IBOV – Gráfico – 31-01-2011

01fev11

Olá, pessoal!

Estou aqui tirando a poeira dos móveis, e já organizando a minha cozinha. Ainda estou tentando voltar ao meu ritmo depois das férias. O mar e o sol da Bahia me deixaram numa lesera… Rssss… Ô terra boa! E o baiano recebe o turista como ninguém!

O difícil é encontrar baiano na Bahia! O que tem de gringo e gente de outros estados por lá não é brincadeira. Mas fiz de tudo para ter contato com o povo da região, sempre muito receptivos, e provar o tempero local…

Bem, voltando aqui na cozinha, dei uma conferida geral no mercado e atualizei todos os gráficos!

Devagar vou colocando a casa em ordem, e esse ano quero incrementar ainda mais o blog com mais análises fundamentalistas e análises de valor, um cardápio mais elaborado, etc… Aos poucos vou voltando ao ritmo! Por hora, seguem os gráficos para dar uma leitura geral no mercado!

Um grande abraço a todos(as)!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...



11 Responses to “IBOV – Gráfico – 31-01-2011”

  1. acho que a tendência maior do ibovespa é de queda, não por causa dos gráfico, por causa da herança política dos últimos 8 anos.

  2. Olhando pelo gráfico semanal eu não estou tão confiante assim. Alguns fatores referente a política econômica do atual governo estão espantando os investidores na minha opinião. Vamos ver, mas não estou nada confiante.

    Abcs,

  3. 3 Leitão

    Oi Wagner!
    Nos últimos 16 anos tivemos melhorias significativas nos governos e por consequência na economia como um todo. O Brasil está na moda, e está jogando um bolão…

    ————————-
    Oi FI!
    O mercado de ações reflete sempre expectativas futuras, de forma que a mudança de governo já foi precificada a meses atrás… Se o mercado subir ou cair agora, não será por fatos atuais, e sim expectativas futuras que muitas vezes nem sabemos ainda.

    Por isso é mais fácil ler o comportamento da massa no momento presente e nos posicionarmos diante dele. Observar uma manada se locomovendo é mais fácil do que buscar entender os motivos para seu deslocamento…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Fredi

    Mas como diz o Leitão:
    Se sobe é bom se cai é bom tb. Assim compramos ótimas empresas com um ótimo preço.
    Certo?
    Att

  5. 5 Sam

    Ao contrário do amigo acima eu estou SUPER CONFIANTE, c dinheiro reservado na poupança e doido que desabe logo de vez essa bagaça p eu poder ir p cima comprando barato hehe.

    Leitão, seja bem vindo ao blog, e que bom que gostou de minha terrinha. Volte Sempre.

    abç

  6. 6 Laenir Ana

    Um bom ano a todos!

  7. 7 Leitão

    Oi Sam!
    É isso aí!

    E olhe, gostei mesmo dessa terra boa e desse povo jóia viu! Voltei até com sotaque! Rsss…

    Abração!
    Leitão

  8. 8 Fernando

    ô loko.. qta confiança… baseado em que? Brasil é o país da vez? Mas nem rompeu o TH e o México que NÃO é o país da vez já se mandou…

    Nosso mercado fraquinho mesmo com EUA se mandando lá pra cima…

    Enfim, pra mim nao tem tendencia de alta mais.. tendencia e alta eh topos E fundos ascendentes. Fundo de maio/junho foi abaixo dos outros, tirou IBOV da tendencia de alta, depois tivemos um canalzinho de alta aonde formou um topo MAIS BAIXO que o anterior… já era tendencia de alta até formar novo pivot. E eqto isso nao acontecer é mercado INDEFINIDO.

    Basicamente estamos numa enorme regiao de congestao 57/60 até 73k. Eqto nao passar por isso, é alternar secundária de alta e baixa.

    Cuidado com o otimismo exagerado… tem gente “comemorando” que CIEL3 tá caindo pra acumular… minha nossa perdeu fundo histórico.. nao tem nem suporte mais.. papel tá no desconhecido.. tem coisa melhor pra se comprar (isso eu vi em outros blogs, antes q atirem pedras nao to falando de ninguém aqui).

    Abs.

  9. 9 Leitão

    Oi Fernando!
    Obrigado por expor sua opinião!

    Mas veja: Não sou otimista, nem pessimista.

    Um Investidor deve retirar a parte Emocional de suas atividades. Apesar de difícil, devemos evitar ao máximo o fator Emoção, e procurar sempre fazer uma leitura fria e racional do momento presente.

    Sempre que faço uma análise pessoal do mercao me esforço ao máximo para mantê-la simples e sem influências externas, e internas (meu emocional).

    E para ajudar na leitura fria do mercado uso duas linhas: A Psicologia de Massa através da Análise Gráfica, e o Valor e Qualidade das empresas através de Análise Fundamentalista. Uma coisa complementa a outra.

    O IBOV é composto por algumas ações principais, e essas ações principais estão com seus valores relativamente baixos (Eu disse valor, e não preço). Sendo assim, não faz sentido o mercado entar em uma grande tendencia de baixa agora, senão as empresas estariam sendo negociadas muito baratas. Desta forma, quedas pequenas agora são normais, mas a tendência principal, na minha opinião, é de manter a tendência primária de alta.

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Terrivel

    Ola Leitão,
    Segundo o grafico aí tem tudo pra repicar nesse suporte correto?
    To achando Petr4 atraente pra especular, oque vc acha?

    abraços

    Terrivel

  11. 11 Leitão

    Oi Terrivel!

    É assim: Agora, a Oferta está maior que a Procura, e está batendo nela… Aí a Procura recua, recua… até parar e brigar com a Oferta de frente… É assim quando está caindo até uma projeção conforme o gráfico acima. No ponto de projeção é onde a Procura bate o pé e volta a brigar com a Oferta novamente… Nesse momento existe uma região de Probabilidade Favorável.

    Quanto à PETR4, assim que romper a linha de baixa atual, a Procura mostra os dentes e avança mais forte que a Oferta. Agora é prudente aguardar ela romper a linha em definitivo, pois aí a Probabilidade Favorável acontece.

    PS.: Probabilidade Favorável = atravessar a rua com o sinal vermelho para os carros. Numa rua você pode atravessar a qualquer momento, mas é muito melhor atravessar com a Probabilidade Favorável para você…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s