WEGE, ABEV hj não fariam parte da sua carteira? O que acha da filosofia bastter? Obrigado!

  17. 17 Leitão

    Oi Alison!

    A tomada de decisão de venda é bem mais difícil que a de compra, pois não queremos largar o osso, rsss…

    Mas não… não devemos vender só porque subiu demais. Toda decisão tem uma questão Estratégica por trás. E depende de QUAL estratégia se está fazendo no momento, por exemplo: IG (Investimento Gradual), IV (Investimento em Valor), Especulação…. cada coisa bem separada para não se confundir.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    O fato de algumas empresas estarem muito caras para o momento influencia na decisão dependendo da Estratégia. Se for Investimento em Valor, nesse momento as 03 não estão interessantes para compra… afinal, em IV devemos observar compras quando os preços estão relativamente baixos.

    Sobre outras estratégias, como a que citou, prefiro não comentar… :-)

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Dummy

    2T19 X 2T20: 18,4% X 21,6%; receita operacional líquida: 3,28bi x 4,06bi; lucro líquido: 389mi x 514mi; margem EBITDA: 16,3% x 18%; lucro por ação: 0,18546 x 0,24521.

  19. 19 Dummy

    “A WEG S.A. (B3: WEGE3 / OTC: WEGZY), comunica aos seus acionistas e ao
    mercado em geral um acordo para a aquisição do controle da startup BirminD,
    empresa de tecnologia atuante no mercado de Inteligência Artificial aplicada à
    Industrial Analytics.

    Com o fechamento do acordo, a WEG passa a ter 51% do capital social da BirminD,
    com possibilidade, prevista em contrato, de aumentar sua participação nos
    negócios, futuramente.

    Recentemente a WEG anunciou a aquisição da startup Mvisia, especializada em
    soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria.
    Agora, com a aquisição da BirminD, a companhia complementa seu ecossistema
    digital e passa a oferecer as tecnologias de inteligência artificial aplicada, tanto a
    imagens quanto a industrial analytics.”

  20. 20 Leitão

    Oi Dummy!
    Essas informações operacionais são até interessantes, mas no final o que interessa é a relação Preço/Valor. Tudo se resume a isso: Preço/Valor.

    Tamanho, fama e popularidade não importam. Importam os resultados e principalmente a relação Preço/Valor…

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Ricardo

    Boa noite Leitão!
    Sou seu aluno (turma Gavião Carcará 2018) e desde então venho fazendo meu IG bem disciplinado e tem dado bons resultados toda a metodologia.

    Não tenho WEGE3 atualmente mas ela sempre está na porta para entrar no IG e, como ela, outras podem seguir o mesmo caminho.

    Lendo as perguntas e respostas continuei com dúvida. No caso de carteiras com menos de 5 anos, onde estamos seguindo as compras mensais e acontece um cenário desse e que não quero tirar do IG pois os fundamentos são bons: pular a compra dela no mês e colocar outra, aguardando a correção? ou mesmo assim comprar?

    E, caso ocorra de permanecer mais tempo com P/L alto, pular a compra novamente?

    Abs!

  22. 22 Leitão

    Oi Ricardo!
    Boa noite!
    Que bom saber que está caminhando bem!

    Nesse caso, carteiras ainda em formação, deve manter a disciplina de compras religiosamente, na sequencia, independente do preço. Essas manutenções são válidas somente para carteiras já maduras, consolidadas…

    No IG, quanto menos se mexe, melhor. As mexidas precoces vão causar desalinhamento, desbalanceamento, perdas de oportunidades, perdas de proventos, quebra da disciplina sistemática de acumulação, etc… A grande vantagem do IG é a disciplina de acumulação. Se quebrar isso tentado otimizar não fica bom.

    Grande abraço!
    Leitão

  23. 23 Carlos

    Mestre Leitão!

    WEG sempre está na minha lista de IG, conheço muita gente que trabalha lá, sem dúvidas é uma baita empresa. Pode até ser que a expectativa sobre ela se torne realidade pois a empresa é excelente.
    Mas o que falar de VVAR, subiu 500% em 3 meses. Será mais um exemplo dos novos investidores da bolsa?

  24. 24 Leitão

    Oi Carlos!

    Temos sempre que tomar cuidado para não romantizar as empresas de nossa carteira. Por mais virtuosas que sejam, devemos manter a frieza da análise…

    Sobre a VVAR e outras, é o mesmo caso. Muitos novatos incautos… E nesses casos é pior, pois os fundamentos são péssimos, afff… Mas os novatos não enxergam nada disso. Compram apenas um código, uma marca, uma borboleta voando, etc…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Carlos

    “Temos sempre que tomar cuidado para não romantizar as empresas de nossa carteira. Por mais virtuosas que sejam, devemos manter a frieza da análise…”

    Sim claro, esqueci de colocar que esta na lista porém ainda não adicionei as minhas empresas, sempre acho ela cara, tenho esse problema em ser pão duro kkkkk

    Abraço

  26. 26 Leitão

    :-)

  27. 27 Marcio

    Nesse caso vale a pena pular a compra dela no IG?

  28. 28 Leitão

    Oi Marcio!
    Comentei muito sobre isso acima… Veja todos os comentários nesse post, vão lhe ajudar sobre essa dúvida e outras também…

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2020/07/22/wege3-no-mundo-da-fantasia-estudo-de-caso-22-07-2020/#comments

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Leo

    Parabéns Leitão, que bom que existem pessoas sensatas e realistas e com os pés no chão para alertar a estes novatos em bolsa a não investirem quando ums açao está sobreprecificada.

  30. 30 Leitão

    Obrigado, Leo! Valeu!
    Grande abraço!

  31. 31 Anônimo

    e a WEGE continua subindo… que loucura… quase 71,00 hoje…

  32. 32 Leitão

    :-) sem noção mesmo, rsss…


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s