Ecossistema da Bolsa de Valores: O Manipulador

21nov22

Já que estamos na onda das vacinas para proteção, vou dar mais uma dose aqui para os amigos, dessa vez contra o parasita chamado “Manipulador”. Esse sanguessuga vertebrado habita a bolsa de valores desde sempre, faz parte do ecossistema do mercado financeiro e você precisa se vacinar contra ele!

Primeiro vamos diferenciar Investidor, Jogador e Manipulador.

O Investidor, já sabemos, é aquela pessoa consciente, controlada, racional, pragmática que pega seu dinheiro e coloca em coisas relativamente seguras, com risco calculado, que vão garantir seu patrimônio e o crescimento dele ao longo do tempo. Na bolsa, é a pessoa que se torna sócio de boas empresas e cresce com elas. Com o mesmo perfil consciente, existe também o Especulador, mas esse já comentei em outro momento.

O Jogador, também já sabemos mas vale repetir aqui, é aquela pessoa que não é consciente, não é controlada, é emotiva, tem comportamento e pensamento aleatório, que pega seu dinheiro e o coloca em apostas onde a brincadeira for mais instigante, que dá calor na cadeira, e supostamente vai lhe dar prêmios altos e sedutores. É um cara que se move pela emoção, pela sedução. É por definição ganancioso, se deixa levar por qualquer fila de gente igualmente ambiciosa. Ingênuo que é, ele é bastante sugestionável e influenciável por terceiros. Acompanha os influencers mais populares, da moda. E pior, ele não sabe que é jogador. Acha que é Investidor só porque está fazendo igualzinho os famosos falam pra fazer, aprendeu tudo no Youtube.

Mas… vou falar especificamente aqui desse novo, ou melhor, desse velho personagem, o Manipulador. Esse eu ainda não tinha comentado aqui. Pois bem, esse geralmente é um cara famoso, com muitos seguidores, que tem grande popularidade principalmente entre os Jogadores e até mesmo alguma atenção dos Investidores. Posa de vencedor, sempre acompanhado de outros famosos no meio, e diz que ficou rico investindo na bolsa. Mostra seus acertos e virtudes (mas nunca seus erros e vacilos). Geralmente é uma figura carismática, que parece inofensiva e até mesmo fofa. Sempre com dicas, receitinhas de bolo, fórmulas mágicas, etc. Esse espécime de mamífero é endêmico e sempre existiu em toda parte do planeta. Habita mídias de grande circulação de pessoas como o Youtube, Twitter, Instagram, programas de TV, etc… É um espécime perigosa para a saúde financeira de muita gente, pois é predadora e dissimulada. Usa de seu carisma para atrair e aglutinar suas vítimas, suga seu sangue e ainda usa como massa de manobra para seus interesses por trás de toda a cara de boa pessoa. Geralmente o que ele quer mesmo é lhe cativar e lhe empurrar alguma coisa. Tudo que ele fala tem segundas e terceiras intenções…

E mais… algumas subespécies são ainda mais perigosas, usam de sua grande influência para manipular cotações de ações em bolsa, geralmente as ações já mais voláteis e especulativas, principalmente de fundamentos fracos (mais fáceis de manipular), que possuem algum apelo ou carisma com a massa.

Seu método é manjado: falam bem de alguma empresa especulativa, mesmo que sem nenhum fundamento, mas dizem que estão comprando muito dela, que ela está barata, que será a bola da vez; falam que já são sócios a muito tempo dela, que conhecem bem o negócio, etc.

Ah, e não posso esquecer, tem os manipuladores psicopatas, aqueles que realmente acreditam em suas próprias mentiras megalomaníacas, vão construindo castelos de cartas e geralmente caem junto com seus seguidores (vocês devem lembrar de algum X desses né)… Rssss

Bem, espero com isso prestar um serviço de utilidade pública. Vacine-se! Evitar enganos é o primeiro passo para investir bem!

Abraços e bons investimentos!
Leitão

Veja também…

> Qual Seu Verdadeiro Perfil de Investidor?

> O que muda na bolsa com o novo governo?

> Quanto preciso investir mensalmente em ações para atingir a tranquilidade?

Gráficos e dicas em seu e-mail...



6 Responses to “Ecossistema da Bolsa de Valores: O Manipulador”

  1. 1 Anônimo

    Simples, rápido e objetivo como sempre.
    Parabéns mais uma vez Leitão!
    Abs!
    L.O.

  2. 2 Leitão

    Valeu, L.O.! Obrigado pelo feedback! :-)

  3. Por que os experts em mercado de ações não compram e vendem ações para eles mesmos ao invés de vender conselhos?

  4. 4 Leitão

    Oi Capt! Isso mesmo!

  5. 5 Anônimo

    Ola Mestre Leitão!

    Sempre simples e direto. Como gostaria de voltar no tempo e ter iniciado na renda variável conhecendo e fazendo seu Curso lá em 2007.
    Graças a Deus fiz em 2014 e acordei, mesmo fazendo algumas m… nesse período.
    O Curso Investimento em Valor que fiz no final do ano passado, me deu muito mais segurança ainda.
    Como é bom ser Investidor. Que tranquilidade.
    Você foi perfeito nas suas analises, a do “manipulador” então, fantástica. Infelizmente, muitos perderão muita grana ouvindo esses “gurus”. Se pelo menos acordarem, vai valer a lição, mas pagarão um alto preço por isso, como eu mesmo já paguei por isso.

    Leitão, confesso que estou apreensivo com a atual situação e o risco da volta dos sangue sugas ao poder, mas a minha preocupação hoje são pelos negócios que possuo e estou pensando nos nossos colaboradores. Junto com meu sócio já decidimos, se a coisa piorar fechamos ou vendemos e pronto. Não vamos pagar para trabalhar. Estou vendo isso acontecer com muitos empresários, essa insegurança esta nos consumindo.

    HOJE QUERIA TER 100% DO MEU CAPITAL na Bolsa, investindo em boas empresas, pois a certeza que tenho é que essas grandes e boas empresas, faça chuva ou faça sol, estarão sempre no mercado, se protegendo de problemas politicos, inflação, etc.

    Muito obrigado pelas analises sempre precisas e verdadeiras.

    Grande abraço.

    Fique com Deus.

    Jânio

  6. 6 Leitão

    Oi Jânio!
    Bom dia!
    Obrigado, meu amigo! Você sempre me incentivando! Valeu mais uma vez!

    Ser empresário não é fácil não. Sei bem como é, já passei por isso muito tempo. São muitas forças contrárias e o governo (municipal, estadual, federal) que deveria nos ajudar, mais atrapalha do que tudo…

    Mas fique firme! Dê um tempo de teste para o novo governo. Pode ser que dê certo… Mas é como você falou, não dá para trabalhar trocando cebolas… negócio que não dá lucro é sofrimento.

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s