Micro-organismo simpático

20abr20

Financeiro e Existencial

Apesar do foco em assuntos financeiros e em bolsa de valores, ao longo desses 14 anos de Blog no ar eu sempre me deparei não somente com o tema financeiro, mas também com o tema existencial. Lidar com o tema dinheiro nos leva, necessariamente, a lidar com temas existenciais. Afinal, para que o dinheiro? Fim em si mesmo ou meio? Ele nos é um servo ou um senhor? Onde nossas escolhas podem nos levar? Qual o melhor caminho?

Sendo assim, penso que agora cabe agregar aos mais de 2.000 posts desse Blog um novo texto com algumas reflexões pertinentes ao momento atual…

Micro-organismo simpático

Gosto do Coronavirus. Realmente nutro uma admiração por esse microrganismo. Fez o mundo inteiro parar, temer e tremer. Alguns dizem que é um mensageiro do mal, outros dizem que é um mensageiro de Deus. Mas que ele é um mensageiro, isso é! Colocou todo mundo para repensar a rotina, repensar o trabalho, repensar a família, repensar a sociedade, repensar a vida…

Repensar, repensar…

Gosto de quem nos faz repensar as coisas; de quem nos confronta; de quem nos faz ver o quanto somos tolos, vaidosos e infantis.

Um cara que encurrala os homens mais poderosos do mundo; um cara que faz parar cidades inteiras, países inteiros. Um cara que vira o mundo todo de ponta cabeça… Um cara desses merece meu respeito. Afinal, parafraseando Cássia Eller na música Relicário de Nando Reis: “O mundo estava ao contrário e ninguém havia reparado”.

Validação

Passei a ter respeito e admiração por esse mensageiro. Aliás, além de confrontar o mundo consigo mesmo, ele também validou muitas questões que eu mesmo acreditava…

Por exemplo:

Eu acreditava que valia a pena viver de forma simples, prudente, com flexibilidade e sem apegos. Ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que boa parte das pessoas viva da forma inversa: imprudente e vaidosamente, sem adaptabilidade, imersas no sistema e muito apegadas a tudo. Ele validou também isso pra mim.

Eu acreditava que muitos estavam desaprendendo a viver, na medida que não conseguiam sequer cozinhar, limpar suas casas, cuidar de seus filhos, fazer algo diferente do que suas “profissões” exigiam. E ao retirar das pessoas o sistema social de terceirização da vida, ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que muitas pessoas não tinham efetivamente equilíbrio psicológico para encararem a vida de frente. E ao retirar delas o ópio social e suas pseudo-seguranças, ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que boa parte das pessoas estava correndo atrás do vento, imersas em vaidades, em rotinas automatizadas e sem sentido. Ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que a sociedade estava débil e frágil, como num jogo de castelo de cartas, em que qualquer mexida poderia desestabilizar todo o conjunto. Ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que muitos não estavam preparados para encararem de frente a vida, quanto mais a morte. E ao ver a fragilidade de muitos diante desse tema, ele validou isso pra mim.

Eu acreditava também que ainda existiam muitas pessoas boas, sensíveis e solidárias nesse mundo. Ele também validou isso pra mim.

Eu acreditava que em tempos difíceis se provaria o caráter de muitos. E ao olhar em volta e ver as opções e ações de cada um, em seus mais diversos extratos e papeis sociais, ele validou isso pra mim.

Eu acreditava que bem-aventurados eram os simples, os humildes, os mansos, os que amam a justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores… E ao observar como esses seres passam melhor pela vida e pelas crises que ela apresenta, ele validou isso pra mim.

Aqui se cumpre a Palavra que diz: “àquele que tem, será dado mais; e aquele que não tem, até o que tem será tirado”. Na crise, o sábio fica mais sábio, e o insensato fica ainda mais insensato…

Realmente, ELE, validou muitas coisas nesses últimos tempos…

.

Um forte abraço a todos os amigos leitores!!

Leitão

—————————-
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

> Coronavirus, Bolsa de Valores, COVID-19

> Quanto preciso investir mensalmente em ações para atingir a tranquilidade?

> Tenho 44 anos. Vale a pena começar a investir na bolsa?



20 Responses to “Micro-organismo simpático”

  1. 1 Alexandre Goulart

    Perfeito Eduardo! Abraços!

  2. 2 Leitão

    Obrigado, Alexandre! 👍 Abração!

  3. Uma coisa bem interessante, que penso:

    Pra você validou mas para muitos foi uma sacudida.

    Se estamos vivendo e não estamos pensando nisso, então talvez não estejamos plenos.

    Para mim foi uma sacudida no sentido de planejar para ter mais liquidez. De planejar para pôr em prática meu projeto de ter várias fontes de renda.

    E também planejar melhor o futuro de maneira a comprometer menos o orçamento e poupar mais.

    E reflito isso tudo porque eu tinha sim um planejamento, uma reserva e até bom liquidez. Mas pode ser melhor. Assim eu estaria um pouco mais tranquilo. Na verdade, quem sabe isso me seria como te é: uma validação da vida.

  4. 4 Túlio

    Botou p torar!

  5. 5 MOISES

    Isso Leitão. “É PRECISO SABER VIVER!”

  6. 6 Vlad

    Eu sempre curti o blog do Leitão. Achava um cara sério, comprometido com a verdade. Coisa rara hoje em dia, principalmente quando o assunto é investimento. Lá se vão mais de dez anos, formei, casei, Deus me deu uma filha e aqui estou… curtindo mais uma mensagem do Leitão. Acho que tenho um bom tino. Você, Leitão, validou isso para mim. Deus abençoe você e sua família.

  7. 7 Anônimo

    Obrigada! Deus Abençoe você e sua família! Abraços. : )

  8. 8 Alison

    Sabias palavras Leitao! Que seja um momento de aprendizado e mudanca pra melhor. Grande abraco.

  9. 9 Leitão

    Oi Lucas!
    Sim, essa sacudida, essa confrontação é muito importante. É uma ótima oportunidade para todo mundo repensar muitas coisas… Perder uma oportunidade ímpar como essa com distrações seria um desperdício…

    ———————
    Oi Tulio!
    Kkkkkkk!!!! É isso mesmo! Adorei seu comentário objetivo e assertivo! :-)

    ————————
    Oi Moises!
    Titãs, rsss

    —————————
    Oi Vlad!
    Muito obrigado, meu amigo! Forte abraço viu!

    ——————-
    Oi “Anônima”!
    Obrigado! Amém!

    ———–
    Oi Alison!
    Valeu! Abração!!

  10. 10 Rogério

    Excelente texto, Leitão !
    Sem dúvida, o Covid-19 vai nos deixar grandes lições !!!

    Um abraço,

    Rogério.

  11. 11 Leitão

    Oi Rogério!
    Valeu! Obrigado, meu amigo!

    Muitos estão torcendo para que tudo isso passe logo, e que o mundo volte ao “normal”…

    Eu sinceramente não desejo que o mundo volte ao “normal” de antes. Torço para que, ao passar essa fase, tenhamos um mundo melhor… pelo menos por uma ou duas gerações…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 LUIS CARLOS DE

    Excelente reflexão, Leitão. Obrigado!

  13. 13 Anônimo

    Uau!

  14. 14 Leitão

    Obrigado, amigos!
    Se essas reflexões chegarem de forma positiva em alguns corações, já valeu a pena! Grande abraço!

  15. 15 Roberto Pivetta

    Leitão..Muito obrigado pelas suas palavras :). SHOW!! Belo post. Mas, esse será um post que ficará marcado em nossa história. Abs !!

  16. 16 Leitão

    Obrigado, meu amigo Roberto! Um abração!!

  17. 17 Felipe B

    Muito bom o texto!!! parabéns…
    Só chamo a atenção para a expressão “Eu gosto do COVID”.
    Sei que não foi a intenção, mas não é possível gostar de algo que matou mais de 208 mil pessoas no mundo.
    Na verdade, gostamos de algumas de suas consequências…

  18. 18 Leitão

    Obrigado, Felipe!
    O bom do texto “poético” é isso: transcende a linguagem…

    Abração!
    Leitão

  19. 19 Pablo Ivan

    Caramba Leitão. Te acompanho há mais de uma década no blog, talvez coloquei uns 4 ou 5 comentários aqui apenas, até mesmo porque, apesar de investir no mercado, o faço de maneira muito esporádica apenas em janelas de oportunidade.

    Não pude deixar de fazer esse comentário para te parabenizar sobre essa lucidez nas palavras. Não concordo com tudo, mas é uma visão de mundo que somente um cara com a sua inteligência emocional poderia nos oferecer. Obrigado e tudo de bom.

  20. 20 Leitão

    Oi Pablo!
    Muito obrigado pelo comentário! O mais bacana dos posts são justamente as participações dos amigos; fico muito feliz com essa troca de energias!
    Valeu mesmo!
    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s