CHAT 01 a 07/abr

01abr13


36 Responses to “CHAT 01 a 07/abr”

  1. 1 Caio

    Leitao, CSN fechou 2012 realmente muito mal… 1 ano ruim já é suficiente pra tirar do time, ou é mais prudente aguardar mais um pouco ?

    Obrigado.

  2. 2 Leitão

    Oi Caio!

    Pois é, a CSN fechou 2012 com desempenho ruim, mas foi por causa da participação dela na Usiminas, não por causa dela mesma…

    Eu continuo mantendo CSN em carteira porque quero manter alguma posição nesse setor, e ela, apesar dos problemas no setor, continua se mostrando a mais bem preparada até então.

    Mas quem decidir por não investir nela de agora em diante, não vai estar errado. Temos mesmo muitas outras empresas em diversos setores mostrando desempenho mais sólido.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Pietra

    Oi Leitão, tudo bem?
    Nossa, li o depoimento da Graziela e fiquei besta. Sabia que estou fazendo a mesma coisa??Que coincidência!
    Eu alugava um imóvel para trabalhar e depois de muito pensar e fazer contas, decidi montar o escritório em casa e coloquei o pessoal que me ajuda trabalhando remoto.
    Todo mundo ficou mais feliz, incluindo eu :) e vou economizar muuuito, tanto em dinheiro quanto em tempo, que pra mim é o bem mais valioso que existe.
    Li que você foi acampar na beira de um lago e pensei: Tá vendo? É isso que as pessoas tem que fazer na vida e não ficar correndo atrás de dinheiro para pagar a prestação do … sei lá… tablet.
    Tenho estudado bastante as ações. Não sei se você lembra, mas eu tinha comentado vcom você que ainda me sentia muito bobinha em relação a esse mundo de ELPL4, PETR4 e afins. Reparei que o pessoal do buteco é muito mais entendido em investimentos do que eu. Acho que vou participar aqui do chat geral mesmo. Lá eu não sou nem sardinha… sou manjubinha (rsrs).
    O que eu sei mesmo é economizar dinheiro e cuidar do meu negócio (tenho minha ME desde há muito tempo). Investir eu acho mais difícil.
    Mas tenho me dedicado aos estudos e agora já consegui separar mais ou menos 30 ações que quero estudar melhor para daí escolher as que eu vou investir. A primeira triagem pelo menos eu já fiz.
    Depois que eu terminar a mudança para o meu home office, vou ter muito mais tempo para me dedicar aos investimentos. Na verdade, vou ter muito mais tempo pra me dedicar ao que eu quiser.
    : )
    Um grande abraço e até breve
    Pietra

  4. 4 Victor

    Oi, Leitão, boa tarde! Tudo bem?
    Vi no chat (25 a 31 de março) sobre a bonificação (é o nome correto?) de BBDC4.
    Sendo assim, como devo contabilizar na planilha de IG essas novas ações? Devo lançar-las a custo R$0 dentro do mês da distribuição?

    Abraços, Victor

  5. 5 Leitão

    Oi Pietra!
    Sumida! Que bom que apareceu!

    Que coincidência! Seu caso é igual ao da Graziela. Alias, penso que não é coincidência não… Ultimamente tenho visto uma tendência de mudança de vida em geral… Muita gente repensando a vida, a rotina, o sistema… Não faz sentido mesmo trabalhar em escritório, pegar trânsito, etc. se hoje temos tecnologia para trabalhar remotamente…

    Que bom que está fazendo boas mudanças por aí!

    E que bom também que está evoluindo na questão dos investimentos. Mas nada de timidez não, heim! Não existe essa de feras/sardinhas, principalmente na turma! Pode participar sempre lá no buteco com a turma, mostrar suas ações, questionar, postar dúvidas, ou simplesmente curtir as mensagens que gostar! Participe mesmo, é a melhor forma de não ‘enferrujar’…

    Você saberá filtrar as boas ações e administrar com tranquilidade seus investimentos, e quanto mais se dedicar às coisas boas, melhor tudo fica, até os investimentos! rss Assim que se planejar, comente suas idéias lá na turma! Tenho certeza que vai ter ótimos feedbacks!

    Eu acabei de chegar da beira da lagoa! Adoro acampar, pé no chão, cheiro de mato, e fogo de lenha…. :-) É para isso que devemos trabalhar, né… rsss….

    ——————————————————
    Oi Victor!

    Sim, as Bonificações em ações (ações que recebe extras) devem ser lançadas na planilha que lhe passei com o valor de compra ZERO…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Daniel

    “Eu acabei de chegar da beira da lagoa! Adoro acampar, pé no chão, cheiro de mato, e fogo de lenha…. :-) É para isso que devemos trabalhar, né… rsss….”

    Não tem um dia sequer que eu não me transporte para momentos assim. É meu hobbie prediléto! Acho até que são pensamentos assim que tornam certos momentos na vida mais aceitáveis.

    Quero morar na Europa. Por que gosto do clima de lugares assim. Não me vejo morando a vida toda aqui. Sempre achei fascinante a beleza de cidades como Londres/Inglaterra.

    E é uma questão que pode parecer loucura mas para mim é um estilo de vida que venho pensando já faz algum tempo.

    Vou conseguir!

    Desejo força, Fé e foco para todos aqueles que, assim como eu, querem botar a “vida corrida da cidade grande” no of-line e ir viver de verdade em um lugar calmo, alegre e saudável.

    abraços!

    Daniel

  7. 7 Rafael França

    Olá Leitão,
    Boa tarde, como vai?
    O que você acha da MDIA3? Li há pouco em um blog que considero de bom nível uma análise completa do papel e ele só fez elogios, a não ser que o preço esta um pouco salgado.
    É um ramo alimentício e de varejo, boas perspectivas, não?
    Antes de eu estudar mais esta empresa gostaria de saber a opinião do Guru e dos amigos do Guru,rs.
    Um grande abraço.

  8. 8 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa tarde! Tudo jóia!

    A MDIA3 está mesmo com ótimo desempenho, lucros constantes, crescimento, boa margem, bons retornos sobre o capital reinvestido, endividamento baixo, em fim, está indo super bem. Pode-se olhar para ela com mais calma sim… O único porém é mesmo o valor atual de mercado, está mesmo salgado, caro… No momento temos muitas outras empresas com preço mais barato no mercado… Mas tudo depende de sua estratégia a que se propõe com ela…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 alex

    Oi Leitao tudo bem? Podes me dar um parecer sobre Mult3? Ou os colegas se quiserem opinar também, agradeço. abs.. Alex

  10. 10 Leitão

    Oi Alex!

    A Mult3 entrou bem na bolsa. Desde o início mostrou bom desempenho e está mantendo um crescimento muito forte e principalmente consistência nos lucros e dividendos adequados. Só está bem salgada no momento, cara – Em matéria de qualidade ela merece atenção, em matéria de preço, tem que refletir, dependendo da estratégia.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Rafael França

    Olá Leitão.
    Muito obrigado pelo pronto retorno. Que outras empresas você citaria como melhor opção em relação a MDIA3?
    Obrigado,

  12. 12 Luiz Alvim

    Olá Pietra,

    Como você, também sou ex-aluno do Leitão e um dos frequentadores do buteco. Estava passando por aqui e vi o seu comentário sobre o nível de conhecimento da turma lá do buteco. Reforçando o que o mestre já disse, posso lhe garantir que aquilo lá é um ambiente muito legal, onde os assuntos são debatidos em alto nível e com muito respeito entre os colegas. A turma é toda muito prestativa e sempre está disposta a ajudar qualquer um que coloque as suas dúvidas, sejam elas de que nível for. A gente costuma falar que ali é a pós-graduação dos cursos do Leitão, pois todos nós estamos sempre aprendendo o tempo todo. É uma troca de experiências muito rica. Por favor, não deixe de visitar o buteco, acompanhe os assuntos que são discutidos, dê sua opinião quando sentir vontade e coloque as suas dúvidas quando precisar. Você será muito bem vinda e com certeza vai contribuir muito com suas experiências para o aprendizado de todos nós.

    Grande abraço,
    Luiz Alvim

  13. 13 Leitão

    Oi Rafael!
    Disponha!

    Bem, não posso dar dicas diretas sobre ações e nem ficar incentivando a esta ou aquela em especial – fico limitado quanto a isso. O que faço é ajudar na parte educacional na discussão de Conceitos sobre bolsa, investimento, especulação… Coisas certas e coisas erradas…

    Mas aqui no Blog estamos sempre comentando sobre várias empresas na bolsa (além das que já mantenho publicadas no meu cardápio). Ao acompanhar o Chat e o Blog em geral, sempre vão pintar boas dicas… Uma dica legal é ir consultando os Chats passados, semana a semana, e assim vai perceber vários comentários sobre várias empresas…

    ——————————
    Oi Luiz!
    Valeu pelo feedback à Pietra!

    Pietra, vai na dica do Luiz Alvim! Participe! Você foi uma das melhores alunas de sua turma, é fera, e tem muito a contribuir com a turma lá… :-)

    ——————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Rafael Melo

    Pietra,

    Só reforçando as palavras do Mestre Leitão e do Luiz Alvim, que é um dos feras do buteco, apareça sempre por lá e tire suas dúvidas, o pessoal é superprestativo. Eu frequento lá e como você acho que sei pouco em relação a muitos colegas e sempre leio muito e escrevo pouco; porém asvezes em que eu estava com dúvida e precisei tirar o pessoal foi super bacana.
    Outra dica que lhe dou, começe a investir já, não fique deixando prá depois, eu também invisto pouco por mês, só compro no fracionário, mas já tem 3 anos e agora começo a ver algum resultado, começo a ver a bola de neve começar a crescer, e isto é muito entusiasmante. Como não sou expert, não especulo, apenas invisto, ou melhor especulo sem comprar, apenas fazendo análsie gráfica para testar meus conecimentos e não enferrujar.
    Insisto, você já formou teoricamente sua carteira, começe já, e depois você vai pensar assim: poxa, que sacanagem que eu não conheci o Leitão antes, como as coisas são simples.

    Grande abraço,

    Rafael

  15. 15 andrea

    oi Leitão ,estou começando a investir agora e estou com uma duvida no imposto de renda .Tenho que declarar o valor médio das açoes adquiridas ou declaro a cotação do dia 31de dezembro de 2012?
    obrigada,
    andrea

  16. 16 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado pelo depoimento! Valeu! :-)

    —————————————
    Oi Andrea!
    O assunto IR é cheio de pormenores e realmente não gosto de tocar nele aqui no Blog pois não é o foco aqui, infelizmente vou ficar lhe devendo…

    Mas veja esses links:
    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regulacao/custos-e-tributos/tributacao/imposto-de-renda-mercado-a-vista.aspx?idioma=pt-br

    http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda

    —————
    Abraços,
    Leitão

  17. 17 magali

    voce acha que o IPO das açoes do banco do brasil é uma boa?

  18. 18 Leitão

    Oi Magali!

    Todo IPO é complicado e geralmente não é uma boa, porque não podemos analisar, ou se podemos, dá um bocado de trabalho, e não devemos comprar qualquer ação que seja sem ter uma boa análise. E além disso, na maioria dos casos ao vender uma empresa na bolsa os donos vão vender caro.

    Em fim, dificilmente compro IPO. Prefiro esperar que a empresa prove que é realmente boa, geradora de valor, a ficar apostando…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Caio

    Leitao,

    Tenho uma dúvida em relação ao calculo de rentabilidade dos dividendos, por exemplo :

    Compras(Dinheiro novo) : 10K
    Ganho em Div : 2K

    Total de compras atual : 12K( dinheiro novo + div reinvestidos )

    O correto seria a forma 1 ou 2, abaixo :

    1) 2.000,00 / 10.000,00 = 20 % de retorno de div
    2) 2.000,00 / 12.000,00 = 16,6 % retorno de div

    Obrigado.

  20. 20 Valdir Ferraz

    Meu Caro Leitão,

    Não mudando o papo de pato prá ganso, o nobre e amigo mineiro, sempre quando a Bolsa caí sinaliza os amigos das boas oportunidades de comprar. Ocorre que, nós salariados (quem, realmente paga a conta deste País), quando a Bolsa caí, a gente só chora o leite derramado (valor diminuído da nossa carteira), nós , não temos grana nessas oportunidades prá comprar mais e fazer preço médio. Vender o que temos, nessas épocas de maré-baixa é prejú na certa! Então como “assalariados” a gente fica a ver navios.
    Por outro lado, e o mestre diz isso constantemente, a maioria dos investidores da Bolsa agem mais no emocional do que no racional, cada vez mais torna-se arriscado manter na carteira, até as “pérolas” da Bolsa, pois uma, a uma vem sofrendo ao longo do tempo, mesmo aquelas empresas com boa gestão e resultados acabam sendo prejudicadas pela política do governo atual, a ex: CEMIG, AES Tiete….
    Fazer Investimento Gradual nos últimos tempos está, cada vez mais difícil, como disse, quando a empresa vai bem, vem o governo e interfere. O que pode nos dizer? Grande abraço

  21. 21 Leitão

    Oi Caio!

    Os dividendos são em relação ao que comprou até o momento. Se você recebe HOJE 2k e tem em conta HOJE 100k então recebeu 2% de dividendos. Se for reinvestir os 2k, no próximo ano vai fazer a mesma conta, contando o reinvestido e o que irá receber.

    Mas… Se for ser fiel à conta de dividendos, tem que fazer essa conta apenas uma vez ao ano, ao final de dezembro, considerando a apuração anual.

    Mas em fim, basta uma simples planilha e bons registros e você pode fazer conforme seu gosto.

    ———————————————-
    Oi Valdir!

    Quem se propõe a fazer investimento gradual em bolsa de valores é porque tem disciplina para poupar uma parte de sua renda mensal, mesmo que seja pequena. Desta forma, está assumindo um compromisso consigo mesmo de manter compras fixas mensais todo santo mês, aproveitando toda e qualquer fase da bolsa. Na fase de baixa, estará comprando sempre, e com isso se beneficiando, acumulando ações de empresas de qualidade.

    Quem não consegue ter disciplina de poupar uma parte do salário todo mês não pode aplicar em bolsa, não pode aplicar em nada. Fica refém do sistema, agindo simplesmente como uma engrenagem de consumo. Sair do sistema implica em ter disciplina. Todo mundo pode conseguir isso, mas tem que tomar a decisão.

    Por exemplo: Ao comprar um carro à prestação, a pessoa assume uma parcela de digamos 500,00 todo mês. Por que não pode fazer o mesmo com a bolsa? Assumir que todo mês vai poupar 500,00…

    Quem tem uma carteira de investimentos montada de forma inteligente, selecionada e disciplinada, não se preocupa nem um pouco com quedas. Pelo contrário! É nas fases de quedas que mais potencializamos nossa carteira.

    Quem monta uma carteira de ações e depois de 6 meses fica olhando as cotações todo santo dia e temeroso é porque não sabe o que está fazendo. Está se esquecendo os conceitos e agindo como leigo.

    Não tem essa de o governo está interferindo, a crise está batendo, etc… O mundo empresarial é feito de crise o tempo todo. Faz parte do sistema. Nunca no mundo houve um período de tranquilidade nas economias, isso é utopia. E se ficar lendo notícias vai achar que o mundo está acabando hoje…

    —————————
    Abraços,
    Leitão

  22. 22 Daniel

    Leitão,

    É sempre um prazer acompanhar o blog! Muito bom!

    A dúvida do colega Valdir é muito boa. Acredito que essa seja a situação da maioria dos pequeninos(atomos) investidores.

    Vc já escreveu algum artigo à respeito da diversificação de receitas? Caso sim, vc poderia envia-lo?

    abraço!

    Daniel

  23. 23 Amarildo Fidelis

    Olá Leitão.

    O que você pode dizer sobre o IBOVESPA no momento atual, existe grande risco dele despencar?

  24. 24 Leitão

    Oi Daniel!

    Tem muitos artigos, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/14/investimento-e-como-dente-da-frente/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    ————————————
    Oi Amarildo!

    O IBOV continua conforme minha última análise, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/12/ibov-grafico-1-03-2013/

    Está em cima de um importante suporte, do triangulo. Região de decisão. Temos que aguardar mais alguns dias para ver a decisão do mercado…

    Acontece que o índice Ibovespa tem um grande problema, que a BMFBovespa deveria rever: Ele tem uma enorme quantidade de empresas ruins, como as empresas do grupo X, Ogx, MMX, Usiminas, etc, etc… Ou seja, uma metodologia de definição de índice que não é a ideal. Com isso, o IBOV acaba sendo influenciado negativamente. O desempenho do IBOV tem pouco a ver com o desempenho real das boas empresas (E isso acaba gerando uma imagem negativa da bolsa, para os iniciantes)…

    Por isso o artigo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    ——————–
    Abraços!
    Leitão

  25. 25 Felipe

    Oi Leitão!

    Estava dando uma olhada na sua última análise de ETER3 em fev/2012 e até então o desempenho da empresa era excelente com lucros constantes e bons dividendos. Na sua opinião continua sendo uma boa para LP? A questão do amianto está solucionada?

    Abs,

    Felipe

  26. 26 Leitão

    Oi Felipe!

    Respondi ontem mesmo para você, no link da Eter3, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/02/06/cardapio-alternativo-eter3-06-02-2012/#comment-16649

    Já já vou atualizar a análise com ela e publico aqui para os amigos…

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Felipe

    Obrigado Leitão…não havia visto sua resposta.

    Abs,

    Felipe

  28. 28 Daniel

    Leitão,

    Eu já dei uma lida na maioria desses artigos, e por sinal são excelentes. Acho até que vc deveria escrever um por semana(no minimo rs).

    Mas tem algum especifico à respeito da diversificação de receitas para pessoas fisicas(interrogação).

    Por exemplo: O colega Valdir se queixa da dificuldade de se investir gradualmente com pouco recursos,e ainda conseguir aproveitar o mercado de baixa para potencializar a carteira. Como ele poderia criar novas receitas(interrogação).

    Na área de finanças,por exemplo, muitos profissionais além de terem seus empregos fixos ou suas empresas, eles também escrevem livros, criam cursos, dão palestras,dão consultoria, etc.

    Mas e o pequeno investidor,a pessoa comum, o que esse pode fazer(interrogação)

    abraço!

    Daniel

  29. 29 Leitão

    Oi Daniel!
    Hehehehe!

    O que fazer para ter mais receitas?

    Ora, trabalhar mais! Simples assim! Rssss

    Eu trabalhei 18hs por dia durante 15 anos, mantendo meu emprego fixo principal e fazendo NNNNN outras coisas, outros projetos, empreendendo, fazendo bicos, criando coisas mil para crescer, melhorar de renda, em fim…

    Já empreendi muito, já prestei diversos serviços, já errei muito, já fali, já reergui, etc… Ou seja, já pedalei bastante… Mas valeu a pena: aos 32 anos saí do círculo, superei o sistema.

    Observe uma lei universal: “Produzir mais do que se é pago para fazer”. Se criar o hábito de sempre produzir mais do que se é pago para fazer, o mundo vai ser obrigado a lhe dar mais… Quem trabalha só a quantidade certa para a qual é paga (ou pior, trabalha menos do que se é pago) nunca vai sair do círculo…

    Um abraço!
    Leitão

  30. 30 Daniel

    leitão,

    18h por dia, quantos dias na semana?

    E se não for pessoal demais, quais bicos vc fazia?

    abraço!

    Daniel

  31. 31 Leitão

    Heheheh….
    Procure no Blog por “Entrevistas”, é melhor…

    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/entrevista/

  32. 32 Daniel

    Valeu!!!!!

  33. 33 Mário

    Leitão,

    Qual a sua opinião sobre o momento atual da VALE e da AMBEV? É uma ação que tem fundamentos para investirmos pensando na acumulação de ações?

    Abs.

  34. 34 Leitão

    Oi Mário!

    Sim, são duas excelentes empresas! A Vale está mais barata que a Ambev, mas ambas são empresas lucrativas, bem administradas, que geram valor aos seus acionistas. Tenho as duas em carteira, de longa data, e continuarei a manter normalmente…

    Um abraço!
    Leitão

  35. 35 DCOSTA

    Oi Leitão, fui seu aluno e estou montando minha carteira IG. Selecionei 10 empresas e entre elas esta Ambev. Essa é uma empresa que sempre quis investir, mas meu vicio em graficos ainda não me permitiu compra-la. Recentemente li um fato relevante que dizia que as ações ON e PN deixarão de existir e que cada uma delas se transformara em uma ação IMBEV. Pelo que eu entendi 1 ação ON se transformara em 1 IMBEV, assim como uma ação PN também se transformara em 1 IMBEV. Se eu entendi corretamente então é melhor eu comprar AMBEV3 do que a 4, estou correto ou não interpretei direito?

  36. 36 Leitão

    Oi DCosta!

    Não vai mudar em nada, vão unificar ON e PN em uma Holding.

    Os detalhes estão no link abaixo:
    http://www.mzweb.com.br/ambev2012/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=562648E9-F59F-4887-A3A9-E301EF21C653

    Dica: Poste essa e outras dúvidas sempre lá no fórum da turma, pois é o melhor lugar para ter melhor feedback. Assim todos os colegas vão ajudar mais…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

