CHAT Set/Out-2020

05out20


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



22 Responses to “CHAT Set/Out-2020”

  1. 1 Leitão

  2. 2 Cris Samadi

    Oi Leitão , venho sempre por aqui mas é a primeira vez que comento .
    Gosto muito do seu Blog e quero fazer o curso , esse de setembro ainda não consigo, vc ja tem a data do próximo ?
    Tenho uma questão para vc enquanto isso , se puder me dar uma luz me ajudará muito. .
    Tenho 55anos e uma reserva de 1,5 M em fundos, LCA, etc além do apto que moro e um outro que alugo – consigo 1.300 de aluguel.
    Sou mais poupador finque gastadora mas tenho um bom plano de saúde e meu condomínio não é barato (1.200) .
    Não estou trabalhando no momento , e está muito difícil de arrumar outro emprego, se conseguir me recolocar entendo que meu salário será muito menor do que tinha antes, o mercado está pagando mal e preferem os jovens – sem querer me depreciar aqui – isso é fato .
    Pela sua experiência , com esse valor consigo tirar uma renda razoável, com dividendos e rentabilidade que eu possa utilizar e não somente guardar ? O ideal seria em torno de 12 k , já que ajudo os meus pais e meu plano de saúde subiu muito qdo mudei de faixa .
    Agradeço imensamente seus comentários .
    Abraços
    Cris

  3. 3 Leitão

    Oi Cris!
    Bom dia!

    Obrigado pelas visitas, e fique sempre à vontade para comentar e perguntar por aqui… gosto de ajudar!

    Que bom que está interessada em participar do curso e vir para a turma, você vai gostar! Durante a pandemia estou tentando flexibilizar as datas… talvez uma nova turma em novembro, ainda não sei dizer…

    Sobre o montante que já acumulou, parabéns! É considerável. Mas talvez não seja o suficiente para esse custo de vida que comentou. Precisaria de uma gestão ativa dos investimentos. Da forma passiva como parece vir levando e com as taxas de renda fixa baixas, não dá… Teria que investir necessariamente em ações e manter uma gestão ativa para esse custo de 12k mensais que comentou.

    Entendo que a recolocação no mercado de trabalho seja mais difícil, mas penso também que de agora em diante (55 anos e subindo) não precise mais trabalhar tanto, correr tanto atrás de dinheiro (digo isso sob meu ponto de vista). Talvez você possa exercer atividades mais flexíveis, que vão lhe dar um retorno menor, mas com mais liberdade e satisfação. Essas atividades vão lhe dar renda complementar também, tirando a pressão sobre os rendimentos vindo dos investimentos.

    Ou seja, unindo uma gestão ativa de investimento, mais aluguel, mais renda de atividade laboral que goste, vai manter uma qualidade de vida e uma liberdade financeira…

    Sei que o assunto é complexo para tratar em apenas uma breve mensagem, mas espero ter dado umas pinceladas no tema… E se precisar de ajuda, pode falar! Vamos caminhando juntos aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Cris

    Oi Leitão ,
    Muito obrigada pelo rápido retorno !
    Faz todo sentido, tenho mesmo ficado atenta a atividades/ projetos que eu possa ter uma renda e não necessariamente um salário como tinha antes.
    Tenho um pouco de ações, mas não faço uma gestão ativa delas, meus dividendos ano passado tiveram uma média de 700,00 mês – tenho somente bancos – esse ano de 2020 o cenário já é outro …minaram os dividendos nesse setor .
    Investir em empresas de outros setores que pagam dividendos e tem bons fundamentos seria adequado para o meu momento de vida ?
    Pensei tb em investis em mais um imóvel – em torno de 350k mas não é claro ainda para mim Se seria uma boa opção .
    Mais uma vez agradeço pela sua atenção e parabéns pelo blog já indiquei para muitas pessoas .
    Um abraço
    Cris

  5. 5 Leitão

    Oi Cris!
    Disponha!

    Sim, ao invés de um “salário” pense em renda de atividades flexíveis, ligadas aos seus gostos/dons/inclinações naturais… É muito bom trabalhar com nossas inclinações naturais (a gente trabalha e nem pensa no dinheiro, e ele acaba vindo, rss).

    Sobre as ações, realmente suas iniciativas nessa área parecem bem tímidas e sem estratégia. Para investir de forma mais proativa é preciso um preparo, uma dedicação. Não é nada complicado não, mas não é tão simples quanto na renda fixa. Afinal, tudo que é bom exige um esforço proporcional. Vai precisar montar uma carteira diversificada, disciplinada, sistemática, com estratégia. Não é complicado… Lendo aqui o Blog (e meus livros) você vai pegando o jeito, e quando quiser aprofundar, talvez até anime vir para a turma também…

    Sobre investir em imóveis, é uma opção, mas te digo que dá muita dor de cabeça, os valores são altos, a gestão é complicada, muita amolação, aluguel baixo, vacâncias, etc.. sem falar da baixa liquidez (vender um imóveis é um parto, já vender ações é super fácil). Não estou desincentivando. Apenas dizendo que a dor de cabeça é considerável…

    Obrigado pela indicação aos amigos! É sempre bom agregar gente boa aqui na turma!

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Sérgio

    Boa tarde Leitão,
    Sou o Sergio e gosto muito do seu Blog, um amigo quem me indicou a pouco tempo.
    Estou lendo tudo que se refere a educação financeira, tenho 56 anos, acumulei 2,5 Mi e tenho casa própria, não estou mais trabalhando e do INSS vou demorar ainda alguns anos para começar a receber alguma coisa, mantendo as contribuições.
    Com esse valor de 2,5 Mi qual a media de renda que consigo tirar por mês para o resto da vida. Quero ter uma ideia de quanto preciso inteirar ainda/ se preciso continuar trabalhando. Enfim quero fazer o melhor que consigo desse montante que acumulei, daqui por diante já não conseguirei ter uma renda mensal constante fruto de trabalho, creio que meus melhores anos para acumular já se foram.
    Um grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho que desenvolve com esse blog.
    Sergio

  7. 7 Leitão

    Oi Sergio!
    Boa noite!
    Obrigado pelas visitas! Que bom que está gostando aqui da minha cozinha! Fique à vontade, estamos entre amigos!

    Parabéns pelo bom capital que construiu! 2,5 Milhões + casa própria está ótimo sim… E com 56 você ainda tem muita lenha pra queimar…

    Não faça planos para parar de trabalhar. Trabalhar é bom pra saúde, principalmente mental. Apenas faça planos para trabalhar em algo mais ligado aos seus dons, e menos por questão de dinheiro. E sem querer o paradoxo acontece: você trabalha por dom natural, com gosto, e o dinheiro acaba vindo por conseqüência…

    A renda fixa está muito baixa, então vai precisar aprender a investir em Ações. Construir, gradualmente, uma carteira equilibrada, que dê dividendos e crescimento patrimonial… Fazer uma boa gestão de patrimônio, e dentro de aluns anos poderá usufruir os frutos dessa boa gestão…

    Se unir os rendimentos dos investimentos + seu trabalho por gosto, vai ter tranquilidade financeira… E se adicionar nessa receita um estilo de vida mais simples, aí vai ficar ainda melhor… Pois quanto menos se precisa, mais rico se é…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2019/03/25/quanto-preciso-investir-mensalmente-em-acoes-para-atingir-a-tranquilidade/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2018/03/29/juros-de-renda-fixa-ou-dividendos-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2017/09/21/tenho-44-anos-vale-a-pena-comecar-a-investir-na-bolsa/

    E aos poucos vou ajudando mais… Pintou dúvida, pode falar!
    Apareça sempre por aqui!
    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Marcelo

    Bom dia Leitão e amigos!
    Eu fico tão feliz com depoimentos como esse do Sérgio, muitos de nós aqui da Cozinha do Leitão devemos sonhar com a chegada dessa etapa da vida.
    Eu mesmo estou dia a dia caminhando para que um dia possa ser mais um bem sucedido como muitos aqui… e tenho certeza que vou conseguir. Sigo religiosamente meu crescimento patrimonial… ainda estou longe, mas estou no caminho, seria torno de 1/6 das economias do Sérgio.+ casa própria + emprego estável.
    É isso aí gente, vamos firmes nessa!
    Até lá, quero ler o futuro livro do Leitão que vai falar sobre a mudança do estilo de vida sistema / empregado para a vida independente. kkkk
    Abraços a todos! :)

  9. 9 Leitão

    Oi Marcelo!
    Bom dia!

    Legal trocar ideias com os amigos aqui, não é? A gente vai se motivando, vendo exemplos de vida, erros, acertos e a caminhada…

    E sobre o livro novo, puxa, está na gaveta a um tempo. Preciso mesmo tirá-lo da gaveta e terminar de escrever… Vai ser legal compartilhar com os amigos! Você me motivou a fazer isso… vou retomar essa ideia…

    Abração!
    Leitão

  10. 10 Marcelo

    :)

  11. 11 Sergio

    Oi Leitão,
    Agradeço muito pelas respostas e pelos links, perfeitos esses posts que vc me recomendou !
    Eu tenho, 15% dos meus investimentos em ações, e tenho muito que aprender, acabei dando sorte com os papeis que tenho.
    Tenho devorado seu blog e já li os 3 livros .
    No meu caso, que não terei grandes entradas, e o montante já está em outras aplicações vc sugere que eu divida uma parte do montante em 12 meses para entrar na bolsa ? devo aproveitar mais os momentos de baixa e nesses momentos aumentar os aportes em detrimento de outros meses?
    Esse seu novo livro que o Marcelo comentou vai ser maravilhoso, esperando ansioso por ele !
    Um grade abraço e muito obrigada
    Sergio

  12. 12 Leitão

    Oi Sergio!
    Obrigado! Que bom que está absorvendo bem os muitos conceito que sempre comento aqui ao longo dos anos no Blog e nos livros!

    Sobre sua pergunta, o montante inicial que já tem pode ser direcionado, gradualmente, para a montagem de uma carteira de ações… mas com Estratégia, ou seja, uma sistemática de compras regulares, em rodízio, procurando manter a diversificação de empresas e setores, e o equilíbrio de aporte em cada uma do time. Definir que montante será esse a ser destinado para ações, o que será adequado para você. Dividir por X parcelas… mas 12 pode ser pouco…. se o montante for alto, pode ser por exemplo 36 parcelas… Ou seja, quando falo a palavra Estratégia tem um bocado de conceitos por trás, não consigo explicar tudo em uma breve mensagem de texto…

    Quando se tem relativamente pouco capital em ações, a gente não liga muito, faz tudo pelo senso comum, deixa na base da sorte… Mas quando os montantes vão ficando maiores, é preciso saber bem o que se está fazendo, não dá para deixar ao acaso…

    E aos poucos vou ajudando mais…

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Sergio

    Oi Leitão , boa noite !
    Muito obrigada pelas informações , estão me ajudando bastante , continuo aqui lendo seu blog e aprendendo .
    Sem dúvidas, com um montante maior sinto a necessidade mesmo de ter uma estratégia muito bem definida . Hoje tenho um pouco de PETR4 / 500 ações na minha carteira , não chegou a impactar no montante total dos meus investimentos, mas imagina se agora eu invisto uma quantia importante em um papel desses – será lastimável .
    Qual seria um valor percentual que vc considera razoável para ter em ações ?
    Ainda não cheguei a essa conclusão de quanto seria adequado para eu transferir do meu patrimônio atual para ações – além dos 15% que já tenho .
    Pensei inclusive em definir um montante de 10k por mês no primeiro ano – para ser mais conservador e depois no segundo ano avalio se aumento esse valor ou mantenho .
    Seriam 360k em 3 anos se manter 10k por mês , isso representaria um acréscimo de 15% em ações em 3 anos .
    Por outro lado, se dizer aportes maiores , posso ter uma carteira com maior retorno nesse mesmo período .
    Qual é a sua análise ?
    Claro, não irei considerar como recomendação !
    Um grande abraço
    Sérgio

  14. 14 Leitão

    Oi Sérgio!
    Bom dia!

    Que bom que está procurando aprender mais, dedicar-se mais aos investimentos… é importante mesmo.

    Uma alocação padrão é 50/50… 50% em ações e 50% em renda fixa. Alocar mais em ações vai depender de seu gosto pessoal, e também por questão estratégica conforme o momento.

    Diluir os aportes parcelados e graduais em 03 anos é uma boa estratégia sim.

    Mas uma coisa importante: quanto mais se tem investido em ações, mas você precisa ter confiança no que se está fazendo, nas suas escolhas, na sua estratégia. Pois vai dar calor na cadeira e seu emocional pode ficar abalado depois, e com isso tomar decisões ruins… Aprenda bem a selecionar boas empresas, e manter seu olhar crítico sobre elas ao longo dos anos, e tenha uma estratégia na qual possa confiar de verdade. (Dica: quando sentir que chegou o momento de se aprofundar, que tal vir para a turma: http://leitaoemacao.com/curso – vou montar a última turma de 2020 agora em novembro…)

    Qualquer dúvida, pode falar! Vou ajudando aos poucos…

    Um abraço!
    Leitão

  15. Sérgio,
    Um conselho de quem “sofreu” e perdeu muita grana em 7 anos fazendo a coisa errada. Por sorte parece não é seu caminho hoje. Mas quando não temos o conhecimento, podemos cair nas tentações do “mercado”.
    O que mudou minha forma de agir, analisar e fazer a coisa certa, foi o Curso do Leitão que fiz em 2014/15.
    Tenho hoje 53 anos e uma vida financeira estável, com 3 filhos.
    Meu projeto de vida = Viver a vida.
    Gosto muito da frase do Leitão “quanto menos precisamos para viver, mais rico nós somos”.
    Indico o Leitão para todos que converso sobre investimentos.
    Meu irmão mais velho fez o curso do Leitão e me indicou, agora nosso outro irmão também fez, a mudança para melhor nele é “gritante”.
    A vantagem de fazer o Curso do Leitão é que você “muda de patamar”, você passa a estar na frente da imensa maioria, você aprende estratégia para investir e até especular “sem stress”.
    Hoje tenho algumas “fontes” confiáveis que sigo e até assino (para incentivar), pois eles fazem a analise anual que preciso das ações que invisto. (coisa de preguiçoso kkkkk). Assim faço minha analise pessoal com ajuda dessas informações.
    A vantagem do Leitão é que ele fala fácil e descomplica tudo.
    Faça o Curso, vale muito e você vai ganhar confiança para investir.
    Tem um “quadrinho” que o Leitão tem no seu site que diz que “aqui nóis fica feliz quando a Bolsa sobe, mas nóis fica feliz também quando ela cai”.
    Quer coisa melhor que isso??? Tranquilidade de estar fazendo a coisa certa.

    Grande abraço, em especial ao Mestre Leitão. Obrigado por dividir conosco seu conhecimento. No aguardo do Livro.

    Jânio

  16. 16 Leitão

    Oi Jânio!
    Puxa, que bacana seu depoimento! Hoje eu estava meio cansado e sem energia, e ao ler seu comentário foi como uma injeção de ânimo! Muito obrigado, meu amigo! Ganhei o dia, a semana e o resto do ano com sua mensagem tão legal!

    :-))

    Grande abraço!!
    Leitão

  17. 17 Sergio

    Muito obrigado Leitão ! Fantástico esse blog que voce criou .
    Muito obrigado Jânio !
    Pois é…deve dar um frio na barriga mesmo .
    Continuo lendo bastante aqui no seu Blog e quero fazer o curso .
    Parece doido mas não é fácil encontrar 20 boas empresas para investir , estou lendo tudo e qdo a empresa é boa – o preço é super caro – li seu post da Wege e Renner – parece que não tem para onde fugir .
    Das elétricas está me animando com Tiet , mas logo me desanimei qdo vi que ela tem só 1 estrela no seu ranking .
    A carteira IG pode ser uma carteira de dividendos também ? Ou carteiras distintas seriam melhores ?
    Vi que algumas empresas boas namoravam dividendos e por isso a minha pergunta .
    Um grande abraço
    Sérgio

  18. 18 Leitão

    Oi Sergio!
    Realmente o esforço de garimpo e seleção de empresas dá um certo trabalho… mas tudo que é bom dá trabalho mesmo. Se vem fácil, não é bom.

    A carteira de IG geralmente vai conter, naturalmente, as melhores pagadoras de dividendos. Não precisa criar carteiras diferentes. Algumas empresas, em crescimento, retêm os dividendos para reinvestir e continuar crescendo… é normal…

    Um abraço!
    Leitão

  19. Mestre Leitão,

    Estou rindo muito com “linha dos sem noção”. kkkkkkkkkkk Essa é uma das tantas qualidades que vejo em você, “Sinceridade”. Tem que ter coragem para deixar isso registrado. Mas como você colocou muito bem, a experiência e as “burradas” cometidas lá atras fazem a gente a abrir os olhos para essas distorções. O legal disso tudo é que se seguirmos as estratégias que você nos ensina no Curso, não compraremos a ação nesse patamar de preços.
    Grande Abraço e obrigado por compartilhar conosco.

    Jânio

  20. 20 Leitão

    Hehehe! Obrigado, Janio! É isso aí! Vamos caminhando juntos e tentando ajudar os iniciantes a terem mais noção, rss… Grande abraço!

  21. 21 Investidor?

    Olá. Acompanho o seu blog a algum tempo e gosto muito das leituras do mercado de ações que são feitas. Tenho 33 anos e agora que consegui minha casa própria estou planejando minha aposentadoria. Atualmente tenho uma carteira modesta de 18% em ações e o restante em renda Fixa. Comprei estas ações no colapso da pandemia de empresas do setor financeiro (banco). Sinto que minha carteira não esta valorizando muito e os dividendos não estão superando a renda fixa. Poderia explanar um pouco sobre sua visão na construção de uma carteira rentável para aposentadoria.

  22. 22 Leitão

    Oi Investidor!
    Obrigado pelas visitas aqui na minha cozinha! Fique sempre à vontade!

    33 anos é uma boa idade sim, e já com casa própria, poupança inicial… tudo indo bem, parabéns!

    O fato de ter comprado para “testar” não foi boa ideia, mas por sorte comprou no fundo do último movimento de queda maior… ok… Mas de agora em diante precisa repensar e começar a fazer certo, pois quanto mais se aloca em ações, mas pressão e mais segurança precisa ter no que está fazendo…

    Procure diversificar bem os setores (não concentre em um só, como por exemplo fez com o setor bancário). Monte uma carteira de forma gradual e equilibrada com 20 empresas, dedique tempo para garimpar, não tenha pressa. Aprenda a ter critérios de escolha, manutenção e também venda se preciso for…

    A renda fixa está muito baixa, então facilmente vai superá-la com dividendos e valorização, mas isso não é de imeditato… Somente depois de uns 5 anos, fazendo a coisa certa, é que vai sentir efetivamente os bons resultados. No começo sua carteira será muito sensível mesmo às oscilações.

    Se fizer a coisa certa, com sabedoria, disciplina, lá pelos 43 já vai estar bem equilibrado e contente com os resultados, e com 53 terá satisfação por ter caminhado bem durante esse tempo.

    E precisando de um help, estou sempre aqui para ajudar! Vamos caminhando juntos!

    Abraço!
    Leitão
    PS.: Depois talvez anime vir para a turma, você vai gostar: http://leitaoemacao.com/curso


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s