VALE3 – Gráfico – 19-01-2021

19jan21



10 Responses to “VALE3 – Gráfico – 19-01-2021”

  1. 1 Anônimo

    Leitão, porque optou por traçar esse gráfico em escala aritmética ? Lembro que pra períodos maiores, a escala logarítmica faz mais sentido, correto ? Abs.

  2. 2 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    Boa noite!

    Geralmente para períodos mais longos a escala Log é melhor, mas nem sempre… Eu costumo testar as duas e optar por aquela que melhor representa o comportamento do mercado, o psicológico de formação dos preços.

    Nesse caso aqui a aritmética fica melhor.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    Leitão, o IBOV tem sofrido bastante nas últimas semanas, porém nota-se que a VALE se mantém super cotada. Muitos “especialistas” de mercado tem dito sobre um “novo ciclo de commodities”…. você acredita nessa afirmação ?

  4. 4 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    Hehehe… os “especialistas” são engraçados mesmo, fico impressionado como eles se esforçam para ter um bom blá-blá-blá…

    O que vejo na Vale é uma empresa problemática, que não dá lucro consistentemente a anos, patinando na lama a um bom tempo (literalmente)… Simples assim.

    Não adianta ser grande, famosa, popular, etc. Tem que dar lucro. E não adianta explicação x ou y, tem que dar lucro. E não adianta “expectativas” e futurologias, tem que dar lucro.

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 seila

    ei Leitão, duas perguntas: qdo é mesmo que o preço da Vale, aquela que não dá lucro, retorna pra tal linha verde? vc já pensou em trocar o titulo do seu site para Leitão Sem Noção?

  6. 6 Leitão

    Oi Seila!
    Agradeço sua crítica e vou entender como construtiva, rsss… Mas penso que você chegou a pouco tempo aqui no Blog, por isso não está compreendendo bem a questão…

    Vou explicar melhor:

    Os preços em bolsa, na maioria das vezes, não possuem relação direta com a realidade financeira de uma empresa. Muitas vezes uma empresa com desempenho ruim, lucros vacilantes, problemas com dívidas, etc e etc tem suas cotações infladas artificialmente, movido principalmente pelo fator Especulação e Jogatina, com base apenas na ilusão… O fato “expectativa” influencia muito os preços em bolsa. Ou seja, jogatina. Pois somente um Jogador coloca dinheiro em uma Aposta. Quando colocamos dinheiro em algo que não sabemos o resultado, isso é aposta, jogo. Não é investimento.

    Isso dá muito certo às vezes. Muitas pessoas desavisadas colocam dinheiro em casos assim, observam as cotações subirem e depois ficam muito felizes, achando que estão se dando bem, fazendo a coisa certa. Mas isso foi apenas Sorte. E ao repetir esse comportamento por várias vezes o jogo acaba virando contra a pessoa. Vem a frustação, o vício e a vontade reverter o jogo, e o ciclo se repete.

    Sorte não tem nada a ver com Investimento de verdade. Sorte tem a ver com jogo. A bolsa de valores tem um forte apelo para a jogatina (disfarçada de investimento), justamente porque isso é incentivado por todos os interessados: a B3, a CVM, as corretoras, os lançadores de IPOs, os vendedores de serviços, os empresários que querem dinheiro rápido e barato, os empresários que querem vender suas empresas problemáticas, os corruptos que querem manipular o mercado e fazer fortuna rapidamente, etc… São muitos interessados que essa jogatina se perpetue.

    A bolsa não existe sem três fatores importantes: popularidade; pouco entendimento; e muita liquidez. É isso que faz a bolsa ser o que é. Sem esses três fatores ela seria como um mercado imobiliário ou de carros usados: lenta, poucos negócios, pouca liquidez, etc…

    Bolsa é um mecanismo de investimento muito bom, mas um cassino de jogatinas muito ruim. Devemos usá-la para Investir, jamais para jogar. Mas eu compreendo bem a dificuldade que a maioria das pessoas têm em compreender isso, pois tudo na bolsa inclina as pessoas para a jogatina. Eu estou aqui a 14 anos procurando aprender todos os dias e passar o que aprendo para os amigos leitores. No meio de tantos “youtubers” e charlatões que temos na internet, tento ser um ponto fora da curva, mostrando o que é bom e o que não é bom nos investimentos em Bolsa…

    Costumo deixar o link abaixo para quem chega recentemente, veja:

    Dicas

    Apareça mais vezes, vamos aprendendo juntos aqui.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Marcelo

    Leitão, muito obrigado por tudo que eu aprendi com você aqui nessa cozinha.
    Compartilho também ser um “sem noção” para o achismo, a jogatina, o talvez, o futuro e a sorte… Eu poderia estar ganhando muita grana apostando todo o meu dinheiro na vale, ela só sobe e é certo que vai subir sempre…
    Mas não tenho noção.
    Fique bem!
    Um abraço!

  8. 8 Leitão

    Valeu, Marcelo! :-) Abração!

  9. 9 Daniel

    Leitão, mas atualmente os lucros da Vale não justificam a atual cotação ?

  10. 10 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Sim, teoricamente sim. Mas os lucros atuais não estão ligados a uma melhorada da eficiência da empresa, e sim ao aumento de preços causado pela pandemia. Se não fosse esse fator de “sorte” a empresa continuaria na mesmice de sempre que já vinha antes da crise…

    Quem tem papeis da empresa está tendo sorte. Ok, mas sorte não é um bom fator para investimento…

    No meu caso em particular continuo sem interesse pela empresa.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s