Chat 23 a 29/nov

23nov09

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nessa semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

PS.: Abaixo do campo de mensagem, tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.
Além dos RSS do post e comentários logo abaixo.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...



26 Responses to “Chat 23 a 29/nov”

  1. Leitão, do teu cardápio, quem tem pago mais dividendos?

  2. 2 Leitão

    Oi Carlos!
    A Coce5, CSN, Usimias, Cemig deram mais dividentos ultimamente. Mas dividendos tem a ver com a quantidade de lucro que a empresa gera, a política de distribuição desses lucros e o preço que se paga pela ação…

    Se você pagar caro por uma ação que paga muitos dividendos, não adianta nada, pois a relação fica ruim.

    Se você recebe poucos dividendos, mas a empresa é uma máquina de crescimento, como a Vale por exemplo, não faz mal… melhor que ela fique mesmo com o nosso lucro e cresça…

    Falando assim parece até complicado, mas não é não… meus alunos tiram isso de letra depois… E é bom poder ler o mercado e as empresas de forma tranquila. Pena que não consigo explicar tudo por aqui… Mas vou pensar em um artigo sobre esse tema, acho que vai ajudar…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Rômulo

    Não entendi onde fica o link pro chat.

    Abs
    Rômulo

  4. 4 Leitão

    Oi Rômulo!
    Não é um Chat real-time padrão. É esse próprio post, onde cada um pode participar a qualquer momento postando um novo comentário.

    Você acabou de participar! rss
    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Regis

    Olá Leitão,

    Estive lendo seu artigo sobre previdencia privada e pergunto: É interessante a pessoa ter TAMBÉM um plano de previdencia privada como investimento conservador, aliado ao fato de investimentos na bolsa exigerem mais estudo e tempo por parte do investidor? Ou estou totalmente enganado!?

    Abraço

    Wagner

  6. 6 Jeferson da Luz

    Leitão

    O grafico do IBOV nao está formando um triangulo ?

    Abraço

  7. 7 David

    Regis, totalmente não está. Seu ‘investimento conservador’ seria investir (uma parte do capital) no melhor da Renda fixa, tesouro direto. O que você pagaria para o seu plano, você coloca lá, e garanto que vai render bem mais, além do que é até mais seguro :D
    E o estudo e tempo dedicado a bolsa não é tão grande assim, recomendo q faça o curso. ficará mais claro =)

  8. 8 Leitão

    Oi Regis!
    Olha, o David já disse tudo (Obrigado, David)!
    Para a parte conservadora de seus investimentos, o Tesouro Direto é melhor mesmo.

    Devemos sempre ter uma parte de nossa poupança fora da bolsa mesmo. Veja:

    Alocação do Capital

    ——————————————-
    Oi Jeferson!
    Não tem triângulo no IBOV ainda não….

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Paulo Ricardo

    Leitão!

    Qual sua opinião a respeito das empresas “X” para um futuro não tão distante (2012), levando em conta a empresa e especialmente o Super Porto de Açu, maior complexo portuário da América Latina, e um dos maiores do mundo, creio eu, o mercado, a economia brasileira e mundial, entre outros fatores!

    Eu sei que, você abomina essas ações, mas no momento estou falando da perspectiva da empresa e não do papel, e num longo prazo. Sei, também, que é difícil “prever” isso, mas gostaria de algum esclarecimento!

    Abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Paulo!

    Essas “X” são ruins, péssimos fundamentos, péssimas finanças… Não compensa por a mão nisso não… Suas altas e baixas são ao sabor dos incautos jogadores…

    E 02 anos não é “longo-prazo” não…

    Outra coisa: Tamanho não é documento. Existe muita empresa grande ruim das pernas… O que vale é LUCRO. Empresa grande que não dá lucro é como uma ferrari na garagem sem gasolina.

    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Carvalho

    Falando em coisa boa, a ITSA4 está rompendo denovo a sua congestão. Especuladores, de olho! O objetivo tá bem legal, mas é bom ter cuidado!

    Carvalho.

  12. 12 Diego

    desculpem a ignorância, mas essas empresas “X” na qual comentaram ai em cima não são aquelas do seu cardápio Leitão?

  13. 13 David

    Não, são as empresas q tem x no ticker, as do eike batista, MMX, OGPX MPX LLX etc

  14. 14 Paulo Ricardo

    Bom, leitão…concordo com a tua opinião. Mas em alguns pontos, penso um pouco diferente: Não me referi aos 2 anos como LP. MAS, se esse Porto Açu sair do papel com pelo menos metade do que o Eike planeja, vai ser um empreendimento fenomenal. Ainda acredito que essas empresas se tornem boas no LP. Quando eu perceber que os ventos estão soprando à favor delas, comprarei. Afinal, um dia a Petrobrás, a Vale, etc já foram patinhos feios que davam lucro, mas eram MUITO menores. O Eike pode ser um falastrão, megalomaníaco, etc., mas é um empresário bem sucedido e com influência internacional. Para citar, temos o acordo com a siderúrgica chinesa WISCO, que construirá uma filial no super porto. Além disso, investirá US$400MI no projeto. Ainda acho MUITO cedo para termos uma idéia de como será. Mas com certeza são empresas que acompanharei os balanços e os indicadores fundamentalistas muito de perto a cada trimestre. Em relação à LLXL3, o presidente do Conselho de Administração dela é o próprio Eike. Vamos ver a capacidade administrativa dele.

  15. 15 Massa

    Paulo Ricardo, também respeito sua opinião, mas recomendo com toda convicção que faça o curso do Leitão!! (digo por experiência própria) Vai abrir muito sua visão sobre micos como empresas “X”, Gol e tantos outros papéis da moda…

  16. 16 Paulo Ricardo

    Massa!
    Pode ficar tranquilo….hehehe…não fiz o curso, mas já aprendi um bocado de coisas. Raramente especulo, e quando faço, dou preferência para boas empresas. Não costumo operar mico não. Meu perfil é de investidor e não especulador. Falo do ponto de vista de investimento mesmo. Como eu disse, os fundamentos atuais são péssimos. Mas, não são definitos…por isso disse que vou acompanhar essas empresas nos próximos anos…Sempre que escolho empresas para investir me baseio em fundamentos. Como fiz curso de contabilidade, fundamentos são aspectos familiares para mim…obviamente que não é o caso agora, mas nunca direi “nessa empresa não investirei nunca…”…o mercado e a economia são dinâmicos…e vejo esse ramo (logística) como um ramo com muito potencial no Brasil, afinal, somos muito subdesenvolvidos nesse assunto. Usamos o transporte mais caro e ineficiente de todos: rodoviário. Minha dúvida não é quanto a situação atual das empresas, e sim com a perspectiva futura….

  17. 17 Paulo Ricardo

    corrigindo: definitivos*

  18. 18 Leitão

    Oi Pessoal!
    Que bacana a troca de idéias por aqui! Parabéns e muito obrigado a todos!!
    Fazem desse espaço um lugar sadio para trocas de idéias e aprendizado sempre! Obrigado!

    Bem, Paulo, eu entendo como pensa, e realmente sua forma de análise é coerente e lógica sim. Mas o problema aqui não é o quanto a Análise está certa ou errada, e sim o quanto a Estratégia está sólida ou não.

    Vou pegar o gancho nesse assunto para discorrer mais….

    Muita gente gasta uma enorme energia em Análise, e esquece da Estratégia. As duas coisas tem que andar juntas. Um bom Investidor é feito disso: Análise + Estratégia, Segurança + Rentabilidade.

    O que vejo é muita gente gastando uma enorme energia na busca de oportunidades “escondidas”, se colocando em posições vulneráveis, e no final acaba caindo no papel de “Jogador”, e não de Investidor.

    A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média. Parece incoerente isso, mas é uma verdade. (Um parêntese: O mercado de ações já é extremamente rentável sem nenhum grande esforço nosso…)

    Se buscamos boas oportunidades, mas mantemos nossa estratégia Raiz bem segura, tudo bem. Dormimos tranquilos. Do contrário corremos o risco de cair no papel de “jogador” e ficar enxugando gelo ao longo dos anos…

    Por exemplo: Um dia a Petrobras já foi pequena, Ok, cresceu. Mas eu só a compraria depois que ela me provasse que realmente é boa. Eu não “apostaria” nela não…

    Não precisamos “apostar” no crescimento das pequenas para ter sucesso. Podemos esperar que as pequenas nos prove que realmente são boas, e aí sim fazerem valer nossa justa presença no corpo de acionistas.

    Veja a inversão: Eu espero que a empresa me prove que é boa. Eu sou o Investidor, e ela é que precisa de mim, não o contrário.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 José Renato

    Leitão, não invisto em renda fixa e estou interessado. Pelo pouco que estudei, o único investimento rentável é Tesouro Direto. Você também investe nele? Pode sacar o dinheiro quando quiser? Tem risco? É rentável?

    Abraços.

  20. 20 Paulo Ricardo

    Leitão!

    O que tu postou é exatamente o que eu penso sobre empresas e suas ações. A mesma coisa. Tenho uma expectativa em relação ao setor e vou acompanhar essa empresa. O dia que ela me mostrar que é uma empresa sólida, líder de mercado, que cresce, agrega valor à sua ação, eu comprarei. Falamos de modos diferentes, mas o que eu quis dizer é exatamente isso que você disse.

    Abraço!

  21. 21 Leitão

    Oi José Renato!
    O Tesouro Direto é o melhor em Renda Fixa mesmo. Atualmente eu não tenho pois estou com outras estratégias… Meu líquido está em CDB mesmo. Mas veja em http://www.tesourodireto.com.br e no Google que vai encontrar todas as dicas, é fácil.

    Sempre lembrando da questão de alocação:

    Alocação do Capital

    ——————————————
    Oi Paulo!
    A sim! Então entendi! É isso mesmo então! Estamos no mesmo caminho… rs

    Abraços!
    Leitão

  22. 22 Douglas

    Leitão,

    por favor, me ajuda a entender uma coisa.
    Muita gente fala de colocar o líquido em renda fixa, cdb, tesouro direto. Eu me esforço e não entendo o porque.
    Dá uma olhada em um produto de um banco que se chama Super Poupança. É uma poupança que paga uma taxa sempre um pouquinho maior que a poupança.
    Enquanto o CDB do mesmo banco rendeu em Julho 0,589% a Super Poupança rendeu 0,6060% enquanto a poupança só 0,5659%.
    Em Agosto o cenário continua o mesmo: CDB 0,615% , SuperPoupança 0,6457% e Poupança 0,6056%
    Em Setembro: CDB 0,542%, SuperPoupança 0,5598% e Poupança 0,5198 %.
    E continua assim…..

    Isso sem falar que o CDB vai me tarifar IR na retirada e portanto esses valores de rendimento não são líquidos.

    Agora, porque eu colocaria meu dinheiro em CDB ou mesmo tesouro direto (não procurei muito mas, pela liquidez não encontrei algo que me agradasse) levando em consideração que eu preciso deixar meu dinheiro parado lá pra evitar pagar altas taxas de IR?

  23. 23 Leitão

    Oi Douglas!
    Realmente você tem razão… E isso chama-se “Preguiça”. Como demanda um pouco de pesquisa e movimentações, a maioria das pessoas coloca o líquido em alguma Renda Fixa qualquer e deixa…

    Eu mesmo às vezes deixo em alguma renda fixa qualquer por pura preguiça de ficar pesquisando…

    Outro fator é o tempo. Se vou deixar muito tempo a Renda Fixa parada, aí sim coloco no Tesouro. Senão, deixo quieto no meu banco mesmo.

    No meu caso, a Renda Fixa faz parte da estratégia maior de investimento, e me concentro no mercado de ações mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Glauco

    Leitao bom dia!..
    Me ajuda a entender uma coisa… Vc disse que a imprensa e os “entendidos” estao sempre tentando arrumar um motivo pra bolsa subir ou cair… Quer dizer entao que os “motivos” sao apenas pretextos e oportunidades para especular? Tipo se Dubai vai mal eu aproveito a oportunidade pra vender minhas açoes e recomprar com preço mais baixo??
    Grande abraço e mais uma vez parabens pelo blog!

  25. 25 Leitão

    Oi Glauco!
    Obrigado!

    Bem, não é assim não. Não importam as notícias, importa a análise feita em cima do gráfico com base conceitual sólida. As notícias são só barulho de trem-de-ferro passando na janela de casa… Não damos bola não…

    Não é “se Dubai vai mal…” e sim, “de acordo com minha análise gráfica eu faço isso, faço aquilo, não faço nada, etc…

    Hoje é Duabai, amanhã é Madagascar, depois é Bahia, etc… Desculpas para o sobe e desce tem aos montes…

    Abraço!
    Leitão


  1. 1 A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...