Estar na bolsa livre daquele medo de queda

30ago10

Em setembro de 2009 o amigo leitor, Mendes, enviou a pergunta abaixo, e hoje achei interessante resgatar como post:

“Olá Leitão,

Como vc administra seus investimentos em ações nesse momento em que a bolsa já subiu muito e está na iminência de uma queda mais acentuada?

Vc se desfaz das suas operações de especulação e mantêm a sua carteira de investimentos de longo prazo, ou tbém se desfaz dos papéis de LP que já se valorizaram consideravelmente?

Abraços!
Mendes”

———————————–

Oi Mendes!

Ótima pergunta!

Não me desfaço das ações não! O conceito é outro: construção de patrimônio, e não vender só porque subiu.

Vou pegar o gancho da sua pergunta e estrapolar um pouco para mostrar como é:

Veja, o melhor dos mundos na bolsa é quando ficamos felizes se ela sobe, e mais felizes ainda quando ela cai. Ou seja, ficamos felizes de qualquer jeito! :-)

É assim que atuo na bolsa.

Eu faço Especulações em qualquer momento na bolsa, subindo ou caindo. A tendência primária não faz diferença para Especular.

Já para Investimento quanto mais cai melhor é. Parece estranho mas é verdade. Isso é o melhor: estar na bolsa livre daquele medo de queda (que é o que todo mundo teme e sofre), pois queda pra mim é coisa ótima, até desejo queda! Compramos mais barato nos períodos de queda. :-)

E o mais legal: Não estou nem um pouco preocupado com “o que virá pela frente”, com os alardes da mídia, etc…

Quando todo mundo está apreensivo com os níveis do mercado, com medo da queda que pode vir, etc., estou tranquilo, pensando no próximo churrasco da turma no final de semana :-) E olha que acompanho o mercado diariamente…

Agora vem as perguntas: Como atuar na bolsa desejando quedas? Como ficar feliz com altas e quedas, seja o que for? Como ficar livre desse sentimento de medo? Como não se preocupar com os noticiários?

Perguntas fundamentais, que não têm respostas curtas… ao longo de todo o blog venho dando essas respostas…

Grande abraço!
Leitão

Leia também…

> Entrevista com o Leitão sobre a Vale (maio/2009)

> Fundos…

> Alavancagem Financeira



9 Responses to “Estar na bolsa livre daquele medo de queda”

  1. 1 Alessandro

    Gostaria de participar do bolg. É durante todo o dia?
    Abraço.
    Alessandro.

  2. 2 Leitão

    Oi Alessandro!

    Seja bem vindo aqui na turma! Já está participando! Não tem horário não, é o tempo todo.

    Para você que chegou agora, veja as dicas abaixo:

    Dicas

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 claudio wilson noschang

    Ola Leitão

    Fuquei com uma dúvida do % do investimento total,
    Qaul o % que devemos aplicar em investimento (patrimonio)
    Qual o % que devemos aplicar especulação.
    Será que é o momento de comprar mais Petro4 e Vale5 gostaria da sua oponiao
    abraços.
    claudio Wilson

  4. 4 Leitão

    Oi Claudio!

    Olha o puxão de orelha… Rsss…
    Você mesmo tem que saber me dizer, conforme vimos no curso…

    Não pode ter uma dúvida central como essa não. Olha olha heim!

    Mas refrescando a memória: vimos que em média, 20% podemos direcionar para Especulações, sendo que os outros 80% para Investimento. Falamos da importância da Estratégia de Alocação de Recursos, das diferenças entre cada coisa, da diversificação, das compras, etc…

    Essas dúvidas ficam melhores lá no “buteco da turma”, pois assim mais ex-alunos podem ajudar também… Poste lá que a turma vai comentar bastante e lhe ajudar ainda mais…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Daniel Quireza

    Olá Leitão,

    Concordo que a queda seja boa para comprar mais. A dúvida que tenho é que geralmente o que ganhamos mensalmente, seja em dividendou ou renda fora da bolsa, é muito pouco em relação ao que ja temos em carteira para investimento, logo poderemos comprar muito pouco quando a bolsa cai, essa é a impressão que tenho. Como vc costuma proceder? Transfere dos seus outros investimentos em renda fixa para a bolsa nos momentos de queda ? Obrigado, abraços !

  6. 6 Leitão

    Oi Daniel!

    Sim! Isso mesmo! As reservas em Renda Fixa, além de outras funções, servem também para isso: aproveitar as oportunidades que surgem no mercado.

    Por exemplo: quando a bolsa está cara eu deixo mais dinheiro livre na renda-fixa… quando a bolsa cai faço o caminho inverso, redireciono da renda-fixa para ações. Assim aproveito com mais força as oportunidades.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Daniel Quireza

    Olá Leitão !
    Sem querer ser muito pessimista, rs, mas se a bolsa passar muito tempo em queda, creio que no governo FHC – sem querer partidarizar a questao – ocorreu isso, ai pode ficar complicado. Já que como o tempo podemos até colocar todo o capital ou o máximo delimitado em RV e mesmo assim ele continuar a cair e não termos mais para colocar. Por acaso ja ocorreu isso com vc ? Talvez não, pois no período de 2002 -2008 a bolsa subiu demais né…Mas acho que seria uma possibilidade, o que acha? Obrigado. Abraços!

  8. 8 Leitão

    Oi Daniel!

    Sim, quedas pontuais ou mesmo períodos inteiros de queda são normais. O dinheiro acaba e não conseguimos comprar sempre no mais fundo.

    E nem é nosso objetivo acertar o fundo, isso é impossível mesmo. Nosso objetivo é comprar a preços atraentes, não importa se continuar caindo. Se comprei bem, e meu vizinho comprou melhor ainda, bom para os dois.

    Um abraço!
    Leitão


  1. 1 IBOV – Análise Gráfica – 10-08-2022 | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...