RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Agosto/2020
Boa tarde, amigos!
Hoje trago a atualização do Ranking de Desempenho Histórico (São analisados os dados dos últimos 10 anos dos balanços de todas as empresas da bolsa).
Com isso espero ajudar os amigos no trabalho de garimpo de boas empresas e acompanhamento dos fundamentos… (**não é recomendação de compra, é uma lista inicial de pesquisa e estudos!).
*Acrescente outros critérios pessoais como liquidez, endividamento, etc…
***Se você possui empresas mal classificadas (ou ausentes) nessa lista abaixo analise melhor com atenção nos fundamentos e veja se não está investindo em empresas ruins. Evite o erro básico de investir em empresas com fundamentos ruins.
***Mais importante do que encontrar boas empresas para investir é evitar investir nas empresas ruins. Esse ranking pode lhe ajudar nesse cuidado.
*Caso tenha dúvidas e queira discutir o assunto, fique à vontade para postar comentários nesse post, ou mesmo me enviar um email direto: leitao@leitaoemacao.com
Abraços e bons investimentos!
Leitão
#rankinghist
RANKING ______________________
(Clique sobre o código da ação para solicitar PDF com Relatório Fundamentalista e participe da doação de cestas básicas)
|
… |
|
Veja também…
> Histórico de gráficos Antes e Depois
Filed under: outros | 16 Comments
Tags:ranking
Amigos,
Atenção para o caso em particular da CVC… Apesar do bom desempenho nos últimos anos, ela está com os balanços atrasados, e devido a crise atual ela deve ser prejudicada e os balanços a serem publicados podem vir bem ruins… Isso pode fazer ela cair posições nas próximas publicações do Ranking…
Fica o alerta!
Abraços!
Leitão
obrigada
:-) Disponha, Mimi! (compartilhe com as amigas…)
Boa tarde, leitão!?
Vc investe no exterior? A partir que qual patrimônio acha interessante começar a investir fora? Quais as vantagens e desvantagens na sua opinião?
Oi Jonas!
Boa tarde!
Não invisto no exterior não. Nunca senti necessidade, então nem sei dizer mais detalhes sobre isso. Tenho alguns alunos que moram fora do Brasil e talvez eles possam falar melhor do que eu…
Eu acho que é mais complicado para ter acesso aos dados fundamentalistas ou talvez a própria questão das divisas de dinheiro, ou seja, o vai e vem de dinheiro para fora… deve ter taxas, burocracias, etc…
Eu acho o mercado nacional suficiente. Mas, pra quem tem ânimo, vai do gosto…
Abraço!
Leitão
Boa tarde, Leitão
Hoje possuo alguns investimentos e estou vendendo um imóvel e quero aplicar em ações. Quero saber de você qual seria um valor razoável para eu me tornar um “independente financeiro”?
Adilson Rocha
Oi Adilson!
Boa tarde!
Isso é muito subjetivo, pois primeiro você tem que definir o que seria ser “independente financeiro” pra você… E também depende muito do estilo de vida que você vai adotar.
Para você ter uma ideia, eu conheço alguns amigos que vivem de forma muito simples e cabem nessa categoria de “independente financeiro”, pois precisam de muito pouco para viver. Eu mesmo me incluo nessa… Apesar de no passado ter sido ambicioso e conquistado prosperidade material, a muitos anos tenho adotado uma vida mais simples e frugal. Tem a ver também com a fase da vida, a idade, etc… Hoje em dia prefiro viver com pouco e mais simples, bem diferente das ambições que tinha com 30 anos, rsss… Pra você ter uma ideia, com 30 anos eu tinha uma moto 750cc super veloz que fazia 12km/L e hoje tenho uma moto popular que faz 40km por litro para economizar gasolina, rsss….
Mas se você almeja mas “tranquilidade financeira”, tudo bem. Procure trabalhar com diligência e boa vontade, poupar sempre o máximo que puder, etc… a receita de sempre. E ao mesmo tempo reflita sobre seu estilo de vida e os valores que tem… Alguns vão precisar de muito dinheiro para ficar sossegados, outros, nem tanto…
Tem um artigo meu que fala mais sobre isso:
https://leitaoemacao.wordpress.com/2019/03/25/quanto-preciso-investir-mensalmente-em-acoes-para-atingir-a-tranquilidade/
Abraço!
Leitão
boa tarde, Professor,
Conheci o seu Blog essa semana e estou lendo muito os seus posts e análises, gostando demais ! Parabéns !!
Quero me aprofundar e fazer um curso um pouco mais adiante.
Já invisto na Bolsa mas deixei meus papeis dormindo lá por muitos anos e agora quero retomar com mais afinco.
Até quantos estralas devo considerar uma empresa com bons fundamentos para ter na certeira ?, percebi que o BBDC4 por exemplo perdeu 1 estrela nessa ultima analise e agora só tem 3 estrelas.
Muito obrigada
Marcia A.
Oi Marcia!
Boa noite!
Obrigado! Seja bem vinda aqui na minha cozinha! :-)
As estrelas e a posição na lista servem para ajudar nos estudos pessoais, mas não são determinantes. É preciso analisar diretamente os lucros, os dividendos, o endividamento, e outros parâmetros dos fundamentos da empresa.
O Bradesco (e muitas outras) reduziu lucros nos últimos balanços (a pandemia pode ter sido um dos motivos). Por isso ele perdeu posições no ranking… Mas continua com fundamentos bons.
Aqui no Blog você vai encontrar muita leitura que vai lhe ajudar nesse caminho de entendimento e aprendizado. Procure ir lendo os artigos, chats, comentários, etc…
Uma boa dica são meus livros, veja:
http://leitaoemacao.com/livros
E sempre deixo as dicas abaixo para quem chega recente:
https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/
Um abraço e apareça mais vezes!
Leitão
Oi Leitão, Muito obrigada pela resposta !
Continuo lendo o blog, estou no seu segundo livro agora. E está sendo excelente .
O primeiro papel que comprei foi em 2003 – BBDC 4 – excelente continua bom . B3 e Weg por volta de 2008 perfomaram bem.
Por outro lado eu tenho PETR, Vale e Banrisul que comprei por volta de 2008 tb e deixei “dormindo”, . Esses três creio que não fazem sentido, inclusive perdi dinheiro com eles e agora vou aguardar um momento melhor para vende-los.
Depois desse período não alterei mais a carteira,
Se eu tivesse acompanhado a evolução das empresas já teria me desfeito há muito tempo desses 3 últimos e investido em outros papeis de melhor qualidade.
Saber qdo vender é algo extremamente importante, não só qdo comprar – aprendendo na pratica rsrsr.
Sigo acompanhando por aqui.
Muito obrigada
Marcia
Oi Leitão,
Cortou uma parte do meu comentário anterior. O que tenho lido aqui no seu Blog é exatamente o que aconteceu comigo, porém eu não tinha essa visão antes, se eu tivesse acompanhado a carteira já teria vendido PETR e Vale, na epoca que comprei estavam bem em lucro e desempenho mas depois cairam muito, inclusive no seu ranking .
Banrisul está valendo muito menos hj do que qdo comprei e não me traz muitos dividendos, tenho duvidas se vale te-lo na carteira.
Como você vê esses papeis, melhor seria vender o quanto antes ou esperar uma valorização ?
Entendo que sua resposta não será uma recomendação, somente um comentário prático.
Mais uma vez, agradeço
Marcia
Oi Marcia!
Boa noite!
*Desculpe-me a demora, estive fora nesse feriado…
Que bom que você já está engajada na leitura e motivada com o aprendizado! Esse é o caminho! Tudo que é bom exige esforço mesmo… vale a pena!
Sua visão já está melhorando e já está identificando erros. Não vai mais cometê-los daqui para frente…
Petrobras e Vale realmente vivem só de fama, pois não têm mais os resultados do passado. Vale a pena sair assim que conseguir, se possível minimizando perdas, claro. Banrisul está no setor bancário, onde tem outras opções melhores sim… não precisa correr, mas quando puder sair eu acho bom… assim vai ficar com dinheiro livre para investir em empresas com fundamentos mais virtuosos…
E aos poucos você vai aprendendo mais… continue lendo o conteúdo aqui do Blog… e se surgir dúvidas, estou aqui para ajudar!
Um abraço!
Leitão
Boa noite.
Excelentes perguntas e esclarecimentos.
Então Leitão, recomecei a estudar a bolsa em Março deste ano e agora quero que seja para a vida.
A respeito do setor bancário, me posicionei fortemente no Itaú (ITUB3), e coloquei um bom dinheiro no BBAS3 e no BRSR6, ITAÚ pretendo manter por alguns anos ou para sempre, BRSR6 estou comprando aos poucos tenho 730 ações PM de 13,82, cotação de hoje 12,93, portanto no vermelho. Vi que o P/VP dele está abaixo de 0,7 e que paga dividendos, pretendo mantê-lo aguardando uma recuperação no próximo ano, faz algum sentido? Fez algum gráfico a respeito dele? Entendo que não é recomendação de compra e venda, etc e tal.
Leitão, na lista o IRBR3 aparece com 3 estrelas e quanto mais estudo esta empresa, mais rolo aparece. Em sua análise atual a respeito dela, realmente considera um bom ativo? Entendo que não é recomendação de compra/venda etc e tal.
Oi AWilson!
Boa noite!
Você está investindo na base do “vamo que vamo”… não é assim não. É preciso primeiro critérios de seleção de empresas, critérios de manutenção das mesmas e principalmente uma Estratégia de compras. Pare um pouco, estude um pouco mais, e depois volte… ficar comprando e comprando na base do “eu acho” não vai dar certo… Quanto mais capital colocar em ações, mais vai precisar de segurança no que está fazendo, senão as pernas vão bambear…
Sobe IRBR, os balanços estavam bonitos…. estavam, pois agora estão ficando horríveis…. ela está mesmo cheia de rolo… Melhor evitar e dar atenção a outras. Aqui no Brasil, onde tem fumaça tem fogo. Surgiu boatos de rolo, melhor sair fora…
Abraço!
Leitão
Valeu, grato pelas respostas. Abração.