CHAT Maio/Jun-2021

11maio21

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



20 Responses to “CHAT Maio/Jun-2021”

  1. 1 Leitão

  2. 2 Leitão

    Bom dia, amigos do Blog!
    Abro hoje o chat para os próximos meses de maio e junho…

    Fiquem à vontade para postar dúvidas, comentários, etc… o espaço aqui é para todos! Vamos aprendendo um pouco mais a cada dia!

    Abraços!!
    Leitão

  3. 3 Leitão

    Use o campo de comentário, abaixo, para deixar sua mensagem…

  4. Ola Mestre Leitão;

    Vamos que vamos no nosso IC (Investimento Consciente) kkkkkk, usando a estratégia do IG do seu CURSO.
    Leitão, interessante como a história se repete, uma “sardinhada” entrando no mercado e com a internet bombando, cada vez mais “expert” no assunto, complicando o que você ensina com tanta simplicidade.
    Lembro o caso recente de uma empresa TOP do mercado, onde alguém o criticou quando falou da linha dos sem noção. kkkkkk
    Me desfiz de metade da carteira e esse mês dentro da minha estratégia de rebalanceamento, comprei alguns papeis com um descontão comparando com o preço que vendi, embora ainda esteja com preço meio “salgado”.
    Leitão, vejo que alguns “influenciadores/blogueiros” do mercado falam muito em investimento fora do Brasil como forma de se proteger. Mas sei lá, não consigo comprar essa ideia, pois vejo as ações Brasileiras de boas empresas com excelente potencial, A 4 anos entrei em FII, mas vendi na hora certa, antes da crise, justamente por analisar e chegar a conclusão que ações de empresas boas ainda é a melhor alternativa.
    O que você acha de investir em ações de fora, tipo mercado Americano?

    Sei que não é recomendação, mas gostaria de saber o que você pensa a respeito.

    Grande Abraço e fique com Deus!

    Jânio

  5. 5 Leitão

    Oi Jânio!
    Boa noite!
    Pois é… Muitos novatos entrando na bolsa, e muitos novatos no youtube também… cegos guiando cegos, o mesmo de sempre, só que mais potencializado com o youtube agora. Fico imaginando o tanto de gente na bolsa igual barata tonta… aff!

    Sobre investir fora do Brasil, eu também nunca me senti atraído. Já tenho bastante “divertimento” com a bolsa brasileira. Não sinto necessidade de procurar pêlo em ovo lá fora. Eu nem sei bem como funciona isso, mas deve ser mais complicado pois tem a questão das divisas internacionais, regras, impostos, transferências de valores, etc… Por mais que isso talvez esteja menos complicado atualmente, ainda assim penso que é procurar sarna para se coçar…

    O que acontece é que muitos que nem conseguiram ainda se dar bem aqui dentro querem tentar se dar bem lá fora, ou seja, não conseguem arrumar a cozinha e querem ir para os EUA…

    Entendo que algumas pessoas possuem facilidade com isso, já moram lá fora, etc… mas são casos isolados (eu penso).

    Abração!
    Leitão

  6. 6 Gabão

    Bom dia MESTRE!! O que vc acha da BEEF3? Desde já agradeço

  7. 7 Leitão

    Oi Gabão!
    Bom dia!

    A Minerva é uma empresa até popular na bolsa, muitos sócios, muita liquidez… Penso que isso é fruto de algum marketing ilusório e pura “expectativa” que nunca se concretiza…

    O fato é que a empresa tem sérios problemas internos para converter o que vende em lucros reais… não dá lucro consistentemente, tem inclusive um passado horrível nesse quesito. Além de muito endividada…

    Ela aumentou seus pagamentos de dividendos recentemente, com o pequeno lucro que deu. Só isso… Mas ainda está longe de me convencer…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Lucas

    Mestre, boa tarde. E a respeito da CAML3, o que tem a dizer?

  9. 9 Leitão

    Oi Lucas!
    Boa tarde!

    A Camil ficou um bom tempo patinando e parece que em 2020 acordou. Provavelmente favorecida no setor. Pagava baixos dividendos e agora indica estar melhorando. Os preços de 2020 inflacionaram muito e agora estão voltando a uma racionalidade… Tem boa liquidez e está melhorado seus resultados… Vale a pena acompanhar, para ver se é realmente melhoria de gestão…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 DanielGR

    Bom dia Leitão, tudo bem?

    A Smiles vai ser incorporada pela Gol, logo as ações da SMLS3 vão ser convertidas em GOLL4. Isso quer dizer que os resultados financeiros e a política de proventos vão ser adequados ao da GOL? De forma geral, isso vai ser ruim para a SMLS3 certo?

    Obrigado e tenha um ótima semana!

  11. 11 Leitão

    Oi Daniel!
    Boa tarde! Tudo jóia!

    Sim, isso é péssimo para os acionistas da Smiles… Quem tem ações dela é bom partir para outras opções melhores. Não sei os detalhes da nova gestão/transição, mas não posso esperar nada de bom vindo da péssima gestão da Gol.

    Isso aconteceu também com a Multiplus, da TAM… E fica a lição: evitar empresas cujos majoritários detêm mais de 50% do total de ações, pois eles podem querer fechar a coisa…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Thiago

    Leitão boa noite, recebi um recurso para aumentar minhas posições
    Mas quero ouvir um pitaco em relação aos números atuais dessas empresas, lucro, PL, VPA etc, qual vale a pena dar um peso maior de compra nesses setores, já tenho todas elas em carteira…

    BBAS3 ou ITSA4
    TAAE4 ou TRPL4

  13. 13 Leitão

    Oi Thiago!
    Bom dia!

    Eu não recomendo aumentar posições de uma vez só, aportando muito capital em uma tacada. O melhor é sempre fazer isso de forma gradual, cadenciada a cada mês, para diluir o valor no tempo e inclusive aportar em todas as empresas da carteira, e não em uma ou outra pontualmente. Essa estratégia diminui riscos e equilibra melhor a carteira.

    As quatro que você citou estão em situação semelhante. Não tem diferenças significativas. Um ponto a se pensar é no BB, que é do governo, um risco a mais de ingerências… E ele está com resultados bastante irregulares, desempenho irregular…

    Outra coisa importante é diversificar Setores. Você já tem 02 bancos e 02 elétricas. Que tal buscar empresas de qualidade em outros setores, para diversificar mais e diminuir riscos.

    Espero ter ajudado um pouco… E sempre que precisar de um help, pode falar!

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Gallo

    Grande Leitão!

    Espero que você e sua família estejam bem.

    Li esta notícia na internet e gostaria de compartilhar com você e os amigos do blog:
    https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/24/bc-divulga-as-diretrizes-do-real-digital-e-preve-ter-condicoes-para-implementacao-em-ate-3-anos.ghtml

    Como você enxerga este movimento de digitalização das moedas?
    Esta notícia muda a forma que devemos enxergar as cripto-moedas?
    É possível prever como isso pode afetar de alguma forma nossa vida e nossos investimentos?

    Forte abraço.
    Gallo

  15. 15 Leitão

    Oi Gallo!
    Bom vê-lo por aqui! Tudo bem, graças a Deus! Obrigado!

    A digitalização da moeda já ocorreu a um bom tempo, naturalmente. Hoje em dia pagamos tudo via cartão, pix, etc…Usamos dinheiro impresso bem menos que antes. O que o BC está fazendo é o natural desse processo, já digitalizando tudo que pode de uma vez…

    Sobre as cripto-moedas, como o próprio artigo bem comentou, elas são muito sujeitas a bolhas, especulações e jogatinas, e quase não possuem lastro com a vida real, garantias reais, tudo meio imaginário. Já o Real digital é lastreado na moeda normal do pais, garantida pelo BC, sem surpresas…

    Sobre afetar nossos investimentos, não vejo nenhuma grande mudança. Como foi explicado, o Real Digital é o Real mesmo… e falar que ele é “digital” é chover no molhado. Tudo já está digital mesmo, cartão, pix, etc… Hoje em dia você compra uma rede de um vendedor ambulante e já paga no cartão, rsss… É até mais seguro para o vendedor ambulante, não ter que ficar carregando dinheiro no bolso… (*No seu caso, por morar fora do Brasil, talvez traga alguma facilidade para tramitar valores)

    O que sempre digo é para se afastar das jogatinas (que hoje em dia também estão bombando por causa da “digitalização”). E as criptomoedas continuam me parecendo apenas mais um dos vários cassinos digitais que temos por aí…. A tecnologia potencializa tudo, para o bem e para o mal.

    Abração!
    Leitão

  16. 16 Anônimo

    Bom dia a todos! Essas trocas de ideias na cozinha do nosso amigo Leitão são sempre muito boas! Devo muito à elas!
    Sobre esse caminho sem volta (cryptocurrency) penso que vale a pena ler alguns livros disponíveis sobre o tema. Explicam como surgiu a moeda substituindo o escambo, contam a bela filosofia por trás desse conceito que tira das mãos do Estado o controle sobre nossas finanças (impostos, taxas, os males da impressão desenfreada de papel moeda, etc etc etc), apresentam a tokenização das coisas, etc.
    Sim, a primeira coisa que as pessoas fazem é usar apenas as informações que estão na superfície e que, nesse caso, nos remetem à jogatina. Mas, como em todas tecnologias disruptivas, há excelentes oportunidades por trás desse conceito que é considerado como a maior revolução depois da internet e da telefonia celular!
    Como isso tudo ainda é muito novo é normal que haja muita turbulência e especulação nesse caminho. Em todas as atividades (leitura, música, relacionamentos, educação financeira, profissional, etc) temos que estudar bem além do que está disponível na superfície para encontrar qualidade. O blog do Leitão é um belo exemplo.
    Espero ter colaborado.
    Abraços a todos!
    Marcos

  17. 17 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Muito legal seu comentário, contribuiu sim! Obrigado!

    A teoria parece mesmo ser bem interessante. Pode ser utópica ou factível. Mas conhecendo o mercado de moedas, e o ser humano médio, penso que, pelo menos por enquanto, vai ser usado como jogatina.

    Mas vale sim leituras (críticas) de livros e etc., é sempre válido e educativo…

    Abração!
    Leitão

  18. Boa Noite!

    Tudo bem Mestre,

    Muito legal esse assunto sobre criptomoedas. Quando ouvi falar em Bitcoin la por volta de 2013, me chamou atenção, até porque na época ainda estava na jogatina da Bolsa. Mas mesmo assim não me convenci, até porque na época era bem complicado operar com bitcoin. Penso como Leitão, já vivemos hoje com dinheiro virtual/digital, tinhamos os cartões, TEDs e agora o PIX que é incrível na sua operação. Hoje compramos pão na padaria da esquina e podemos pagar com PIX, vendedores de rua já aceitam pagamento em PIX e cartões, agora tente pagar com Bitcoin. E sei lá, mas entendo que toda moeda, tem que ter lastro. Respeito quem quer entrar nesse jogo, mas acredito que esse tipo de moeda só vai sobreviver no submundo, onde pessoas realizam transações e não desejam ser rastreadas. Lógico que se a grande maioria não usar, isso vai manter essa “bolha”. Mas se um dia se popularizar e puder ser usado no dia dia, ele morre, duvido que pessoas deixem de receber reais, dolar ou qualquer moeda que tenha lastro para receber Bitcoin ou qualquer moeda digital sem lastro.

    Grande Abraço!

  19. 19 Leitão

    Oi Jânio!
    Boa tarde!

    Bom comentário, obrigado! Também penso assim…

    O que me sensibiliza é ver muita gente boa caindo nessa jogatina perversa… Uma pena…

    Abração!
    Leitão

  20. 20 Frank

    Achei interessante a colocacaoacima em que cripto moedas deixarao menos imposto ao Estado! E ai como faremos se o Estado nao tem dinheiro. Se de cada 10 pessoas umas 4 nao servem prabtrabalhar e so dao gastos,tipo depressao e outras doencas,etc. O Deus que chamamos de Capitalismo resolvw tudo.Menos os problemas sociais!!!!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s