CHAT Junho/2020

05jun20


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



21 Responses to “CHAT Junho/2020”

  1. 1 Leitão


    Cada dia é uma dádiva!

  2. 2 Puzoni

    Fala, mestre Leitão! Tudo bem?

    Rapaz, aprendi a fazer um pão de queijo caseiro… sou paulista mas os mineiros ficariam orgulhosos! Rs

    Sobre o último ranking, vi que a Hering está com 1 estrela, e tenho ela na minha carteira. Aliás, sempre tive como uma das favoritas, e não consegui entender esse “baixo desempenho”.

    OK que teve uma caída nos retornos sobre capital e investimento recentemente, mas que, ao meu ver, “acompanham” a variação SELIC/DI, porém ainda bem superiores. Não entendi sua baixa colocação no ranking.

    Tenho outras três com duas estrelas no ranking mas, nessas, entendo o motivo da qualificação. Imagino estar dentro do esperado, já que diversifiquei 18 empresas em 11 setores. Pretendo substituir uma ou outra, adicionar talvez duas pra fechar a segunda dezena.

    Abraço!

  3. 3 Leitão

    Oi Puzoni!
    Bom dia!

    Hehehe! Eu faço um também que não fica ruim não viu… Mas a preguiça tá demais. Ultimamente tenho feito só broa de fubá mesmo, mais prática, (mas com leite gordo de vaca e ovo caipira), rsss…

    Sobre a Hering, veja só… muitas vezes temos um olhar “romântico” sobre as empresas de nossa carteira. Ficamos com olhar bondoso, deixarmos passar coisas…

    Devemos manter sempre um olhar frio e objetivo sobre os resultados.

    A Hering, por mais simpática que possa ser, vem, desde 2012, declinando seus lucros, perdendo fôlego, andando para trás nos resultados… E nos últimos 03 anos, só piorou… ou seja, sua classificação ruim no ranking é bem justa.

    É por isso que eu tenho gostado muito desse Ranking… ele me ajuda também… chama sempre a atenção para uma análise fria, metódica e objetiva, tirando nosso olhar romântico de cena…

    Abração!
    Leitão

  4. 4 Puzoni

    Faço meu pão de queijo com água, não acertei a mão fazendo com leite…

    Realmente, os lucros estão caindo. Só tomei um choque pela nota!
    Minha carteira é jovem, completa o segundo aniversário no próximo mês. Rebalanceá-la, com tão pouco tempo, é uma estratégia ruim? A que mais tem me incomodado a ponto de pensar nisso é a Cielo, que estava em uma tendência de queda longa.

  5. 5 Leitão

    Pois é… só posso opinar no pão de queijo, na sua carteira aí já não posso, rss…

  6. 6 Gilson

    Olá Leitão, tudo bem? Venho acompanhando seu blog e seus e-mails e sempre acho suas considerações muito ponderadas (ao contrário de muita gente que se diz “especialista”). To pensando em aproveitar a alta para rebalancear minha carteira (vendendo), o que você acha de Neoenergia e EDP Brasil? To pensando em pular fora e me concentrar mais em TAEE e EGIE (que já tenho)…

  7. 7 Marcos

    Boa noite Leitão!

    Bom, como eu me baseio no gráfico para fazer negócios rápidos ( que duram no máximo um ou dois meses, as vezes terminam em poucos dias ) comprei algumas ações quando achei que a tendência de queda tinha virado e estou comprado. Confesso que não esperava uma recuperação tão rápida, especialmente no Dow Jones.

    Não tá estranho isso não? Com todas as incertezas de como será o mundo daqui pra frente, não está tendo um otimismo exagerado com a recuperação da economia tão rápido?

    Como eu falei, se o gráfico me sugere compra eu compro. Minhas decisões são tomadas pelo gráfico. Mas tô curioso pra saber sua opinião sobre essa recuperação tão rápida das bolsas. Abs!

  8. 8 Leitão

    Oi Gilson!
    Obrigado pelas visitas! Aqui estamos na minha cozinha e o papo é franco e regado com muito bem querer :-)

    Sobre as que comentou, sim, TAEE e EGIE possuem um desempenho muito mais consistente e um conjunto de resultados melhor do que as duas primeiras. E se a intenção é sair de empresas que não gosta mais, esses espasmos de alta são o ideal mesmo…

    ———————–
    Oi Marcos!
    O uso de Análise Gráfica em cima dos preços é muito útil para Especulações. Se você tem feito isso, ok. Mas é muito importante também aprender a ler os Fundamentos das empresas, isso ajuda na tomada de decisão e evita muitas bombas…

    Sobre a suposta recuperação, são espasmos especulativos. Não vejo correlação alguma com a realidade. Aliás, o comportamento dos preços no mercado é assim mesmo: pouca relação com a realidade.

    O fato é que temos um 2020 ainda bem complicado e as pessoas só vão se dar conta disso quando começarem a sair os balanços do 3o. e 4o. trimestres desse ano… Por hora é bom ter prudência.

    —————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Marcos

    Obrigado Leitão. Não se preocupe, só faço operações com empresas boas. Por coincidência as 3 em que estou posicionado no momento estão entre as 20 primeiras do seu ranking.

    É isso, tô achando estranho essa recuperação tão rápida mas quem manda é o gráfico, se ele recomenda comprar eu compro rsrs.

    Abs!

  10. 10 Pollyanna

    Olá professor ! Tudo bem ?
    A bolsa está vivendo um grande momento de euforia…fico vendo como o emocional afeta nas decisões. Para mim que só opero por especulação, não está fácil ver todas as análises gráficas irem na contra-mão. Sexta-feira o gráfico ficou bem feio, além de ter atingido as projeções de Fibbo, mas não adiantou…a bolsa continuou subindo sem fazer correção…
    Sinceramente nem sei se teremos mais correção na bolsa, porque com as baixas taxas de juros, a tendência é das pessoas migrarem para a bolsa.
    Às vezes é preferível fechar o computador e ficar de fora da festa, para não fazer besteira….rsrsrsr
    Como você operar nesses momentos ? Acompanha a manada ou segue os estudos e projeções aguardando novas entradas ?

  11. 11 Leitão

    Oi Pollyanna!
    Hehehe! Sentimentos normais… Parece que estamos perdendo algo né…. Mas Especulador/Investidor de verdade não se deixa guiar pelo emocional de massa.

    Essa ansiedade é normal, mas devemos manter a disciplina. Você disse que só opera especulações, então é por isso que fica ansiosa. Pois se levar estratégias diferentes em paralelo vai estar sempre participando da festa, sem neuras… Eu por exemplo faço Especulações e também as estratégias de Investimento. Quando não estou operando trades, estou sempre comprando de outra forma, com outra ótica. Nunca fico fora da festa, rsss…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Artur Salvador

    Metastock x Tradeview

    Caro Leitão e Colegas. Praticamente acabei de terminar de curso completo do nosso professor Leitão, e percebi a importância de boa análise gráfica principalmente na estratégia especulativa tanto de Stop quanto do Preço Médio. A fim de atingir esse objetivo é necessário um programa de gráficos seja o Metastock ou Tradeview, por exemplo.

    Pelo que eu entendi, ambos os programas tem uma versão gratuita que expira depois de 30 dias, e observei também que as versões PRO são bem caras. No caso do Metastock cobra-se um valor unico e no Tradeview uma valor mensal com diferentes versões, tudo em USD. Durante o curso, eu me familizarei com o tradeview, e gostei bastante.

    Bom, gostaria de saber se o Leitão ou algum colega utiliza uma dessas versões PRO, e se sim, qual é o melhor custo x beneficio e qual programa e/ou versão é mais apropriado.

    Abs

    Artur Salvador

  13. 13 Leitão

    Oi Artur!
    Boa tarde!

    Não precisa gastar dinheiro com programa gráfico não. Economize e use o dinheiro para investir, rsss….

    O estado da arte em Análise Gráfica é olhar para um gráfico de candles limpo, sem nada, apenas uma foto, e já ler TUDO. Menos é mais. Qualquer programa gráfico gratuito vai lhe servir muito bem. Somente se for fazer operações muito intensas como daytrade, e ficar por conta o dia todo disso, é que precisará de serviço de dados em tempo real e tudo mais… O que não será seu caso agora…

    Use as versões gratuitas de qualquer desses programas, ignore os chamados para assinaturas e etc, e concentre-se em investir bem a partir do que aprendemos no curso…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Artur Salvador

    Perfeito Leitão!! Está claro agora!
    Obrigado
    Abs
    Artur

  15. 15 Felipe B

    Estimado Leitão.

    Novamente passo por aqui para deixar um depoimento e colher sua percepção sobre um ponto.

    Depoimento: Adotei sua estratégia de IG a 1,5 anos e realmente estou muito satisfeito. Estamos passamos por toda essa crise da bolsa serenamente e a cada nova queda, novos aportes são feitos. O único ponto foi que fracionei um pouco mais os aportes e tenho puxado os recursos da Renda Fixa para o IG. Estou bem satisfeito e esta estratégica casa muito bem com meu trabalho. Parabéns.

    Sua percepção: Hoje tenho na minha carteira de IG 25 ações. Todas performando bem, com seus dividendos sendo reinvestidos e tudo mais. Contudo, tenho achado muito interessante adicionar ao portfólio 5 ETFs de empresas internacionais (S&P, Apple, Amazon, Google e Microsoft). Assim, passaria a ter 30 ativos, sendo 5 deles vinculados a outros mercados e expostos ao dólar. Cabe citar que esses cinco ativos não pagam dividendos, por que os dividendos são reinvestidos automaticamente. Qual sua percepção???

    Um abraço e muito obrigado.

  16. 16 Leitão

    Oi Felipe!
    Bom dia!
    Que bom saber que está caminhando bem, obrigado pelo seu depoimento!

    Muindo de bons conceitos, bom ferramental técnico e boa estratégia a gente caminha sempre tranquilo na bolsa…

    Sobre os ETFs, eu não gosto. Tudo que é fundo e “enlatado” de prateleira quem ganha são seus “comerciantes”, já quem compra os enlatados nem sempre… Esses enlatados possuem conservantes, corantes, muito sal e fazem mal pra saúde, rsss…..

    Eu prefiro investir diretamente em ações nacionais, as quais podemos analisar com mais qualidade, clareza…

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Puzoni

    Olá, Leitão!

    É muito precipitado tirar empresas ruins de uma carteira nova (2 anos)? Tenho algumas que, após reavaliar os fundamentos, talvez não sejam mais muito interessantes de serem mantidas…
    Entendo que a carteira ainda não tem maturidade e movimentos precipitados nunca são bons, mas isso também se aplica a empresas que foram escolhidas indevidamente?

  18. 18 Leitão

    Oi Puzoni!
    Bom dia!

    Realmente o prazo é curto para manutenções; mas como você comentou, se o motivo foi a escolha precipitada já na montagem inicial, então ok… Por isso é bom ter bastante calma na escolha inicial para depois não se arrepender. Mas pode fazer sim as manutenções necessárias… Ficar com empresa ruim em carteira não vale a pena!

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Vitor Lavoli

    Opa Leitão!
    Boa Noite!

    Cara, eu fiz uma cagada que quase desistir de querer “investir” na bolsa de valores, comprei papeis da empresa DMMO3, eu na verdade queria especular, só ficou no queria mesmo. comprei muitos papeis dela no começo do ano, logo em seguida veio a pandemia o papel despencou, se eu vendesse iria perder cerca de 90% da minha grana. Então eu resolvi permanecer com os papeis, quando foi semana passada eu finalmente consegui vender os papeis com lucro, mas quando foi no dia seguinte eu com a minha ganancia comprei o papel novamente, e você já deve saber o que deve ter acontecido, comprei na alta e o papel despencou novamente. cansei de ser torcedor.

  20. 20 Leitão

    Oi Vitor!
    Boa noite!

    Vixe! Que coisa! Eu acabei caindo na rizada aqui, desculpe-me… Mas você contou o caso de um jeito engraçado mesmo…

    Olha, sei bem como se sente! É dureza mesmo… Puro espírito de jogador inocente… Mas que bom que você se matriculou na turma de Julho, vamos sair de vez dessa massa de jogadores… Você vai ver que nunca mais vai cometer esses e muuuuutos outros erros e vai trilhar um caminho assertivo de agora em diante…

    Assim que puder finalize da melhor forma as posições atuais e não compre mais nada. Espere apos a conclusão do curso quando então vai estar pronto para tomar boas decisões…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Amarildo Fidelis

    Olá Artur.

    Eu utilizo o gráfico da corretora mesmo, e atende muito bem minhas necessidades.

    Abraços.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s