Coronavirus, Bolsa de Valores, COVID-19

19mar20

Queridos amigos aqui do Blog!

Tenho recebido muitas dúvidas e resolvi postar aqui no Blog para ajudar. É o seguinte:

Estamos vivenciando uma crise de saúde sem precedentes, que vai causar também uma crise social e econômica.

Sobre a saúde

O problema não é o vírus em si. O problema será o provável caos no sistema de saúde, que não vai conseguir atender a todos. E um segundo problema será o caos social que também está iminente, que poderá afetar principalmente os mais pobres. E como somos país de terceiro mundo e não um europeu, aqui a coisa pode ser bem mais feia.

A matemática é bem simples, não temos UTI e respiradores artificiais para todos. Muita gente pode morrer por simplesmente não ter como entubar. **Minha filha, Dudinha, de 2 aninhos e com bronquite, está no grupo de risco. Minha mãe, de 69 anos, com diabetes, também está no grupo de risco, muitos parentes e amigos estão no grupo de risco…**

Não vai ser com sabão e álcool em gel que vamos nos cuidar. A única forma de minimizar isso é com o Isolamento Social, ficar em casa, não sair para nada. O vírus contagia muito fácil. Não tem jeito. Precisamos reduzir a curva de infectados para tentar não saturar as UTIs….

**Para a maioria de nós, com boa saúde, tudo isso vai parecer apenas uma chateação, uma mudança chata de rotina, um blá, blá, blá repetitivo, uma gripinha de nada, etc… só que para muita gente, muita gente mesmo, vai trazer impactos enormes: entes queridos vão morrer, empregos serão perdidos, pequenas empresas vão quebrar, contas não vão fechar…. é por essas pessoas que devemos nos isolar, ajudar na desaceleração do contagio**

E a bolsa?

Em alguns meses a crise de saúde deve cessar, mas a crise social e econômica vai comprometer 2020. Mas por intuição e experiência, creio que 2021 tudo volta ao normal na Bolsa (subjetivo, pois é apenas minha intuição e experiência).

Não é para sair vendendo nada agora no desespero. E também não é para sair comprando com base na ganância. Desespero e ganância não são bons conselheiros. Para quem estudou comigo e já faz a Estratégia de Investimento Gradual, basta apenas manter a disciplina padrão que estará agindo certo, com prudência e ao mesmo tempo proatividade. O feijão com arroz da estratégia já será eficiente. Ela é robusta principalmente nesses momentos de crise. Ponto.

Podemos aproveitar preços baixos em empresas robustas? Sim, podemos, e o ideal é usar a Estratégia de Investimento em Valor para isso, o que ainda não ensinei a meus alunos. Farei isso em breve…

Devo evitar empresas mais sensíveis diretamente à crise, como CVC, aéreas, etc? Sim! É prudente. E como tudo caiu, não precisa arriscar, pode ir nas mais robustas.

E minha carteira que caiu? Nenhum problema… se fez o dever de casa e construiu uma carteira equilibrada e com qualidade, vai sair melhor lá na frente… Mas se comprou na ganância nas grandes altas recentes, então vai pagar o preço de não ter feito do jeito certo.

E agora?

Mantenham a calma, o bom senso, a empatia com o próximo, e a fé. A fé ajuda inclusive no sistema imunológico. O verdadeiro problema da Humanidade não é de saúde física, é de saúde Espiritual.

Penso que sairemos dessa crise muito melhor do que entramos, como pessoas, como família, como sociedade. O mundo estava mesmo precisando desse sacolejo. Essa crise vai nos melhorar, e muito. Mas ela vai deixar sequelas… Lembro-me do ditado popular que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”. É bem por aí… Não peço para que Ele nos ajude, pois ele já está fazendo isso. Peço para que muitos corações se abram e se convertam…

Abraços!
Eduardo Leitão



15 Responses to “Coronavirus, Bolsa de Valores, COVID-19”

  1. 1 Silvio

    Show!!! Sensacional seu texto. Vc é uma pessoa iluminada.
    Parabéns!! Boa sorte para todos nós!!

  2. 2 Vagner

    Que Deus nos abençoe nesse momento tão triste para a humanidade. Que possamos sair dessa mais fortes e iluminados por Deus. Lhe desejo proteção e pra toda sua família.

    Quanto a bolsa, possuo bastante GERDAU em carteira e estou preocupado com uma possível quebra. O que você acha ? Ela realmente corre esse risco ?

    Abraço

  3. 3 Victor Moraes

    Boa noite, Leitão. Antes de mais nada, também espero que essa crise passe logo e não sacrifique ainda mais nossos irmãos no Brasil e no resto do mundo. Depois, gostaria de compartilhar com vc e com os demais leitores minha preocupação com a crise econômica que se seguirá e com a sua derivada – a crise social. Espero que os governantes tenham bom senso e tomem as medidas corretas. A queda nas ações da BOVESPA? Estou tranquilo; fiz seu curso e agora sei que preciso esperar o retorno dos dias melhores. E mais! Não é o dinheiro do condomínio.no mês que vem que está investido. Que o Brasil Seja iluminado. Abçs.

  4. 4 MARCOS

    Concordo 100%!!! É isso aí! Vamos torcer para que não ocorra uma tragédia no nosso querido Brasil. Boa sorte a todos!

  5. 5 Leitão

    Olá, amigos! Bom dia!
    Obrigado a todos!

    Oi Vagner!
    Sobre a Gerdau, eu não a colocaria em carteira nem antes da crise, ela já estava com fundamentos fracos a anos…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  6. 6 Leandro Fernandes

    Sábias palavras prof. Leitao!
    Tenho sempre acompanhado seu blog desde que fiz o curso, apesar eu mesmo fazer poucas postagens, por me considerar bem um aprendiz!
    O momento é de serenidade, solidariedade, empatia… Pois só assim, e com Deus, venceremos essa batalha!
    Que Ele nos ajude!
    Abraço,

  7. 7 Pollyanna

    Disse tudo professor!
    Infelizmente não sabemos o que ainda está por vir. A economia irá sofrer muito. Às vezes achamos que a empresa já caiu demais, mas ainda terá muito para cair, porque a conta desse vírus ainda irá chegar. Muito triste A situação que nos encontramos, mas cabe à cada um de nós, fazer a sua parte.
    Um grande abraço.
    Deus nos abençoe!

  8. 8 Marcos

    Saúde, vida, isso é o que realmente importa nesse momento. Essa pandemia é séria, já matou mais de 10 mil pessoas até agora e ainda nem começou de verdade no Brasil. Infelizmente, nosso país não parece que está devidamente preparado e isso vai custar a vida de milhares de brasileiros. A economia vai se recuperar mais pra frente mas as vidas perdidas não.

    Diante disso, uma forte queda na bolsa é secundária.

    Que nossos governantes não subestimem essa doença, aprendam com os exemplos de outros países e tomem medidas responsáveis para minimizar o número de mortos.

    Que Deus proteja esse país.

  9. 9 Leitão

    Oi Leandro, oi Pollyanna, oi Marcos!
    É isso aí, amigos!
    Vamos juntos!
    Abração!

  10. 10 Marcelo

    Bom dia pessoal,
    Ontem eu fiz a análise completa de todas as empresas de minha carteira, fiz a análise dos fundamentos e montei estratégias para compras de ações com dinheiro que tenho da renda fixa. Estou muito feliz por ter uma reserva para isso e vi que muitas oportunidades estão vindo.
    Eu tinha até pensado em colocar algumas ações no carrinho de compras essa semana, mas pelo que eu comecei a ver, muitas ações vão buscar o fundo que elas fizeram em 2016. Pelo o que eu estou vendo, a crise está no início, então as de ações devem atingir baixas passadas, como em 2016 e 2008.
    Quanto a minha carteira, está tudo nos conformes, as empresas são ótimas, mas tem 2 que devo deixa-las depois da crise no fim do ano ou em 2021. As outras 22 empresas estão lindas e assim que der vou comprar ações das mais robustas. Já tem ações a preço de banana e mais pra frente essas estarão de graça.
    Eu desconhecia a volatilidade do tesouro direto (pós), pois invisto em TD de 2016 pra cá, um período sem crises. Achei muito interessante, as quotas estão em promoção também. Portas e janelas estão se abrindo para todos os lados!
    Mais uma crise e muitos aprendizados… E depois dessa crise, tudo voltará ao normal, para que nós tenhamos mais experiências, lições e lucros.
    Sobre a doença, é muito triste ver a que ponto chegou tudo isso e ver pessoas no mundo inteiro sofrendo e pagando com sua própria vida. Espero que no nosso Brasil, nós tenhamos consciência para entender e lidar com o vírus evitando assim disseminar mais ainda a doença. Aqui em casa e meus familiares estamos juntos tomando todos os cuidados para evitar a contaminação e transmissão.
    Saúde para todos nós!

  11. 11 Leitão

    Oi Marcelo!
    Que bom que está caminhando bem e seguro.

    Olha, essa crise é diferente das demais. Sugiro ir com bastante cautela… Talvez seja bom manter as reservas de renda fixa por segurança, mais líquidas, podem ajudar em caso de muitos meses em crise…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Marcelo

    Boa noite Leitão,
    Muito obrigado pelo alerta.
    Eu tenho dinheiro em poupança para as emergências, que não fazem parte de minha carteira, então eu tinha pensado em mexer na RF para pegar ações a preço de baixas históricas, apenas das empresas mais robustas e no setor menos afetado pela crise… mas vc me chamou a atenção para um ponto que eu não tinha pensado,.. é que a duração dessa crise será grande e depois dela, as coisas vão demorar muito para entrar nos eixos. Com certeza a poupança pode não ser o suficiente.
    Essa semana vou rever minhas estratégias sim, para que eu possa manter uma boa margem na RF para alguma emergência.
    Muito bom falar com quem tem uma super experiência.
    Obrigado!
    ;)

  13. 13 Leitão

    Legal, Marcelo!
    Vamos juntos!

  14. 14 Claudio

    Show Leitão, excelente texto. Que Deus o abençoes sempre.

  15. 15 Leitão

    Obrigado, meu amigo Claudio! Grande abraço!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s