Quanto preciso investir mensalmente em ações para atingir a tranquilidade?

25mar19

Olá, Leitão!

Como eu faço para ter uma ideia de quanto preciso investir em ações mensalmente, em média, para ter um valor X como complemento de renda/aposentadoria daqui uns 15 anos, por exemplo? Pesquisei na internet, mas as fontes divergem.

Obrigado,
Luiz Fernando

——————————-

Oi Luiz!

Esse tipo de conta exige parâmetros fixos: capital inicial; número de anos; valor de aporte mensal; taxa de crescimento; inflação; e também parâmetros não tão fixos como estimar seu estilo de vida e custo de vida futuro. Pois daqui a 15 anos você pode aumentar ou reduzir isso, dependendo da questão de filhos, moradia, etc… Isso sem falar das surpresas no meio do caminho, como mudanças de rendas para mais ou para menos, períodos de recessão ou de crescimento, doenças ou imprevistos, etc…

Ou seja, esse tipo de conta acaba sendo muito subjetiva. Eu gosto de ter sim um objetivo maior e motivador, mas uma boa sugestão é dividir isso em metas menores e mais claras, factíveis em médio e curto prazo. Assim, a cada meta atingida, dá mais motivação e você vai materializando a coisa…

Um objetivo muito distante e difícil, que exige muito sacrifício, é desmotivador. O melhor é seguir assim:

– Quanto devo poupar mensalmente? Resposta: o máximo possível, sem prejudicar sua qualidade de vida ao longo do caminho.

– Quanto preciso acumular para ter sossego no futuro? Resposta: o máximo possível, sem prejudicar sua qualidade de vida ao longo do caminho.

** Isso porque viver de renda não é um objetivo final a ser atingido; é um estilo de vida, que você vai levar sempre… aprendendo a viver bem, de forma econômica e prudente, sempre com fluxo de caixa positivo, bom colchão de poupança reservado, e fazendo bons investimentos sempre…

Algumas pessoas vão precisar de muito dinheiro para se considerarem sossegadas financeiramente. Outras, vão precisar de muito menos dinheiro.

Uma boa fórmula para isso é: trabalhe diligentemente e com satisfação, para gerar frutos do seu esforço e, ao mesmo tempo, desenvolva uma mentalidade mais simples em que precise cada vez de menos dinheiro. Assim a coisa acelera, pois você vai ganhar dinheiro mas vai precisar cada vez menos dele. Quanto menos se precisa, mais rico se é.

E aqui está um conceito acessível a todos, mas que a maioria não compreende. Se você compreender isso, torna-se um homem rico da noite para o dia: contentamento e desapego. Isso não custa nada e pode lhe trazer bastante paz no caminho. E paradoxalmente, quando mais contentamento e desprendimento, poderá obter também (caso essa seja sua porção) prosperidade material.

Uma última dica: nunca coloque o dinheiro como principal na sua vida nem na sua rotina. O dinheiro é sempre um servo, nunca um senhor.

“Tudo que vier à sua mão para fazer, faça-o de todo o seu coração.”

Abraço!
Leitão
PS.: Em tempo: tudo isso parece bastante romântico e teórico, mas digo: É verdade e dou meu testemunho de vida real. Hoje, graças a Deus, tenho tido prosperidade material, mas digo com sinceridade que não tenho apego a nada disso e isso traz uma paz enorme.

—————————-
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

> Para pensar fora da caixinha…

> Já pensou em comprar sua liberdade?

> Dividendos – Tirando o leite da vaca



12 Responses to “Quanto preciso investir mensalmente em ações para atingir a tranquilidade?”

  1. 1 Sene

    Grande prof. Leitão!
    Uma aula, não apenas de educação financeira… Uma
    filosofia de vida!
    Parabéns e um abraço.

    Sene

  2. 2 Anônimo

    Parabéns prof. ótima explicação

  3. 3 Túlio

    Oi Luiz Fernando,

    Muito comum essa dúvida, que na verdade não existe uma fórmula exata! Com o tempo e a maturidade, com investimentos graduais, a gente passa a se preocupar cada vez menos com os valores absolutos, e a carteira vai “engordando” naturalmente. No começo todo mundo tem essa ansiedade de ficar peojetando em quanto tempo vai alcançar a independência financeira, aplicando quanto?!? Devemos lembrar que o caminho é mais importante que a chegada (aprendi com o meu amigo Igor L.), e que é muito mais importante a gente levar uma vida tranquila, saudável, simples do ponto de vista material, e mais tarde o sucesso financeiro chegará com os seus investimentos.

    Em aspectos práticos, é daudável que a gente trace metas, e projetar os investimentos é importante pra a gente ter certeza que está no caminho certo. Uma dica legal é a calculadora do investidor. Baixa o app, e vc pode abusar de calcular suas projeções!

    Parabéns Mestre Leitão, fantástica reflexão!

    Abraço

    Túlio

  4. 4 Leitão

    Olá, amigos!
    Obrigado! É sempre bom trazer discussões bacanas aqui com os amigos!
    Grande abraço!
    Leitão

  5. Boa Tarde!

    Desde que li pela primeira vez, considero uma das frases mais espetaculares para viver bem. “Quanto menos precisamos para viver, mais rico nós somos”. Comecei desde então a perceber o modo de vida de varias pessoas, observei que muitas pessoas tem tudo material, mas sempre estão em busca de mais e mais para ver se encontram a “tal felicidade”, enquanto outros vivem “com pouco”, mas demonstram serem muito felizes, justamente por esse que é considerado pouco por nós é o bastante para estas pessoas.
    Ensino a meus filhos e a todos que tenho liberdade para isso, aprendam a poupar e investir bem, isso com certeza vai proporcionar uma melhor qualidade de vida com o passar dos anos. “Melhor ser rico com saúde, do que pobre doente”. eheheheh

  6. 6 Leitão

    :-)
    Grande abraço, Jânio!

  7. 7 Lúcia

    Grande professor Leitão! Sempre com excelentes textos.
    O que vc acha de BOVA 11? Seria uma boa forma de diversificação para o longo prazo? Ou seria melhor comprar as ações separadamente?

  8. 8 Leitão

    Oi Lúcia!
    Bom dia! Obrigado!

    Sobre comprar índices, não acho legal… é muito melhor selecionar as melhores empresas e investir individualmente. Dentro de índices tem muita porcaria… :-)

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Gostei da filosofia de vida!

    Contentamento–> “Digo isto, não por causa da pobreza, porque Aprendi a viver contente em Toda e Qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as as circunstâncias, ja tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” filipenses 4.11-13

    “Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças…” Eclesiastes 9-10

    Abraços.

  10. 10 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Obrigado pelo comentário! É isso aí!

    A Sabedoria está gritando no alto dos montes e nas portas, mas poucos a ouvem…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Tatuira

    Concordo com tudo escrito pelo Leitão e especialmente na observação que é tudo mto “poético e romantico” kkk mas querendo uma dica prática, aqui vai: Pensa qual é um salário satisfatório para vc e obtenha um patrimônio (de ativos, não de passivos) de 200x esse salário. Pronto.

  12. 12 Leitão

    Oi Tatuira!
    Rsss… Pois é… E muitas vezes essa geração atual só quer saber disso: dicas práticas, check-list, receitas de bolo…

    Se o foco for alimentar o desejo humano, nem todo o dinheiro do mundo satisfaz… Só mudando o foco é que a coisa dá certo… No fundo as pessoas não buscam dinheiro. Buscam sentido, paz, alegria. Acham que o dinheiro pode trazer isso, quando na verdade basta mudar a mente. E para aprender isso só com ensinamentos extraterrestres, que já foram dados a 2019 anos atrás mas poucos entenderam…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s