A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média

24fev10

Oi pessoal!

Outro dia o amigo leitor Paulo (Obrigado, Paulo!) fez o seguinte comentário:

“Bom, leitão…concordo com a tua opinião. Mas em alguns pontos, penso um pouco diferente: Não me referi aos 2 anos como LP. MAS, se esse Porto Açu sair do papel com pelo menos metade do que o Eike planeja, vai ser um empreendimento fenomenal. Ainda acredito que essas empresas se tornem boas no LP. Quando eu perceber que os ventos estão soprando à favor delas, comprarei. Afinal, um dia a Petrobrás, a Vale, etc já foram patinhos feios que davam lucro, mas eram MUITO menores. O Eike pode ser um falastrão, megalomaníaco, etc., mas é um empresário bem sucedido e com influência internacional. Para citar, temos o acordo com a siderúrgica chinesa WISCO, que construirá uma filial no super porto. Além disso, investirá US$400MI no projeto. Ainda acho MUITO cedo para termos uma idéia de como será. Mas com certeza são empresas que acompanharei os balanços e os indicadores fundamentalistas muito de perto a cada trimestre. Em relação à LLXL3, o presidente do Conselho de Administração dela é o próprio Eike. Vamos ver a capacidade administrativa dele.”

—————————————

Oi Pessoal!
Que bacana a troca de idéias por aqui! Parabéns e muito obrigado a todos!!
Fazem desse espaço um lugar sadio para trocas de idéias e aprendizado sempre! Obrigado!

Bem, Paulo, eu entendo como pensa, e realmente sua forma de análise é coerente e lógica sim. Mas o problema aqui não é o quanto a Análise está certa ou errada, e sim o quanto a Estratégia está sólida ou não.

Vou pegar o gancho nesse assunto para discorrer mais….

Muita gente gasta uma enorme energia em Análise, e esquece da Estratégia. As duas coisas tem que andar juntas. Um bom Investidor é feito disso: Análise + Estratégia, Segurança + Rentabilidade.

O que vejo é muita gente gastando uma enorme energia na busca de oportunidades “escondidas”, se colocando em posições vulneráveis, e no final acaba caindo no papel de “Jogador”, e não de Investidor.

A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média. Parece incoerente isso, mas é uma verdade. (Um parêntese: O mercado de ações já é extremamente rentável sem nenhum grande esforço nosso…)

Se buscamos boas oportunidades, mas mantemos nossa estratégia Raiz bem segura, tudo bem. Dormimos tranquilos. Do contrário corremos o risco de cair no papel de “jogador” e ficar enxugando gelo ao longo dos anos…

Por exemplo: Um dia a Petrobras já foi pequena, Ok, cresceu. Mas eu só a compraria depois que ela me provasse que realmente é boa. Eu não “apostaria” nela não…

Não precisamos “apostar” no crescimento das pequenas para ter sucesso. Podemos esperar que as pequenas nos prove que realmente são boas, e aí sim fazerem valer nossa justa presença no corpo de acionistas.

Veja a inversão: Eu espero que a empresa me prove que é boa. Eu sou o Investidor, e ela é que precisa de mim, não o contrário.

Um abraço!
Leitão

Leia também…

> O Investidor, o Especulador e o Jogador…

> Previdência Privada e Feijão Tropeiro

> Gráfico histórico do IBOV desde 1963 dolarizado



16 Responses to “A busca por altas rentabilidades é uma das principais causas de resultados abaixo da média”

  1. 1 Gabriel®

    Belo post! Aliás todo o conteúdo aqui é muito bom e está ficando sempre melhor…

    Parabéns mais uma vez Leitão, e a todos que trazem idéias e dúvidas enriquecendo cada vez mais o blog!

  2. 2 Leitão

    Oi Gabriel!
    Obrigado! A turma aqui é joia mesmo! É por isso que tenho prazer em manter esse espaço, que se tornou mesmo minha cozinha (só falta o fogão à lenha, ítem básico na cozinha mineira :-).

    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Fernando AC Costa

    – Perfeito o seu comentario, mais uma vez nota 10.

    Fernando

  4. 4 David

    E complementando. Não precisa a empresa virar uma GIGANTE feito petr e valepra começar a entrar. dá pra se notar que a empresa é boa enquanto ainda pequena, vide rapt4, dtex3, eter3 e as do garimpo =)

  5. 5 Sam

    Bem Lembrado David. E sobre o que Leitão disse eu concordo .. embora devo admitir que para iniciantes isso sempre seja mais difícil. Não tem jeito, mentalidade responsável para com a bolsa de valores só vem com o tempo ( em alguns casos depois de alguns tropeços ).

    Mas claro que racionalmente falando é mais sensato investir em empresas que já são boas do que ficar empatando ( apostando ) o $ em empresas que ainda precisam provar alguma coisa.

    O problema é que muitos iniciantes pensam da seguinte maneira(e eu tb já pensei assim : Se uma empresa já é boa .. então eu já perdi o bonde. Ela já deu muito lucro a quem entrou a mais tempo.
    Ledo engano .. quando ela mostra que é boa .. quer dizer que já deu e VAI CONTINUAR DANDO LUCRO. Isso pq boa percetagem do “ela mostrar que é boa” deve-se exatamente a sua excelente forma de ser administrada.

  6. 6 Claudia

    Bom dia, parabéns pelo blog e site.

    Iniciei como trader em setembro/2009, sou novata. Comprei ações da BTOW3 em 08 de dezembro de 2009 a R$ 47,19 cada, houve uma grande queda, como também em outros ativos. Pergunto: tenho chance de recuperar este investimento ?…em quanto tempo?

    Grata.

    Abraço.

    Claudia

  7. 7 Leitão

    Oi pessoal! Obrigado!

    Oi Claudia!
    Obrigado também! As meninas aqui blog são nota 10 também!
    Vixe! Olha, você comprou uma empresa ruim, e pagou caro por ela. Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/10/07/sobre-chocolate-e-gilo/

    Não tem muito o que fazer, já que o erro foi cometido. Ela pode até subir, mas será pura sorte… Assim que puder se livrar dela com menos prejuízo, é bom viu…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Jean (s0uls)

    Só tenho que bater palmas pro Leitao, o cara é fera

  9. 9 Francisco Demasi

    Sabe o que é Leitão, é que é difícil para quem se habituou a olhar o valor total de seu investimento em ações ir sempre crescendo, não importa o tipo de besteira que tenha feito, de repente ver que desde o fim de dezembro passado a coisa não anda. E se vai um pouquinho prá frente, logo volta.
    Antes 10% todo mês, agora 10% ao ano. Antes, peito de perú, agora mortadela.
    Paciência porque é uma fase que vai passar. E olho vivo, pro caso de resolver cair mais.
    Um abraço, Francisco Demasi

  10. 10 Leitão

    Oi Francisco!
    Bem, não é bem assim não. Falando assim, parece que o mercado mudou depois da “crise”.

    Não mudou! O mercado é o mesmo de 50 anos atrás, e vai continuar sendo o mesmo… Acontece que, quem entra no mecado sem preparo na festa da alta, acaba por aprender da pior forma. E depois fica com mêdo de bolsa, o que o afasta dela, deixando para trás o melhor tipo de investimento que exite, desde que entenda como funciona…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Paulo

    Leitão, fui eu quem escreveu isso? Faz tempo já, nem lembro, mas acho que foi….ehauheuahea…porque cargas d’água desenterraste isso agora?? ehauehuauaheaue…abraço!!

  12. 12 Leitão

    Oi Paulo!
    Hehehhehe! Acho que foi!
    É que vez ou outra publico um ou outro comentário interessante, que serve para aprendizado de todos!
    Obrigado pelo comentário!
    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Claudia

    Leitão, boa tarde.

    Grata pela resposta sobre a BTOW3, entendi é jiló.
    Gostaria que vc me desse uma dica sobre cursos; os presenciais são melhores ?
    Vc indica algum DVD seu para pricipiantes como eu ?

    Abraço.

    Claudia SP/SP

  14. 14 Leitão

    Oi Cláudia!
    Disponha!

    Curso? Que tal o meu? Rsss… é pela Internet e você pode fazer de casa mesmo, veja:

    http://leitaoemacao.com/pre-inscricao.asp

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 douglas

    É pessoal, para quem tá começando é dificil entender este conceito, mas eu to aprendendo rápido.. Um curto depoimento sobre meus investimentos que comecei em dez/09. Uma dica de um amigo para entrar na agen11 foi 10 e ganhei um boa grana, pura sorte.. um mes depois com a “dica” de outro amigo entrei em telb4 a 3,10.. tomei um puta preju.. em ambas eu não tinha a menor ideia do que estava fazendo.. como pretendo formar um patrimonio comecei a procurar informação para não depender da sorte.. pois sorte é para jogo.
    Aqui tenho encontrado muita informação util e dicas verdadeiramente boas.
    Um abraço ao Leitão e aos amigos que contribuem compartilhando seu conhecimento.
    Obrigado a todos.


  1. 1 O capital estrangeiro e a bolsa no Brasil | LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...

