CHAT 09 a 15/nov

09nov15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



45 Responses to “CHAT 09 a 15/nov”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Vagner

    Boa tarde Leitão!

    CSNA3 não está merecendo uma atualização ?

    Abraço…

  3. 3 Nilson

    Boa tarde Leitão que Deus abençõe a todos que perderam tudo aí em Mariana, não vai ser fácil, mas que Deus conforte estas pessoas, grande abraço.

  4. 4 Leitão

    Oi Vagner!
    Boa tarde!

    Está sim, mas como seus fundamentos estão bem estagnados, resolvi parar de atualizar gráficos com ela… CSN e Gerdau vou deixar paradas por enquanto..

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Leitão

    Oi Nilson!
    Boa tarde!

    A tragédia no distrito de Bento Rodrigues e região, com as pessoas, animais e ecossistemas é uma coisa terrível. Já passei por lá e era uma região linda, com águas cristalinas e pessoas hospitaleiras.

    O que as mineradoras fazem aqui no estado é no mínimo preocupante. Só mesmo pedalando por entre as extrações para ver a realidade da coisa… O afastamento de Deus no coração dos homens só traz escuridão… Tragédias como estas, de grande magnitude, mostram o resultado desse afastamento do Criador. Mas tão preocupante quanto são as pequenas tragédias cotidianas, com a fragmentação da família, dos valores éticos e morais, do papel do homem e da mulher, do papel dos pais, dos filhos… Quanto mais longe da luz, maior a escuridão. Quanto maior a escuridão, maiores os tropeços do homem.

    Quem puder contribuir com as ações de emergência com ajuda e doações, é bom. Quem não puder, que coloque em oração as famílias atingidas…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Marcos

    Leitao, ta dificil bolar estrategia pra daytrade, quanto mais estudo mais me sinto um jogador

    desanima demais……

    da um dica ai se nao for pedir demais hehehehehe

    abraçoss

  7. 7 Junim

    Oi Leitão, boa tarde!

    É o Junim, que há duas semanas teve aqui lhe dizendo dos prejuízos com operações daytrade alavancadas

    Vim lhe pedir um help e vi a mensagem do Marcos ai acima

    Pois é, tô amargando um prejuízo total de 51K que já me tirou infinitas noites de sono!!!!

    Tenho muito tempo livre, tenho estudado bastante mas não consigo traçar uma estratégia segura para operar no daytrade, como o Marcos também disse, me sinto um tremendo jogador e definitivamente não posso perder tanto assim mais…

    Da uma força pra quem ta nessa vida de trader sem rumo!

    Abraço

  8. 8 Leonardo

    Leitão, boa noite.

    Venho acompanhando a TOTVS há um tempinho e os fundamentos dela parecem muitos bons, mas a ação está andando de lado faz um bom tempo. Qual a sua opinião sobre esse papel e quais outras do setor seria interessante olhar?

    Valeu.

  9. 9 Leitão

    Oi Marcos, oi Junim!
    Bom dia!

    Daytrade é uma atividade que exige dedicação em tempo integral. Não dá para fazer isso se não tiver tempo livre durante o horário comercial. Não dá para fazer daytrade também se não estiver com outras áreas da vida equilibradas, pois senão vira jogatina. Jogo vicia, vicia mesmo. Vira doença. Por isso alerto tanto para isso.

    Quando começa a dar tudo errado e a cabeça começa a fritar, o melhor é sair disso, não fazer daytrade por pelo menos uns 3 meses ou mais… Cabeça quente não combina com especulação. Especulação exige uma qualidade muito importante: frieza. Se está sentindo muito calor na cadeira e os pensamentos estão frenéticos no assunto, é mau sinal.

    Daytrade e especulação em geral é legal se você encara isso como uma atividade extra, quase como um hobby… se virar uma profissão que te consome isso deixa de ser legal… pios especulação não agrega nada para você nem para a sociedade, é apenas uma atividade de girar capital… Nós podemos e devemos ser muito mais do que apenas máquinas de ganhar dinheiro. Somos seres humanos, capazes de coisas extraordinárias. Dinheiro pelo dinheiro só gera tristeza (vide a tragédia em Mariana comentada acima).

    A maior tragédia pessoal é perder nossa condição humana, fazendo do dinheiro um deus e do capitalismo uma religião.

    Ter dinheiro no bolso é bom, o que não pode é ter dinheiro no coração.

    Se querem fazer daytrade, primeiro devem se dedicar ao Investimento, com tempo e determinação, calma e serenidade. Depois, quando construírem patrimônio de verdade com Investimento, aí sim a especulação não vira um vício e sim um hobby… fica sem pressão…

    Sei que dá ansiedade e a especulação frenética gera uma vontade de ganhar dinheiro rápido e fácil. Mas não se iludam. Não existe sucesso duradouro sem tempo, trabalho e amadurecimento…

    Espero com essas palavras não desmotivar vocês, mas com isso contribuir para encontrarem um caminho bom em que possam canalizar toda essa boa energia que possuem para o lado certo…

    —————————-
    Oi Leonardo!
    Bom dia!

    A TOTVS tem um desempenho muito bom mesmo e constante, essa merece toda a atenção sim, está ótima! Entretanto, seus preços estavam salgados então é natural dar uma refrigerada agora…

    Ela é a melhor de seu setor, com certeza.

    —————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  10. 10 fino

    Boa tarde, Leitão!!!
    Gostaria que fizesse a sua magica grafica em ccro3….faz tempo que não atualiza o grafico dela. Rompeu todos os suportes….
    Valeu

  11. 11 DJ

    Peço licença para deixar minha experiência aqui, já to meio velho de bolsa e posso dizer sem medo de errar que ficar nessa loucura de day trade, especulação desenfreada , etc só leva a mais perdas e desgastes emocionais, quando não arruína sua vida pessoal. para os mais jovens, vão com calma, já ganhei e perdi muito dinheiro em bolsa, hoje só faço BH e vivo muito melhor, acumulei um bom patrimônio , enfim , mais vale uma vida sossegada do que ser rico e viver infeliz, Desculpe se filosofei muito, mas me da angustia ver tantos jovens perdendo dinheiro, tempo e saúde na bolsa na ilusão de que vão acertar a tacada perfeita
    abraço

  12. 12 Alexandre

    Leitão, tudo bom?
    Estou acompanhando VLID3 e MDIA3 há algum tempo, para IG.
    Qual sua percepção do preço atual dessas empresas?
    Abraço

  13. 13 VH

    Oi Leitão, bão?

    Estou acompanhando várias empresas, principalmente as que você posta gráfico e a WEG tem me chamado atenção pelas quedas recentes na cotação, apesar de o lucro estar bom (embora tenha tido aumento na dívida). Você acha que ela já está chegando num preço interessante ou continua cara?

  14. 14 Leitão

    Oi Fino!
    A CCRO3, assim como uma boa parte das empresas brasileiras, está indo mais devagar esse ano, e pelo visto teremos também um 2016 de retração…

    Quanto ao gráfico de preços, como ela é uma ação que uso só para Investimento e não para Especulação, não atualizo com frequencia. As outras, que também especulo, atualizo com mais frequencia…

    Olhei agora o gráfico e a tendência de baixa ainda permanece…

    ———————————
    Oi DJ!
    Obrigado pelo seu depoimento, isso ajuda a muitos.

    Como sempre falo aqui no Blog, especulação é bom e não é pecado, desde que feito da forma certa e moderada, sendo que devemos concentrar a maior parte de nosso capital e energia para o Investimento, que vai construir patrimônio de verdade…

    ——————————-
    Oi Alexandre!

    A VLID3 mantém um desempenho muito bom e é de crescimento, então o preço mais caro é justificável. A MDIA3 também tem bom desempenho sim, mas retém demais os lucros, pagando baixos dividendos…

    As duas têm bom desempenho, mas a VLID3 é mais voltada para os acionistas.

    Olhe com calma cada uma e veja se encaixa em seus critérios pessoais e sua estratégia, até porque são setores diferentes…

    —————————–
    Oi VH!
    Bão!

    A WEGE3 é uma das melhores empresas da bolsa, com desempenho muito forte e consistente. Mesmo em momentos de dificuldades na economia ela continua sempre firme. A gestão dela é muito profissional e competente e sempre voltada para seus acionistas.

    Seus preços estão sempre elevados mesmo, justamente pela boa qualidade da empresa. Mas ela também é boa pagadora de dividendos, o que compensa. Mesmo que eventualmente se paga mais caro, ao longo dos anos com seu crescimento isso compensa…

    Pode olhar ela com calma pois merece…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  15. 15 VH

    Leitão, valeu pelo comentário sobre a WEG.

    Como estou montando minha carteira, estou acompanhando empresas boas de vários setores, para comprar uma por mês.

    BBDC e ITSA continuam aumentando os lucros, mas também tiveram quedas nas cotações nos últimos meses. Considerando o histórico, os indicadores já estão estão num patamar mais baixo do que o que costuma ser?

    Abraço

  16. 16 Leitão

    Oi VH!

    Que bom que está formando uma disciplina e procurando montar uma carteira com boas empresas e diversificadas…

    Os três melhores bancos são o Bradesco, BB, Itau. Não posso ficar opinando muito pois isso pode influenciar a iniciantes e prejudicar. Procure ver quais encaixam nos seus critérios pessoais… qualquer um dos 03 merece essa atenção…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 LC

    Leitão,

    há realmente necessidade de estudar todos os tipos de candles ou somente os aprendidos no curso já são suficientes ?

  18. 18 Vagner

    Leitão, bleza ?

    Acompanho o gráfico do IBOV e sei que é um gráfico sucateado, com empresas boas e ruins e etc…

    Mas diariamente tenho uma sensação estranha ao acompanha-lo…

    Parece que ao invés dele demonstrar o andamento das ações o que vejo é o oposto… se ele sobe, a massa compra, se ele começa a cair, a massa vende…

    E no fim do dia tenho comparado alguns gráficos de ações com o IBOV e vários ficam muito parecidos, quase idênticos, o que aumenta ainda mais essa minha sensação!

    Tô doidão ou faz um pouco de sentido ?

    Isso tem me gerado insegurança em especular, pois ao perceber que o IBOV está em um canal de baixa e noto uma oportunidade boa, fico com receio achando que mesmo a ação estando em tendencia de subir, o IBOV vai puxar ela pra baixo!

    Perdão pelo longo texto… da um help…abraço!

  19. 19 Azê

    Junim,

    Espero que ainda esteja por aí. Vim deixar um pouco das minhas impressões também. Vou contar um pouco do meu caso.

    Daytrade é um negócio muito desgastante. Por mais que você tenha tempo livre, você fica o dia inteiro apreensivo olhando pro PC, contando os segundos para surgir o próximo candle. Se você ainda estiver operando com pouco dinheiro o desgaste é pior, pois a valorização da operação tem que ser maior pois você antes de ganhar algum dinheiro tem que pagar as taxas operacionais, piorando sua relação risco-ganho. Em dias que o mercado está morno você acaba “inventando” oportunidades na ânsia de conseguir algum lucro e acaba se dando mal. Tudo isto afeta seu julgamento e só vai tornando as coisas piores. Precisa de muito dinheiro (para não ter a necessidade de valorização alta para sair com lucro) e muito sangue frio para daytrade. Daí pra entrar na jogatina, é imediato.

    Se você não tiver parâmetros e regras muito definidas de entrada ao identificar uma oportunidade e saída em caso de valorização/desvalorização é jogatina. Tenho um parente que é jogador compulsivo e a lógica é exatamente a mesma. No ímpeto de “pagar pra ver”, você fica cego e leva um tombo grande. Pra piorar, você acredita que na próxima jogada sua sorte vai virar e vai recuperar tudo o que perdeu. E não vai.

    Esqueça o seu prejuízo, deixe um pouco de lado os movimentos especulativos e bola pra frente. Quase todo mundo que lida com bolsa já passou por isso. A melhor coisa que eu fiz foi deixar meus prejuízos no passado e fazer investimentos graduais na bolsa visando o longo prazo, onde as oscilações não importam muito mas sim o desempenho da empresa que você é sócio. Até mesmo o swingtrade me prejudicava, já que ia pra cama imaginando se a operação ia atingir ou não o seu objetivo e em quanto tempo isso ia acontecer. Hoje durmo igual um bebê.

    Hoje em dia eu faço especulação? Faço, mas numa proporção infinitamente menor que no passado, com regras bem definidas e somente quando é uma oportunidade clara (claríssima, na verdade). Já faço a compra sabendo o quanto eu posso ganhar ou perder. Deixo tudo programado e paro de olhar a ação. Só fico sabendo do seu resultado dias depois, quando recebo por email o aviso que o meu Stop foi acionado. E ainda assim, esse lucro ou prejuízo não é nada razoável. Não é algo que vai me deixar eufórico se eu tiver lucro, E o mais importante, não é algo que vai me chatear se eu tiver prejuízo.

    Um abraço,

  20. 20 Leitão

    Oi LC!

    Os candles que passo durante o curso são mais que suficientes. Existem uma infinidades de candles e técnicas adicionais, mas vão mais lhe prejudicar do que ajudar.

    Quanto menos indicadores precisar para fazer uma leitura clara e eficiente, melhor. O “estado da arte” em Análise Gráfica é apenas olhar para um gráfico, limpo, sem nenhum indicador, e já ler claramente o que está lá… tente desenvolver isso…

    ————————-
    Oi Vagner!
    Sim, sua impressão está correta. A massa olha muito o IBOV, apesar de ser um índice ruim. E a mídia também só fala dele o tempo todo, incentivando ainda mais a massa… Todos os dias você vai ver notícias nos jornais se referenciando pelo IBOV (o que mostra a miopia da mídia)…

    Ao fazer uma leitura do mercado tempos que levar o IBOV em consideração, entretanto, cada ação em particular tem sua leitura. Sei que às vezes é difícil equalizar isso, mas tem que desenvolver essa habilidade. Leia primeiro cada ação desejada e faça uma análise particular, depois faça uma análise geral do setor da empresa (compare com outras do mesmo setor) e por fim use o IBOV para ver a massa… Tente equalizar tudo isso. Parece difícil, mas verá que depois é coisa rápida e prática…

    ————————
    Oi Azê!
    Obrigado pelo ótimo comentário!

    Assino em baixo!

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  21. 21 Vagner

    Leitão,

    agradeço a resposta… mas acho que você respondeu voltado mais para investimento, não ?!

    Ao identificar um ponto de suporte na ação que estou especulando, vou ao IBOV e percebo que dentro de um canal de baixa, ele está caindo depois de alcançar um ponto de resistência… daí fico com a impressão de que a leitura realizada na ação que estou especulando vai por água abaixo, pois mesmo tendo a probabilidade dela subir, o IBOV em momento de queda vai empurra-la pra baixo….

    Pegando um gancho na pergunta do “LC”, os demais candles não são importantes em leituras intra-day ?

    abraço

  22. 22 RIOS

    Ola Leitao,
    Nessa sua jornada de acumulacao de patrimonio, vc ja passou por quedas no valor de suas acoes de ate qtos % desde o ultimo topo alcancado?
    Por exemplo: a carteira valia 100K no seu maximo e passou a valer 60K 6 meses depois…etc valeu

  23. 23 Pepe

    Leitão, Interessante a pergunta do Rios…por favor, traga pra gente algum depoimento sobre sua experiencia pessoal na bolsa nos anos recentes…
    Não precisamos de valores, mas seria interessante saber como se comporta sua carteira, que já é antiga, nesse período de volatiladade e qual é seu comportamento em relação a isso.

    Grande abraço!
    Pepe

  24. 24 Leitão

    Oi Vagner!
    Meu comentário foi referente a Especulação mesmo… Essa sua impressão acontece mesmo, mas vale o que comentei antes: analise separadamente cada ação (a análise individual tem mais importância do que a do IBOV). Depois, use o IBOV para auxiliar. Na dúvida, não opere. Devemos manter o controle emocional e procurar especular quando tudo estiver a nosso favor. Se pintou dúvida ou insegurança, fique de fora e aguarde momento melhor.

    ————————-
    Oi Rios! Oi Pepe!

    Quando minha carteira era muito nova ela sofria muito com as oscilações, o que é normal. À medida que a carteira vai amadurecendo ao longo dos anos ela vai ficando menos sensível aos solavancos do mercado.

    Quando se está começando (primeiros 3 anos) é bem normal ver a carteira em vermelho, e dependendo dos solavancos -50% é normal… Por isso o foco não é em PREÇO, pois preço varia muito… o foco é em acumulação de QTDE de ações. Quanto mais qtde acumulada, melhor, pois com o passar dos anos a sensibilidade por preço cai e os resultados por qtde chegam (dividendos)…

    Ano passado, por exemplo, mesmo com a retração econômica os dividendos foram bons (ignorando-se preços). Esse ano já está bem ruim, os dividendos devem fechar bem abaixo da média, talvez metade do que foi ano passado, ainda não fiz as contas mas acho que vai ser isso…

    Desde que Dilma foi reeleita em outubro de 2014 eu já estava esperando retração. Mais 4 anos de um governo já saturado daria nisso mesmo, e agora ao final de 2015 ainda teremos mais 3 anos de Dilma… é dose! Mas faz parte, e isso acontece com qualquer gestão que fique mais que 8 anos no poder, pelo visto… não é uma ciência exata, mas é minha percepção de senso comum mesmo… por isso devemos investir com segurança para qualquer cenário….

    O lado bom é que, com a crise de gestão e reflexos na economia, os preços das empresas tendem a ficar baixos, o que é bom para mais acumulação. O difícil é acumular quando tá todo mundo pessimista, por isso poucos o fazem de verdade…

    No meu caso tenho diversificação de renda em ações, imóveis, renda fixa, etc. Então pinga de todo lado… Mas o mais importante está aqui: Sempre mantive meu custo de vida bem baixo então consigo passar bem por essas sazonalidades… vivo bem com apenas 30% de minha renda, o que dá tranquilidade mesmo em momentos de muita retração… Esse é um bom hábito de devemos sempre desenvolver, viver com pouco. Pois muita gente acaba relaxando e elevando seus custos de vida quando as vacas estão gordas, aí vem o capim seco, as vacas emagrecem…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  25. 25 RIOS

    Leitao,
    Surgiu uma duvida?
    Qdo vc diz que vive com 30% da renda total ,isso representa quanto do patrimonio total mensalmente? Qual a taxa de retirada que vc considera segura? 0,3%-0,4% seria uma retirada mensal sustentavel?? abracao

  26. 26 Costa

    Leitão,

    Você não acha que devemos avaliar as ações sociais e ambientais das empresas, quando definimos nossos investimentos? Apesar de ter feito seu curso, não vejo comentários sobre essas questões.

    Tomo como exemplo o triste caso da subsidiária da Vale, responsável pela tragédia aí em Minas…

    Você mesmo falou, mais em cima, que não podemos perder nossa condição humana, fazendo do dinheiro um deus e do capitalismo uma religião.
    Se ficarmos analisando apenas a condição financeira das empresas, não acha que seus gestores, para corresponder nossas expectativas como acionistas, vão fechar os olhos para as questões sociais e ambientais (ou mascará-las em forma de relatórios de “sustentabilidade”), colocando sempre o dinheiro em primeiro lugar?

    Reflexões…
    Abraço da Bahia,
    Costa

  27. 27 Pepe

    Muitíssimo obrigado pela resposta.
    Vc é sempre muito sereno e passa muitas boas mensagens.
    Aprendi mais um pouco hoje.
    Grande abraço!

  28. 28 Leitão

    Oi Rios!
    Rsss… 30% equivale a 30% de retirada avinda de dividendos, alugueis, juros, etc… Procuro sempre deixar boa parte para reinvestimento, se puder ser 70%, ótimo, senão, vai o que der… mas sempre mantendo o fluxo de caixa no azul, ou seja, gastar menos do que se ganha.

    Teve uma época que eu estava construindo muito, então gastava demais… obra é dureza… mas dava um frio na barriga… detesto andar com fluxo no limite, prefiro andar com folga…

    ———————–
    Oi Costa!
    Sua colocação é bem pertinente, e infelizmente é isso mesmo que ocorre. Os gestores colocam sempre o dinheiro em primeiro lugar, e até mesmo as ações “sociais” ou mesmo “ecológicas” são só para dar satisfação à sociedade e continuar girando a máquina.

    Acontece que isso é o Sistema Capitalista sobre a qual a sociedade moderna é fundamentada…

    O fato de adquirirmos ou não ações no mercado aberto não altera o sistema. As empresas só se preocupam em fazer bom marketing na hora de abrir o capital, vender a empresa na bolsa. Depois que as ações estão em circulação não faz a menor diferença quem as compra, são todos Sócios Anônimos, aí fala mais alto o Sistema.

    A pressão por mais responsabilidade social deve vir primeiramente de cima, pelo governo, que teoricamente deveria defender os interesses sociais acima do lucro desenfreado. Não é errado ter lucro, errado é só ter lucro e nada mais. E além de vir por cima, deveria vir por baixo, através de consumo consciente…

    A questão é: podemos ser bons cidadãos, agindo de forma ética e moral em nosso dia-a-dia, com cada um que encontramos em nossa frente, fazendo um mundo melhor mudando nossa forma de agir e de pensar, a despeito de estamos inseridos em sistemas sociais complicados. Estamos inseridos no Sistema e fazendo nosso melhor, sem nos contaminarmos ou sermos dominados por ele.

    E se é de sabedoria e esperança o que mais precisamos, o melhor lugar para isso é na Bíblia: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2)

    Se for parar para analisar o mundo ao nosso redor, ficamos depressivos e desesperançosos. O homem é limitado e não tem respostas para seus próprios problemas fundamentais. As respostas, a Verdade, o Caminho e a paz que excede todo entendimento estão em um livro de Sabedoria antigo muito famoso e pouco compreendido, um manual para a vida deixado pelo próprio Criador…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  29. 29 VC

    Leitão,

    se ao traçar uma estratégia, entrar em uma oportunidade de especulação e durante o acompanhamento do swing trade perceber que houve uma nova congestão de preços dentro do fibonnaci, desconsidero a leitura anterior e refaço uma nova leitura definindo novamente pontos de suporte e resistencia ?

  30. 30 Leitão

    Oi VC!

    Pode-se fazer isso, mas foge da disciplina anterior. Se planejou um trade com inicio e fim, execute o planejado, mesmo que eventualmente surja nova leitura favorável… Muitas vezes a esperança de mais retorno se reverte em perda, e isso frusta. Por isso é melhor ser fiel aos planos e seguir certinho…

    Depois de encerrar uma posição especulativa é bom até dar uma pausa. Evitar especular mais logo em seguida. Essa ânsia por mais às vezes nos leva à precipitação…

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Roger

    Leitão,

    ITSA4 não está em momento bom ?

  32. 32 RIOS

    RSS
    Deixa eu refinar minha pergunta entao..
    Perguntei de % sobre o patrimonio total pois como vc mesmo disse os dividendos devem cair 50% ..
    Nos juros vc leva em consideracao somente o ganho real (liquidos de IR e inflacao)?
    Esses 30 % sao fixos, ou seja , se cairem os dividendos vc diminui seus gastos?? Mas vc ja tenta viver com pouco entao deve subir o percentual , o que leva a um menor reinvestimento e menor aproveitamento da fase de baixa para comprar mais acoes??
    So para entender a sua estrategia de gastos dos proventos… abracao

  33. 33 Vagner

    BBDC3 também em região interessante, próximo ao suporte… certo ?!

  34. 34 Gabriel

    Leitão, qual sua opinião sobre LEVE3? Queria apenas sua percepção, sabendo que não é recomendação.

  35. 35 Rafael

    Leitão,

    em leituras de curto prazo para especulação, você utiliza a escala semi-log ou aritmética ?

    Ja notei que ao traçar a linha de tendência com a escala aritmética e depois mudar para semi-log, o traçado da linha de tendência sai totalmente do eixo…

    Qual escala devo usar para períodos curtos ?

  36. 36 Alan

    Leitão, você disse que CSNA3 tá estagnada. Então não aconselha especular com esse papel por agora ? Arriscado ? abs

  37. 37 O garoto da motocicleta

    “E a especulação continua a fascinar…” rs

  38. 38 Leitão

    Oi Roger!
    Aqui no Blog não posso dar dicas diretas de operação… Mas olhei agora e por enquanto ela continua congestionada, sem tendência definida…

    —————————
    Oi Rios!
    Rsss… já faz alguns anos que não fico mais controlando isso minuciosamente assim… coloquei no piloto automático do bom senso e da pática. Procuro manter sempre o fluxo de caixa positivo e folgado, só isso…
    :-)

    —————————
    Oi Vagner!
    Vale o que comentei acima para o Roger, não posso dar dicas diretas… Mas está também congestionada… Na semana que vem vou dar uma atualizada nos gráficos, aí fica melhor…

    ——————-
    Oi Gabriel!
    A LEVE3 andou melhorando sua gestão e agora está mantendo um resultado constante, mesmo nesses anos de retração. Inclusive pagando bons dividendos… Vale a pena olhar para ela com calma agora…

    ————————-
    Oi Rafael!
    Para leitura de curto prazo a aritmética é melhor. A escala logarítmica é mais útil somente para períodos grandes como 10 anos por exemplo…

    Mas o mais importante é ter em mente os conceitos de leitura de psicologia de massa por trás das linhas…

    —————————-
    Oi Allan!
    Pois é, o melhor é sempre procurar especular com ação boa, vigorosa em seu fundamentos. Pode-se especular com ação de fundamentos ruins e às vezes mais volátil nos preços, mas isso aumenta o risco. E risco, quanto mais pudermos evitar, melhor.

    ————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  39. 39 Vagner

    Leitão,

    é extremamente desolador a tristeza que os franceses vivem nesse momento. A falta de amor ao próximo e o terrorismo aumentam cada vez mais e isso só traz mais sofrimento e insegurança ao mundo.

    Diante de tamanha imbecilidade, fico imaginando um terror de tamanha proporção aqui no Brasil. Acho que o país não possui estrutura psicológica pra suportar tamanho acontecimento. O comportamento de massa derrubaria totalmente a bolsa, além do caos total que presenciaríamos nas ruas e infinitos outros problemas.

    Que Deus proteja a humanidade de tantas mentes perturbadas!

    Qual sua opinião em uma situação dessas por aqui…?

    abraço!

  40. 40 Max

    Leitão bom dia, vc recomenda a criação de clube de investimento? Seria para mim e uns amigos para diluirmos as taxas.

    Obrigado!

  41. 41 Leitão

    Oi Vagner!
    Ao tomar conhecimento desses fatos e ver o sentimento geral pelo mundo eu não me espanto… Infelizmente a humanidade caminha para o tempo do fim, e isso quem diz é a própria Bíblia, o próprio Deus.

    Os homens se afundam cada vez mais nas trevas, e isso não é força de expressão não. É o curso normal destinado a esse mundo. Basta parar um pouco e olhar ao redor…

    Para isso os governos não têm respostas, a política não tem respostas, a economia não tem respostas, a ciência não tem respostas, a filosofia não tem respostas, o homem não tem respostas…

    Seria desanimador e triste, se não houvesse esperança maior, acima do que o homem é capaz. A Bíblia tem as respostas de que tanto precisamos, e é ela que me dá paz em meio ao caos desse mundo, viu… digo isso sinceramente, e humildemente. O que seria de nós sem esperança, fé e amor…

    Sobre o tempo do fim (nosso dias atuais) veja, por exemplo, Mateus 24:6-8

    “E vós ouvireis falar de guerras e rumores de guerras, todavia não vos desespereis, porque é preciso que tais coisas ocorram, mas ainda não será o fim. Porquanto, nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Contudo, esses acontecimentos serão apenas como as primeiras dores de um parto. ”

    Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará”

    E também 2 Timóteo 3:1-4 “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.”

    E ao longo de toda a Bíblia um relato fiel da natureza humana, pois todos somos reféns de nossa natureza má, e somente podemos ser perdoados se tivermos fé e amor à Sabedoria…

    Sei que isso extrapola o tema aqui do Blog e às vezes alguns amigos leitores vão estranhar isso, mas lidar com o assunto bolsa de valores, investimento e dinheiro exige da gente uma visão mais ampla da vida, exige Sabedoria. Sem Ela, o dinheiro apenas escraviza. E como disse antes, se é de esperança e sabedoria o que tanto precisamos, digo com toda a certeza, ela está na Bíblia. Mas para ler e entender é preciso uma chave especial, chamada humildade e fé. Sem isso a Bíblia não passa de um livro grosso…

    Espero não ter cansado os amigos com o texto, mas se esse meu depoimento pessoal levar pelo menos um para a Bíblia, já valeu…

    Abraços!
    Leitão

  42. 42 Leitão

    Oi Max!
    Olha, não recomendo não… Investir individualmente já traz pressão e emoções. Investir em grupo só potencializa os problemas…

    Tem um ditado que diz: duas cabeças pensam melhor que uma. Na bolsa, isso não funciona. Cada cabeça deve decidir seus investimentos.

    É mais fácil, mais rentável, mais seguro, mais sossegado e mais prático investir individualmente. Assim cada um toma suas decisões de forma independente e debaixo de seus critérios. E os custos são baixos, não precisa ratear para baratear ainda mais…

    Agora, mesmo que cada cabeça faça de um jeito, existe sim uma linha de princípios de investimento comum a todos e que é bem saudável seguir, e é isso que ensino a meus alunos…

    Abraço!
    Leitão

  43. 43 Vagner

    Leitão,

    é edificante como coisa boa só atrai coisa boa. Assino em baixo em cada palavra dita, ou melhor escrita por você. Sou cristão e compartilho exatamente do mesmo pensamento.

    Sou mais jovem, com muita sabedoria ainda por aprender e muita ansiedade ainda por diminuir… é um processo gradativo…

    Diariamente percebo sinais em diversos acontecimentos nesse nosso mundo, mundo esse que parece estar cada vez mais perdido, e o ser humano não percebe como a Biblia já nos previu há milhares de anos atrás…

    Acompanho esse blog desde 2008 e fiz essa pergunta já sabendo o nível da resposta, exatamente por notar em você não só o desejo de ensinar conhecimentos técnicos sobre determinado assunto às pessoas, e sim ser o diferente, edificador, que mais do que conceitos simples, tenta repassar princípios sólidos que podemos levar pra vida toda.

    Fiz seu curso em 2009 e nunca tive de fato coragem de entrar na bolsa. Todos esses anos acompanhei o blog não só em busca de conhecimento técnico, mas sempre que começo a ler suas respostas aos comentários, já vou lendo sabendo que algum conselho pra vida ali está contido, e pode ter certeza, pelo menos pra mim faz toda a diferença.

    Sou de BH, também torço (sofro) pelo Galão da Massa, também sou analista de sistemas, cristão, participo de uma célula de oração e quando quiser marcar uma resenha pra prosear sobre bolsa e nosso Deus lá no mercado central em pé acompanhado de um filè acebolado é só falar! hehehe

    Que Deus o abençoe cada vez mais por sua bela contribuição à sociedade.

    Forte abraço e muito obrigado pelos princípios até então aprendidos!

  44. 44 Leitão

    Oi Vagner!
    Bom dia!

    Puxa, muito obrigado! Eu que agradeço, pois caminhar junto com os amigos é sempre bom e traz crescimento…

    Valeu mesmo! :-)

    Um abração!
    Leitão

  45. 45 Antonio Carvalho

    Ola DJ! Tudo bem? Podia por favor explicar o tipo de investimento BH, informaou no Item 11 de 10 de Nov passado. Muito obrigado e um abraco.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s