O que acontece quando você tem SORTE na Bolsa?

02dez20

O amigo leitor, Joe, fez um comentário sobre uma determinada ação com resultados financeiros fracos mas preços de mercado estratosféricos:

“Boa noite mestre! Estou achando que vai além da linha dos sem-noção para a linha-interestelar… rsrs”

——————

Oi Joe!

Hehehe!

Pois é… E isso acontece mesmo, é até curioso, veja:

Uma ação com fundamentos ruins mas com muita popularidade (entenda-se com muitos sem noção cegos na jogatina) pode ficar muito tempo, até mesmo anos, flutuando lá em cima como um balão… E, com tanto tempo flutuando no vento, pode acontecer de os fundamentos melhorarem. Aí quem foi na base do sem-noção tem sorte, apenas sorte, e acha que fez a coisa certa. Aí o engano se consolida e depois, fazendo a coisa errada achando que tá certo, ele beija a lona com um cruzado de direita da bolsa…

Curioso, não é?

Mas o Investidor de verdade não conta com Sorte. Sorte é só para jogadores… O Investidor faz a coisa certa sem cair na euforia dos sem-noção. O Investidor sabe a diferença entre Investir/ Especular/Jogar; Sabe que para Investir precisa analisar os fundamentos financeiros das empresas, e não somente preço de bolsa; Sabe que para Especular é preciso técnica e estratégia, e não somente sorte; E sabe principalmente que, tendo esses conceitos e técnicas dominados e consolidados, seu controle emocional estará sempre ok, sem cair no sentimento de massa, de manada!

Vale relembrar esse post:

> Os sentimentos das pessoas nas diversas fases da bolsa…

Abraço!
Leitão
——-
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…


Veja também…

> Sobre chocolate e jiló (2008)

> Todas as crises são iguais… (2011)

> Momento atual econômico com cachaça-mineira (2012)



2 Responses to “O que acontece quando você tem SORTE na Bolsa?”

  1. Mestre Leitão!

    Tudo bem com o amigo?

    Engraçado como as coisas “se repetem”. Quando li hoje esse seu comentário, lembrei de uma ação que um desses “gurus” do mercado sempre falava e fui ver como estava. Inacreditavel, esta no topo da cotação. Valendo 19 Bi valor de mercado, 12 x menos que o maior do setor, sendo que seu lucro nos ultimos 12 meses foi de pouco mais de 1 milhão e do maior mais de 15 bilhões, Mas esse guru agora já esta no caminho do primeiro bilhão, iludindo esses pobres coitados.

  2. 2 Leitão

    Oi Jânio!
    Bom dia meu amigo!

    Curioso mesmo, não é? E esse tipo de manipulação de massa que os “gurus” fazem chega a ser imoral, já que a CVM não considera ilegal.

    Os “formadores de opinião” ficam indo na mídia, na TV, nos Youtubers, e começam a falar muito bem de uma determinada ação que eles possuem em carteira. Geralmente aquela ação que está indo bem mal e eles estão presos com milhões ou bilhões nela… Aí fazem as cotações subirem e vão desovando…

    A massa fica com o jiló na mão e eles ficam com o dinheiro no bolso.

    E tenho dito!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s