Frase para pensar… (Adam Smith)

31out08

“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.”

(Adam Smith)

É mais uma verdade. Por exemplo, quantos não querem ficar ricos, mas não têm a paciência de poupar mensalmente uma parte de seus rendimentos, fazer bons investimentos e ter a perseverança de esperar anos para chegar lá? Muitos desejam os frutos. Os frutos fazem parte de suas metas anuais, quando na verdade deveriam desejar plantar árvores frutíferas.

Abraços,
Leitão



9 Responses to “Frase para pensar… (Adam Smith)”

  1. 1 Dr. Investidor

    Era uma vez uma galinha que morava com seus pintinhos numa fazenda.

    No fim do verão,ela viu que o milho estava maduro,pronto para colher e ser um bom alimento.
    A galinha teve uma idéia: “E se eu fizesse um delicioso bolo de milho?Todos iam gostar!”
    Era muito trabalho:ela precisava de bastante milho para o bolo.
    Quem poderia ajudar a colher espiga de milho no pé? Quem poderia ajudar a
    debulhar todo aquele milho? Quem poderia ajudar a moer o milho para fazer o fubá para o bolo?

    Na fazenda viviam outros animais:o cão,o gato e o porco.Ela foi falar com eles.
    _Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
    _Eu não! -disse o gato irritado. me acordou para isto?
    -Eu não !-disse o cachorro _ gosto de prato pronto.
    _Eu não!-disse o porco.-Não gosto de me sujar.

    Então a galinha foi preparar tudo sozinha:colheu as espigas,debulhou o milho, fez o fubá, preparou o bolo e colocou no forno.
    Quando o bolo ficou pronto…

    _Mas que cheirinho! -disse o porco.-Vem da casa da galinha.Eu também quero!Todos ficaram com água na boca e foram a correr.
    Eu quero! Eu quero! Eu quero!-Disseram os três ao mesmo tempo.

    Então a galinha disse:
    -Quem foi que me ajudou a colher o milho e ajudar a preparar o fubá para o bolo?
    Todos ficaram calados. (Ninguém tinha ajudado. )
    Encabulados e envergonhados, o gato,o cachorro e o porco,baixaram a cabeça e iam saindo de fininho, quando a galinha os chamou de volta e disse:

    Amigos ,quando pedi ajuda e todos se negaram, eu pretendia fazer um grande bolo para com todos dividir,mas como não consegui sózinha colher tanto milho e preparar o bolo,eu colhi apenas o que podia carregar e consegui fazer apenas um bolo pequeno para mim e para meus filhos.

    E a galinha arrematou: quem estiver a fim de comer bolo, que vá comprar pronto na padaria! Só não se esqueçam de que o bolo de lá é velho, caro e ruim……..

  2. 2 Dr. Investidor

    Moral da estória: muitos querem colher os frutos mas poucos estão dispostos a trabalhar arduamente para consegui-los. O mercado de ações pode ser condiderado como a fazenda e o milho as ações: muitas vezes é importante esperar a época certa da colheita………quem nada faz e não trabalha não colhe e quem é apressado e afoito pode acabar colhendo antes da hora, espigas de milho magras e feias.

    Sem nos esquecermos que muitos podem estar de olho na nossa plantação e nas nossas espigas, enquanto outros querem devorar nosso bolo sem contribuir para a receita.

  3. 3 Leitão

    Hehehehh, boa história, Dr.Investidor!
    Deu até vontade de comer bolo de milho!

    Mas a história é essa mesmo. Por quê tanta gente começa no mercado de ações fascinado com Análise Técnica (eu fui um)? Por quê é aparentemente mais fácil. Parece que vamos ganhar dinheiro rápido, sem esforço. Triste ilusão…

    Por quê tanta gente gosta de Alexander Elder, Axiomas de Zurique, etc e não tem paciência de ler Buffet, Graham, Polvora, etc.? Por que preferem ler coisas mais fáceis, mais oportunistas… os outros demandam mais trabalho, estudos, é mais “difícil”…

    A preguiça é um grande veneno.

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Fernando

    Leitao,
    To procurando no mercado livre o metastock para comprar,mas tem uns lances que nao to botando fé nao… Me fala ae quanto voce pagou pelo seu, e qual é a versão, e se voce está sabendo quanto que está valendo a licença para usar o programa hoje em dia!
    vlws

  5. 5 Leitão

    Fernando, envie-me um email direto… leitao@leitaoemacao.com
    Abraço!
    Leitão

  6. Excelente História!!!

    O mudo é imediatista e a nossa mente também, devemos lutar quanto a isso e seremos investidores mais conscientes.
    Abçs

  7. Quiz dizer …O mundo…rsrsrs…é que eu fiquei mudo, foi a fome desse bolinho de milho…rsrsr

  8. 8 Leitão

    Heheheheheh!

  9. 9 Daniel

    Oi Leitão!

    Quem é Polvora?


Participe! Deixe um comentário...

