Entrevista com o Leitão sobre a Vale

16maio09

vale-logoOlá, pessoal!

A algumas semanas atrás concedi uma entrevista à jornalista Patrícia Neves, da GAPconteúdo de São Paulo capital (Obrigado, Patrícia!).

.
Publico aqui então em primeira mão para os amigos(as) leitores…

…….

-> Como você avalia as ações da Vale? São boas opções de investimento? O que levar em consideração antes de comprá-las?

A Vale tem sido e ainda é a MELHOR ação da Bolsa. Não pela popularidade, mas sim pela competência da empresa.

Muita gente confunde popularidade de uma empresa com competência financeira. Algumas empresas que aparecem todo dia na TV posando para fotos caem no gosto dos mais desavisados, e na verdade apresentam situação financeira sofrível. O que não é o caso da Vale.

Quando pensamos em Investimento, pesamos NÃO em comprar e vender ações – isso é Especulação. A grande maioria das pessoas não sabe a diferença entre Investimento e Especulação. Faço aqui esse parêntese pois a pergunta foi sobre Investimento.

Quando pensamos em Investimento, pensamos em nos tornarmos SÓCIOS de boas empresas, sólidas, e crescer junto com elas. É como comprar um imóvel e deixar que os anos façam ele se valorizar. Pensando dessa forma, a Vale é sim ótima opção de investimento, independente de “crise”.

Aliás, “crise” é ótimo!!! Somente em “crises” assim é que podemos comprar ações de excelentes companhias a preços com bons descontos. Já esteve melhor no pico da crise em 2008, agora, está menos-bom.

Justamente porque agora está menos-bom é que devemos ter Estratégia, e não comprar tudo de uma só vez. É sempre mais prudente dividir as compras de Investimento em parcelas mensais. Assim, não importa se cair ou se subir, ficamos felizes do mesmo jeito. Falo isso sempre em meu Blog (http://leitaoemacao.com).

Se subir nossas ações se valorizam, se cair compramos mais ações a preços ainda melhores – isso é Investir com consciência, sem fantasias e com sucesso.

Antes de comprar uma ação, seja da Vale ou outra qualquer, levamos em consideração sua saúde financeira. E não é nada muito complicado não, não precisa ser contador, financista, etc….

O espaço aqui é curto para detalhar, mas resumidamente: um bom histórico de anos de lucros crescentes, patrimônio crescente, endividamento controlado, bom retorno sobre o capital, boa administração e por fim, se a empresa for realmente boa, ver se não estamos pagando caro demais por ela (Parece complicado isso tudo, mas não é: se eu sentar com uma criança de 10 anos de idade por 01 hora ela vai conseguir separar boas empresas de empresas ruins).

.

-> Quais fatores influenciam diretamente o desempenho da Vale na Bolsa? No que o investidor deve ficar atento?

Não devemos nos preocupar com “o desempenho da Vale na Bolsa”! A Bolsa de Valores é um caleidoscópio do comportamento humano em relação ao dinheiro.

Voltando a lembrar que estamos falando de Investimento, e não Especulação, devemos ficar de olho é em nossa empresa e seu setor, e não na Bolsa.

Pensar na Vale, seu setor, suas finanças e seu futuro não é nada complicado.

Complicado é tentar entender as oscilações dos preços das ações na Bolsa, que é fruto de uma complexidade enorme (fatores econômicos, políticos, sociais, comportamentais, ambientais, religiosos, psicológicos, etc.).

Quem perde tempo preocupado com as oscilações na bolsa além de perder a saúde mental, perde dinheiro.

O Investidor deve ficar atento a uma grande inimiga, talvez a maior inimiga de todos no Brasil – a falta de educação para Bolsa ou mesmo a má orientação para Bolsa, pois isso é o que mais tempos aqui.

No meu Blog (http://leitaoemacao.com) me esforço (com grande prazer) para tentar levar boa educação sobre Investimento e mesmo Especulação aos amigos leitores.

.

-> No ano passado a mineradora apresentou lucro recorde, ainda que tenha sofrido bastante no último trimestre. Agora em maio, ela deve apresentar resultados não tão satisfatórios, levando em consideração a redução da demanda mundial, especialmente da China, certo? Como o investidor deve reagir? Será que o mercado já está preparado para más notícias?

Sabe como o Investidor deve se preparar para as Notícias? Ficando bem longe delas!

Mas não é importante estar antenado no mercado? Não! Não mesmo!

Ficar dando atenção a notícias só faz poluir nossa cabeça, e dificultar nossa já precária capacidade de pensar em nossos Investimentos de forma racional e independente.

A grande vantagem do Investidor individual é sua INDEPENDÊNCIA. Se ele ficar se deixando levar pelo psicológico de massa (“antenado no mercado”), perde sua maior vantagem.

Veja o exemplo da “crise” de 2008. Quem estava “antenado no mercado” ficou apavorado, e não teve a capacidade de enxergar que empresas excelentes como a Vale estavam sendo vendidas a preço de banana…

.

-> Os preços da Vale (de empresas ligadas à commodities, na verdade) na Bovespa deram uma alavancada neste começo de 2009. Muitos analistas dizem que assim como a queda foi exagerada a recuperação assistida também apresentou exagero e os ganhos devem ser devolvidos. Qual é o seu ponto de vista?

Estamos chegando ao final de um movimento de alta de médio-prazo, e ainda dentro da tendência de baixa de longo-prazo. Essa confusão financeira internacional não deve passar assim tão rápido.

Mas isso também não importa, sabe por quê? Por que o futuro é imprevisível mesmo. Ninguém sabe o futuro! Nem mesmo o presidente do Banco Central sabe! E quem faz previsões, pode desconfiar….

O que devemos não é nos preocuparmos com o Futuro… Devemos é AGIR CERTO NO MOMENTO PRESENTE, e o futuro será apenas consequência de ações racionais tomadas no presente. Ficar tentando prever o futuro é a causa de grande perda de tempo da grande maioria dos atores da Bolsa…

.

-> Quais as suas perspectivas para o setor de siderurgia e mineração no Brasil? Vamos continuar expandindo nossas exportações para a China? Como deve ficar o reajuste do preço do minério de ferro?

Então, sendo coerente com o que eu disse na questão anterior, essa pergunta vai ficar sem resposta. E ela não precisa de resposta, pois agimos hoje de forma consciente, com Estratégia, e o que vier pela frente estamos preparados. :-)

.

-> Quais as vantagens que o Brasil tem perante os outros países?

A maior vantagem do Brasil perante os outros países é sem dúvida nenhuma a competência de nossos governantes atuais (sem nenhum fundo político nessa resposta).

Estamos colhendo bons frutos de boas gestões. O que é o contrário de outros países, como os EUA.

Melhor do que palavras, são fatos. Basta observar nossa solidez financeira em comparação com outros países.

.

————- // ————-

Abraços!
Leitão

Veja também…

> Aqui o trem é diferente…

> Todos os Chat’s que já rolaram no blog (Tem muitas dicas! Vale a pena ler com calma…)



26 Responses to “Entrevista com o Leitão sobre a Vale”

  1. 1 Iberê

    Parabéns Leitão
    Entrevista lúcida, mas receio que o “povão” não vai entender, pois a massa é burra e só vai “na onda”.
    Abraço e continue nessa cruzada de educação.

  2. 2 Leitão

    Oi Iberê!

    Obrigado!! Principalmente vindo de você! Obrigado mesmo!

    É dose, eu sei disso. Mesmo que eu vá para a Rede Globo em horário nobre falar sobre isso, depois de uma semana a massa esquece e começa a fazer as mesmas burradas de sempre.

    É da natureza humana mesmo. Nas aulas vamos ver isso, e dar até risadas depois…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Sam

    Entrevista coerente, excelente…

    …Não demora prá eu ligar no Programa do JÔ .. qualquer dia desses … e tomar um susto …rsr

    Se o Cerbasi já foi umas 2 x .. pq nosso mestre tb não pode?!! hehe

    Abraçãooo

  4. 4 Leitão

    Hhehehe!
    …magina, quem sou eu pra ir no Jô… rss

    Mas se isso acontecer algum dia, vou falar um monte de verdades que ninguém conta… o Jô vai gostar, pois ele é irônico pra caramba…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Laenir Ana

    Olá Leitão!
    Se for para rede nacional avisa .Embora sejamos de estados diferentes todos estamos ligados na telinha.E a gente vai querer saber como é o Leitão.

  6. 6 Sam

    Complementando o comentario da Leanir

    Avisa tb p eu poder dizer a todo mundo que eu conheço:

    Véeeeeeeeeiii .. assiti o Jô hoje!! Meu professor vai tá lá!!! heheheh

  7. 7 Leitão

    KKKKKKKKKKKKK!!!

    Pode deixar que o dia que eu for não vou contar pra ninguém… não quero pagar mico! Rs

    O irmão de um amigo meu foi entrevistado no Jô (ele é colecionador de Violas – Cláudio Alexandrino). Morri de rir da entrevista dele, cada mico…rs

    Abraços!
    Leitão

  8. “A maior vantagem é a competência de nossos governantes atuais. Estamos colhendo bons frutos de boas gestões. O que é o contrário de outros países, como os EUA. Melhor do que palavras, são fatos. Basta observar nossa solidez financeira em comparação com outros países.”

    Eu achava que o brasileiro tinha vergonha de falar frases como essas. Mas to vendo que o povo esta mudando. MELHOR DO QUE AS PALAVRAS, SÃO OS FATOS. EXATAMENTE!!!!

    Esta na hora do povo se ligar que estamos sim melhorando, pois estamos aprendendo a por as pessoas certas no lugar certo. Ainda não está 100%, mas melhoramos muito comparando a década passada e essa década.

    PARABENS LEITÃO pelas PALAVRAS

  9. 9 Leitão

    Oi Tiago!

    Muito obrigado!

    Pois é… gestão é tudo, seja em uma empresa privada, ou um município, Estado ou país…

    Nos últimos anos estamos tendo uma boa safra de gestores, e o bom resultado é visível mesmo… Aqui em Minas (lá em Minas, estou em Recife ainda rs), por exemplo, o governo tem feito um bom trabalho, e BH também já vem com bom gestores a muitos anos… é muito bom isso! Defeitos todo mundo tem, mas o que importa é que o serviço aparece e dá resultado! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  10. Leitão, me explica aqui uma coisa.

    Voce friza bastante a diferença entre investimento e especulação. E por causa disso, consegui entender bastante a diferença entre elas.
    Porem, nesta entrevista, vc diz que a VALE é uma empresa boa para investimento. No entanto, ela é uma empresa que dá um retorno muito baixo com um Dividend Yield girando entorno dos 3%.

    Como vou investir em uma empresa que dá um retorno tão baixo?

    Porém, se estiver pensando em valorização da empresa, significa que estarei pensando em vende-la mais pra frente, e isso significa “compra e venda”, especulação.

    A VALE é boa pra especular ou investir? Não seria melhor investir em uma empresa como a CPFL com um dividend yield de 8% ou empresas com 10% de dividend yield?

    Onde estou pecando?

    Abraços

  11. 11 Leitão

    Oi Tiago!

    Ótima pergunta!

    Vamos pensar de forma bem simples, pois é assim:

    – Investir é TER RENTABILIDADE sobre seu dinheiro, fazendo ele crescer a juros-sobre-juros ou ganhos-sobre-ganhos. São os pés-de-dinheiro… uma plantação de arvores que os frutos são mais e mais dinheiro… quanto mais passa o tempo, mais você tem.

    – Especular é COMPRA E VENDA de algo – seja um carro, um imóvel, mercadorias, ou ações.

    – Quando compramos ações para INVESTIR, ganhamos de duas formas: dividendos + valorização natural do papel. É como compar um apartamento e alugar: você ganha com o aluguél, e ganha também com a valorização do apartamento.

    – Uma empresa que paga poucos dividendos (como a vale), mas que usa o seu lucro (pois o lucro é seu, acionista) para crescer e com isso valorizar ainda mais seu papel, é uma coisa ótima. Pois se ela te der todo o lucro, você não vai fazer coisa melhor do que ela… vai colocar na Renda Fixa ou comprar ações de outras empresas, que talvez não crescam tanto.

    – Então, uma empresa que pega o seu dinheiro e cresce acima da inflação e ainda acima da renda fixa, é uma coisa maravilhosa… É como se você tivesse um apartamento que valoriza mais que todos os outros, no mesmo bairro (coisa que no mundo dos imóveis é impensável, mas no mundo das ações é normal).

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 edson

    Bom dia caro amigo .
    Tenho umas perguntas ou melhor varias rs…
    Como presenciamos desde o boomm da bolsa que chegou nos seus 70 mil e de la pra ca se fez um fundo nos 29 mil e agora comeca uma nova retomada . A pergunta e um seguinte ; E possivel detectar com uma certa antecipa;ao os rumos que dao na bolsa ?
    Pois tenho dois amigos inexperientes que compraram acoes a preco na epoca ex; a vale a 45 reais e me induziu a comprar ja que realmente estava num ponto bom , mas ai sabe ne ? comecoua derreter e derreter , e ainda bem que por sorte nw tinha comprado e ate agora eles estao com as maos atadas e so esperando a bolsa subir .Pois muitos cairam nessa armadilha achando que iria subir .
    Abraco

  13. 13 Leitão

    Oi Edson!
    Bom dia!

    Bem, esse é o maior erro da maioria das pessoas: ficar sempre agindo na bolsa pensando em antecipar movimentos, pensando no futuro, quando na verdade devemos ter técnica e estratégia de agir no Momento Presente.

    É possível sim detectar tendências, e tirar proveito delas. Mas a ação deve ser tormada sem pensar no dia de amanhã, e sim no dia de hoje. Parece estranho isso mesmo. Mas é justamente fazendo diferente da massa que temos sucesso. Se agirmos como todo mundo faz, não adianta nada.

    Quanto a seus amigos, ainda bem que compraram ações da Vale, que é uma excelente empresa mesmo. Ela vai subir, mas isso pode ser rápido ou pode demorar muito… quando se paga caro por uma ação boa, o prejuízo não é a queda, pois a queda acaba e volta a subir. O prejuízo é o TEMPO perdido. E tempo é dinheiro.

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 David

    Sendo assim, uma boa época para investir comprar ações da vale com valores abaixo do real, seria provavelmente esse ano certo? Visto que ela o Ibov e várias outras estão num fim de alta? Então esperar a correção e investir nela? Pois se for olhar na teoria de Elliot, estamos passando por uma onda ‘b’ e se ele tiver certo, vamos pra a onda ‘c’ e então retomar a alta, certo? Ou estou enganado?

  15. 15 Leitão

    Oi David!
    Você começou certo e terminou errado… :-)

    1) Elliott é lixo! Perda de tempo… não é uma teoria séria e comprovada… (já destrinchei todos os algorítmos e softwares sobre Elliott e não consegui ver fundamentos sólidos nisso)

    2) 2009 está sendo ótimo para investimento sim, e quanto mais cair, melhor… Mas isso é INVESTIMENTO. Tem Estratégia diferente de Especulação…. Não fazemos investimento olhando gráficos…. E não fazemos investimento olhando apenas as oscilações no mercado.

    3) Para Especular, que é outra coisa, aí sim usamos gráficos e ficamos de olho nas oscilações do mercado.

    Infelizmente não consigo explicar tudo por aqui, e por isso mesmo criei o curso. No curso consigo explicar tudo em grande nível de detalhes.

    Mas vou continuar tentando sempre alertar e explicar o máximo por aqui no blog.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Eduardo

    Leitão, de que curso vc estava falando na resposta ao David?

  17. 17 Leitão

    Oi Eduardo!

    Do meu curso, que montei especialmente para os amigos, veja:

    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Érico A. Teixeira

    Caro Leitão, não é incoerente falar que “…devemos ficar de olho é em nossa empresa e seu setor…” e depois que “…não é importante estar antenado no mercado…” e que “a notícias só faz poluir nossa cabeça” pois se é a partir das noticias e informações divulgadas sobre uma empresa, seu setor de atuação e da economia glogal como um todo é que acumulamos subsídios necessários para montar uma boa Estratégia de investimento?
    Parabéns pelo bom trabalho,

  19. 19 Leitão

    Oi Érico!

    Obrigado!

    Ótima pergunta!

    Bem, não é incoerente não. Um Investidor acompanha sua empresa através da consulta de seus indicadores financeiros, e não através do que a mídia fala sobre ela.

    Por exemplo: A NET aparece na televisão todo dia cheia de boas propagandas, mas se você consultar sua situação financeira, vai ver que é sofrível. A Gol é o mesmo caso…

    Outro exemplo: CPI da Petrobras… a mídia faz uma novela, e isso não afeta em nada a solidez financeira da empresa… e por aí vai….

    Na maioria das vezes (110% :-) a informação vinda por vias terceiras é tendenciosa, falsa, errada, manipulada, mal interpretada (mal interpretada é o que mais ocorre), etc…

    Temos sempre que ficar longe da mídia, e criar a capacidade de pensar de forma independente. A independência é a maior vantagem de um investidor individual.

    Grande abraço!
    Leitão

  20. 20 Ricardo Wândega

    Oi Leitão e amigos. Considero amigos, pois temos objetivos em comum e identificamos no Leitão um excelente esclarecedor e concentrador de informaçoes e discussões. Ou seja, como muitos, estou muito a vontade. Alem disso li o blog inteiro (todos os posts desde 2008) em 2 dias.

    Quanto a entrevista, os conceitos que voce expôs já estam “precificados”em nossas mentes(dos que acompanham o blog)….duro foi aguentar as perguntas pré fabricadas da amiga jornalista.

    Abracos, sucesso a todos.
    PS: to aguardando a vaga do curso viu?

  21. 21 Leitão

    Oi Ricardo!
    Muito obrigado! E seja bem vindo à turma! Aqui estamos entre amigos mesmo!

    Puxa! Você leu o blog inteiro em 02 dias! Vixe! rsss Que bom! Tem mesmo muito conteúdo e acho que isso ajuda muito, principalmente com a participação positiva dos amigos aqui!

    Espero vê-lo então em uma próxima turma lá no curso heim! Você vai gostar do pessoal!

    Um grande abraço, e apareça mais!
    Leitão

  22. Caros amigos,ao lê os comentários das pessoas,achei interessante a pergunta do Tiago Castro e Silva,mesmo eu entrando extemporaneamente no assunto.Pensei comigo mesmo,e agora Leitão,como responder?.No entanto,lendo a resposta,fiquei muito feliz em ter encontrado esse blog e seu idealizador.As respostas são bem elaboradas e aprendemos muito.!

  23. Oi Leitão!

    O post é antigo mas ainda merece os parabéns.
    Muito boa a entrevista e ajuda bastante.

    Abraço

  24. 24 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Obrigado! :-)
    Leitão


  1. 1 Análise Gráfica VS Análise Fundamentalista « LEITÃO EM AÇÃO
  2. 2 Renda Fixa é investimento de alto risco!! « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s