Investidores “Sem-noção”

16jul20

“Leitão, às vezes acho que o mundo tem problemas ou eu que sou retardado…

Olho essas empresas como BTOW3, VVAR3…

Como pode BTOW3 valer o que vale hoje? Quem em sã consciência paga R$ 115 reais em uma ação que só dá prejuízo?

Você vê alguma lógica nisso?

Lucas”

———————————

Oi Lucas!

Hehehehe! Trágico mesmo, não é… Você citou dois bons exemplos que mostram como tem gente sem-noção no mercado… Duas empresas que só dão prejuízo a anos! Muito mal geridas!

Isso mostra como as pessoas escolhem as ações com base em achismos pessoais ou dicas de terceiros também “sem-noção”, ou “sem escrúpulos” mesmo (os “especialistas”).

Imagino que, com base apenas no senso comum, pensam que com a pandemia os respectivos negócios ligados ao comércio eletrônico vão bombar. Mas não é questão do negócio em si, é questão que são muito mal geridas, não dão retorno aos acionistas…

O fato é que o achismo é que predomina na bolsa, principalmente entre os novatos.

Com o recente nocaute da renda fixa, está havendo um grande número de novatos na bolsa, pessoas comuns que antes estavam confortáveis na sonolenta mas ainda fácil renda fixa, e que agora, por falta de opção, estão vindo para a bolsa. Na renda fixa dá para investir sem noção. Mas bolsa de valores não dá… Os “sem-noção” na bolsa acabam se dando mal. É preciso que as pessoas entendam que a bolsa é sim uma ótima forma de investimento, mas não é tão óbvia quando a renda fixa. Quem é preguiçoso no assunto investimento tem que agora deixar essa preguiça de lado e se esforçar um pouco para aprender.

Uma pena que muita gente boa e poupadora vai nessa onda do oba-oba e, depois, amarga prejuízos e traumas… Uma pena mesmo. Tem 14 anos que estou aqui no Blog alertando os amigos que vão chegando e, pelo menos aqui, a turma é esclarecida! Duvido que algum leitor meu esteja investindo em BTOW, VVAR ou tantas outras semelhantes a estas nesse momento…

Um abraço!

Leitão
——————
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

> Acabou a moleza! A Renda Fixa já era!

> Juros de Renda Fixa ou Dividendos de Ações

> Os sentimentos das pessoas nas diversas fases da bolsa…



10 Responses to “Investidores “Sem-noção””

  1. 1 Luiz Garcia

    Exatamente Professor Leitão. Excelente artigo.
    E o mais interessante é que não é preciso saber muito para ver isso, somente com o uso do bom-senso é possível perceber.
    Grande abraço!

  2. 2 Leitão

    Valeu, Luiz! :-)

  3. Excelente texto Mestre!
    Não sei se estou certo, mas vejo hoje muita semelhança com 2008, embora na época renda fixa fosse bem atraente. Mas lembro bem que foi quando comecei, com a crise de 2008, perdi cerca de 60% do patrimônio, 2009 recuperei e fechei o ano com cerca de 30% de ganhos. Pensei…. vou ficar milionário em poucos anos. O “grande trader” kkkkkk, ai começou a saga do espertalhão, só “fumo”. Nesse período joguei muita grana fora com a “cigana do mercado” a tal de Emp… que todos conhecem. Minha vida mudou e só consegui Paz e retorno de verdade após fazer o Curso do Leitão, embora tenha feito algumas coisas erradas no começo. Estou vendo isso, internet bombando com experts em ações, as famosas dicas quentes que só enriquecem quem vende a “fantasia”. Aqui na minha cidade tem duas rádios com perfil jornalistico com seus “analistas” do mercado. Outro dia ouvi, “a Bolsa caiu, porque tinha subido por alguns dias seguidos e isso era normal”. kkkkkkkk Nunca falam em ações, boas empresas, só falam em Ibovespa. Bom, nós que acompanhamos o Leitão, sabemos onde isso vai parar.
    Grande Abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Jânio!
    Bom te ver por aqui, meu amigo!
    Obrigado pela mensagem tão bacana! Valeu mesmo!
    É bom demais ver meus ex-alunos caminhando bem nos investimentos, com os olhos abertos e fazendo a coisa certa! Essa tem sido minha maior satisfação!
    Um forte abraço!
    Leitão

  5. 5 Anderson Paulo Polese

    Leitão
    O q me diz do FED e bancos centrais comprando ativos?… vejo com gravidade

  6. 6 Leitão

    Oi Anderson!
    Realmente são medidas para enfrentar a crise atual. Bom não é não, mas tá todo mundo se virando como pode…

    Realmente não consigo avaliar isso. Só posso manter-me sempre precavido, pronto para toda e qualquer crise, como tenho feito sempre…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Leonardo

    Boa tarde Leitão, meu nome é Leonardo. Sou seu aluno cego que fiz o curso de análise fundamentalista em 2013. Após um tempo afastado da bolsa consegui voltar a operar em 2020 e utilizando o que aprendi com você vou indo muinto bem. Ocorre que não consigo navegar muinto bem na plataforma do buteco e não sei como me comunicar com você, por isso aproveitei esse link de comentário para tentar falar com você. Sei que não é o local adequado por isso peço que se for possível me indique um e-mail para que eu possa falar com você com mais faxilidade. Minha dúvida é a seguinte: observando os fundamentos da B3SA notei que é uma empresa muinto boa. DÁ LUCRO, TEM DISPONIBILIDADE, NÃO TEM dívidas e possui um ótimo balanço patrimonial. Então o que significa mesmo o índice P/ati.circ.liq negativo? Notei que outras empresas com bons fundamentos também apresentam esse índice negativo. Você poderia me esclarecer essa dúvida? Forte abraço.

  8. 8 Leitão

    Oi Leonardo!
    Boa noite!

    Que bom ter notícias suas, meu amigo! E bom também saber que está voltando a se dedicar aos investimentos e que está aplicando o que aprendeu comigo, fico contente em saber!

    Sempre que precisar de um help, pode me acionar no e-mail direto: leitao@leitaoemacao.com

    Sobre a B3SA3, ela vem apresentando melhora nos resultados sim, mas eu, particularmente, não gosto. Ela é a dona da bolsa, e precisa dar lucro em cima da bolsa, e seu negócio é um tanto quanto complicado no meu modo de ver… Além disso está com P/L muito alto e D/Y muito baixo, cara. Acho que você pode estudá-la sim, mas compare com tantas outras no mercado e irá encontrar coisa melhor…

    Sobre sua pergunta, eu não uso esse indicador P/ati.circ.liq. Não vejo utilidade em fazer a comparação do Patrimônio e os Ativos Circulantes… mas é questão de gosto… Eu não uso. Mas é só isso: comparação entre dois itens do balanço – quando fica negativo é porque um ou outro ítem está negativo…

    Sempre que precisar de uma ajuda pode me mandar email direto: leitao@leitaoemacao.com

    Um forte abraço!
    Leitão

  9. 9 Daniel Alcântara

    Lá se vão14 anos hein?
    Vixeee!
    Oh vida!
    Oh tempo!
    Passa rápido.
    Passa MUITO rápido.

  10. 10 Leitão

    Heheheh!
    14 anos, meu amigo!
    Muita história pra contar :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s