O que muda na bolsa com o novo governo?
Leitão, o que muda na bolsa com o novo governo?
R.: Nada! Pois ela não depende de governos e sim de liquidez e empresas participantes; umas boas e lucrativas, outras nem tanto. Basta você escolher as lucrativas para investir, e as mais líquidas para especular.
Quais setores serão mais impactados?
Não importa! Não invista com base em futurologia. Selecione boas empresas e mantenha uma disciplina de compras e uma estratégia que independa de governos e futurologias.
E se a bolsa cair?
Ótimo! Você vai comprar mais ações a preços mais baixos.
E se a bolsa subir?
Ótimo! Suas ações vão se valorizar.
E se o governo for ruim?
Quando foi a última vez que tivemos um governo bom? Se você for esperar um bom governo para trabalhar e investir com proatividade é melhor sentar e abrir uma cerveja…
E se o governo for bom?
Ótimo! Melhora a vida de todo mundo, mas não muda nada na dinâmica da bolsa…
E se eu ficar com medo e procrastinar e não investir de forma mais inteligente?
Ruim pra você, pois a inflação vai corroer seu capital, os erros vão lhe custar caro, o tempo vai passando e você nunca vai sair do lugar…
Leitão, você tem algum conselho para dar nesse momento?
Sim: trabalhe diligentemente e tudo que vier à sua mão para fazer, faça bem feito e de boa vontade; faça sempre mais do que se é pago para fazer; faça tudo com amor e gratidão; tenha coragem, não tenha medo de errar; poupe, gaste menos do que se ganha; invista, multiplique seus frutos, não fique limitado à apenas uma fonte de renda; não cresça somente financeiramente, cresça em virtudes; ame seu próximo como a você mesmo.
Perceba que nada disto tem a ver com conjunturas políticas, econômicas ou sociais. Tem a ver somente com você… Então, não olhe para fora, olhe para dentro!
Abraços!
Eduardo Leitão
Veja também…
> Momento atual econômico com cachaça mineira (2012)
Filed under: filosofando, Melhores artigos | 8 Comments
Boa Leitão!
Estava com saudade de seus posts “filosóficos”! rs
Como sempre, extremamente consciente e Democrático.
Precisamos de paz, diálogo e respeito às divergências de opinião.
Abraço!
Oi Costa! Valeu! Obrigado! :-)
Excelente! Nota dez!
Obrigado, Capt Gottlieb! Grande abraço!
Excelente post Mestre Leitão!
Eu nos ultimos meses tenho me envolvido muito na questão politica, até porque tenho alguns negócios e imóveis que sinceramente tenho muito medo com o nosso futuro com esse pessoal que esta prestes a assumir. Moro em SC e a realidade aqui, eu considero bem diferente de muitos lugares, vivemos quase que um primeiro mundo, pleno emprego, bom poder aquisitivo, etc.
Mesmo assim aqui em SC, o mercado parou, todos estão aguardando, vários investimento foram interrompidos.
Gostaria de ver o futuro com esse sua tranquilidade, mas se eles realmente assumirem e acho que vamos sofrer bastante, assim como Argentina, Chile e Colômbia estão sofrendo. Além do que teremos que sustentar essa gente toda que esta quebrada. Tem muitos Venezuelanos aqui na região e lá tudo inicio dessa forma. A censura já esta presente em nosso Pais e só tende a piorar. Eles vão manipular informações como quiserem.
Pensei muito e analisei bastante a situação e na minha opinião nesse momento a Bolsa/Ações boas empresas são o que mais da segurança para manter meu patrimônio.
Afinal, grandes empresas sempre vão estar juntos com qualquer governo, pois são as tetas que governo nunca pode deixar de mamar/impostos.
Mas vou ser sincero meu amigo Leitão,
Estou muito preocupado com nosso futuro.
Grande abraço.
Fique com Deus!
Jânio
Oi Jânio!
Obrigado, meu amigo!
Entendo seus temores, são legítimos sim, e quanto mais produzimos e fomentamos coisas, mais estamos sujeitos às intempéries políticas e econômicas.
Não tem jeito. Quanto mais fazemos, mais nos colocamos em risco, e mais problemas sofremos. Mas também, mais produzimos, mais geramos emprego e renda, mais fazemos a roda girar. Somos empreendedores e essa é nossa sina.
Eu acompanho a economia e a política a muitos anos. Nada muda. Entra governo, sai governo, e o que fica mesmo é o nosso tutano no osso para sermos brasileiros. Como já disse Tom Jobim, “o Brasil não é para amadores”.
Lembro-me de Sarnei, Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Bolsonaro e agora Lula novamente. Só aqui são 37 anos de governos se alternando e a roda girando.
Vivemos em uma pseudodemocracia (e o mundo inteiro é assim), onde teoricamente a vontade do povo prevalece, mas sabemos que o sistema tem vícios e quase nunca o melhor, ou menos pior, é eleito.
Eu já pensei sobre isso e deveríamos inventar a Democracia 2.0, ou seja, um sistema democrático em que pudéssemos filtrar os erros do sistema atual, minimizar os vícios, etc. Mas é uma utopia. Apesar de tudo, ainda não inventamos um sistema melhor, esse é o “melhorzinho que tá tendo”….
Gosto muito da frase de Margaret Thatcher: “A democracia não é um sistema para garantir que os melhores sejam eleitos, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre”.
Vamos que vamos, meu amigo! Como disse Cazuza: “O tempo não para”.
Abração!
Leitão
Leitão sendo Leitão. Que delícia ler seus textos. Vc acredita q ainda não iniciei minha carteira de investimentos? Preciso traçar minha estratégia urgente e aproveitar este final de amo para começar a comprar. Abraços!!!
Oi Ana!
Bom vê-la por aqui!
Comece logo, menina! Tempo é dinheiro!
Abração!
Leitão