Cardápio Alternativo – FFTL4 – 24-02-2012
Após uma semana de feriado prolongado, espero que estejam todos bem e corados! :-)
Finalizando a sequência de revisões do meu “Cardápio Alternativo”, hoje trago a Fosfértil – Vale Fertilizantes, Confab e Ferbasa.
Ao todo foram 08 revisões!
> Para acompanhar a revisão completa de cada uma use o cardápio ao lado, clicando sobre as menores com “x-” na frente…
Vou tentar resumir em um parágrafo alguns conceitos que valem ser lembrados nesta revisão geral deste ano:
Carteira de ações é um time, em que uns compensam os outros e ao final o conjunto sai vencedor; Errar faz parte, e ter estratégia não é a ausência total de erros, mas sim saber administrá-los ao longo do percurso; Paciência, tranquilidade, frieza, segurança e perseverança são qualidades fundamentais ao Investidor; Não devemos ficar eufóricos com os bons resultados, e nem tristes com os maus resultados – devemos ficar serenos com a consciência de agir certo ao longo do tempo. Investir em ações realmente bom, fácil, rentável, seguro e prazeroso, desde que visto com o olhar certo – Protege da inflação, supera a renda fixa, paga poucos impostos… e ainda é lícito! :-)
Abraços!!
Leitão
Veja também…
> Quando o assunto é bolsa de valores…
Mais: Lista de artigos do Blog | Chat’s | Livro
Filed under: gráficos, x-fftl4 | 8 Comments
Leitão, só uma dúvida que me ocorreu vendo os comentários sobre a FFTL4.
Para esta especificamente, você mencionou que a tem como opção de diversificação em carteira de IV (…me fiz entender pois mencionou isso claramente, e compara sua evolução de 2009 até a data atual)
Para as demais do ‘cardápio alternativo’ (vejo que vez a mesma menção de comparar suas evoluções de 2009 até a data atual), então…, a diversificação que menciona na maioria das vezes pende para carteira de IV, ou tem ações do cardápio alternativo que mantém dentro da estratégia de IG também?
Por quê pergunto isso? É só pra dar mais uma norteada a respeito de estratégias…IG e IV. Uma vez que não tenho capital disponível para IV, um cardápio alternativo dentro de critérios da estratégia de IG, seria também saudável? Haveria uma condição de predisposição maior a risco numa estratégia desta? Haveria algo a ser considerado em complemento dentro da análise destas empresas ou a saúde de seus fundamentos são suficientes?
Saudações,
Oi JayQuest!
No meu cardápio como um todo eu faço IG e IV (Investimento Gradual e Investimento em Valor) – Só evito abrir demais minhas operações pois não quero influenciar terceiros, pois como sempre falo abro aqui minhas atividades para fins educacionais, e nunca operacionais. (Algumas operações que faço eu nem publico aqui. Procuro publicar o que tem valor educacional para a turma).
Uma coisa não briga com a outra. Acontece que, para meu caso em particular, algumas são mais interessantes para uma estratégia e menos para outra.
Já no seu caso fazer Investimento Gradual é sempre saudável, respeitando os conceitos que a estratégia exige, e um deles e principal é: a empresa tem que ser filé, ter qualidade em seus fundamentos e ter perenidade… Por exemplo: A Confab não é apropriada para Investimento Gradual pois está fechando capital, está fraca, etc… Já a Eternit é apropriada sim, pois vem sendo bem administrada e tem resultados perenes…
Em fim, para manter uma estratégia de Investimento Gradual saudável basta você continuar seguindo o que aprendemos durante o curso, e agregou depois disso junto com a turma.
Um abraço!
Leitão
Boa noite Leitão,
A CVM formalizou o cancelamento de registro de companhia aberta no último dia 23/dez e a partir desta data as ações (FFTL3 e FFTL4) deixaram de ser negociadas diretamente na BM&FBovespa.
A VALE fez o resgate pelo preço unitário ofertado no leilão da oferta pública de aquisição (OPA) realizada em 12 de dezembro de 2011, R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por ação em 25/01/2012.
Ela fazia parte da minha Carteira de IG, tive um lucro de 52,6% desde 04/05/2010 até o dia 26/01/2012 quando recebi o dinheiro do resgate das ações.
Abraço,
Luis Henrique
Ok, valeu pela resposta, e adiantou sim pra mim consideravelmente.
E compreendo, lógico, quanto a questão educacional vs. operacional.
Não se carece de nada a mais quanto a ‘fins operacionais’, os ‘fins educacionais’ já dão um show!
Fiz a pergunta para absorver também quanto ao que citou sobre ‘erros’, e isto dentro de estratégia de IG.
(Putzzzzz….e acabe de me lembrar e correlacionar…)…na verdade a condição de ‘erro’, está para o critério de ‘cartão amarelo’ (parar a compra), ‘cartão vermelho’ (desfazer das ações) no que se refere a estratégia IG, e que também não dispensa a instrução:
“Paciência, tranquilidade, frieza, segurança e perseverança são qualidades fundamentais ao Investidor; Não devemos ficar eufóricos com os bons resultados, e nem tristes com os maus resultados – devemos ficar serenos com a consciência de agir certo ao longo do tempo.
Valeu, foi bom pra relembrar o ensinamento.
Saudações.
Oi Luis!
Boa noite!
Foi total falta de atenção minha!
Como saí de férias em dezembro e janeiro, só agora estou revisando. Fiz uma análise da FFTL4 diretamente sem consultar minhas contas nas corretoras (mantenho 03 contas em corretoras diferentes)….
Peço desculpas a todos pela falta de atenção!
Vou conferir a situação final dela amanhã. Uma pena, pois apesar de poucas, gostaria de mantê-las em carteira… Vou remanejar para outra…
Um abraço!
Leitão
Pessoal, sobre o que o Luis Henrique comentou a respeito do cancelamento de registro de companhia aberta da FFTL, o que ocorreu com os acionistas. Todos receberam o mesmo valor pelas ações ? Tanto a ON quanto as PN possuíam Tag Along ? Ou tag along nesse caso não se aplicava ?
ST
Perdão. Era pra ser uma pergunta. O que ocorreu com os acionistas das ON e PN ?
Oi Chumbinhow!
A empresa ofertou um bom valor tanto para as ON quanto PN, e no final todos saíram ganhando… Foi um fechamento bom e coerente com a boa gestão padrão Vale.
Um abraço!
Leitão