Roteiro para iniciantes em Bolsa (especulação)

11jul08

Roteiro para iniciantes em Bolsa (ESPECULAÇÃO)- por Leitão.

1) Comece por aqui: Educação Financeira – Gaste menos do que ganha. Faça poupança mensal.

2) Limite o dinheiro para especular, defina uns 10% para isso. Nem mais, nem menos. Se tiver dinheiro além disso, aplique em RF e jamais tire de lá para colocar na bolsa, antes de você ter pelo menos boa noção sobre bolsa.

3) Compre apenas 01 lote por vez. Não compre muito na empolgação…

4) Até você aprender, e isso pode demorar um bom tempo, só compre empresas excelentes, com bons fundamentos…

5) É preferível deixar de ganhar do que perder. É melhor perder uma alta do que entrar e amargar uma queda despreparado.

6) Controle a ansiedade. Não compre por impulso. Os calmos ganham o dinheiro dos aflitos.

7) Só compre se você souber o momento e o motivo em que vai vender.

8 ) Só compre se você souber o que fará se o mercado cair logo em seguida.

9) Existem três perfis básicos: 1) Novato iludido 2) Especulador 3) Investidor – Informe-se bem sobre os três, se enquadre no momento atual, e defina qual você deseja ser quando crescer…

10) As matérias principais que você deve estudar são: Quais ações são boas de verdade e por quê? Quais ações não são tão boas e por quê? Quais ações são bonitinhas mas ordinárias e por quê?

11) As matérias secundárias, somente depois que você definir o item 9, volte lá.

12) Não assista telejornais, nem leia notícias, etc… Use seu tempo para estudar os assuntos do seu perfil. Depois de ter estudado, vá distrair a cabeça.

13) Conheça seu maior inimigo!! Um inimigo conhecido é um inimigo meio-vencido. Levante, vá até o banheiro, e olhe no espelho. Lá está seu maior inimigo. Não o subestime! Conheça cada fraqueza que ele tem, e vença-o!!

14) Seja humilde. Você pode ser um médico renomado, um engenheiro competente, etc., mas, na bolsa, você será um mero novato-otário até completar seu curso-prático que dura uns anos pelo menos em se tratando de Especulação. Você se tornou um médico competente em menos de 04 anos??

15) Durante seu curso prático (100% prático!), continue no que citei nos Itens-1 e 2, e destine suas sobras mensais para a RF. Você vai ficar feliz em poder unir duas coisas fantásticas: Conhecimento + Dinheiro. É um casamento perfeito!!

16) Talvez eu continue essas dicas, mas com essas, você já está armado e preparado para iniciar na bolsa. Não esqueça do Item-13!! Abraço e sucesso!! Leitão – https://leitaoemacao.wordpress.com

E você? Tem itens a acrescentar nesta lista? Comente e vamos melhorá-la!

Abraços!!
Leitão

PS.: Aqui trata-se de Especulação. Para Investimento a coisa é diferente, e ao longo do blog estarei sempre deixando dicas sobre isso também.



13 Responses to “Roteiro para iniciantes em Bolsa (especulação)”

  1. 1 SAVIO

    Caro Leitão: sou novato e classifiquei este texto entre os “10 Top picks” para eu ler
    constantemente. Realmente um texto muito “feliz”. Fico aguardando que Vc execute o item 16. abs, Savio

  2. 2 Leitão

    Olá, Savio!
    Obrigado pelo comentário!
    Cara, digo sinceramente que, se minhas dicas puderem ajudar alguém, já fico feliz demais. Economiza muitos tropeços em pedras, se a gente puder pestar atenção nos erros dos outros, e conseguir compilar isso em um aprendizado próprio.

    Mas cuidado, tem muita gente falando besteiras por ai, e nem é por maldade, talvez seja por pura burrada mesmo. Eu mesmo sou um que pode falar besteira. Me vigie e me chame atenção se eu falar, por favor…

    Abração, e vamos continuar trocando idéias por aqui!
    Leitão

  3. 3 Fernando

    Olá leitao…
    Andando pelo seu blog, me deparei com esse texto.

    FANTASTICO, simplismente FANTASTICO!!!

    Sou novato, a mais ou menos um mes e meio lendo livros e estudando o mercado( me apaixonei), e com certeza, depois de varios conselhos ( piazza, Alexander elder e outros anonimos) esse texto diz ezatamente o que os novatos precisam ouvir, e saber.

    Fico muito feliz de ter perambulado pelos posts antigos, e mais feliz ainda em saber que uma pessoa que nao faço a menos ideia de quem seja, esteja me ajudando e ajudando outras centenas de neofitos do mercado de açoes.

    Muito obrigado pela sua contribuiçao.

    Obs: Blog do leitao – primeira leitura diaria-

  4. 4 Leitão

    Olá, Fernando!

    Obrigado pelos elogios!

    É muito bom saber que o que ando escrevendo está sendo útil a outras pessoas! Sinceramente!

    Um grande abraço e obrigado pelas visitas!

    Leitão

  5. 5 RODRIGO

    leitao muito obrigado agora vejo que estava no caminha totalmente errado porico estou tao confuso.
    comecei tem pouco tempo e minha cabeca esta estorando de tanta informacao poluida como vc fala, so estou estudando analize tecnica ja li tres livros mas ainda estou dando tiro pra todo lado parecendo barata tonta, porico te perguntei oque devo estudar? VC sempre fala uma coisa e e verdade aqui vc vai ouvir a verdade e as pessoas nao gosta muito disso, querem aprender do dia para noite, poque a poluicao esta ai… jornal, tv, gerentes de bancoas dizendo, facilidade pra ganhar dinheiro e tal.
    Liguei na corretora hoje e porguntei sobre oque vou envestir eles somente me falaram para comprar poque e um momento bom que da pra ter bons resutados no momento oportuno, mas nao me senti muito bem porque nao sei nem oque estou fazendo, acho que sei mas nao sei, com essas dicas sua agora vou fazer diferente vou comecar tudo dinovo sem preca.

    mais um vez muito obrigado mesmo de coracao.

    SUCESSO.

  6. 6 Leitão

    Olá, Rodrigo!
    Que bom que já está indo para o caminho certo…

    Evite mesmo toda essa poluição mental, e concentre-se naquilo que lhe falei.

    Abraço!
    Leitão

  7. Leitão achei suas dicas interessantes.Eu não estudo em livros.Já li muita muita notícia e opinião na internet sobre as empresas. É muita opinião.As informações são complexas.Como novata o que eu mais gostei foi dos seus gráficos . São mais objetivos.
    Continue nos passando a sua experiência.
    Abraços
    Laenir

  8. 8 Leitão

    Olá, Laenir!

    Obrigado pelo incentivo!
    Bem, meus gráficos são apenas mais uma ferrameta – sozinhos não se pode tomar decisão.
    Não existem atalhos. Não existe mesmo dinheiro fácil. É preciso dedicação, leitura, estudos, prática – tempo… não podemos é nos iludir, pois o mercado é uma fábrica de ilusões. Sempre foi e sempre será.

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Daniel Alcantara

    Leitão, quando vai postar mais conteúdos sobre especulação?

  10. 10 Leitão

    Oi Daniel!
    Estou sempre postando gráficos e análises para o tema Especulação… Mas o conteúdo didático passo para os alunos… é legal…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Ed Murphy

    Oi Daniel Alcantara !!

    A analise grafica e para especulacao !! Nao se usa grafico de precos para investimento!

    Um abraco.

    Ed Murphy.

  12. 12 Daniel Alcantara

    oh my God! I know. rs


  1. 1 Gosto de tapa-na-cara « LEITÃO EM AÇÃO

Participe! Deixe um comentário...