CHAT 25 a 31/mar

25mar13


37 Responses to “CHAT 25 a 31/mar”

  1. 1 Thiago

    Bom dia Leitão!!
    O que acha da TRPL4??
    Abraço

  2. 2 Leitão

    Oi Thiago!
    Bom dia!

    TRPL4 não é ruim não, paga bons dividendos e com a queda ficou melhor… Mas nesse setor não é uma das minhas prediletas… Penso ter outras melhores… Mas é praticamente um gosto pessoal.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Celso Arruda

    Graziottin:
    ” Passo Fundo RS, 18 de dezembro de 2.012.”

    Norma: A partir de 21/12/2012 acoes nominativas ex-juros.”
    mas sem data de pagamento ainda.

  4. 4 Anônimo

    boa noite leitao,

    me chamo Paulo, tenho um capital de 200.000 que atualmente estão na poupança. estou fazendo levanamentos para construir casas germinadas e revendê-las, porém esse mercado está começando a ficar saturado. Voce acha que investindo em ações boas pagadoras de dividendos, consigo maior rendimento do que a poupança ou renda fixa?

    obrigado

  5. 5 Leitão

    Oi Paulo!
    Bom dia!

    Empreender é sempre mais rentável, mas envolve muito mais trabalho, comprometimento, riscos… Mas Empreender não é Investir, é Trabalhar. Em fim, é o que você mesmo já comentou.

    Um conceito muito importante é: Investimento gera dinheiro sozinho, sem seu esforço. Se precisa se esforçar muito, então não é investimento, é trabalho. Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/06/07/investimento-gera-dinheiro-sozinho-sem-seu-esforco/

    A bolsa de valores é sempre melhor do que a renda fixa, pois é composta por empresas, capital produtivo, e não capital estocado, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/01/25/renda-fixa-capital-imobilizado-capital-produtivo-capital-imaginario-e-geracao-de-valor/

    Só que é preciso compreender um pouco sobre bolsa de valores antes de investir. Bolsa é muito bom, mas se você for investir sem entender como é, acaba achando ruim e perde a oportunidade de se beneficiar dela.

    Aqui no Blog vai encontrar muita informação, muitos conceitos, que vão lhe ajudar. Vá lendo tudo com calma, sem pressa… Se chegou a pouco tempo, as dicas abaixo vão ser úteis:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E quando sentir que precisa aprofundar, veja:
    http://leitaoemacao.com/curso

    E qualquer coisa estou por aqui! É só falar!

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Henrique

    Sres, quero comprar um livro de Analise Fundamentalista para me preparar para o curso do Leitão hehehe!!

    Alguns de vocês conhecem esses livros? é bom?

    – A Interpretação das Demonstrações Financeiras
    – Aprenda a Analisar e Investir em Ações na Bolsa de Valores
    – Monte Uma Carteira Vencedora: Aprenda A Analisar Empresas Como Um Profissional E Aumente Seu Patrimônio Investindo Em Ações

    Att

  7. Henrique,
    Uma das muitas razoes que eu tambem estou enteressada no curso do Leitao em Maio, e` exatamente para me preparar para melhores investimentos no futuro. Se eu comprar um livro escrito por outro pessoa com ideias e estrategias diferentes, sim poderia me confundir.

    Enquanto estiver fazendo o curso do Leitao, nao quero comparar o estilo dele com o de ninguem, quero absorver todas as informacoes que ele tem a me oferecer e se dai decidir que necessito suplemento adicional procuro outras opcoes. Logicamente e` uma decisao sua, mas no meu caso prefiro entar virgem neste curso do Leitao, para nao deixar influencias alheias interferir no meu aprendizado. Boa sorte.cristiane

  8. 8 Henrique

    Ola Cristiane, tudo bem..
    entendo seu raciocínio, a questão é que sou bem leigo no assunto, sendo assim acredito que é necessário ter pelo menos uma base para uma melhor absorção.

  9. 9 Leitão

    Oi Henrique!

    A Cristiane fez um bom comentário (Obrigado, Cristiane!).

    Existe uma infinidade de livros/sites/fontes diversas sobre investimento. O problema é que a grande maioria só vai lhe confundir, encher sua cabeça de mil coisas…

    Uma boa sugestão é aguardar para buscar livros e fontes diversas após o curso, pois aí sim vai poder filtrar o que realmente lhe interessa, com mais sabedoria. A leitura de livros é uma coisa muito boa, mas já que vai estudar comigo, aguarde para ir em busca dessas leituras após, será didaticamente melhor.

    Não se preocupe que vamos estudar o que realmente importa, e depois você vai ter muito onde continuar conversando sobre investimentos, pois o fórum dos ex-alunos é muito bom, veja:
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  10. Ola Henrique, bem obrigada e espero que tudo otimo com voce.
    Sim entendo, depois que te mandei a minha opiniao precipitada, comecei a avaliar o fato de ser uma opcao muito pessoal. Com certeza voce melhor do que ninguem deve saber a maneira mais eficaz… e a respeito. Provavelmente seremos amigos de classes e te desejo desde de ja toda a sorte do mundo.
    Cristiane

  11. Ola Leitao,
    Sim essa foi minha visao do assunto, creio que quanto mais leigo Henrique entrar em seu curso, melhor sera a chance de aprender uma maneira disciplinada e uma linguagem mais clara.Pois creio que voce tem essa abilidade. A maioria destes livros sao escrito em(Latin) hehehe… e so me confundiria.Mas enfim… e` minha opiniao pessoal.
    abracos,
    cristiane

  12. 12 Leitão

    Oi Cristiane!
    Heheheh! Em “Latin” foi boa! Pior que é mesmo… :-)
    Grande abraço!
    Leitão

  13. 13 Rodrigo

    Olá Leitão! Tudo bom?

    Se possível, me tire uma dúvida… É a primeira vez que vou declarar o IR sozinho, e no extrato da minha corretora recebi alguns rendimentos com o nome de “frações de ações”. Existe algum meio de declarar com este nome, ou considero isto como dividendos? Obrigado!

  14. Leitão,

    o que aconteceu com as ações do Bradesco (BBDC4)?
    Houve um aumento de 1,37%, porém as ações caíram de R$ 35,40 para R$ 32,62.

    Abraço!!!!

  15. 15 Pietro

    Oi Henrique
    Fiz o curso do Leitão( Turma Águia Pescadora), e realmente não precisa voce se preocupar com a didática do treinamento. Interpreto que voce está querendo se preparar para o curso com receio de ter dificuldade no acompanhamento. Mas não se preocupe com isso não, o curso é muito bem explicado e exemplificado nos detalhes, e permite voce repetir os tópicos quantas vezes quizer dentro do prazo estipulado. A Cristiane tem razão quando fala da disciplina, é muito importante. DICA: se empenhe e estude o máximo que puder durante o curso, se esforce neste momento dando mais enfase ao curso do que outra coisa.Voce tem que fazer a sua parte… Eu estava trabalhando e fazendo o curso, e ficava as vezes até 2 ou 3hs da madrugada recaptulando e firmando os conceitos . DICA: tenha um caderno e anote tudo que for importante a medida que vai vendo a video aula( foi assim que eu fiz). Mesmo que voce não tenha conhecimento em Bolsa de Valores o curso lhe fornecerá uma base sólida para voce operar sózinho e , poder analisar por conta própria quais livros escolher. E ainda temos o Buteco da Turma que tem muita gente fera no assunto e tiramos muitas duvidas, alem de já ter uma enorme quantidade de informações já armazenadas para voce acessar e estudar. O Buteco tambem é como se fosse um livro, ou seja, é melhor que um livro, pois voce não vai encontrar em lugar nenhum tanto conhecimento e riqueza de Bolsa , Investimento, Imp, Renda etc,,
    Vou partilhar uma coisa muito pessoal, eu já tinha um conhecimento de Bolsa, mas joguei tudo no lixo, não serviu para nada, pois o que aprendi no curso do Leitão vou levar para toda vida e para meus filhos. Tenha certeza que voce está fazendo um bom investimento.
    Não estou querendo lhe induzir a fazer o curso não e nem estou fazendo propaganda, pois nem conheço o Leitão pessoalmente. Sou igual a voce.Fiz o curso e gostei muito, por isso partilho com voce a minha experiencia. Mas a decisão é sua,… é como analisar uma Empresa para especular ou investir, temos várias analises de vários colegas do Buteco, mas a decisão e responsabilidade é sómente sua.
    Paciencia Henrique, as vezes ficamos mesmo anciosos e querendo fazer o melhor, e com isso as nossas EMOÇÕES passam na frente da RAZÃO, e passamos a não enchergar em outra ótica. Voce vai lembrar de mim no curso quando entrar neste tópico das emoções…
    Espero ter ajudado, pois no Buteco é assim , um ajudando os outro…
    Grande abraço a todos.
    Pietro.

  16. 16 Daniel

    Markus Paulo,

    Ouve uma bonificação de 10% nas ações do BBDC4.

    Dá uma ohada lá no site da BMFbovespa.

    abraço!

    Daniel

  17. 17 Anônimo

    Abegg!

    Olá!

    Fiz o curso com o leitão a alguns anos atras e foi muito bom.
    O nosso amigo Tiago perguntou sobre a TRPL4, e como o Leitão comentou ela não é ruim, porem na minha opinião a CMIG4 mata a pau. Estou recebendo os dividendos neste ano e são muito bons. E quero dizer uma coisa, no preço que ela está, ta muito barato para uma empresa deste nivel.

  18. Ola Pietro,
    Voce e`um qrande compadre.
    Eu como novata na cozinha do leitao, tambem agradeco a suas incriveis palavras de experiencia. Um sentimento que me identifico com voce e` admiracao e respeito pela mente muito sabia e humilde que leitao possui.
    Para mim tem sido um grande privilegio de ter alguem que se dispoe me orientar de uma maneira tao dedicada.Como voce pensei que sabia muito e mesmo ja fazendo transacoes na bolsa desde de 1997 nao tive muito sucesso pois minha disciplina e concistencia sao precarias e por esta razao as minhas emocoes acabam interferindo.Um dos piores erros que um iniciante pode cometer, pois o seu dinheiro voa de seu bolso.
    Por isso disse que desta vez quero nascer de novo e entrar virgem neste curso.Obrigada pela sua testemunha.Um abraco,
    Cristiane

  19. Obs: consistencia

  20. 20 Leitão

    Oi pessoal!
    Obrigado! Estive fora ontem… Que bom que a turma está se ajudando por aqui!

    Pietro, muito obrigado pelo depoimento! Você é nota 10!!! Valeu!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  21. 21 Henrique

    Poxa, a galera dando uma aula. :)
    Cristiane e Pietro, value pelas dicas, vou tentar esvaziar o buffer pro curso (vai ser dificil, mas vou tentar).
    Até o curso galera.

  22. 22 Pietro

    Oi Cristiane
    Temos que ser solidários uns com os outros, estamos numa jornada que precisamos estar atentos e partilhar nossa experiencia. Se tivesse aprendido a 25 anos atrás o curso do Leitão , hoje estava milionário e só curtindo Praia e viajando. Antigamente comprava papéis com dicas das Corretoras, hoje analiso sózinho e com a ajuda dos colegas do Buteco e dos post dos graficos do Leitão.
    É isso mesmo, são novos horizontes de visões da Bolsa, rumo a nossa independencia financeira.
    Abraços.
    Pietro.

  23. 23 Pietro

    Oi Henrique
    Acabei de postar e vi seu comentario. É isso mesmo, vamos em frente, acredite , que tudo vai dar certo, voce vai gostar muito, e ainda vai dar o seu testemunho depois .
    Abraços.
    Boa Páscoa e que Deus abençoe a todos.
    Pietro.

  24. 24 Anônimo

    Oi Leitão,
    sou eu… a Graziela. Acho que você não lembra, mas eu escrevi aqui há ouco tempo que já tinha juntado um capital, mas que ainda não dava pra me sustentar. Falei pra você que estava meio cansada do desespero do pessoal… que queria continuar trabalhando, mas sem esse stress todo. Não adianta a gente ser sossegado e trabalhar para gente estressada, porque o pessoal arrasta a gente junto.
    Você comentou cogrosemigo que eu precisava pensar no que eu queria fazer. Que esse negócio de “se aposentar” é meio complicado porque a gente nem pensa direito no que quer fazer..
    Como achei seu conselho muito bom, sentei e fiquei pensando no que eu queria fazer. Descobri que o que eu queria mesmo era trablhar e morar no mesmo lugar. Como eu moro com meu companheiro, conversei com ele e decidi montar um pequeno escritório dentro de casa mesmo e parar de alugar o imóvel em que o meu escritório está montado. O que eu preciso não é muito… cabe tudo num armário embutido bem planejado que a gente abre as portas e fica tudo lá dentro (computador, material, tudo. No fim do expediente é só fechar as portas do armário e pronto, a casa fica arrumadinha e não dá nem pra ver que tem um escritório lá.)
    Estou tão feliz! Vou vender todos os móveis extras do escritório e já vai ajudar na compra do armário embutido. Acabou a história de ir e vir o tempo todo e ter que ficar cuidando de dois lugares (casa e escritório). E o melhor… meus gastos mensais vão cair pra R$1000 a R$1200. Nem acreditei quando eu fiz a conta. Vou poder descansar mais, trabalhar menos. Trabalhar só pelo prazer de ser útil mesmo. Vou ter tempo de cozinhar… cuidar direito da casa… sem correria. Vou poder visitar mais os amigos e dar prioridade para as cosias que realmente importam na vida.
    Muito obrigada por ter falado exatamente o que eu estava precisando ouvir. Um grande abraço e que você tenha também muita felicidade na sua vida.
    Graziela

  25. 25 Daniel

    Leitao, tudo bem ?

    Será que nao há uma grande oportunidade de investimento em valor na ELPL4 ? Está muito barata mesmo e nao para de cair, agora ja está abaixo de 10 a acao. Falar nisso e o curso de IV, quando sai ? rrsrsrs, abracao !!

  26. 26 frubro.negro

    Leitão, tenho a mesma dúvida do Daniel e acrescento na pergunta a OIBR4, que atualmente está em R$6,xx.
    Abraço!

  27. 27 Glauco Tonello

    Daniel
    Tem empresas de energia elétrica em melhores condições que a Eletropaulo. exemplo Cmig4,Coce5 e Geti4
    Frubro.negro
    AS empresas de telefonia tem muita concorrência e esses números da Oibr4, estão representando bem isso, mas mesmo que pense no ramo de telefonia, contraste os números da OIBR4 com a VIVT4.

    abraço
    Glauco

  28. Voce deverialer esse artigo e dai tomar sua decisao qual o risco que quer correr com o seu dinheiro.Quem investe em empresas do setor elétrico deve estranhar a situação da Eletropaulo. A empresa parece ser uma verdadeira pechincha. Para que o leitor tenha uma ideia, o preço atual das ações da empresa (em torno de R$ 32,00, no caso da ELPL4) é apenas 3,52 vezes o lucro por ação da Eletropaulo. Ou seja, em menos de 4 anos apenas o lucro acumulado da empresa seria capaz de comprá-la de novo. A relação entre o preço e todo o patrimônio líquido da empresa também é extremamente baixa. Ao preço atual, a cotação da ação equivale a apenas 1,42 vezes o valor de todo o patrimônio líquido da empresa. Mas isso significa que a Eletropaulo está barata?
    1. A Eletropaulo tem uma dívida muito alta?

    [tweetbutton] Entender o caso da Eletropaulo (ELPL4))depende da observância de alguns fatores. Afinal, embora às vezes ocorra de o mercado subvalorizar a avaliação quanto a uma empresa, é difícil que uma empresa tão conhecida — a empresa ser a maior distribuidora de energia elétrica em termos de consumo e faturamento da América do Sul, com mais de seis milhões de clientes — seja tão sub-avaliada. O primeiro destes fatores é o endividamento da empresa. A dívida total da Eletropaulo é bastante alta – cerca de R$ 8 bilhões e meio (passivo circulante – de curto prazo – e dívida de longo prazo). A empresa tem tentado com relativo sucesso rolar a dívida para pagá-lo no longo prazo, com uma melhor reestruturação administrativa.
    2. Eletropaulo: histórico complicado?

    A privatização da Eletropaulo demonstra como a privatização das empresas do setor elétrico, no governo FHC, foi repleta de problemas. Não se trata de uma crítica à privatização destas empresas, mas do modo pelo qual foi implementada. A Eletropaulo foi privatizada em 1998, com participação de capital dividida entre AES e os grupos Electricité de France (EDF), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Reliant Energy.

    Em 2001, passou a ser controlada apenas pela AES Corporation. Para levantar o capital necessário para a aquisição da companhia, em 1998, a AES recebeu dois empréstimos do BNDES, totalizando US$ 1,2 bilhões, sem dar nenhuma garantia ao banco estatal a não ser uma parte das ações – dinheiro que nunca foi pago. Para piorar as coisas, a empresa ainda remeteu para o exterior, até 2001, uma grande parcela de seus lucros, que deveriam ter sido utilizados para abater da dívida com o BNDES.

    Como resultado das negociações para a reestruturação de sua dívida, em dezembro de 2003, o BNDES se tornou sócio da AES no capital da Eletropaulo, por meio da criação da holding Brasiliana de Energia S.A. A AES passou a deter 50% mais uma ação do capital votante da Brasiliana e o BNDES, 50% menos uma ação. A Brasiliana, por sua vez, mantém a participação na Eletropaulo, anteriormente detida pela AES.

    Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a pendência de um processo judicial com a Eletrobrás, decorrente de um financiamento feito na década de 1980. A ação, que se iniciou em 1989, talvez seja o principal fator que preocupa o mercado. O valor da condenação é bastante elevado, com estimativas que variam entre R$ 900 milhões e R$ 1,4 bilhão. Além disso, o mercado também tem se preocupado bastante com a revisão tarifária que deve ocorrer ao longo dos próximos meses, bem como os custos do fundo de pensão da empresa.
    3. As ações da Eletropaulo estão subvalorizadas?

    Por conta desses fatores, as ações da Eletropaulo são vistas com desconfiança pelo mercado. Apesar dos problemas, contudo, a empresa tem se reestruturado, mostrando evolução constante e progressiva em seus balanços. O valor de sua dívida tem diminuído progressivamente – de R$ 10,84 bilhões em 2002 para R$ 8,57 bilhões em 2009 (R$ 8,95 bilhões no terceiro trimestre de 2010), e o lucro líquido da empresa tem subido bastante ao longo dos últimos anos, mostrando que a empresa tem tido relativo sucesso em sua reestruturação. De 2002 a 2009, a empresa saltou de um prejuízo de R$ 871 milhões para um lucro líquido de R$ 1,063 bilhão.

    a) Lucros crescentes nos últimos 5 anos

    Nos três primeiros trimestres de 2010, o lucro líquido da companhia já estava acumulado em R$ 911,04 milhões e, se considerarmos os últimos 4 trimestres (contando com o último trimestre de 2009, já que ainda não foram divulgados os resultados finais do ano passado), o lucro líquido da Eletropaulo seria de R$ 1,4 bilhões.

    Mesmo que o último trimestre de 2010 não seja tão fantástico quanto o de 2009 (na casa dos R$ 525 milhões) e repita o terceiro trimestre do ano passado, ainda assim o lucro líquido estaria próximo a R$ 1,2 bilhão, 16% maior que o do ano anterior. Os anos posteriores a 2006 têm sido bastante bem sucedidos, com uma evolução fantástica no lucro líquido. Nos primeiros anos da década passada, contudo, a Eletropaulo sofreu bastante com os problemas decorrentes do apagão (2001) e da dívida de sua controladora. A seguir, os dados relativos ao lucro líquido e ao lucro por ação da empresa:

    wpid-ishot-34-2011-01-17-08-00.jpg

    Como é possível observar, de 2005 para frente houve um expressivo crescimento no lucro líquido da empresa, que obviamente se refletiu no lucro por ação (LPA). Seu LPA cresceu 184% no período, ou 29,9% ao ano.

    b) Excelente pagadora de dividendos Além disso, a Eletropaulo tem se notabilizado por ser uma excelente pagadora de dividendos. Em 2006, a empresa pagou 34,92% de seus lucros em dividendos; em 2007, 100,34%; em 2008, 101,55%; e em 2009, 101,57%.

    Isso significa que a empresa tem adotado uma política que dificilmente pode ser mantida no longo prazo, já que, entre 2007 e 2008, pagou mais do que o seu lucro líquido em dividendos. E isso, aliado a um baixo índice P/L, tem assegurado um dividend yield fantástico, superior a 20% ao ano nos últimos períodos: 2007 – 20,28% 2008 – 37,75% 2009 – 23,83% 2010 – 28% Compare isso com os 10,75% da Selic!

    Acredito, contudo, que a empresa não deveria ter adotado uma política tão agressiva. Se tivesse distribuído metade do lucro em dividendos (Payout de 50%), ainda teria um dividend yield superior, entre 12% a 15% ao ano, e sobrariam recursos para amortizar significativamente suas dívidas, que é justamente o que tem preocupado mais o mercado.

    c) Força para pagar as dívidas

    A principal preocupação do mercado, hoje, se refere ao pagamento da dívida judicial com a Eletrobrás. Os números mostrados, contudo, mostram que a empresa tem força para o pagamento da pendência. Mesmo que a empresa tenha que pagar a dívida pelo valor máximo estimado – de R$ 1,4 bilhão -, isso é superior apenas a 32% do lucro líquido da empresa. Ou seja, bastaria que a empresa passasse pouco mais de um ano sem distribuir dividendos para pagar todo o valor desta dívida. Além disso, essa dívida equivale a 15% de toda a dívida da empresa. É um valor significativo, mas ainda deixaria a empresa em posição inferior a de anos anteriores.

    Nada impede que esta dívida, caso confirmada pelo Poder Judiciário, seja financiada ou mesmo tenha o seu pagamento negociado com a própria Eletrobrás. Em suma, a empresa deve bastante, mas sua geração de caixa é suficiente para que honre suas obrigações.

    d) Comparação com outras empresas do setor elétrico

    A verificação do valor da empresa para o acionista demanda uma comparação com outras empresas do seu setor de atuação. Obviamente, cada empresa tem suas características, mas a comparação possibilita ter uma ideia mais acurada da empresa. Vejamos alguns indicadores: Como o leitor pode observar, o índice P/L indica que a empresa é muito mais barata que seus pares, que estão todos com um P/L superior a 10. A relação entre o Preço da ação e o Valor Patrimonial da Ação (P/VPA) também é bastante baixa no caso da Eletropaulo, muito inferior à da AES Tietê e à da CPFL Energia, e relativamente abaixo das demais.

    O ROE da empresa, que indica sua eficiência em termos de retorno sobre o patrimônio, também é bastante elevado – inferior apenas ao da AES Tietê.

    Mesmo os indicadores de dívida da companhia – justamente o que mais preocupa o mercado – é bastante favorável a ela. A liquidez corrente, que indica a sua capacidade de pagamento das dívidas de longo prazo, é o terceiro melhor da lista, e a relação entre a dívida e o patrimônio líquido da empresa é a segunda melhor.

    4. Conclusão

    A Eletropaulo é uma empresa que, inegavelmente, está barata. Pessoalmente, acredito que as preocupações do mercado com a dívida da empresa são importantes e o acionista deve levá-las em consideração. Mas acredito que a empresa tem plenas condições de resolver este problema, assim como fez ao longo dos últimos 7 anos. No atual patamar, ainda mais levando em conta a geração de caixa da companhia, a empresa tem condição de pagar suas dívidas, mesmo que ao custo de uma evetual – e necessária – redução no pagamento de dividendos.

    * Como parte da política de transparência do site, informo aos leitores que sou acionista da empresa.

    ** O artigo não representa qualquer indicação de compra ou de venda da ação. A decisão de investir nas ações da Eletropaulo é pessoal, sendo o investidor o único responsável pela decisão que tomar.

  29. Esse artigo da Eletropaulo e` bem antigo (jan 2011) hoje caiu $9.90, pois as dividas permanecem, quer dizer que pagando dividendo alto e nao abatendo muito suas dividas me fezquestionar a minha tendencia de ser acionista. Com tantas outras acoes com menos riscos a decisao de comprar se torna muito pessoal.Cristiane

  30. 30 Daniel

    Para mim é simples. Ela tem uns 170 milhoes de ações. Nos últimos anos chegou a ter lucros de mais de 1 bilhao até. Mesmo que este lucro caia para 1/3 disso, ainda sim, pagando em torno de 80% em dividendo anuais, o retorno para quem comprar agora a 10 será altíssimo, mais de 20%. Claro que é uma análise complexa e subjetiva, mas na minha opinião está muito barata, muito mais que as outras citadas como Cmig3 e Coce3, esta última ainda tem o problema da falta de liquidez. Abraços pessoal.

  31. 31 Daniel

    Daniel,

    Tendo coisas melhores, vc escolhe isso ai?

    Dê uma olhada melhor e vai encontrar coisas boas.

    abraço!

    Daniel

  32. Oi Daniel, eu sei que a tentacao e` grande, eu tambem pensei o caso, mas eu ja perdi muito dinheiro correndo risco em coisas incertas, se voce tiver menos de 30 anos ainda tem um tempinho para recuperar. Mas nao se esqueca que ninguem imaginou que a GM fosse falir e faliu, todos os acionistas perderem tudo, teve velhinhos de 80 anos que tiveram que voltar a trabalhar no Walmart, se decidir entrar pelo menos entra devagar, pois posso te garantir que logo vao ter que anunciar a reducao de dividendo, pois e` irreal continuar pagando o que eles nao tem.Tem um artigo mais recente de 2012 do mesmo escritor do artigo que publiquei acima e e` muito longo e nao quiz colocar aqui mas so para que voce saiba ele vendeu toda a sua posicao quando estava $20.00 pois percebeu que a Eletropaulo vai perder dinheiro pelo menos nos proximos 5 anos por razaoes das novas tarifas.Boa sorte Cristiane

  33. 33 Daniel

    Cristiane,

    Pois é! O parece que teimosia é peculiar aos “Danieis”rsrs.

    Eu, por exemplo, havia criado posição na ELET3 porque pensei: Nossa que legal! Ela caiu tanto que dá pra comprar pois vai subir. Ledo engano. Ela caiu muito porque os lucros diminuíram bastante. Fato!

    Além do mais, nada garante que uma ação vai subir só porque caiu muito.

    Daniel meu chará, não caia nessa! Esqueça esses dividendos pagos hj, pois eles são baseados em lucros passados .

    A realidade da ELPL3/4 mudou. Aceite isso!

    abraço!

    Daniel

  34. Daniel, so espero que e` so teimosia, pois se a acao subir para $20.00 dai o outro Daniel vai nos fritar no fogao de lenha da cozinha do leitao kkkkkkkkkkkkkkkk… estaremos perdidos. Cristiane

  35. 35 Daniel

    kkkkkkk é bem possível.

  36. 36 Daniel

    Voces não estão entendendo, eu sei que a realiade mudou, isso é óbvio, mas uma empresa elétrica deste porte dificilmente vai deixar de lucrar e as chances de quebrar sao ainda menores, não cabe comparação com GM, absolutamente nada a ver, GM nunca foi boa empresa para investir na bolsa. O Luiz Barsi Filho, um dos maiores investidores do Brasil está se enchendo de ELPL4, em um dia ele comprou 3 milhoes a 12 reais, agora caiu abaixo de 10….É claro que teria que se fazer uma análise mais apurada, risco sempre existe, mas não tenho mais de 10% da carteira nela e nem pretendo ter, só estou apontando uma talvez possibilidade de investimento em valor e gostaria de ouvir a opinião do Leitao. Abraços.

  37. 37 Leitão

    Oi pessoal!
    Bom dia!

    Desculpem-me a demora, estive em viagem nos últimos 04 dias, acampando na beira da lago para relaxar e tomar um ar puro… :-)

    ———————————————-

    Oi Graziela!
    Puxa, muito obrigado por sua mensagem! Esse seu feedback foi tão legal! Fiquei mesmo feliz que uma mensagem minha pôde ajudar tanto! Obrigado!

    Lembro de nossa conversa sim:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/02/25/chat-25fev-a-03mar/#comment-15164

    Às vezes temos tudo nas mãos para mudar e melhorar de vida, mas por hábito e talvez falta de “pensar diferente” ficamos presos à rotinas e estilos de vida ruins…

    Olha, ganhei meu dia hoje!

    Grande abraço e muito sucesso pra você! Apareça sempre por aqui!
    Leitão

    ————————————————-

    Pessoal, quanto às demais mensagens, já elucidaram bem as questões sobre a Eletropaulo e demais… Nem carece minha intervenção.

    —————
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s