RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Abril/2020
Bom dia, amigos!
Hoje trago a atualização do Ranking de Desempenho Histórico (Critérios: qualidade no desempenho de Receita, Lucros, Dividendos e Patrimônio – são analisados os dados dos últimos 10 anos dos balanços de todas as empresas da bolsa).
Com isso espero ajudar os amigos no trabalho de garimpo de boas empresas e acompanhamento dos fundamentos… (**não é recomendação de compra, é uma lista inicial de pesquisa e estudos!).
*Acrescente outros critérios pessoais como liquidez, endividamento, etc…
***Se você possui empresas mal classificadas (ou ausentes) nessa lista abaixo analise melhor com atenção nos fundamentos e veja se não está investindo em empresas ruins. Evite o erro básico de investir em empresas com fundamentos ruins.
***Mais importante do que encontrar boas empresas para investir é evitar investir nas empresas ruins. Esse ranking pode lhe ajudar nesse cuidado.
*Caso tenha dúvidas e queira discutir o assunto, fique à vontade para postar comentários nesse post, ou mesmo me enviar um email direto: leitao@leitaoemacao.com
Abraços e bons investimentos!
Leitão
#rankinghist
RANKING ______________________
Veja também…
> Histórico de gráficos Antes e Depois
Filed under: outros | 22 Comments
Tags:ranking
Que reviravolta com a IRBR….rs
Bom dia Leitão!
Comungo da mesma opinião do nosso amigo “sedex”. É possível em apenas dois meses uma empresa apresentar uma variação tao significativa? Nos fale um pouco mais sobre a sua impressão da IRB, por favor.
Obrigado
Oi Sedex, Oi João!
Boa noite, amigos!
Que bom que vocês estão atentos, isso me ajuda a manter a qualidade do Ranking… No caso da IRBR eu descobri um erro nos lançamentos históricos dos balanços. Após corrigir esse erro o rankeamento dela ficou correto. Agora está representando melhor…
Abraços!
Leitão
Acompanho sempre a atualização do seu ranking. Assim como os colegas acima, fiquei surpreso com a nova classificação do IRB rs
Oi Fabrício!
Pois é, o Ranking ajuda muito mesmo…
Estou sempre de olho em caso de algum erro na base de dados, e se os amigos perceberem algo errado podem comendar, que vamos melhorando…
Grande abraço!
Leitão
Olá Mestre Leitão, está havendo uma congestão no IBOV, não tenho como fazer aquela gráfico de longo prazo, se pudesse postar um atualizado ficaria grato.
att
Amarildo Fidelis
Oi Amarildo!
Bom dia!
Está sim formando congestão de preços e já dá uma boa leitura agora… Vou providenciar e posto no Blog já já…
Grande abraço!
Leitão
Excelente, Leitão, esse ranking ajuda muito na hora de garimparmos papéis para incluir na carteira ou mesmo para avaliarmos os papéis que temos na carteira e vermos se eles são dignos de estarem lá.
Valeu, Guilherme! Esse é o espírito da coisa! :-)
*Pode compartilhar com os amigos… Vejo muitos amigos errando feio e esse ranking pode abrir os olhos de muitos!
Os dados de EZTC3 estão corretos? Ela é a melhor construtura da bolsa há muitos anos, mas está classificada em 108º no ranking, atrás de MRVE3 e TRIS3.
Boa tarde Leitão, tudo bem?
Estava observando a “Dimed” aqui no ranking. No entanto, ela não aparecia em nenhum dos demais rankings e agora está muito bem colocada. Qual a sua opinião sobre ela? Observamos que ela está na posição de número 7. Abraços
Oi Fabrício!
Boa tarde!
Sim, o ranking da EZTC está correto… Não podemos ser românticos ao analisar as empresas. Imagem não é nada, resultado é tudo. Desde 2014 ela vem apresentando lucros declinantes…
————————
Oi João!
Tudo joia!
A PNVL vem apresentando resultados muito bons… Algumas empresas foram sendo acrescentadas na base de dados nos últimos meses, por isso ela apareceu subitamente agora, mas já vem bem a anos… Mas é preciso observar que ela tem baixa liquidez e baixa governança…
———————–
Abraços!
Leitão
Amigo, pq tão penalizada a MYPK3 ? considerei preço atrativo e bons fundamentos comparado a muitas melhores colocadas.
abs
Oi Anderson!
A MYPK está com bom desempenho só a um ano… Desde 2011 ela vinha declinante. Um ano é pouco, precisamos de consistência no desempenho.
Abraço!
Leitão
Bom dia Leitão. Por que a IRBR3 saiu da 151 posição para a 15 posição se apresentou prejuízo no último balanço?
Abraço, Andrei
Oi Andrei!
Boa tarde!
Comentei acima nos primeiros comentários aqui, veja:
https://leitaoemacao.wordpress.com/2020/04/07/ranking-com-200-acoes-por-desempenho-historico-by-leitao-abril-2020/#comment-35896
Abração!
Leitão
Olá Leitão, como vai? Já fui seu aluno e te acompanho pelos e-mails.
Seria possível ter uma ranking de ações das melhores em dividendos? – Grande abraço
Oi Moreschi!
Boa noite! Bom te ver por aqui!
Sim, é possível fazer uma classificação com base apenas nos dividendos e já fiz isso, mas o resultado desse ranking composto que publico é melhor do que o ranking de dividendos isoladamente. Em suma, esse ranking aqui publicado tem mais qualidade do que um ranking só de dividendos… Os dados co-relacionados são melhores do que isolados.
Apareça sempre lá na turma também: http://leitaoemacao.com/buteco
Grande abraço!
Leitão
Prezado Leitão, descobri o seu blog recentemente e estou adorando.
Admito que é difícil ter vontade de voltar em tópicos tão antigos, portanto estou dando mais ênfase aos últimos posts, entender a sua forma de raciocínio e a leitura do seu livro.
Sou investidor há alguns anos, mas entrei no mundo da renda variável devido ao corte de juros do fim do ano passado, portanto, neste mundo Bovespa sou bem cru ainda! Mas vou deixar esse assunto pra conversarmos um dia pessoalmente, quem sabe, já que sou de “Beagá” também (pós quarentena, é claro).
O motivo do comentário é para entender melhor o seu ranking, que aliás me encantou. Coincidência ou não, eu comprei Lojas Renner um dia antes de conhecer seu blog, logo isso me deixou bem feliz, rs.
Eu compreendi as variáveis utilizadas como critérios, mas gostaria de entender o peso de cada uma e como uma empresa chega a 5 estrelas ou, inclusive, sai. Há algum post antigo que me dê esta luz?
Fiquei realmente curioso, pois vejo ótimas empresas no topo (estou me adentrando mais ao conhecimento da Análise Fundamentalista, então leio bastante a respeito das empresas e por isso digo ótimas empresas), mas também me assusta por exemplo a Klabin, empresa tão adorada pelos investidores estar em uma posição tão baixa.
Seria dado a dívida líquida da empresa? Dívida, inclusive, não é um dos seus critérios, mas faria sentido ser?
Espero contribuir de alguma forma nos próximos meses e anos que estarei participando por aqui. Obrigado!
Oi Paulo!
Que bom que está gostando do Blog! Tem muito conteúdo aqui que vai lhe ajudar nessa caminhada… Existem muitos descaminhos, o mais importante é se educar bem agora, para investir melhor depois… (meus livros ajudam muito, é uma coletânea do Blog)…
Sobre o Ranking, o algorítimo é bem complexo, não dá para explicar por aqui… Mas em suma ele analisa dinamicamente o que eu faço manualmente, ou seja, vai em todas as empresas e busca as com melhor desempenho nos lucros e outros mais… Esses critérios eu ensino no meu curso, leva uns 30 dias para aprender tudo, mas vale a pena o esforço… Quando animar…
Sobre Klabin, fama não é nada, desempenho real é tudo… o bom desse ranking é justamente isso, não leva em conta fama, tamanho, popularidade e sim resultados objetivos e reais, sem romantismos…
Apareça mais! Vamos caminhando juntos aqui!
Abraço!
Leitão
Leitão, uma boa tarde. Minha dúvida é um pouco off-topic, mas diz respeito a um ativo que está bem rankeado na lista.
Estava acompanhando este ativo na data de hoje e notei que, repentinamente, o valor da ação despencou mais de 50 centavos para depois recuperar quase R$ 1,00 e vir a cair, novamente. Esse movimento ocorreu 2x hoje, e em outros dias já havia visto algo similar.
Após esses movimentos, o valor da ação voltava quase sempre ao mesmo patamar que havia sido estabelecido pela manhã.
A que se devem essas grandes variações em um mesmo dia? Grandes players? Robôs?
Tiraria essa dúvida no curso, para o qual já estou matriculado, mas fiquei encucado.
Ah, é a minha primeira postagem. Meus parabéns pelo belo trabalho!
Oi Gil!
Boa tarde!
Obrigado pela primeira mensagem, e vamos caminhar juntos agora!
Se você tivesse comentado o código do papel ficava mais fácil eu comentar. Pois dependendo do papel, variações de 50 centavos não significam nada.
Mas imagino que seja um papel cujo preço unitário seja baixo. E imagino também que esse papel seja de uma empresa com fundamentos ruins. Pois somente empresas com fundamentos ruins, muito especulativas (jogativas) é que ficam variando muito assim… E considerando isso, o motivo é pura jogatina mesmo, e nos tempos atuais muita negociação automática eletrônica. E o fato de termos hoje muita negociação eletrônica (seja por “robôs” ou outra coisa) não muda nada a essência da coisa: é tudo jogatina, seja ela feita manualmente ou eletronicamente. O errado é errado de qualquer jeito, e o certo é certo de qualquer jeito. Por isso ensino o certo, rsss…
Abraço!
Leitão